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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Mercosul

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender os objetivos do bloco e analisar as dificuldades de se criar um acordo entre o Mercosul e a UE.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo de aprendizagem desse plano é compreender os objetivos do Mercosul e analisar as mais recentes discussões no bloco.

Materiais necessários: Folha A3 ou A4, lápis, borracha, caneta, tesoura e cola.

Material complementar:

Problematização (Títulos de reportagens): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAVEdsQzE6ReYA6j8Q3hJx84KdEeZqcbER8W6YRUkzJ5kpEKgZYcrDdWaGhG/geo8-12und02-titulos-de-reportagens-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAVEdsQzE6ReYA6j8Q3hJx84KdEeZqcbER8W6YRUkzJ5kpEKgZYcrDdWaGhG/geo8-12und02-titulos-de-reportagens-problematizacao.pdf

Modelo de zonas de relevâncias: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EevnB6GRBfQqCJY5Fa29UZdP6W8Ew7xaUmrKVyHnc43uPRgdDmx86x3mp8Fh/geo8-12und02-modelo-de-zonas-de-relevancias.pdf

Link para os mapas:

Contextualização (Mercosul): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jgFZdRtqPBrmF9PSANwZqGhYTpeDHmHAnpnhADC64N8SKqrXWDSWpjbQxvBE/geo8-12und02-mapa-mercosul-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode pesquisar na sua cidade ou região produtos que são comercializados entre os países do Mercosul e discutir sobre a importância ou não desse produto na realidade dos alunos.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Mercosul/União Europeia. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/legislacao/9-assuntos/categ-comercio-exterior/1566-mercosul-uniao-europeia>. Acesso em: 17 mar 2019.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora - estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Governo Bolsonaro tornará mais difícil acordo entre UE e Mercosul, diz Angela Merkel. G1, 12/12/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/12/governo-bolsonaro-tornara-mais-dificil-acordo-entre-ue-e-mercosul-diz-angela-merkel.ghtml>. Acesso em: 17 mar 2019.

MAUZI, Guilherme. Em reunião com Bolsonaro, presidente de Portugal defende acordo Mercosul – EU. G1, 02/01/2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/02/em-reuniao-com-bolsonaro-presidente-de-portugal-defende-acordo-mercosul-uniao-europeia.ghtml>. Acesso em: 17 mar 2019.

Mercosul: objetivos, países membros, economia e mais. Brasil Econômico. Disponível em: <https://economia.ig.com.br/2016-07-01/mercosul-paises-objetivos-economia.html>. Acesso em: 17 mar 2019.

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul>. Acesso em: 17 mar 2019.

- Zona de livre-comércio: Há redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países-membros.

- União aduaneira: Além de abrir o mercado interno para mercadorias e serviços para países do bloco, ainda define as regras comerciais para que os países do bloco possam realizar trocas com outros países.

Contextos prévios: Noções básicas de Globalização.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique para eles que a ideia central desse plano é compreender os objetivos do Mercosul e analisar um possível acordo entre o Mercosul e a UE (União Europeia). Comente que a negociação entre os dois blocos ocorre desde 2000, mas nunca chegaram a um acordo definitivo, muitas reuniões ocorreram, mas sempre os interesses são conflituosos, ora prejudicando os interesses europeus, ora não favorecendo os países membros do Mercosul.

Para você saber mais:

Em Davos, Europa quer saber se Brasil ainda quer acordo com bloco. Revista Exame, 21/01/2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/em-davos-europa-quer-saber-se-brasil-ainda-quer-acordo-com-bloco/>. Acesso em: 18 mar 2019.

Mercosul: objetivos, países membros, economia e mais. Brasil Econômico. Disponível em: <https://economia.ig.com.br/2016-07-01/mercosul-paises-objetivos-economia.html>. Acesso em: 17 mar 2019.

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa ou faça cópias para os alunos. Pergunte para os alunos se eles conhecem ou já ouviram falar do Mercosul. Depois que os alunos responderem, explique que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) teve o pontapé inicial em 1985, nos governos de Raúl Alfosín (Argentina) e José Sarney (Brasil). Algumas reuniões foram realizadas entre os dois países até que incorporaram o Paraguai e o Uruguai nas negociações e os quatro assinaram o Tratado de Assunção em 1991.

Explique que o objetivo inicial era estabelecer uma zona de livre-comércio entre os países-membros por meio da eliminação gradativa de tarifas alfandegárias, liberando a circulação de muitas mercadorias. Já em 1994, após avanços de cooperação, os países membros assinaram o Protocolo de Ouro Preto e fixou-se uma política comercial com os mesmos ideais em relação a nações que não integravam o bloco, medida que definiu a Tarifa Externa Comum (TEC) e transformou o bloco numa união aduaneira. Comente que além do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão. Os demais países sul-americanos estão vinculados ao Mercosul como Estados Associados, no entanto, a Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão.

Comente alguns dados estatísticos dos membros fundadores (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e da Venezuela (deixe claro para a turma que a Venezuela foi suspensa do Mercosul por "ruptura da ordem democrática"). Os cinco juntos abrangem, aproximadamente, 72% do território da América do Sul (12,8 milhões de km², equivalente a três vezes a área da União Europeia); 69,5% da população sul-americana (288,5 milhões de habitantes) e 76,2% do PIB da América do Sul em 2016 (US$ 2,79 trilhões de um total de US$ US$ 3,66 trilhões, segundo dados do Banco Mundial). O Mercosul seria a 5ª maior economia do mundo, com um PIB de US$ 2,79 trilhões. Além disso, é o principal receptor de investimentos estrangeiros diretos (IED) na região. O bloco recebeu 47,4% de todo o fluxo de IED direcionado à América do Sul, América Central, México e Caribe em 2016 (dados da UNCTAD).

Mapa Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jgFZdRtqPBrmF9PSANwZqGhYTpeDHmHAnpnhADC64N8SKqrXWDSWpjbQxvBE/geo8-12und02-mapa-mercosul-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete, leia, imprima ou faça cópias para a turma dos títulos das reportagens. Explique aos alunos que desde 2000 há uma discussão para um possível acordo entre o Mercosul e a UE (União Europeia). Deixe claro para a turma que o Mercosul e a UE negociam desde 2000, com grandes desafios, o acordo com base em três pilares: o diálogo político, a cooperação e o livre-comércio.

O Brasil e demais países do Mercosul querem maior acesso ao mercado europeu para produtos agrícolas. O bloco europeu oferece um sistema de cotas para produtos como carne (bovina e de frango), etanol e arroz. Mas a velocidade de implantação dessas cotas e as alíquotas incidentes sobre esses produtos ainda são problemas que não foram sanados.

Outros assuntos sensíveis que ainda impossibilita o fechamento do acordo são por exemplo, os setores automotivo, laticínios e as associações europeias de agricultores que temem também perdas com a concorrência dos países do Mercosul. Comente que UE mostrou interesse em fechar esse acordo com o Brasil no final de 2018, alegando que com a mudança de presidente novos empecilhos poderiam surgir. O ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse em dezembro de 2018 que o Mercosul está pronto para fechar um acordo comercial com a União Europeia, que só não foi acertado ainda porque os europeus não concordaram. O impasse continua. Peça aos alunos, para pensar em possíveis sugestões para ajudar nesse impasse. Deixe que eles pensem em soluções.

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAVEdsQzE6ReYA6j8Q3hJx84KdEeZqcbER8W6YRUkzJ5kpEKgZYcrDdWaGhG/geo8-12und02-titulos-de-reportagens-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Mercosul/União Europeia. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/legislacao/9-assuntos/categ-comercio-exterior/1566-mercosul-uniao-europeia>. Acesso em: 17 mar 2019.

Governo Bolsonaro tornará mais difícil acordo entre UE e Mercosul, diz Angela Merkel. G1, 12/12/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/12/governo-bolsonaro-tornara-mais-dificil-acordo-entre-ue-e-mercosul-diz-angela-merkel.ghtml>. Acesso em: 17 mar 2019.

MAUZI, Guilherme. Em reunião com Bolsonaro, presidente de Portugal defende acordo Mercosul – EU. G1, 02/01/2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/02/em-reuniao-com-bolsonaro-presidente-de-portugal-defende-acordo-mercosul-uniao-europeia.ghtml>. Acesso em: 17 mar 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 alunos. A ideia é trabalhar uma metodologia ativa chamada "zonas de relevância" (CAMARGO; DAROS, 2018). Essa metodologia permite aos alunos considerarem pontos mais importantes e pontos menos importantes em relação a um determinado assunto, problema ou questão. Além disso, favorece o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe e o desenvolvimento de ideias, reflexão e tomada de decisão.

Imprima o conjunto de palavras para cada grupo. Eles devem usar folha A3 ou colar duas folhas A4, comece colocando a questão no centro da folha.

  • Pense em sugestões para que um acordo seja criado entre a UE e o Mercosul?

Por meio das palavras recebidas, os alunos devem decidir o grau de relevância de cada um para responder à questão. Quanto mais relevante, mais próximo da zona central deve ser posicionada a ideia (veja o exemplo abaixo). Depois de pronto, os alunos devem discutir as zonas de relevância e verificar se há alguma palavra que ficaria melhor em outra zona. Comente para a turma que a questão proposta é muito complexa e o objetivo não chegar numa solução.

Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NFETjn8HeW6jJgDzxF2nFeH5Tpw5VJVya78TczxJBv3f8wV5qd7j4NCDSUcG/geo8-12und02-acao-propositiva.pdf

Modelo de zonas de relevâncias. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EevnB6GRBfQqCJY5Fa29UZdP6W8Ew7xaUmrKVyHnc43uPRgdDmx86x3mp8Fh/geo8-12und02-modelo-de-zonas-de-relevancias.pdf

Para você saber mais:

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora - estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018q

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com as zonas de relevância finalizadas, peça para que cada grupo compartilhe com a sala quais foram os desafios levantados em ordem de importância justificando suas escolhas. Enquanto um grupo apresenta, os demais podem anotar e sugerir novas ideias ao final, gerando pequenas discussões.

Conforme os grupos forem falando, as relevâncias principais elencadas por cada um podem ser anotadas no quadro pelo professor para verificar ao final de todas as apresentações se algum fator prevaleceu na sala. Destaque para os alunos que essas discussões realizadas nesta aula ocorrem no diálogo entre Mercosul e UE, o difícil é cada parte ceder em prol da outra para que um acordo seja estabelecido.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo de aprendizagem desse plano é compreender os objetivos do Mercosul e analisar as mais recentes discussões no bloco.

Materiais necessários: Folha A3 ou A4, lápis, borracha, caneta, tesoura e cola.

Material complementar:

Problematização (Títulos de reportagens): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAVEdsQzE6ReYA6j8Q3hJx84KdEeZqcbER8W6YRUkzJ5kpEKgZYcrDdWaGhG/geo8-12und02-titulos-de-reportagens-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAVEdsQzE6ReYA6j8Q3hJx84KdEeZqcbER8W6YRUkzJ5kpEKgZYcrDdWaGhG/geo8-12und02-titulos-de-reportagens-problematizacao.pdf

Modelo de zonas de relevâncias: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EevnB6GRBfQqCJY5Fa29UZdP6W8Ew7xaUmrKVyHnc43uPRgdDmx86x3mp8Fh/geo8-12und02-modelo-de-zonas-de-relevancias.pdf

Link para os mapas:

Contextualização (Mercosul): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jgFZdRtqPBrmF9PSANwZqGhYTpeDHmHAnpnhADC64N8SKqrXWDSWpjbQxvBE/geo8-12und02-mapa-mercosul-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode pesquisar na sua cidade ou região produtos que são comercializados entre os países do Mercosul e discutir sobre a importância ou não desse produto na realidade dos alunos.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Mercosul/União Europeia. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/legislacao/9-assuntos/categ-comercio-exterior/1566-mercosul-uniao-europeia>. Acesso em: 17 mar 2019.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora - estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Governo Bolsonaro tornará mais difícil acordo entre UE e Mercosul, diz Angela Merkel. G1, 12/12/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/12/governo-bolsonaro-tornara-mais-dificil-acordo-entre-ue-e-mercosul-diz-angela-merkel.ghtml>. Acesso em: 17 mar 2019.

MAUZI, Guilherme. Em reunião com Bolsonaro, presidente de Portugal defende acordo Mercosul – EU. G1, 02/01/2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/02/em-reuniao-com-bolsonaro-presidente-de-portugal-defende-acordo-mercosul-uniao-europeia.ghtml>. Acesso em: 17 mar 2019.

Mercosul: objetivos, países membros, economia e mais. Brasil Econômico. Disponível em: <https://economia.ig.com.br/2016-07-01/mercosul-paises-objetivos-economia.html>. Acesso em: 17 mar 2019.

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul>. Acesso em: 17 mar 2019.

- Zona de livre-comércio: Há redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países-membros.

- União aduaneira: Além de abrir o mercado interno para mercadorias e serviços para países do bloco, ainda define as regras comerciais para que os países do bloco possam realizar trocas com outros países.

Contextos prévios: Noções básicas de Globalização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique para eles que a ideia central desse plano é compreender os objetivos do Mercosul e analisar um possível acordo entre o Mercosul e a UE (União Europeia). Comente que a negociação entre os dois blocos ocorre desde 2000, mas nunca chegaram a um acordo definitivo, muitas reuniões ocorreram, mas sempre os interesses são conflituosos, ora prejudicando os interesses europeus, ora não favorecendo os países membros do Mercosul.

Para você saber mais:

Em Davos, Europa quer saber se Brasil ainda quer acordo com bloco. Revista Exame, 21/01/2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/em-davos-europa-quer-saber-se-brasil-ainda-quer-acordo-com-bloco/>. Acesso em: 18 mar 2019.

Mercosul: objetivos, países membros, economia e mais. Brasil Econômico. Disponível em: <https://economia.ig.com.br/2016-07-01/mercosul-paises-objetivos-economia.html>. Acesso em: 17 mar 2019.

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul>. Acesso em: 17 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa ou faça cópias para os alunos. Pergunte para os alunos se eles conhecem ou já ouviram falar do Mercosul. Depois que os alunos responderem, explique que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) teve o pontapé inicial em 1985, nos governos de Raúl Alfosín (Argentina) e José Sarney (Brasil). Algumas reuniões foram realizadas entre os dois países até que incorporaram o Paraguai e o Uruguai nas negociações e os quatro assinaram o Tratado de Assunção em 1991.

Explique que o objetivo inicial era estabelecer uma zona de livre-comércio entre os países-membros por meio da eliminação gradativa de tarifas alfandegárias, liberando a circulação de muitas mercadorias. Já em 1994, após avanços de cooperação, os países membros assinaram o Protocolo de Ouro Preto e fixou-se uma política comercial com os mesmos ideais em relação a nações que não integravam o bloco, medida que definiu a Tarifa Externa Comum (TEC) e transformou o bloco numa união aduaneira. Comente que além do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão. Os demais países sul-americanos estão vinculados ao Mercosul como Estados Associados, no entanto, a Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão.

Comente alguns dados estatísticos dos membros fundadores (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e da Venezuela (deixe claro para a turma que a Venezuela foi suspensa do Mercosul por "ruptura da ordem democrática"). Os cinco juntos abrangem, aproximadamente, 72% do território da América do Sul (12,8 milhões de km², equivalente a três vezes a área da União Europeia); 69,5% da população sul-americana (288,5 milhões de habitantes) e 76,2% do PIB da América do Sul em 2016 (US$ 2,79 trilhões de um total de US$ US$ 3,66 trilhões, segundo dados do Banco Mundial). O Mercosul seria a 5ª maior economia do mundo, com um PIB de US$ 2,79 trilhões. Além disso, é o principal receptor de investimentos estrangeiros diretos (IED) na região. O bloco recebeu 47,4% de todo o fluxo de IED direcionado à América do Sul, América Central, México e Caribe em 2016 (dados da UNCTAD).

Mapa Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jgFZdRtqPBrmF9PSANwZqGhYTpeDHmHAnpnhADC64N8SKqrXWDSWpjbQxvBE/geo8-12und02-mapa-mercosul-contextualizacao.pdf

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete, leia, imprima ou faça cópias para a turma dos títulos das reportagens. Explique aos alunos que desde 2000 há uma discussão para um possível acordo entre o Mercosul e a UE (União Europeia). Deixe claro para a turma que o Mercosul e a UE negociam desde 2000, com grandes desafios, o acordo com base em três pilares: o diálogo político, a cooperação e o livre-comércio.

O Brasil e demais países do Mercosul querem maior acesso ao mercado europeu para produtos agrícolas. O bloco europeu oferece um sistema de cotas para produtos como carne (bovina e de frango), etanol e arroz. Mas a velocidade de implantação dessas cotas e as alíquotas incidentes sobre esses produtos ainda são problemas que não foram sanados.

Outros assuntos sensíveis que ainda impossibilita o fechamento do acordo são por exemplo, os setores automotivo, laticínios e as associações europeias de agricultores que temem também perdas com a concorrência dos países do Mercosul. Comente que UE mostrou interesse em fechar esse acordo com o Brasil no final de 2018, alegando que com a mudança de presidente novos empecilhos poderiam surgir. O ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse em dezembro de 2018 que o Mercosul está pronto para fechar um acordo comercial com a União Europeia, que só não foi acertado ainda porque os europeus não concordaram. O impasse continua. Peça aos alunos, para pensar em possíveis sugestões para ajudar nesse impasse. Deixe que eles pensem em soluções.

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAVEdsQzE6ReYA6j8Q3hJx84KdEeZqcbER8W6YRUkzJ5kpEKgZYcrDdWaGhG/geo8-12und02-titulos-de-reportagens-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Mercosul/União Europeia. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/legislacao/9-assuntos/categ-comercio-exterior/1566-mercosul-uniao-europeia>. Acesso em: 17 mar 2019.

Governo Bolsonaro tornará mais difícil acordo entre UE e Mercosul, diz Angela Merkel. G1, 12/12/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/12/governo-bolsonaro-tornara-mais-dificil-acordo-entre-ue-e-mercosul-diz-angela-merkel.ghtml>. Acesso em: 17 mar 2019.

MAUZI, Guilherme. Em reunião com Bolsonaro, presidente de Portugal defende acordo Mercosul – EU. G1, 02/01/2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/02/em-reuniao-com-bolsonaro-presidente-de-portugal-defende-acordo-mercosul-uniao-europeia.ghtml>. Acesso em: 17 mar 2019.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 alunos. A ideia é trabalhar uma metodologia ativa chamada "zonas de relevância" (CAMARGO; DAROS, 2018). Essa metodologia permite aos alunos considerarem pontos mais importantes e pontos menos importantes em relação a um determinado assunto, problema ou questão. Além disso, favorece o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe e o desenvolvimento de ideias, reflexão e tomada de decisão.

Imprima o conjunto de palavras para cada grupo. Eles devem usar folha A3 ou colar duas folhas A4, comece colocando a questão no centro da folha.

  • Pense em sugestões para que um acordo seja criado entre a UE e o Mercosul?

Por meio das palavras recebidas, os alunos devem decidir o grau de relevância de cada um para responder à questão. Quanto mais relevante, mais próximo da zona central deve ser posicionada a ideia (veja o exemplo abaixo). Depois de pronto, os alunos devem discutir as zonas de relevância e verificar se há alguma palavra que ficaria melhor em outra zona. Comente para a turma que a questão proposta é muito complexa e o objetivo não chegar numa solução.

Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NFETjn8HeW6jJgDzxF2nFeH5Tpw5VJVya78TczxJBv3f8wV5qd7j4NCDSUcG/geo8-12und02-acao-propositiva.pdf

Modelo de zonas de relevâncias. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EevnB6GRBfQqCJY5Fa29UZdP6W8Ew7xaUmrKVyHnc43uPRgdDmx86x3mp8Fh/geo8-12und02-modelo-de-zonas-de-relevancias.pdf

Para você saber mais:

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora - estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018q

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com as zonas de relevância finalizadas, peça para que cada grupo compartilhe com a sala quais foram os desafios levantados em ordem de importância justificando suas escolhas. Enquanto um grupo apresenta, os demais podem anotar e sugerir novas ideias ao final, gerando pequenas discussões.

Conforme os grupos forem falando, as relevâncias principais elencadas por cada um podem ser anotadas no quadro pelo professor para verificar ao final de todas as apresentações se algum fator prevaleceu na sala. Destaque para os alunos que essas discussões realizadas nesta aula ocorrem no diálogo entre Mercosul e UE, o difícil é cada parte ceder em prol da outra para que um acordo seja estabelecido.

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