17428
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Como os lixos eletrônicos dos Estados Unidos impactam o meio ambiente em Gana?

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender de forma os lixos eletrônicos dos Estados Unidos são aproveitados economicamente na África, em especial, em Gana

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_14UND01

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail
Google Meet ou Zoom.

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é compreender como os lixos eletrônicos dos Estados Unidos são aproveitados economicamente na África, em especial, em Gana. Analisar as consequências socioambientais das atividades de extração dos fios de cobre em eletrônicos para a população local. Os alunos em times irão analisar imagens, notícias, assistir vídeos sobre os problemas socioambientais, a partir do descarte dos lixos eletrônicos, vindos principalmente dos Estados Unidos para países africanos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie para os alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio para a turma e pergunte aos alunos se podem citar os principais impactos ambientais causados pelo descarte de eletrônicos em lixões. Incentive-os a participarem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie a imagem para os alunos disponível aqui. Divida a turma em dois times. Grave um áudio e solicite que observem a imagem com atenção. Faça a pergunta para a turma: "O que fazer com o lixo eletrônico? Qual é o seu destino?". Provavelmente, os alunos responderão que é o lixão, ou a reciclagem. Aproveite para explicar que os países como os Estados Unidos enviam seu lixo eletrônico para diversos países africanos, como por exemplo Gana, que recebe grandes toneladas de eletrônico e para a população é um negócio lucrativo em um país onde perto de um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Envie os arquivos sobre os Estados Unidos e Gana para os alunos. Organize a turma em dois times: metade do grupo será a favor dos argumentos dos Estados Unidos, e outra, de Gana. Após lerem e discutirem os textos de apoio, cada time deverá debater e organizar argumentos que saiam na defesa dos interesses de seus países. Incentive os alunos a se comunicarem pelo WhatsApp, ou você pode marcar um momento síncrono pelo Google Meet ou Zoom. É importante ressaltar que cada time deverá eleger um líder que coordenará os trabalhos, com a finalidade de todos estarem envolvidos e participando ativamente do debate, bem como na elaboração e escrita dos argumentos. Peça que recortem imagens de eletrônicos. Outra opção é solicitar que ilustrem ou façam montagens que represente o problema do lixo eletrônico, bem como suas consequências ambientais. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Solicite que todos enviem suas produções pelo WhatsApp da turma. Envie a rubrica de avaliação para os alunos. Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento. Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os alunos a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor. Aproveite para retomar o objetivo de aprendizagem e finalizar a aula. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre o lixo eletrônico. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: LEANDRO CAMPELO


Código: GEO8_14UND01

(EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas