17427
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Como Cuba consegue índices de países desenvolvidos na saúde?

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Interpretar e analisar os motivos que fazem de Cuba um país com bons indicadores de desenvolvimento na área da saúde, comparando com os dados dos EUA e do Brasil

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão interpretar dados e informações que demonstram de que forma Cuba consegue índices de países desenvolvidos na área da saúde com um orçamento típico de uma região em desenvolvimento. Segundo o relatório da Unicef, Cuba alcançou em 2015 uma taxa de mortalidade infantil abaixo de cinco por 1.000 nascidos, dado que coloca o país entre as primeiras 40 nações do mundo. O país também foi pioneiro em diversos avanços na medicina. Em 1985 desenvolveu a primeira e única vacina contra a meningite B. Conseguiu novos tratamentos para combater a hepatite B, o pé diabético, o vitiligo e a psoríase. E desenvolveu uma vacina contra o câncer de pulmão, que está sendo testada nos Estados Unidos, e foi o primeiro país do planeta a eliminar a transmissão materno-infantil de HIV, conforme atesta a Organização Mundial da Saúde (OMS), também em 2015, confirmando a colocação do sistema de saúde cubano na vanguarda do continente americano e muito acima da média mundial.

Os alunos em duplas irão analisar dados em gráficos e tabelas sobre os indicadores socioeconômicos na área da saúde e compará-los com o Brasil e os Estados Unidos. Após análise das informações será proposto a construção de um quadro comparativo que demonstre as principais diferenças socioeconômica entre os países no que tange o setor da saúde.

No final, as duplas irão apresentar quadro comparativo expondo no mural da sala. Para avaliar,

Materiais necessários: 1 folha de cartolina por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azGVtpW37t22E5bSfRrwcysH6pbNA4KCnBYu3ccPXDQeFgF4EQqACmcADdf4/geo8-14und02-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rgFngjRFkvYYQ2AHN7UuzZ45Q6VENR4q4P8FxDheBJd8tsqspQ77pBSSj7FW/geo8-14und02-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rgFngjRFkvYYQ2AHN7UuzZ45Q6VENR4q4P8FxDheBJd8tsqspQ77pBSSj7FW/geo8-14und02-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UAhrxjVhnnMR3N8QDECT4f9SKGeSnxdb4ttZzdC8J7bAMn95SjW4Vtrnvgng/geo8-14und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

BERMÚDEZ, Ángel. 6 indicadores em que os EUA estão no mesmo nível dos países subdesenvolvidos. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42076223>. Acesso em: 18 mar 2019.

FUENTE, Álvaro. Como Cuba consegue índices de países desenvolvidos na saúde? El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/12/internacional/1484236280_559243.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

OSA, José A. de la. Um olhar para a saúde pública cubana. Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 72, p. 89-96, ago 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142011000200008>. Acesso em: 18 mar 2019.

RODRIGUES, Alex. Brasil emperra em ranking de IDH e fica atrás de Cuba e Venezuela. Disponível em: <https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/05/brasil-ranking-de-idh-cuba-venezuela.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.

Pergunte a turma se tinham conhecimento sobre os bons índices que Cuba apresenta em relação a saúde da população. É possível que os alunos se surpreendam ao saber que os dados socioeconômicos são superiores aos do Brasil.

Vale lembrar a turma que Cuba, foi a única nação do continente americano que adotou o socialismo como sistema político. Essa posição de Cuba teve como consequência o embargo econômico de muitas nações do mundo, sobretudo dos Estados Unidos. Desde 1959 foi dirigido por Fidel Castro. Em julho de 2006, em razão de um problema de saúde, Fidel Castro, após 49 anos no poder foi afastado da presidência nacional. Seu irmão, Raúl Castro, que participou da revolução cubana, assumiu o cargo de presidente. Em abril de 2018, a Assembleia Nacional de Cuba elegeu um novo presidente para o país. O cargo é ocupado por Miguel Díaz-Canel, sucedendo Raúl Castro.

Mesmo com diversos problemas econômicos provenientes do embargo aplicado pelos Estados Unidos e seus aliados, o país conseguiu atingir um bom IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e apresenta bons indicadores. A esperança de vida cubana supera a brasileira, que é de 72,3, conforme dados emitidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pergunte aos alunos como Cuba conseguiu tanto êxito na saúde pública com tantas adversidades econômicas? Vale comentar com a turma que no ano de 2017, o país registrou a taxa de mortalidade infantil mais baixa de sua história. Com 4,1 em cada 1.000 nascidos vivos, graças aos esforços do sistema de saúde pública.

Para saber mais:

BERMÚDEZ, Ángel. 6 indicadores em que os EUA estão no mesmo nível dos países subdesenvolvidos. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42076223>. Acesso em: 18 mar 2019.

RODRIGUES, Alex. Brasil emperra em ranking de IDH e fica atrás de Cuba e Venezuela. Disponível em: <https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/05/brasil-ranking-de-idh-cuba-venezuela.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

Projete os slides com os dados ou imprima e entregue para os alunos.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azGVtpW37t22E5bSfRrwcysH6pbNA4KCnBYu3ccPXDQeFgF4EQqACmcADdf4/geo8-14und02-contextualizacao.pdf

Apresente os dados socioeconômicos que mostram a expectativa de vida ao nascer comparando com o Brasil e os Estados Unidos.

Pergunte aos alunos se sabem o que pode ter contribuído para que a expectativa de vida cubana seja superior a dos EUA e do Brasil? É possível que os alunos associem a saúde e ao acesso a tratamentos e prevenção de doenças.

É importante mencionar que em Cuba a saúde é tratada como prioridade. Mesmo com recursos limitados e o impacto causado pelas sanções ao país, Cuba conseguiu tornar universal o acesso à saúde. Parte do sucesso do país na área se deve ao fato de que cerca de 10% do seu PIB é destinado à saúde, muito acima da verba destinada em países como os Estados Unidos. Cuba baseia seu sistema de saúde na medicina preventiva, muito diferente do modelo curativo, que é adotado em diversos países, mesmo que seja considerado pouco eficiente e mais custoso.

Apresente o próximo slide sobre o índice de desenvolvimento humano. Mostre os dados do IDH de 2018. Chame atenção da turma para posição do Brasil em relação a Cuba. Caso seja necessário, explique aos alunos o que é o IDH para que realizem a leitura correta das informações.

IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.

Para melhor contextualizar as informações referentes ao IDH explique à turma que Cuba se tornou recentemente o primeiro país do mundo a receber a validação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da transmissão vertical – de mãe para filho – do HIV e da sífilis.

Caso a escola disponha de equipamentos multimídia será interessante exibir o vídeo:

Cuba é o primeiro país do mundo a erradicar transmissão materna de HIV e sífilis. Nações Unidas, Brasil, 18/04/2017 (4min). Disponível em: <https://nacoesunidas.org/cuba-e-o-primeiro-pais-do-mundo-a-erradicar-transmissao-materna-de-hiv-e-sifilis-video/>. Acesso em: 18 mar 2019.

Reserve 03 minutos para exibição.

Para saber mais:

Chefe da ONU elogia médicos de Cuba e afirma que país pode ensinar ao mundo como cuidar da saúde. Nações Unidas Brasil, 30/01/2014. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/chefe-da-onu-elogia-medicos-de-cuba-e-afirma-que-pais-pode-ensinar-ao-mundo-como-cuidar-da-saude/>. Acesso em: 23 mar 2019.

O que é IDH? Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/idh.htm>. Acesso em: 23 mar 2019.

RONÁI, Cora. Saúde em Cuba. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/a-saude-em-cuba-15245848>. Acesso em: 23 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

Projete os slides com os dados ou imprima e entregue para os alunos.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azGVtpW37t22E5bSfRrwcysH6pbNA4KCnBYu3ccPXDQeFgF4EQqACmcADdf4/geo8-14und02-contextualizacao.pdf

Apresente os dados socioeconômicos que mostram a expectativa de vida ao nascer comparando com o Brasil e os Estados Unidos.

Pergunte aos alunos se sabem o que pode ter contribuído para que a expectativa de vida cubana seja superior a dos EUA e do Brasil? É possível que os alunos associem a saúde e ao acesso a tratamentos e prevenção de doenças.

É importante mencionar que em Cuba a saúde é tratada como prioridade. Mesmo com recursos limitados e o impacto causado pelas sanções ao país, Cuba conseguiu tornar universal o acesso à saúde. Parte do sucesso do país na área se deve ao fato de que cerca de 10% do seu PIB é destinado à saúde, muito acima da verba destinada em países como os Estados Unidos. Cuba baseia seu sistema de saúde na medicina preventiva, muito diferente do modelo curativo, que é adotado em diversos países, mesmo que seja considerado pouco eficiente e mais custoso.

Apresente o próximo slide sobre o índice de desenvolvimento humano. Mostre os dados do IDH de 2018. Chame atenção da turma para posição do Brasil em relação a Cuba. Caso seja necessário, explique aos alunos o que é o IDH para que realizem a leitura correta das informações.

IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.

Para melhor contextualizar as informações referentes ao IDH explique à turma que Cuba se tornou recentemente o primeiro país do mundo a receber a validação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da transmissão vertical – de mãe para filho – do HIV e da sífilis.

Caso a escola disponha de equipamentos multimídia será interessante exibir o vídeo:

Cuba é o primeiro país do mundo a erradicar transmissão materna de HIV e sífilis. Nações Unidas, Brasil, 18/04/2017 (4min). Disponível em: <https://nacoesunidas.org/cuba-e-o-primeiro-pais-do-mundo-a-erradicar-transmissao-materna-de-hiv-e-sifilis-video/>. Acesso em: 18 mar 2019.

Reserve 03 minutos para exibição.

Para saber mais:

Chefe da ONU elogia médicos de Cuba e afirma que país pode ensinar ao mundo como cuidar da saúde. Nações Unidas Brasil, 30/01/2014. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/chefe-da-onu-elogia-medicos-de-cuba-e-afirma-que-pais-pode-ensinar-ao-mundo-como-cuidar-da-saude/>. Acesso em: 23 mar 2019.

O que é IDH? Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/idh.htm>. Acesso em: 23 mar 2019.

RONÁI, Cora. Saúde em Cuba. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/a-saude-em-cuba-15245848>. Acesso em: 23 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima a imagem.

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rgFngjRFkvYYQ2AHN7UuzZ45Q6VENR4q4P8FxDheBJd8tsqspQ77pBSSj7FW/geo8-14und02-problematizacao.pdf

Solicite que leiam as informações com atenção. O slide apresenta os investimentos por habitante com saúde em Cuba, no Brasil e Estados Unidos. Ao comparar os gastos, como podemos explicar o fato de Cuba ter o menor investimento em saúde por habitante e ainda sim possuir melhores índices na saúde que o Brasil, por exemplo?

Provavelmente os alunos responderão que passa por investimentos estruturais, como hospitais, equipamentos médicos, remuneração da equipe de saúde, entre outros. É possível que apontem a corrupção, como um grande problema do Brasil, que gera como consequência o sucateando da saúde pública em nosso país. Tomando os valores de investimento de Cuba e comparando com o Brasil, temos quase o dobro do que é investido em saúde por habitante, assim era esperado, por exemplo, índices de qualidades. Os alunos podem concluir que não é falta de investimento, mas sim como é realizado e administrado esse investimento.

Aproveite para revisar alguns dados sobre a saúde em Cuba, como por exemplo, a queda na taxa de mortalidade infantil, de 5 para 4 óbitos para cada 1000 crianças de até 1 (um) ano. A expectativa de vida ao nascer é de 78,45 anos, sendo de 80,45 para mulheres e 76,50 para homens. Na área de epidemiologia, além de ter eliminado doenças como difteria, poliomielite, tétano no recém-nascido, coqueluche, sarampo e rubéola, Cuba é o primeiro país certificado pela OMS/OPAS por ter eliminado a transmissão materno-infantil do HIV e da sífilis congênita, com indicador de 0% e 0,04 por cada mil nascimentos vivos, respectivamente. Vale lembrar que Cuba participou do programa Mais Médicos do Brasil, desde 2013. Recentemente o programa Mais Médicos foi encerrado, no qual mais de 20 mil profissionais de saúde cubanos atenderam milhões de brasileiros em áreas pobres e geograficamente remotas.

Para saber mais:

BRASIL, Governo Federal. Mais médicos. Disponível em: <http://maismedicos.gov.br/>. Acesso em: 23 mar 2019.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide e entregue a cópia do modelo para as duplas.

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CmcAk9cvBb7cQNsRbDgC7RdwAC3qDCkYBPuzbjqQucysv9AbrwXdfcebeXTx/geo8-14und02-acao-propositiva.pdf

Imprima os dados apresentados nas etapas anteriores (contextualização, problematização) e entregue as duplas. Peça às duplas que organizem os dados socioeconômicos dos países com a finalidade de apresentá-los em um quadro comparativo. Não é necessário imprimir a folha modelo, ela pode ser apresentada como uma proposta.

Estimule os alunos a confeccionarem seu quadro comparativo personalizado, com desenhos feitos pelos alunos, ou mesmo recorte de revistas. Entregue metade de uma folha de cartolina para as duplas. Distribua revistas para recorte.

Circule pela sala tire as dúvidas de cada dupla e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Recolha os cartazes e exponha no mural da sala. Imprima o material ou projete o slide. Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma autoavaliação do desafio apresentado na aula.

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UAhrxjVhnnMR3N8QDECT4f9SKGeSnxdb4ttZzdC8J7bAMn95SjW4Vtrnvgng/geo8-14und02-sistematizacao.pdf

Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento. Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os alunos a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor.

Reserve 02 minutos finais para divulgar os resultados dos times. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão interpretar dados e informações que demonstram de que forma Cuba consegue índices de países desenvolvidos na área da saúde com um orçamento típico de uma região em desenvolvimento. Segundo o relatório da Unicef, Cuba alcançou em 2015 uma taxa de mortalidade infantil abaixo de cinco por 1.000 nascidos, dado que coloca o país entre as primeiras 40 nações do mundo. O país também foi pioneiro em diversos avanços na medicina. Em 1985 desenvolveu a primeira e única vacina contra a meningite B. Conseguiu novos tratamentos para combater a hepatite B, o pé diabético, o vitiligo e a psoríase. E desenvolveu uma vacina contra o câncer de pulmão, que está sendo testada nos Estados Unidos, e foi o primeiro país do planeta a eliminar a transmissão materno-infantil de HIV, conforme atesta a Organização Mundial da Saúde (OMS), também em 2015, confirmando a colocação do sistema de saúde cubano na vanguarda do continente americano e muito acima da média mundial.

Os alunos em duplas irão analisar dados em gráficos e tabelas sobre os indicadores socioeconômicos na área da saúde e compará-los com o Brasil e os Estados Unidos. Após análise das informações será proposto a construção de um quadro comparativo que demonstre as principais diferenças socioeconômica entre os países no que tange o setor da saúde.

No final, as duplas irão apresentar quadro comparativo expondo no mural da sala. Para avaliar,

Materiais necessários: 1 folha de cartolina por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azGVtpW37t22E5bSfRrwcysH6pbNA4KCnBYu3ccPXDQeFgF4EQqACmcADdf4/geo8-14und02-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rgFngjRFkvYYQ2AHN7UuzZ45Q6VENR4q4P8FxDheBJd8tsqspQ77pBSSj7FW/geo8-14und02-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rgFngjRFkvYYQ2AHN7UuzZ45Q6VENR4q4P8FxDheBJd8tsqspQ77pBSSj7FW/geo8-14und02-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UAhrxjVhnnMR3N8QDECT4f9SKGeSnxdb4ttZzdC8J7bAMn95SjW4Vtrnvgng/geo8-14und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

BERMÚDEZ, Ángel. 6 indicadores em que os EUA estão no mesmo nível dos países subdesenvolvidos. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42076223>. Acesso em: 18 mar 2019.

FUENTE, Álvaro. Como Cuba consegue índices de países desenvolvidos na saúde? El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/12/internacional/1484236280_559243.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

OSA, José A. de la. Um olhar para a saúde pública cubana. Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 72, p. 89-96, ago 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142011000200008>. Acesso em: 18 mar 2019.

RODRIGUES, Alex. Brasil emperra em ranking de IDH e fica atrás de Cuba e Venezuela. Disponível em: <https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/05/brasil-ranking-de-idh-cuba-venezuela.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.

Pergunte a turma se tinham conhecimento sobre os bons índices que Cuba apresenta em relação a saúde da população. É possível que os alunos se surpreendam ao saber que os dados socioeconômicos são superiores aos do Brasil.

Vale lembrar a turma que Cuba, foi a única nação do continente americano que adotou o socialismo como sistema político. Essa posição de Cuba teve como consequência o embargo econômico de muitas nações do mundo, sobretudo dos Estados Unidos. Desde 1959 foi dirigido por Fidel Castro. Em julho de 2006, em razão de um problema de saúde, Fidel Castro, após 49 anos no poder foi afastado da presidência nacional. Seu irmão, Raúl Castro, que participou da revolução cubana, assumiu o cargo de presidente. Em abril de 2018, a Assembleia Nacional de Cuba elegeu um novo presidente para o país. O cargo é ocupado por Miguel Díaz-Canel, sucedendo Raúl Castro.

Mesmo com diversos problemas econômicos provenientes do embargo aplicado pelos Estados Unidos e seus aliados, o país conseguiu atingir um bom IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e apresenta bons indicadores. A esperança de vida cubana supera a brasileira, que é de 72,3, conforme dados emitidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pergunte aos alunos como Cuba conseguiu tanto êxito na saúde pública com tantas adversidades econômicas? Vale comentar com a turma que no ano de 2017, o país registrou a taxa de mortalidade infantil mais baixa de sua história. Com 4,1 em cada 1.000 nascidos vivos, graças aos esforços do sistema de saúde pública.

Para saber mais:

BERMÚDEZ, Ángel. 6 indicadores em que os EUA estão no mesmo nível dos países subdesenvolvidos. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42076223>. Acesso em: 18 mar 2019.

RODRIGUES, Alex. Brasil emperra em ranking de IDH e fica atrás de Cuba e Venezuela. Disponível em: <https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/05/brasil-ranking-de-idh-cuba-venezuela.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

Projete os slides com os dados ou imprima e entregue para os alunos.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azGVtpW37t22E5bSfRrwcysH6pbNA4KCnBYu3ccPXDQeFgF4EQqACmcADdf4/geo8-14und02-contextualizacao.pdf

Apresente os dados socioeconômicos que mostram a expectativa de vida ao nascer comparando com o Brasil e os Estados Unidos.

Pergunte aos alunos se sabem o que pode ter contribuído para que a expectativa de vida cubana seja superior a dos EUA e do Brasil? É possível que os alunos associem a saúde e ao acesso a tratamentos e prevenção de doenças.

É importante mencionar que em Cuba a saúde é tratada como prioridade. Mesmo com recursos limitados e o impacto causado pelas sanções ao país, Cuba conseguiu tornar universal o acesso à saúde. Parte do sucesso do país na área se deve ao fato de que cerca de 10% do seu PIB é destinado à saúde, muito acima da verba destinada em países como os Estados Unidos. Cuba baseia seu sistema de saúde na medicina preventiva, muito diferente do modelo curativo, que é adotado em diversos países, mesmo que seja considerado pouco eficiente e mais custoso.

Apresente o próximo slide sobre o índice de desenvolvimento humano. Mostre os dados do IDH de 2018. Chame atenção da turma para posição do Brasil em relação a Cuba. Caso seja necessário, explique aos alunos o que é o IDH para que realizem a leitura correta das informações.

IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.

Para melhor contextualizar as informações referentes ao IDH explique à turma que Cuba se tornou recentemente o primeiro país do mundo a receber a validação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da transmissão vertical – de mãe para filho – do HIV e da sífilis.

Caso a escola disponha de equipamentos multimídia será interessante exibir o vídeo:

Cuba é o primeiro país do mundo a erradicar transmissão materna de HIV e sífilis. Nações Unidas, Brasil, 18/04/2017 (4min). Disponível em: <https://nacoesunidas.org/cuba-e-o-primeiro-pais-do-mundo-a-erradicar-transmissao-materna-de-hiv-e-sifilis-video/>. Acesso em: 18 mar 2019.

Reserve 03 minutos para exibição.

Para saber mais:

Chefe da ONU elogia médicos de Cuba e afirma que país pode ensinar ao mundo como cuidar da saúde. Nações Unidas Brasil, 30/01/2014. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/chefe-da-onu-elogia-medicos-de-cuba-e-afirma-que-pais-pode-ensinar-ao-mundo-como-cuidar-da-saude/>. Acesso em: 23 mar 2019.

O que é IDH? Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/idh.htm>. Acesso em: 23 mar 2019.

RONÁI, Cora. Saúde em Cuba. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/a-saude-em-cuba-15245848>. Acesso em: 23 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

Projete os slides com os dados ou imprima e entregue para os alunos.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azGVtpW37t22E5bSfRrwcysH6pbNA4KCnBYu3ccPXDQeFgF4EQqACmcADdf4/geo8-14und02-contextualizacao.pdf

Apresente os dados socioeconômicos que mostram a expectativa de vida ao nascer comparando com o Brasil e os Estados Unidos.

Pergunte aos alunos se sabem o que pode ter contribuído para que a expectativa de vida cubana seja superior a dos EUA e do Brasil? É possível que os alunos associem a saúde e ao acesso a tratamentos e prevenção de doenças.

É importante mencionar que em Cuba a saúde é tratada como prioridade. Mesmo com recursos limitados e o impacto causado pelas sanções ao país, Cuba conseguiu tornar universal o acesso à saúde. Parte do sucesso do país na área se deve ao fato de que cerca de 10% do seu PIB é destinado à saúde, muito acima da verba destinada em países como os Estados Unidos. Cuba baseia seu sistema de saúde na medicina preventiva, muito diferente do modelo curativo, que é adotado em diversos países, mesmo que seja considerado pouco eficiente e mais custoso.

Apresente o próximo slide sobre o índice de desenvolvimento humano. Mostre os dados do IDH de 2018. Chame atenção da turma para posição do Brasil em relação a Cuba. Caso seja necessário, explique aos alunos o que é o IDH para que realizem a leitura correta das informações.

IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.

Para melhor contextualizar as informações referentes ao IDH explique à turma que Cuba se tornou recentemente o primeiro país do mundo a receber a validação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da transmissão vertical – de mãe para filho – do HIV e da sífilis.

Caso a escola disponha de equipamentos multimídia será interessante exibir o vídeo:

Cuba é o primeiro país do mundo a erradicar transmissão materna de HIV e sífilis. Nações Unidas, Brasil, 18/04/2017 (4min). Disponível em: <https://nacoesunidas.org/cuba-e-o-primeiro-pais-do-mundo-a-erradicar-transmissao-materna-de-hiv-e-sifilis-video/>. Acesso em: 18 mar 2019.

Reserve 03 minutos para exibição.

Para saber mais:

Chefe da ONU elogia médicos de Cuba e afirma que país pode ensinar ao mundo como cuidar da saúde. Nações Unidas Brasil, 30/01/2014. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/chefe-da-onu-elogia-medicos-de-cuba-e-afirma-que-pais-pode-ensinar-ao-mundo-como-cuidar-da-saude/>. Acesso em: 23 mar 2019.

O que é IDH? Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/idh.htm>. Acesso em: 23 mar 2019.

RONÁI, Cora. Saúde em Cuba. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/a-saude-em-cuba-15245848>. Acesso em: 23 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima a imagem.

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rgFngjRFkvYYQ2AHN7UuzZ45Q6VENR4q4P8FxDheBJd8tsqspQ77pBSSj7FW/geo8-14und02-problematizacao.pdf

Solicite que leiam as informações com atenção. O slide apresenta os investimentos por habitante com saúde em Cuba, no Brasil e Estados Unidos. Ao comparar os gastos, como podemos explicar o fato de Cuba ter o menor investimento em saúde por habitante e ainda sim possuir melhores índices na saúde que o Brasil, por exemplo?

Provavelmente os alunos responderão que passa por investimentos estruturais, como hospitais, equipamentos médicos, remuneração da equipe de saúde, entre outros. É possível que apontem a corrupção, como um grande problema do Brasil, que gera como consequência o sucateando da saúde pública em nosso país. Tomando os valores de investimento de Cuba e comparando com o Brasil, temos quase o dobro do que é investido em saúde por habitante, assim era esperado, por exemplo, índices de qualidades. Os alunos podem concluir que não é falta de investimento, mas sim como é realizado e administrado esse investimento.

Aproveite para revisar alguns dados sobre a saúde em Cuba, como por exemplo, a queda na taxa de mortalidade infantil, de 5 para 4 óbitos para cada 1000 crianças de até 1 (um) ano. A expectativa de vida ao nascer é de 78,45 anos, sendo de 80,45 para mulheres e 76,50 para homens. Na área de epidemiologia, além de ter eliminado doenças como difteria, poliomielite, tétano no recém-nascido, coqueluche, sarampo e rubéola, Cuba é o primeiro país certificado pela OMS/OPAS por ter eliminado a transmissão materno-infantil do HIV e da sífilis congênita, com indicador de 0% e 0,04 por cada mil nascimentos vivos, respectivamente. Vale lembrar que Cuba participou do programa Mais Médicos do Brasil, desde 2013. Recentemente o programa Mais Médicos foi encerrado, no qual mais de 20 mil profissionais de saúde cubanos atenderam milhões de brasileiros em áreas pobres e geograficamente remotas.

Para saber mais:

BRASIL, Governo Federal. Mais médicos. Disponível em: <http://maismedicos.gov.br/>. Acesso em: 23 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide e entregue a cópia do modelo para as duplas.

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CmcAk9cvBb7cQNsRbDgC7RdwAC3qDCkYBPuzbjqQucysv9AbrwXdfcebeXTx/geo8-14und02-acao-propositiva.pdf

Imprima os dados apresentados nas etapas anteriores (contextualização, problematização) e entregue as duplas. Peça às duplas que organizem os dados socioeconômicos dos países com a finalidade de apresentá-los em um quadro comparativo. Não é necessário imprimir a folha modelo, ela pode ser apresentada como uma proposta.

Estimule os alunos a confeccionarem seu quadro comparativo personalizado, com desenhos feitos pelos alunos, ou mesmo recorte de revistas. Entregue metade de uma folha de cartolina para as duplas. Distribua revistas para recorte.

Circule pela sala tire as dúvidas de cada dupla e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Recolha os cartazes e exponha no mural da sala. Imprima o material ou projete o slide. Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma autoavaliação do desafio apresentado na aula.

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UAhrxjVhnnMR3N8QDECT4f9SKGeSnxdb4ttZzdC8J7bAMn95SjW4Vtrnvgng/geo8-14und02-sistematizacao.pdf

Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento. Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os alunos a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor.

Reserve 02 minutos finais para divulgar os resultados dos times. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano