Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
Objetivos específicos
Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor
Conceito chave
Estimar é apresentar um valor aproximado ao valor real.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Papel sulfite;
- Lápis;
- Dados estatísticos da sua escola.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Identificar números de três algarismos.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico com os alunos num jogo rápido de perguntas e respostas. Realize esta atividade de forma oral e coletiva. Escreva dois números no quadro, por exemplo : 258 e 397 e pergunte : qual número está mais próximo de 300?
Discuta com a turma:
- Qual a melhor estratégia para descobrir o número mais próximo?
Material Complementar:
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Identificar números de três algarismos.
Orientação: Crie um momento bem dinâmico com os alunos num jogo rápido de perguntas e respostas. Realize esta atividade de forma oral e coletiva. Escreva dois números no quadro, por exemplo : 258 e 397 e pergunte : Qual número está mais próximo de 300?
Discuta com a turma:
- Qual a melhor estratégia para descobrir o número mais próximo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 5 a 7)
Propósito: Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor.
Orientação: Peça aos alunos que formem grupos de 4. Entregue para cada grupo a atividade impressa, com as comandas, uma folha para registro e um lápis. Leia a proposta de estimar a quantidade de alunos que há na escola no período da manhã ( aqui há a necessidade de uma adaptação para a turma que realizar esse plano, pois o número precisa ficar na 3ª ordem. Então, decida pela melhor estratégia de acordo com a sua realidade: alunos do período da manhã, alunos do período da tarde, alunos do Ciclo Inicial, alunos do 2º ano). Explique que estimar é calcular mentalmente um valor que mais se aproxime do real. Quando o grupo decidir esta quantidade, deverá registrar o valor em sua folha.Circule pelos grupos, faça perguntas que leve os alunos a avançarem nas suas hipóteses e verifique como estão pensando. Leia o guia de intervenções para saber como ajudá-los. Quando todos terminarem suas estimativas, diga que irão apresentar suas hipóteses à turma para verificarem quem mais se aproximou mais do valor real.
Discuta com a turma:
- O que vocês já sabem que poderá ajudá-los a estimar uma quantidade?
- Saber o número de turmas do período pode ajudar? Por quê?
- Você consegue me dizer qual foi o número que você registrou?
- Por que você acredita que esse número seja a estimativa mais próxima do número real?
- Você pensou mais no número de turmas do período ou no número de alunos por classe?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos ( slides 5 a 7).
Propósito: Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor.
Orientação: Peça aos alunos que formem grupos de 4. Entregue para cada grupo a atividade impressa, com as comandas, uma folha para registro e um lápis. Leia a proposta de estimar a quantidade de alunos que há na escola no período da manhã ( aqui há a necessidade de uma adaptação para a turma que realizar esse plano, pois o número precisa ficar na 3ª ordem.). Então, decida pela melhor estratégia de acordo com a sua realidade: alunos do período da manhã, alunos do período da tarde, alunos do Ciclo Inicial, alunos do 2º ano. Explique que estimar é calcular mentalmente um valor que mais se aproxime do real. Quando o grupo decidir esta quantidade, deverá registrar o valor em sua folha.Circule pelos grupos, faça perguntas que leve os alunos a avançarem nas suas hipóteses e verifique como estão pensando. Leia o guia de intervenções para saber como ajudá-los. Quando todos terminarem suas estimativas, diga que irão apresentar suas hipóteses à turma para verificarem quem mais se aproximou mais do valor real.
Discuta com a turma:
- O que vocês já sabem que poderá ajudá-los a estimar uma quantidade?
- Saber o número de turmas do período pode ajudar? Por quê?
- Você consegue me dizer qual foi o número que você registrou?
- Por que você acredita que esse número seja a estimativa mais próxima do número real?
- Você pensou mais no número de turmas do período ou no número de alunos por classe?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos ( slides 5 a 7).
Propósito: Utilizar estratégias de estimativa para chegar a um determinado valor.
Orientação: Peça aos alunos que formem grupos de 4. Entregue para cada grupo a atividade impressa, com as comandas, uma folha para registro e um lápis. Leia a proposta de estimar a quantidade de alunos que há na escola no período da manhã ( aqui há a necessidade de uma adaptação para a turma que realizar esse plano, pois o número precisa ficar na 3ª ordem. Então, decida pela melhor estratégia de acordo com a sua realidade: alunos do período da manhã, alunos do período da tarde, alunos do Ciclo Inicial, alunos do 2º ano). Explique que estimar é calcular mentalmente um valor que mais se aproxime do real. Quando o grupo decidir esta quantidade, deverá registrar o valor em sua folha.Circule pelos grupos, faça perguntas que leve os alunos a avançarem nas suas hipóteses e verifique como estão pensando. Leia o guia de intervenções para saber como ajudá-los. Quando todos terminarem suas estimativas, diga que irão apresentar suas hipóteses à turma para verificarem quem mais se aproximou mais do valor real.
Discuta com a turma:
- O que vocês já sabem que poderá ajudá-los a estimar uma quantidade?
- Saber o número de turmas do período pode ajudar? Por quê?
- Você consegue me dizer qual foi o número que você registrou?
- Por que você acredita que esse número seja a estimativa mais próxima do número real?
- Você pensou mais no número de turmas do período ou no número de alunos por classe?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 8 a 10 ).
Propósito: Socializar as estratégias do grupo para apresentar as quantidades estimadas.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente a quantidade por ele estimada, registre na tabela coletiva e conte como chegaram a este número. Apresente o valor real do número de alunos de sua escola e promova uma discussão acerca de quem mais se aproximou do número.
Discuta com a turma:
- Que informações o grupo já tinha que contribuíram para a estimativa da quantidade?
- A quantidade de alunos da nossa turma serviu como um dado importante?
- Esse grupo se aproximou do valor real ou ficou muito distante? Por que isso aconteceu?
- Quais as ações que nos ajudarão a descobrir quantos alunos temos no período da manhã?
- Como podemos colocá-las em prática?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 8 a 10 ).
Propósito: Socializar as estratégias do grupo para apresentar as quantidades estimadas.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente a quantidade por ele estimada, registre na tabela coletiva e conte como chegaram a este número. Apresente o valor real do número de alunos de sua escola e promova uma discussão acerca de quem mais se aproximou do número.
Discuta com a turma:
- Que informações o grupo já tinha que contribuíram para a estimativa da quantidade?
- A quantidade de alunos da nossa turma serviu como um dado importante?
- Esse grupo se aproximou do valor real ou ficou muito distante? Por que isso aconteceu?
- Quais as ações que nos ajudarão a descobrir quantos alunos temos no período da manhã?
- Como podemos colocá-las em prática?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 8 a 10 ).
Propósito: Socializar as estratégias do grupo para apresentar as quantidades estimadas.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente a quantidade por ele estimada, registre na tabela coletiva e conte como chegaram a este número. Apresente o valor real do número de alunos de sua escola e promova uma discussão acerca de quem mais se aproximou do número.
Discuta com a turma:
- Que informações o grupo já tinha que contribuíram para a estimativa da quantidade?
- A quantidade de alunos da nossa turma serviu como um dado importante?
- Esse grupo se aproximou do valor real ou ficou muito distante? Por que isso aconteceu?
- Quais as ações que nos ajudarão a descobrir quantos alunos temos no período da manhã?
- Como podemos colocá-las em prática?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Validar com os alunos a estimativa como um número aproximado do valor real.
Orientação: Leia com os alunos o conceito trabalhado e peça para que registrem em seus cadernos. Diga que em algumas situações do nosso dia a dia nós não conseguimos identificar um valor corretamente logo no início, então, dizemos ou pensamos num número aproximado. Conclua que quando estimamos uma quantidade, estamos estipulamos um valor aproximado do valor real.
Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Verificar a aprendizagem da aula de estimar um valor com número de três ordens num dado intervalo
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar