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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A indústria e a transformação no espaço urbano.

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre entender como a atividade industrial pode estimular o crescimento urbano de pequenas e médias cidades.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

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Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem como objetivo promover a reflexão sobre as transformações espaciais que a atividade industrial pode promover no local onde está inserida e em seu entorno.

Materiais necessários: Folha de atividade referente à ação propositiva, uma cartolina para cada grupo de alunos, lápis, borracha, régua e hidrocor.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GH857u2vKafAkUVfEqg4dqHB6ehq58FY4N2rXHGTDCk6M9Fv7Jev3YvVfdry/geo7-08und05-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZjmvEq47mPW52Cr5usM6atDDE6FeYXusgMP2kCHyBsEEvBd7aMxqahYMZUFP/geo7-08und05-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3YSjaWk56Y9D8Z4v3zdJHGb59UzrzucyJucvcGfWpA8ZVsW4YUeAysVMvsG3/geo7-08und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas.

Em seu processo de instalação e, posteriormente, produção a indústria promove, direta e indiretamente, inúmeras alterações no espaço geográfico: retirada da vegetação original, demolição de casarões e prédios antigos, terraplanagem de terrenos comerciais, migração populacional, crescimento desordenado de cidades, etc. Denominamos de industrialização, todo este processo de transformação espacial estimulado pela atividade industrial.

Para mais informações sobre o processo de industrialização acesse os links abaixo:

FREITAS, Eduardo de. Transformação no espaço geográfico. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transformacao-no-espaco-geografico.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Industrialização e seus efeitos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/industrializacao-seus-efeitos.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

________________. Industrialização e urbanização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos com até 4 alunos. Esta formatação deverá ser mantida até o final da aula.

Apresente o tema para os alunos e informe que deverão refletir sobre como a indústria pode, direta e indiretamente, promover ou incentivar a transformação do espaço urbano.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide para a turma e deixe que respondam. Informe que, apesar de parecidos, os conceitos possuem significados diferentes.

Por se tratar de um momento inicial, respostas confusas ou dúbias poderão ocorrer. Espera-se que, ao longo deste plano, os alunos aprofundem e amadureçam as suas reflexões sobre estes conceitos e sobre as transformações espaciais que a atividade industrial pode promover.

Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de atividades industriais presentes na cidade ou estado onde a escola está inserida, destacando as transformações (econômicas, sociais, estruturais, etc.) provocadas por elas.

Todas as imagens utilizadas nesta etapa podem ser baixadas no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GH857u2vKafAkUVfEqg4dqHB6ehq58FY4N2rXHGTDCk6M9Fv7Jev3YvVfdry/geo7-08und05-contextualizacao.pdf

Fontes das imagens:

  • Wikimedia commons. Disponível em: . Acesso em: 01 mai 2019.
  • SOUZA, Sérgio. Unsplash. Disponível em: . Acesso em 01 mai 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que os alunos expliquem as causas do desenvolvimento de cada item contido no slide e como auxiliam na transformação do espaço urbano.

Obs.: De acordo com o IBGE, é considerado indústria de grande porte aquela com mais de 500 funcionários.

Como adequar à sua realidade: Considere o contexto socioespacial que a escola e a comunidade escolar está inserida na orientação das respostas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide. Espera-se neste momento, respostas mais profundas e embasadas sobre as possíveis transformações espaciais provocadas pelo crescimento industrial na cidade. Solicite também que analisem as diferenças observadas entre as imagens contidas no slide e que informe como a grande cidade atende melhor às exigências da indústria moderna.

Se necessário, aprofunde a reflexão propondo as seguintes perguntas:

  • O que acontece com as antigas casas e prédios?
  • Como tornar as estreitas ruas apropriadas para o trânsito de grandes caminhões?
  • O que acontece com os trabalhadores que migraram e não conseguem emprego?

Todas as imagens utilizadas nesta etapa podem ser baixadas no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZjmvEq47mPW52Cr5usM6atDDE6FeYXusgMP2kCHyBsEEvBd7aMxqahYMZUFP/geo7-08und05-problematizacao.pdf

Fonte das imagens:

  • VIEIRA, Leonardo S. Unsplash. Disponível em: . Acesso em 01 mai 2019.
  • SAMPAIO, Lorena. Vilarejo nas proximidades do município de Nova Redenção. Wikimedia commons. Disponível em: . Acesso em 01 mai 2019.
  • SOUZA, Sérgio. Unsplash. Disponível em: . Acesso em: 01 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a cada grupo uma folha de cartolina e a folha de atividade contendo as imagens e o texto referente à ação propositiva e solicite que leiam o texto e analisem as imagens entregues.

Informe que deverão elaborar na cartolina um mapa conceitual que explique as principais transformações espaciais (econômicas, ambientais, populacionais e sociais) provocadas pela industrialização na cidade de Macaé.

Utilize o mapa conceitual “modelo” presente no mesmo link para explicar o que são e como devem ser elaborados.

Para maiores informações sobre o que são e como elaborar mapas conceituais acesse o link abaixo:

KALIL, Camila Pinho. Mapa Conceitual. 2014 (4min45seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vLFVLmUhSQo>. Acesso em: 01 mai 2015.

As imagens e texto referente à ação propositiva podem ser baixadas no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3YSjaWk56Y9D8Z4v3zdJHGb59UzrzucyJucvcGfWpA8ZVsW4YUeAysVMvsG3/geo7-08und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O estado do Rio de Janeiro é constituído por 92 municípios, distribuídos por 8 mesorregiões: Serrana, Metropolitana, Médio Paraíba, Costa Verde, Baixadas Litorâneas, Norte Fluminense, Noroeste Fluminense e Centro-Sul Fluminense. Macaé, junto com outros oito municípios, formam a região Norte Fluminense que, historicamente, teve sua economia e dinâmica espacial organizada em função a atividade sucroalcooleira (produção e transformação da cana-de-açúcar) que, na década de 1970, encontrava-se estagnada.

No ano de 1970, Macaé possuía uma população de cerca de 47 mil habitantes, sendo 73,6% urbana e 26,4 rural, que tinha como principais atividades econômicas a pecuária leiteira, agroindústria açucareira, agricultura tradicional, pesca artesanal, comércio de malhas e o turismo. Esta realidade começa a mudar no final da década de 1970 quando a Petrobras escolhe a sua cidade para ser a base da extração de petróleo de sua região.

No ano de 1978 a Petrobrás inicia a construção de sua base de operação das plataformas de exploração de petróleo, trazendo junto outras 126 empresas prestadoras de serviço, criando milhares de empregos (diretos e indiretos) e estimulando o crescimento de outras atividades, como o da construção civil, rede hoteleira, agências bancárias, etc. A cidade de Macaé começa a receber trabalhadores de outros municípios e regiões do país e de outros países. Entre o ano de 1970 a 2010, sua população cresce 4,6 vezes, saltando de cerca de 47.221 para 206.748 habitantes, de acordo com o IBGE.

Seu crescimento urbano, como em outras grandes cidades industriais, cresceu de forma rápida, concentrada e desordenada. Sua população é predominantemente urbana (98,2%) distribuídas por bairros segmentados. Os mais ricos estão localizados em bairros de alto padrão ou em condomínios de luxo, localizados nas áreas mais valorizadas da cidade, enquanto os mais pobres ocuparam os terrenos menos valorizados como os manguezais e restingas, estando a classe média distribuída entre eles.

Atualmente o município luta para resolver suas questões sociais, econômicas e ambientais, buscando oferecer uma melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

Para maiores informações sobre o município de Macaé, acesse os links abaixo:

CHAVES, Douglas; SIQUEIRA, Márcio. A chegada da Petrobras impulsiona Macaé. O Debate. Disponível em: <https://www.odebateon.com.br/site/noticia/detalhe/25868/a-chegada-da-petrobras-impulsiona-macae->. Acesso em: 01 mai 2019.

Macaé. IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/macae/panorama>. Acesso em: 01 mai 2019.

Macaé - RJ. Atlas do Desenvolvimento Humano. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/macae_rj>. Acesso em: 01 mai 2019.

Série especial conta a história da Petrobras na Bacia de Campos, RJ. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/serie-especial-conta-a-historia-da-petrobras-na-bacia-de-campos-no-rj.ghtml>. Acesso em: 01 mai 2019.

TORRES, Leonardo. Petrobras chega a Macaé e impulsiona economia. O Debate. Disponível em: <https://www.odebateon.com.br/site/noticia/detalhe/24287/petrobras-chega-a-macae-e-impulsiona-economia>. Acesso em: 01 mai 2019.

Sugestão de vídeos:

  • Macaé em 1953:

Cinejornal informativo n. 9-53. Agência Nacional. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File%3ACinejornal_Informativo_n._9-53_-_Ag%C3%AAncia_Nacional_-_Imagens_da_cidade_de_Maca%C3%A9%2C_Rio_de_Janeiro.webm>. Acesso em 01 mai 2019.

  • Macaé nos dias atuais:

Macaé na Globo News: vidade é o foco principal das empresas em 2018. 2018 (5min10seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=42YxmoMHdJA>. Acesso em 01 mai 2019.

Fonte das imagens:

Foto panorâmica da cidade de Macaé. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maca%C3%A9#/media/File:Foto_Panor%C3%A2mica_da_Cidade_de_Maca%C3%A9.jpg> Acesso em 01 mai 2019.

Trecho da rua Presidente Sodré - Macaé-RJ. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Maca%C3%A9#/media/File:Trecho_da_Rua_Presidente_Sodr%C3%A9,_Maca%C3%A9_(RJ).tif> Acesso em 01 mai 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a leitura e análise do texto e imagens na etapa anterior, solicite aos grupos que apresentem seus mapas conceituais para a turma.

Espera-se, neste momento, que os alunos sejam capazes de identificar as principais transformações espaciais que a indústria pode provocar no espaço urbano, as suas causas e consequências.

Deixe claro aos alunos, que o exemplo de Macaé é um caso específico e que, nem toda indústria é capaz de, sozinha, promover toda esta transformação espacial estudada, havendo a atuação de outros agentes ao longo do processo, como o poder público (municipal, estadual, federal), associações de moradores, sindicatos de trabalhadores, etc.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem como objetivo promover a reflexão sobre as transformações espaciais que a atividade industrial pode promover no local onde está inserida e em seu entorno.

Materiais necessários: Folha de atividade referente à ação propositiva, uma cartolina para cada grupo de alunos, lápis, borracha, régua e hidrocor.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GH857u2vKafAkUVfEqg4dqHB6ehq58FY4N2rXHGTDCk6M9Fv7Jev3YvVfdry/geo7-08und05-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZjmvEq47mPW52Cr5usM6atDDE6FeYXusgMP2kCHyBsEEvBd7aMxqahYMZUFP/geo7-08und05-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3YSjaWk56Y9D8Z4v3zdJHGb59UzrzucyJucvcGfWpA8ZVsW4YUeAysVMvsG3/geo7-08und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas.

Em seu processo de instalação e, posteriormente, produção a indústria promove, direta e indiretamente, inúmeras alterações no espaço geográfico: retirada da vegetação original, demolição de casarões e prédios antigos, terraplanagem de terrenos comerciais, migração populacional, crescimento desordenado de cidades, etc. Denominamos de industrialização, todo este processo de transformação espacial estimulado pela atividade industrial.

Para mais informações sobre o processo de industrialização acesse os links abaixo:

FREITAS, Eduardo de. Transformação no espaço geográfico. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/transformacao-no-espaco-geografico.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Industrialização e seus efeitos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/industrializacao-seus-efeitos.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

________________. Industrialização e urbanização. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 01 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos com até 4 alunos. Esta formatação deverá ser mantida até o final da aula.

Apresente o tema para os alunos e informe que deverão refletir sobre como a indústria pode, direta e indiretamente, promover ou incentivar a transformação do espaço urbano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide para a turma e deixe que respondam. Informe que, apesar de parecidos, os conceitos possuem significados diferentes.

Por se tratar de um momento inicial, respostas confusas ou dúbias poderão ocorrer. Espera-se que, ao longo deste plano, os alunos aprofundem e amadureçam as suas reflexões sobre estes conceitos e sobre as transformações espaciais que a atividade industrial pode promover.

Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de atividades industriais presentes na cidade ou estado onde a escola está inserida, destacando as transformações (econômicas, sociais, estruturais, etc.) provocadas por elas.

Todas as imagens utilizadas nesta etapa podem ser baixadas no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GH857u2vKafAkUVfEqg4dqHB6ehq58FY4N2rXHGTDCk6M9Fv7Jev3YvVfdry/geo7-08und05-contextualizacao.pdf

Fontes das imagens:

  • Wikimedia commons. Disponível em: . Acesso em: 01 mai 2019.
  • SOUZA, Sérgio. Unsplash. Disponível em: . Acesso em 01 mai 2019.
Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que os alunos expliquem as causas do desenvolvimento de cada item contido no slide e como auxiliam na transformação do espaço urbano.

Obs.: De acordo com o IBGE, é considerado indústria de grande porte aquela com mais de 500 funcionários.

Como adequar à sua realidade: Considere o contexto socioespacial que a escola e a comunidade escolar está inserida na orientação das respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide. Espera-se neste momento, respostas mais profundas e embasadas sobre as possíveis transformações espaciais provocadas pelo crescimento industrial na cidade. Solicite também que analisem as diferenças observadas entre as imagens contidas no slide e que informe como a grande cidade atende melhor às exigências da indústria moderna.

Se necessário, aprofunde a reflexão propondo as seguintes perguntas:

  • O que acontece com as antigas casas e prédios?
  • Como tornar as estreitas ruas apropriadas para o trânsito de grandes caminhões?
  • O que acontece com os trabalhadores que migraram e não conseguem emprego?

Todas as imagens utilizadas nesta etapa podem ser baixadas no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZjmvEq47mPW52Cr5usM6atDDE6FeYXusgMP2kCHyBsEEvBd7aMxqahYMZUFP/geo7-08und05-problematizacao.pdf

Fonte das imagens:

  • VIEIRA, Leonardo S. Unsplash. Disponível em: . Acesso em 01 mai 2019.
  • SAMPAIO, Lorena. Vilarejo nas proximidades do município de Nova Redenção. Wikimedia commons. Disponível em: . Acesso em 01 mai 2019.
  • SOUZA, Sérgio. Unsplash. Disponível em: . Acesso em: 01 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a cada grupo uma folha de cartolina e a folha de atividade contendo as imagens e o texto referente à ação propositiva e solicite que leiam o texto e analisem as imagens entregues.

Informe que deverão elaborar na cartolina um mapa conceitual que explique as principais transformações espaciais (econômicas, ambientais, populacionais e sociais) provocadas pela industrialização na cidade de Macaé.

Utilize o mapa conceitual “modelo” presente no mesmo link para explicar o que são e como devem ser elaborados.

Para maiores informações sobre o que são e como elaborar mapas conceituais acesse o link abaixo:

KALIL, Camila Pinho. Mapa Conceitual. 2014 (4min45seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vLFVLmUhSQo>. Acesso em: 01 mai 2015.

As imagens e texto referente à ação propositiva podem ser baixadas no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3YSjaWk56Y9D8Z4v3zdJHGb59UzrzucyJucvcGfWpA8ZVsW4YUeAysVMvsG3/geo7-08und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O estado do Rio de Janeiro é constituído por 92 municípios, distribuídos por 8 mesorregiões: Serrana, Metropolitana, Médio Paraíba, Costa Verde, Baixadas Litorâneas, Norte Fluminense, Noroeste Fluminense e Centro-Sul Fluminense. Macaé, junto com outros oito municípios, formam a região Norte Fluminense que, historicamente, teve sua economia e dinâmica espacial organizada em função a atividade sucroalcooleira (produção e transformação da cana-de-açúcar) que, na década de 1970, encontrava-se estagnada.

No ano de 1970, Macaé possuía uma população de cerca de 47 mil habitantes, sendo 73,6% urbana e 26,4 rural, que tinha como principais atividades econômicas a pecuária leiteira, agroindústria açucareira, agricultura tradicional, pesca artesanal, comércio de malhas e o turismo. Esta realidade começa a mudar no final da década de 1970 quando a Petrobras escolhe a sua cidade para ser a base da extração de petróleo de sua região.

No ano de 1978 a Petrobrás inicia a construção de sua base de operação das plataformas de exploração de petróleo, trazendo junto outras 126 empresas prestadoras de serviço, criando milhares de empregos (diretos e indiretos) e estimulando o crescimento de outras atividades, como o da construção civil, rede hoteleira, agências bancárias, etc. A cidade de Macaé começa a receber trabalhadores de outros municípios e regiões do país e de outros países. Entre o ano de 1970 a 2010, sua população cresce 4,6 vezes, saltando de cerca de 47.221 para 206.748 habitantes, de acordo com o IBGE.

Seu crescimento urbano, como em outras grandes cidades industriais, cresceu de forma rápida, concentrada e desordenada. Sua população é predominantemente urbana (98,2%) distribuídas por bairros segmentados. Os mais ricos estão localizados em bairros de alto padrão ou em condomínios de luxo, localizados nas áreas mais valorizadas da cidade, enquanto os mais pobres ocuparam os terrenos menos valorizados como os manguezais e restingas, estando a classe média distribuída entre eles.

Atualmente o município luta para resolver suas questões sociais, econômicas e ambientais, buscando oferecer uma melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

Para maiores informações sobre o município de Macaé, acesse os links abaixo:

CHAVES, Douglas; SIQUEIRA, Márcio. A chegada da Petrobras impulsiona Macaé. O Debate. Disponível em: <https://www.odebateon.com.br/site/noticia/detalhe/25868/a-chegada-da-petrobras-impulsiona-macae->. Acesso em: 01 mai 2019.

Macaé. IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/macae/panorama>. Acesso em: 01 mai 2019.

Macaé - RJ. Atlas do Desenvolvimento Humano. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/macae_rj>. Acesso em: 01 mai 2019.

Série especial conta a história da Petrobras na Bacia de Campos, RJ. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/serie-especial-conta-a-historia-da-petrobras-na-bacia-de-campos-no-rj.ghtml>. Acesso em: 01 mai 2019.

TORRES, Leonardo. Petrobras chega a Macaé e impulsiona economia. O Debate. Disponível em: <https://www.odebateon.com.br/site/noticia/detalhe/24287/petrobras-chega-a-macae-e-impulsiona-economia>. Acesso em: 01 mai 2019.

Sugestão de vídeos:

  • Macaé em 1953:

Cinejornal informativo n. 9-53. Agência Nacional. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File%3ACinejornal_Informativo_n._9-53_-_Ag%C3%AAncia_Nacional_-_Imagens_da_cidade_de_Maca%C3%A9%2C_Rio_de_Janeiro.webm>. Acesso em 01 mai 2019.

  • Macaé nos dias atuais:

Macaé na Globo News: vidade é o foco principal das empresas em 2018. 2018 (5min10seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=42YxmoMHdJA>. Acesso em 01 mai 2019.

Fonte das imagens:

Foto panorâmica da cidade de Macaé. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maca%C3%A9#/media/File:Foto_Panor%C3%A2mica_da_Cidade_de_Maca%C3%A9.jpg> Acesso em 01 mai 2019.

Trecho da rua Presidente Sodré - Macaé-RJ. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Maca%C3%A9#/media/File:Trecho_da_Rua_Presidente_Sodr%C3%A9,_Maca%C3%A9_(RJ).tif> Acesso em 01 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a leitura e análise do texto e imagens na etapa anterior, solicite aos grupos que apresentem seus mapas conceituais para a turma.

Espera-se, neste momento, que os alunos sejam capazes de identificar as principais transformações espaciais que a indústria pode provocar no espaço urbano, as suas causas e consequências.

Deixe claro aos alunos, que o exemplo de Macaé é um caso específico e que, nem toda indústria é capaz de, sozinha, promover toda esta transformação espacial estudada, havendo a atuação de outros agentes ao longo do processo, como o poder público (municipal, estadual, federal), associações de moradores, sindicatos de trabalhadores, etc.

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