Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que esta aula abordará a relação entre a atividade industrial e os problemas ambientais urbanos.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de iniciar o debate sobre os impactos ambientais relacionados à atividade industrial. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica as três imagens que estão na contextualização deste plano. Oriente que não é necessária a impressão das imagens; no caderno de Geografia, os estudantes devem fazer uma descrição do que as imagens revelam a respeito dos impactos ambientais da atividade industrial.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com o enunciado, disponível na ação propositiva. A proposta é que os estudantes leiam as citações presentes no arquivo e escrevam no caderno uma reflexão sobre cada uma. A atividade deve ser feita no caderno de Geografia.
Sistematização
Selecione um aluno para cada citação e peça que gravem um áudio com a apresentação da reflexão escrita no caderno. Com a autorização dos estudantes, socialize os áudios com a turma.
Convite às famílias
Convide os familiares a ler, junto com o estudante, uma matéria sobre um dos maiores acidentes ambientais do país: "Brumadinho: O que se sabe sobre o rompimento de barragem que matou ao menos 115 pessoas em MG", disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Regina Tunes
Código: GEO7_08UND04
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes