17424
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A atividade industrial e seus impactos ambientais

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre analisar os riscos socioambientais pertinentes à realização da atividade industrial, buscando desenvolver uma consciência ambiental crítica desde a extração da matéria-prima até o

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem como objetivo refletir, ao mesmo tempo, a importância da indústria enquanto motor do desenvolvimento tecnológico e seus impactos sobre o meio ambiente, desenvolvendo no aluno uma consciência e uma responsabilidade ambiental enquanto consumidores de produtos industrializados e agentes produtores do espaço geográfico.

Materiais necessários: Folha de atividade da ação propositiva, lápis, caneta, borracha.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PKkHNXrkCdQMsEWxRSmmmpK9JCZe7k9kh4qFAuJQC96vuJdqv598zwmAsC7T/ge07-08und04-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HTQ4rnbA5vPzsnP9PeC8ZQwX4hp2J4TJEq58yF6enGZKVbG79gfU3FNhsaAH/ge07-08und04-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mCwQtkvUDtYhMtZ6H6q4whY6MGueA8Fq4P2pJ3Q6bvkRh4KEEFbfEnXJR2af/ge07-08und04-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas.

As matérias-primas encontradas na natureza são também denominadas de recursos naturais e podem ser agrupados em duas categorias: recursos naturais renováveis (aqueles que se renovam naturalmente em um período relativamente curto de tempo ou pela ação humana - água, árvores, energia solar, etc.) e recursos naturais não renováveis (não se renovam naturalmente em um período curto de tempo nem recriados pelo homem - petróleo, ferro, cobre, etc.).

A atividade industrial produziu, ao longo do tempo, tecnologia e produtos que transformaram a maneira como os homens se relacionam entre si e com a natureza, transformando profundamente o espaço geográfico. Além dos inúmeros benefícios e avanços que a atividade indústria proporciona, ela também provoca grandes impactos ambientais que devem ser levados em consideração na hora de se consumir ou se descartar um determinado produto. Estes impactos estão presentes desde a extração da matéria-prima na natureza, na etapa produtiva, até o seu consumo e descarte na natureza Desta forma, podemos dizer que a atividade industrial provoca um efeito “para trás” relativo aos processos de extração da matéria-prima e um “efeito para frente” onde o ato da fabricação do produto em si, o seu consumo e descarte, produz algum tipo de impacto no meio ambiente.

Para mais informações sobre os impactos ambientais da indústria, acesse os links abaixo:

Brumadinho: O que se sabe sobre o rompimento de barragem que matou ao menos 115 pessoas em MG. BBC, 29/01/2019.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47002609>. Acesso em: 04 mai 2019.

Há 3 anos, rompimento de barragem de Mariana causou maior desastre ambiental do país e matou 19 pessoas. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/ha-3-anos-rompimento-de-barragem-de-mariana-causou-maior-desastre-ambiental-do-pais-e-matou-19-pessoas.ghtm>. Acesso em: 04 mai 2019.

MAGALHÃES, Lana. Poluição. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao/>. Acesso em: 04 mai 2019.

ORTÍZ, Fabíola. Baía de Guanabara: vazamento da Petrobras completa 14 anos. Eco. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/reportagens/28021-baia-de-guanabara-vazamento-da-petrobras-completa-14-anos/>. Acesso em: 04 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Tipos de poluição. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm>. Acesso em: 04 mai 2019.

Segundo estudo, a poluição industrial já atingiu o fundo dos oceanos. Terra, 01/04/17.

Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-estudo-a-poluicao-industrial-ja-atingiu-o-fundo-dos-oceanos,da6fe9dd893ace954161f92abffe6343c7o3fdn7.html>. Acesso em: 04 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em pequenos grupos, esta configuração deverá ser mantida até o final da aula.

Explique aos alunos que o objetivo desta aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente as imagens para a turma e faça a pergunta contida no slide.

Aqui, o objetivo é lembrar da importância e presença da indústria no dia a dia da população, dos avanços tecnológicos que promoveu e quanto contribuíram para a melhora da condição de vida das pessoas.

Como adequar à sua realidade: Utilize objetos presentes na sala de aula, escola ou no cotidiano dos alunos (forno microondas, automóveis, tratores, telefone celular, etc.) e promova uma reflexão do quanto facilitam suas tarefas, oferecendo, consequentemente, uma melhor condição de vida.

Imagens da contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PKkHNXrkCdQMsEWxRSmmmpK9JCZe7k9kh4qFAuJQC96vuJdqv598zwmAsC7T/ge07-08und04-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a pergunta contida no slide.

O objetivo, neste momento, é de proporcionar uma reflexão dos impactos causados pela atividade industrial ainda na etapa de extração da matéria-prima da natureza. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte quais riscos ambientais estão embutidos na realização desta atividade.

Espera-se com esta reflexão evidenciar aos alunos os riscos socioambientais intrínsecos à atividade industrial e a importância da consciência ambiental ao longo de toda a cadeia produtiva da indústria.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de atividades industriais extrativas presente na cidade ou estado onde a escola está inserida, ou ainda, utilizar exemplos de desastres de grande repercussão nacional como, por exemplo, o rompimento da barragem de Marina, de Brumadinho, o vazamento de petróleo na Baía de Guanabara no ano 2000, etc.

Fontes das imagens:

Desmatamento: DIAS, Wilson. Madeira de desmatamento. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Mineração: ALLEN, Jesse. Carajas mine. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Vazamento de petróleo: Oiled bird: black sea oil spill. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Aqui o objetivo é refletir sobre os possíveis impactos ambientais produzidos pela indústria durante o processo produtivo. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte o que está ocorrendo e quais consequências podem provocar para o meio ambiente.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de indústrias presente na cidade ou estado onde a escola está inserida e os impactos ambientais provocados por elas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: O objetivo deste slide é o de promover a reflexão acerca da qualidade ambiental dos produtos fabricados pela indústria, ou seja, se são recicláveis, biodegradáveis, tóxicos, etc., assim como o seu descarte final. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte o que está ocorrendo, suas causas e quais consequências podem provocar para o meio ambiente. Você ainda poderá questionar sobre a responsabilidade de empresas e cidadãos sobre o descarte, coleta, reutilização e reciclagem do lixo.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de descarte inadequado de produtos no bairro, cidade ou estado onde a escola está inserida.

Fontes das imagens:

Poluição no rio Tietê em Salto, SP. Wikimedia commons. Disponível em: . Acesso em: 04 mai 2019.

BRASIL, Senado Federal. Lixão da estrutural. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Radioactive keeper drums. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

WINKEL, Sophia. Estamos criando um oceano de plástico? Nova Escola. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Será trabalhado nesta etapa, como exemplo de impacto da atividade industrial, o processo de fabricação, uso e descarte inadequado do plástico em nossa sociedade.

Inicie perguntando para a turma do que é feito o plástico, ou seja, qual é a sua principal matéria-prima.

Em seguida explique que depois de extraído o petróleo é transportado até uma refinaria onde é aquecido e refinado, dando origem a diversos subprodutos, dentre os quais o nafta, principal elemento da fabricação do plástico. Reforce que toda esta etapa de extração e refino do petróleo possui um elevado risco de vazamento, explosão, etc.

Após pergunte para a turma quantos canudos e copos plásticos eles já utilizaram e descartaram ao longo da vida e como fizeram este descarte. O objetivo aqui é chamar atenção para os impactos provocados pelo uso excessivo do plástico e seu descarte inadequado.

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar produtos plástico existentes na escola ou sala de aula para problematizar a aula.

Imagens da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HTQ4rnbA5vPzsnP9PeC8ZQwX4hp2J4TJEq58yF6enGZKVbG79gfU3FNhsaAH/ge07-08und04-problematizacao.pdf

Fonte das imagens:

Oil Plataform P-51 (Brazil). Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Crude oil distillation. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Plastic household itens. Wikimedia commons. Disponível em: . Acesso em: 04 mai 2019.

Para você saber mais:

O petróleo, recurso natural não renovável e altamente poluente, é a principal matéria-prima utilizada na fabricação do plástico. Transportado até as refinarias o petróleo é aquecido a diferente temperaturas, produzindo inúmeros subprodutos: nafta, betume, gasolina, óleo diesel, querosene, óleo lubrificante, etc. Do nafta é retirada as principais substâncias utilizadas na fabricação do plástico: benzeno, eteno, propeno, etc.

Atualmente no Brasil, cerca de 4% de todo o petróleo extraído é utilizado para a fabricação do plástico, que se tornou um dos grandes vilões do meio ambiente, por liberar substâncias nocivas ao meio ambiente e por demorar centenas de anos para se decompor, prejudicando na qualidade do ar, dos solos, das águas (oceânicas e continentais), a vida dos animais, etc.

Para mais informações acesse:

Plástico demora 450 anos para de decompor e ameaça o meio ambiente. Vermelho. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia/311747-1>. Acesso em: 04 mai 2019.

LEGNAIOLI, Stella. Canudos de plástico: impactos e alternativa ao consumo. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico.html>. Acesso em: 04 mai 2019.

Mundo declara guerra ao canudo de plástico, um dos principais vilões do meio ambiente. Globo.com, 08/06/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/mundo-declara-guerra-ao-canudo-de-plastico-um-dos-principais-viloes-do-meio-ambiente.ghtml>. Acesso em: 04 mai 2019.

Microplástico é encontrado em 90 por cento do sal de cozinha. National Geographic. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/10/microplasticos-encontrados-em-90-por-cento-do-sal-de-cozinha>. Acesso em: 04 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue para cada grupo a folha de atividade referente a ação propositiva e solicite que leiam os trecho de reportagens presentes nela. Após, Informe aos grupos que eles terão de refletir sobre a produção, utilização e descarte do plástico e sobre formas e ações sustentáveis para reduzir a quantidade de lixo plástico gerada por nossa sociedade.

A folha de atividade da ação propositiva está disponível no link abaixo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mCwQtkvUDtYhMtZ6H6q4whY6MGueA8Fq4P2pJ3Q6bvkRh4KEEFbfEnXJR2af/ge07-08und04-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste momento a proposta é que os grupos apresentem suas considerações sobre a leitura realizada e duas ações sustentáveis concretas, possíveis de serem implementadas, sobre como reduzir o consumo, o descarte, a reutilização ou reciclagem do plástico.

Espera-se, neste momento, que os alunos entendam a importância da indústria para o homem, os seus riscos ambientais, os impactos sobre o meio ambiente e a importância de se ter uma consciência ambiental crítica, enquanto cidadãos, na hora de se consumir e descartar um determinado produto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem como objetivo refletir, ao mesmo tempo, a importância da indústria enquanto motor do desenvolvimento tecnológico e seus impactos sobre o meio ambiente, desenvolvendo no aluno uma consciência e uma responsabilidade ambiental enquanto consumidores de produtos industrializados e agentes produtores do espaço geográfico.

Materiais necessários: Folha de atividade da ação propositiva, lápis, caneta, borracha.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PKkHNXrkCdQMsEWxRSmmmpK9JCZe7k9kh4qFAuJQC96vuJdqv598zwmAsC7T/ge07-08und04-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HTQ4rnbA5vPzsnP9PeC8ZQwX4hp2J4TJEq58yF6enGZKVbG79gfU3FNhsaAH/ge07-08und04-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mCwQtkvUDtYhMtZ6H6q4whY6MGueA8Fq4P2pJ3Q6bvkRh4KEEFbfEnXJR2af/ge07-08und04-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Denominamos de indústria a atividade econômica que transforma matérias-primas (animal, vegetal, mineral ou sintéticas) em novos produtos ou mercadorias que possuem um novo valor, forma e/ou função, que serão posteriormente distribuídos e comercializados com outras indústrias, empresas ou pessoas.

As matérias-primas encontradas na natureza são também denominadas de recursos naturais e podem ser agrupados em duas categorias: recursos naturais renováveis (aqueles que se renovam naturalmente em um período relativamente curto de tempo ou pela ação humana - água, árvores, energia solar, etc.) e recursos naturais não renováveis (não se renovam naturalmente em um período curto de tempo nem recriados pelo homem - petróleo, ferro, cobre, etc.).

A atividade industrial produziu, ao longo do tempo, tecnologia e produtos que transformaram a maneira como os homens se relacionam entre si e com a natureza, transformando profundamente o espaço geográfico. Além dos inúmeros benefícios e avanços que a atividade indústria proporciona, ela também provoca grandes impactos ambientais que devem ser levados em consideração na hora de se consumir ou se descartar um determinado produto. Estes impactos estão presentes desde a extração da matéria-prima na natureza, na etapa produtiva, até o seu consumo e descarte na natureza Desta forma, podemos dizer que a atividade industrial provoca um efeito “para trás” relativo aos processos de extração da matéria-prima e um “efeito para frente” onde o ato da fabricação do produto em si, o seu consumo e descarte, produz algum tipo de impacto no meio ambiente.

Para mais informações sobre os impactos ambientais da indústria, acesse os links abaixo:

Brumadinho: O que se sabe sobre o rompimento de barragem que matou ao menos 115 pessoas em MG. BBC, 29/01/2019.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47002609>. Acesso em: 04 mai 2019.

Há 3 anos, rompimento de barragem de Mariana causou maior desastre ambiental do país e matou 19 pessoas. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/ha-3-anos-rompimento-de-barragem-de-mariana-causou-maior-desastre-ambiental-do-pais-e-matou-19-pessoas.ghtm>. Acesso em: 04 mai 2019.

MAGALHÃES, Lana. Poluição. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao/>. Acesso em: 04 mai 2019.

ORTÍZ, Fabíola. Baía de Guanabara: vazamento da Petrobras completa 14 anos. Eco. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/reportagens/28021-baia-de-guanabara-vazamento-da-petrobras-completa-14-anos/>. Acesso em: 04 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Tipos de poluição. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm>. Acesso em: 04 mai 2019.

Segundo estudo, a poluição industrial já atingiu o fundo dos oceanos. Terra, 01/04/17.

Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-estudo-a-poluicao-industrial-ja-atingiu-o-fundo-dos-oceanos,da6fe9dd893ace954161f92abffe6343c7o3fdn7.html>. Acesso em: 04 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em pequenos grupos, esta configuração deverá ser mantida até o final da aula.

Explique aos alunos que o objetivo desta aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente as imagens para a turma e faça a pergunta contida no slide.

Aqui, o objetivo é lembrar da importância e presença da indústria no dia a dia da população, dos avanços tecnológicos que promoveu e quanto contribuíram para a melhora da condição de vida das pessoas.

Como adequar à sua realidade: Utilize objetos presentes na sala de aula, escola ou no cotidiano dos alunos (forno microondas, automóveis, tratores, telefone celular, etc.) e promova uma reflexão do quanto facilitam suas tarefas, oferecendo, consequentemente, uma melhor condição de vida.

Imagens da contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PKkHNXrkCdQMsEWxRSmmmpK9JCZe7k9kh4qFAuJQC96vuJdqv598zwmAsC7T/ge07-08und04-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a pergunta contida no slide.

O objetivo, neste momento, é de proporcionar uma reflexão dos impactos causados pela atividade industrial ainda na etapa de extração da matéria-prima da natureza. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte quais riscos ambientais estão embutidos na realização desta atividade.

Espera-se com esta reflexão evidenciar aos alunos os riscos socioambientais intrínsecos à atividade industrial e a importância da consciência ambiental ao longo de toda a cadeia produtiva da indústria.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de atividades industriais extrativas presente na cidade ou estado onde a escola está inserida, ou ainda, utilizar exemplos de desastres de grande repercussão nacional como, por exemplo, o rompimento da barragem de Marina, de Brumadinho, o vazamento de petróleo na Baía de Guanabara no ano 2000, etc.

Fontes das imagens:

Desmatamento: DIAS, Wilson. Madeira de desmatamento. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Mineração: ALLEN, Jesse. Carajas mine. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Vazamento de petróleo: Oiled bird: black sea oil spill. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Aqui o objetivo é refletir sobre os possíveis impactos ambientais produzidos pela indústria durante o processo produtivo. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte o que está ocorrendo e quais consequências podem provocar para o meio ambiente.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de indústrias presente na cidade ou estado onde a escola está inserida e os impactos ambientais provocados por elas.

Slide Plano Aula

Orientações: O objetivo deste slide é o de promover a reflexão acerca da qualidade ambiental dos produtos fabricados pela indústria, ou seja, se são recicláveis, biodegradáveis, tóxicos, etc., assim como o seu descarte final. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte o que está ocorrendo, suas causas e quais consequências podem provocar para o meio ambiente. Você ainda poderá questionar sobre a responsabilidade de empresas e cidadãos sobre o descarte, coleta, reutilização e reciclagem do lixo.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de descarte inadequado de produtos no bairro, cidade ou estado onde a escola está inserida.

Fontes das imagens:

Poluição no rio Tietê em Salto, SP. Wikimedia commons. Disponível em: . Acesso em: 04 mai 2019.

BRASIL, Senado Federal. Lixão da estrutural. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Radioactive keeper drums. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

WINKEL, Sophia. Estamos criando um oceano de plástico? Nova Escola. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Será trabalhado nesta etapa, como exemplo de impacto da atividade industrial, o processo de fabricação, uso e descarte inadequado do plástico em nossa sociedade.

Inicie perguntando para a turma do que é feito o plástico, ou seja, qual é a sua principal matéria-prima.

Em seguida explique que depois de extraído o petróleo é transportado até uma refinaria onde é aquecido e refinado, dando origem a diversos subprodutos, dentre os quais o nafta, principal elemento da fabricação do plástico. Reforce que toda esta etapa de extração e refino do petróleo possui um elevado risco de vazamento, explosão, etc.

Após pergunte para a turma quantos canudos e copos plásticos eles já utilizaram e descartaram ao longo da vida e como fizeram este descarte. O objetivo aqui é chamar atenção para os impactos provocados pelo uso excessivo do plástico e seu descarte inadequado.

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar produtos plástico existentes na escola ou sala de aula para problematizar a aula.

Imagens da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HTQ4rnbA5vPzsnP9PeC8ZQwX4hp2J4TJEq58yF6enGZKVbG79gfU3FNhsaAH/ge07-08und04-problematizacao.pdf

Fonte das imagens:

Oil Plataform P-51 (Brazil). Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Crude oil distillation. Wikimedia commons. Disponível em: .

Acesso em: 04 mai 2019.

Plastic household itens. Wikimedia commons. Disponível em: . Acesso em: 04 mai 2019.

Para você saber mais:

O petróleo, recurso natural não renovável e altamente poluente, é a principal matéria-prima utilizada na fabricação do plástico. Transportado até as refinarias o petróleo é aquecido a diferente temperaturas, produzindo inúmeros subprodutos: nafta, betume, gasolina, óleo diesel, querosene, óleo lubrificante, etc. Do nafta é retirada as principais substâncias utilizadas na fabricação do plástico: benzeno, eteno, propeno, etc.

Atualmente no Brasil, cerca de 4% de todo o petróleo extraído é utilizado para a fabricação do plástico, que se tornou um dos grandes vilões do meio ambiente, por liberar substâncias nocivas ao meio ambiente e por demorar centenas de anos para se decompor, prejudicando na qualidade do ar, dos solos, das águas (oceânicas e continentais), a vida dos animais, etc.

Para mais informações acesse:

Plástico demora 450 anos para de decompor e ameaça o meio ambiente. Vermelho. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia/311747-1>. Acesso em: 04 mai 2019.

LEGNAIOLI, Stella. Canudos de plástico: impactos e alternativa ao consumo. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico.html>. Acesso em: 04 mai 2019.

Mundo declara guerra ao canudo de plástico, um dos principais vilões do meio ambiente. Globo.com, 08/06/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/mundo-declara-guerra-ao-canudo-de-plastico-um-dos-principais-viloes-do-meio-ambiente.ghtml>. Acesso em: 04 mai 2019.

Microplástico é encontrado em 90 por cento do sal de cozinha. National Geographic. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/10/microplasticos-encontrados-em-90-por-cento-do-sal-de-cozinha>. Acesso em: 04 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue para cada grupo a folha de atividade referente a ação propositiva e solicite que leiam os trecho de reportagens presentes nela. Após, Informe aos grupos que eles terão de refletir sobre a produção, utilização e descarte do plástico e sobre formas e ações sustentáveis para reduzir a quantidade de lixo plástico gerada por nossa sociedade.

A folha de atividade da ação propositiva está disponível no link abaixo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mCwQtkvUDtYhMtZ6H6q4whY6MGueA8Fq4P2pJ3Q6bvkRh4KEEFbfEnXJR2af/ge07-08und04-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste momento a proposta é que os grupos apresentem suas considerações sobre a leitura realizada e duas ações sustentáveis concretas, possíveis de serem implementadas, sobre como reduzir o consumo, o descarte, a reutilização ou reciclagem do plástico.

Espera-se, neste momento, que os alunos entendam a importância da indústria para o homem, os seus riscos ambientais, os impactos sobre o meio ambiente e a importância de se ter uma consciência ambiental crítica, enquanto cidadãos, na hora de se consumir e descartar um determinado produto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano