GEO8_01UND04 - Mapa densidade populacional África
Plano de Aula
Plano de aula: O perigo no deserto
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxo migratórios em diferentes épocas, pensando em fatores históricos e naturais associados à distribuição da população humana.
O objetivo desta aula é explorar e conhecer um fluxo migratório que milhares de africanos subsaarianos (não são todos os africanos, nesta aula vamos nos referir às pessoas de origem do Níger, Gana, Libéria, Senegal, Gâmbia, Sudão, Mali e Camarões, mas há africanos de outras regiões que tentam fazer a travessia pelo deserto do Saara com o objetivo de atingir o mar Mediterrâneo. Esta rota é pouco explorada pelos grandes meios de comunicação e tão perigosa quanto a do Mediterrâneo.
Materiais necessários: Cartolina ou papel A3, post-its, fita adesiva, lápis, borracha, caneta e lápis de cor.
Material complementar:
Mapa densidade populacional África (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxp7A8EpfKnCuDDVGGPVMuh4aUwCXsvbtSFcyBYXDC7MEq6sDGTQ3ZuES5PY/geo8-01und04-mapa-densidade-populacional-africa.pdf
Mapa do deserto do Saara (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2r8T35rKceYkQMtdRjp44y83Uy2ytD6ECqgfJ75jra6y254XfMXWEJszhnA7/geo8-01und04-mapa-do-deserto-do-saara.pdf
Deserto do Saara - Argélia (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TaFpxpFTatcrPJH99AxkXSSBshhwMcYXqKpjGpQMAVggfEhjHrZprsgyMAu5/geo8-01und04-deserto-do-saara-argelia.pdf
Para você saber mais:
Atravessadores de clandestinos: redes mafiosas cada vez mais poderosas. Terra, 12/05/2015. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/oriente-medio/atravessadores-de-clandestinos-redes-mafiosas-cada-vez-mais-poderosas,59abc34ecbd535311a874ddc8152c373pw56RCRD.html>. Acesso em: 26 fev 2019.
CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CARRETERO, N. O cemitério de areia a caminho da Europa. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/29/internacional/1498757177_348388.html>. Acesso em: 27 fev 2019.
Encontrados os corpos de 87 imigrantes mortos de sede no deserto do Saara. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/encontrados-os-corpos-de-87-imigrantes-mortos-de-sede-no-deserto-do-saara-10610715>. Acesso em: 25 fev 2019.
GUIMARÃES, Maria João. O deserto do Saara mata ainda mais migrantes do que o Mediterrâneo. Carta Maior. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/O-deserto-do-Sara-mata-ainda-mais-migrantes-do-que-o-Mediterraneo/6/40731 Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
Mais 40 migrantes morrem ao tentar atravessar o deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-40-migrantes-morrem-ao-atravessar-o-deserto-do-saara-dizem-sobreviventes.ghtml>. Acesso em: 25 fev 2019.
Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido no deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-50-imigrantes-africanos-podem-ter-morrido-no-deserto-do-saara-diz-oim.ghtml>.
Acesso em: 26 fev 2019.
PIZZOLI, Alberto. UE lança ofensiva contra atravessadores de migrantes. Disponível em: <http://br.rfi.fr/europa/20151007-europeus-lancam-ofensiva-contra-atravessadores-de-migrantes-no-mediterraneo>. Acesso em: 26 fev 2019.
- Densidade populacional: também conhecida como densidade demográfica, mostra quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado numa área.
- Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registradas num determinado período de tempo.
- Atravessadores: são pessoas que fazem o transporte de clandestinos através da África e do Oriente Médio, e depois do Mediterrâneo para a Europa.
Contextos prévios: Migração.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que quando se fala em sair do continente africano de forma ilegal e entrar na Europa todos pensam no mar Mediterrâneo, o que de fato, é a rota mais explorada pela mídia. Deixe claro para a turma que nesta aula vamos explorar outra rota, onde milhares de africanos passam por este caminho temido antes de atingir o mar Mediterrâneo. Alerte os alunos que muitos africanos perdem suas vidas antes mesmo de chegar ao Mediterrâneo.
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Maria João. O deserto do Saara mata ainda mais migrantes do que o Mediterrâneo. Carta Maior. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/O-deserto-do-Sara-mata-ainda-mais-migrantes-do-que-o-Mediterraneo/6/40731 Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios: Migração.
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete a pergunta aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Este é o momento para você conhecer o que os alunos sabem sobre o tema. Provavelmente os alunos vão responder que é o mar Mediterrâneo, mas se nenhum aluno citar o deserto do Saara, comente que para chegar ao Mediterrâneo africanos da região subsaariana precisam primeiro atravessar o deserto e que muitas pessoas perderam suas vidas nesta travessia.
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), os atravessadores chegam a cobrar cerca de 1500 reais por pessoa, há relatos das pessoas que conseguiram atravessar que muitos imigrantes subsaarianos foram abandonados no deserto, outros morreram durante a travessia. Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram no deserto.
Explique para os alunos o que é um deserto - comente que há desertos frios e quentes. O Saara, por exemplo, é um deserto quente com elevada amplitude térmica diária, onde não se encontra água com facilidade, o que dificulta muito sua travessia. Num relato de um atravessador em entrevista para o jornal El País, ele afirmou que: “Não existe caminho marcado, nem uma pista. Há trechos em que só se vê areia até onde a vista alcança. É como um oceano. Se você se desorientar, acabou. Está morto”.
Como muitos países (Chade, Níger, Mali, Sudão, Burkina Faso, Benin, Togo, etc) estão na área do deserto, ou próxima a ele, a população desses países enfrentam sérios problemas econômicos, com técnicas rudimentares para explorar a agricultura e a sobrevivência nestas áreas é quase impossível, assim, muitos arriscam suas vidas na travessia pelo deserto com o objetivo final de chegar à Europa.
Projete o mapa de densidade populacional da África aos alunos ou faça cópias. O mapa está em inglês, mas a ideia é focar na área do deserto do Saara. Comece perguntando se eles conseguem localizar o deserto do Saara neste mapa. O primeiro mapa (slide 4) é sobre a densidade populacional no continente africano, mostre para os alunos que o deserto do Saara é um das áreas com menos habitante por Km2, a área cinza representa 0 habitante por Km2, enquanto a área vermelha mais de 100 habitantes por Km2. É importante destacar que há um densidade populacional elevada ao sul do Saara, por exemplo, Nigéria, Serra Leoa e Etiópia. São países pobres com elevada taxa de desemprego, elevada mortalidade infantil, subnutrição, etc. Fatores contribuem para que as pessoas tentem atravessar o deserto.
Projete ou imprima para a turma o mapa do deserto do Saara no slide 5, isto vai ajudar os alunos localizarem com maior precisão o deserto. Explique que a área mais clara do mapa é o deserto, observe que as áreas verdes nesta imagem de satélite mostram onde a população está concentrada.
Mapa densidade populacional África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxp7A8EpfKnCuDDVGGPVMuh4aUwCXsvbtSFcyBYXDC7MEq6sDGTQ3ZuES5PY/geo8-01und04-mapa-densidade-populacional-africa.pdf
Mapa do deserto do Saara: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2r8T35rKceYkQMtdRjp44y83Uy2ytD6ECqgfJ75jra6y254XfMXWEJszhnA7/geo8-01und04-mapa-do-deserto-do-saara.pdf
Para você saber mais:
Encontrados os corpos de 87 imigrantes mortos de sede no deserto do Saara. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/encontrados-os-corpos-de-87-imigrantes-mortos-de-sede-no-deserto-do-saara-10610715>. Acesso em: 25 fev 2019.
GUIMARÃES, Maria João. O deserto do Saara mata ainda mais migrantes do que o Mediterrâneo. Carta Maior. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/O-deserto-do-Sara-mata-ainda-mais-migrantes-do-que-o-Mediterraneo/6/40731 Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
Mais 40 migrantes morrem ao tentar atravessar o deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-40-migrantes-morrem-ao-atravessar-o-deserto-do-saara-dizem-sobreviventes.ghtml>. Acesso em: 25 fev 2019.
Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido no deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-50-imigrantes-africanos-podem-ter-morrido-no-deserto-do-saara-diz-oim.ghtml>.
Acesso em: 26 fev 2019.
- Atravessadores: são pessoas que fazem o transporte de clandestinos através da África e do Oriente Médio, e depois do Mediterrâneo para a Europa.
- Densidade populacional: também conhecida como densidade demográfica, mostra quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado numa área.
- Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registradas num determinado período de tempo.
Contextualização
Orientações: Projete a pergunta aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Este é o momento para você conhecer o que os alunos sabem sobre o tema. Provavelmente os alunos vão responder que é o mar Mediterrâneo, mas se nenhum aluno citar o deserto do Saara, comente que para chegar ao Mediterrâneo africanos da região subsaariana precisam primeiro atravessar o deserto e que muitas pessoas perderam suas vidas nesta travessia.
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), os atravessadores chegam a cobrar cerca de 1500 reais por pessoa, há relatos das pessoas que conseguiram atravessar que muitos imigrantes subsaarianos foram abandonados no deserto, outros morreram durante a travessia. Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram no deserto.
Explique para os alunos o que é um deserto - comente que há desertos frios e quentes. O Saara, por exemplo, é um deserto quente com elevada amplitude térmica diária, onde não se encontra água com facilidade, o que dificulta muito sua travessia. Num relato de um atravessador em entrevista para o jornal El País, ele afirmou que: “Não existe caminho marcado, nem uma pista. Há trechos em que só se vê areia até onde a vista alcança. É como um oceano. Se você se desorientar, acabou. Está morto”.
Como muitos países (Chade, Níger, Mali, Sudão, Burkina Faso, Benin, Togo, etc) estão na área do deserto, ou próxima a ele, a população desses países enfrentam sérios problemas econômicos, com técnicas rudimentares para explorar a agricultura e a sobrevivência nestas áreas é quase impossível, assim, muitos arriscam suas vidas na travessia pelo deserto com o objetivo final de chegar à Europa.
Projete o mapa de densidade populacional da África aos alunos ou faça cópias. O mapa está em inglês, mas a ideia é focar na área do deserto do Saara. Comece perguntando se eles conseguem localizar o deserto do Saara neste mapa. O primeiro mapa (slide 4) é sobre a densidade populacional no continente africano, mostre para os alunos que o deserto do Saara é um das áreas com menos habitante por Km2, a área cinza representa 0 habitante por Km2, enquanto a área vermelha mais de 100 habitantes por Km2. É importante destacar que há um densidade populacional elevada ao sul do Saara, por exemplo, Nigéria, Serra Leoa e Etiópia. São países pobres com elevada taxa de desemprego, elevada mortalidade infantil, subnutrição, etc. Fatores contribuem para que as pessoas tentem atravessar o deserto.
Projete ou imprima para a turma o mapa do deserto do Saara no slide 5, isto vai ajudar os alunos localizarem com maior precisão o deserto. Explique que a área mais clara do mapa é o deserto, observe que as áreas verdes nesta imagem de satélite mostram onde a população está concentrada.
Mapa densidade populacional África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxp7A8EpfKnCuDDVGGPVMuh4aUwCXsvbtSFcyBYXDC7MEq6sDGTQ3ZuES5PY/geo8-01und04-mapa-densidade-populacional-africa.pdf
Mapa do deserto do Saara: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2r8T35rKceYkQMtdRjp44y83Uy2ytD6ECqgfJ75jra6y254XfMXWEJszhnA7/geo8-01und04-mapa-do-deserto-do-saara.pdf
Para você saber mais:
Encontrados os corpos de 87 imigrantes mortos de sede no deserto do Saara. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/encontrados-os-corpos-de-87-imigrantes-mortos-de-sede-no-deserto-do-saara-10610715>. Acesso em: 25 fev 2019.
GUIMARÃES, Maria João. O deserto do Saara mata ainda mais migrantes do que o Mediterrâneo. Carta Maior. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/O-deserto-do-Sara-mata-ainda-mais-migrantes-do-que-o-Mediterraneo/6/40731 Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
Mais 40 migrantes morrem ao tentar atravessar o deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-40-migrantes-morrem-ao-atravessar-o-deserto-do-saara-dizem-sobreviventes.ghtml>. Acesso em: 25 fev 2019.
Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido no deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-50-imigrantes-africanos-podem-ter-morrido-no-deserto-do-saara-diz-oim.ghtml>.
Acesso em: 26 fev 2019.
- Atravessadores: são pessoas que fazem o transporte de clandestinos através da África e do Oriente Médio, e depois do Mediterrâneo para a Europa.
- Densidade populacional: também conhecida como densidade demográfica, mostra quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado numa área.
- Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registradas num determinado período de tempo.
Contextualização
Orientações: Projete a pergunta aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Este é o momento para você conhecer o que os alunos sabem sobre o tema. Provavelmente os alunos vão responder que é o mar Mediterrâneo, mas se nenhum aluno citar o deserto do Saara, comente que para chegar ao Mediterrâneo africanos da região subsaariana precisam primeiro atravessar o deserto e que muitas pessoas perderam suas vidas nesta travessia.
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), os atravessadores chegam a cobrar cerca de 1500 reais por pessoa, há relatos das pessoas que conseguiram atravessar que muitos imigrantes subsaarianos foram abandonados no deserto, outros morreram durante a travessia. Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram no deserto.
Explique para os alunos o que é um deserto - comente que há desertos frios e quentes. O Saara, por exemplo, é um deserto quente com elevada amplitude térmica diária, onde não se encontra água com facilidade, o que dificulta muito sua travessia. Num relato de um atravessador em entrevista para o jornal El País, ele afirmou que: “Não existe caminho marcado, nem uma pista. Há trechos em que só se vê areia até onde a vista alcança. É como um oceano. Se você se desorientar, acabou. Está morto”.
Como muitos países (Chade, Níger, Mali, Sudão, Burkina Faso, Benin, Togo, etc) estão na área do deserto, ou próxima a ele, a população desses países enfrentam sérios problemas econômicos, com técnicas rudimentares para explorar a agricultura e a sobrevivência nestas áreas é quase impossível, assim, muitos arriscam suas vidas na travessia pelo deserto com o objetivo final de chegar à Europa.
Projete o mapa de densidade populacional da África aos alunos ou faça cópias. O mapa está em inglês, mas a ideia é focar na área do deserto do Saara. Comece perguntando se eles conseguem localizar o deserto do Saara neste mapa. O primeiro mapa (slide 4) é sobre a densidade populacional no continente africano, mostre para os alunos que o deserto do Saara é um das áreas com menos habitante por Km2, a área cinza representa 0 habitante por Km2, enquanto a área vermelha mais de 100 habitantes por Km2. É importante destacar que há um densidade populacional elevada ao sul do Saara, por exemplo, Nigéria, Serra Leoa e Etiópia. São países pobres com elevada taxa de desemprego, elevada mortalidade infantil, subnutrição, etc. Fatores contribuem para que as pessoas tentem atravessar o deserto.
Projete ou imprima para a turma o mapa do deserto do Saara no slide 5, isto vai ajudar os alunos localizarem com maior precisão o deserto. Explique que a área mais clara do mapa é o deserto, observe que as áreas verdes nesta imagem de satélite mostram onde a população está concentrada.
Mapa densidade populacional África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxp7A8EpfKnCuDDVGGPVMuh4aUwCXsvbtSFcyBYXDC7MEq6sDGTQ3ZuES5PY/geo8-01und04-mapa-densidade-populacional-africa.pdf
Mapa do deserto do Saara: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2r8T35rKceYkQMtdRjp44y83Uy2ytD6ECqgfJ75jra6y254XfMXWEJszhnA7/geo8-01und04-mapa-do-deserto-do-saara.pdf
Para você saber mais:
Encontrados os corpos de 87 imigrantes mortos de sede no deserto do Saara. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/encontrados-os-corpos-de-87-imigrantes-mortos-de-sede-no-deserto-do-saara-10610715>. Acesso em: 25 fev 2019.
GUIMARÃES, Maria João. O deserto do Saara mata ainda mais migrantes do que o Mediterrâneo. Carta Maior. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/O-deserto-do-Sara-mata-ainda-mais-migrantes-do-que-o-Mediterraneo/6/40731 Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
Mais 40 migrantes morrem ao tentar atravessar o deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-40-migrantes-morrem-ao-atravessar-o-deserto-do-saara-dizem-sobreviventes.ghtml>. Acesso em: 25 fev 2019.
Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido no deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-50-imigrantes-africanos-podem-ter-morrido-no-deserto-do-saara-diz-oim.ghtml>.
Acesso em: 26 fev 2019.
- Atravessadores: são pessoas que fazem o transporte de clandestinos através da África e do Oriente Médio, e depois do Mediterrâneo para a Europa.
- Densidade populacional: também conhecida como densidade demográfica, mostra quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado numa área.
- Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registradas num determinado período de tempo.
Problematização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete ou leia a problematização para a turma. Deixe os alunos comentarem de forma sucinta o que eles fariam (na ação propositiva eles vão pensar mais sobre isto). Depois, comente que alguns jornais mostram notícias sobre pessoas que foram abandonadas no meio do deserto por atravessadores. Normalmente os africanos subsaarianos contratam (pagam cerca de 1500 reais) comboios com algumas picapes que levam mais de 60 imigrantes para o norte através do Saara rumo à Líbia - uma rota conhecida de moradores do oeste africano quando pretendem chegar na Europa - muitas vezes os motoristas abandonam as pessoas no meio do deserto, ou por problemas nas picapes, ou simplesmente para ficar com o dinheiro.
Projete a imagem do deserto do Saara (Argélia) ou faça cópias (link abaixo) para os alunos. Explique que para atravessar algumas áreas do deserto pode levar alguns dias de carro e semanas caminhando. Comente que as condições climáticas enfrentadas são muito difíceis para pessoas sem recursos financeiros e equipamentos adequados. Durante o dia a temperatura pode atingir 48º C e à noite 2º C (amplitude térmica). Sem falar da chance de ser atacado por algum grupo de saqueadores no meio do deserto.
Deserto do Saara - Argélia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TaFpxpFTatcrPJH99AxkXSSBshhwMcYXqKpjGpQMAVggfEhjHrZprsgyMAu5/geo8-01und04-deserto-do-saara-argelia.pdf
Para você saber mais:
Atravessadores de clandestinos: redes mafiosas cada vez mais poderosas. Terra, 12/05/2015. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/oriente-medio/atravessadores-de-clandestinos-redes-mafiosas-cada-vez-mais-poderosas,59abc34ecbd535311a874ddc8152c373pw56RCRD.html>. Acesso em: 26 fev 2019.
CARRETERO, N. O cemitério de areia a caminho da Europa. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/29/internacional/1498757177_348388.html>. Acesso em: 27 fev 2019.
Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido no deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-50-imigrantes-africanos-podem-ter-morrido-no-deserto-do-saara-diz-oim.ghtml>.
Acesso em: 26 fev 2019.
PIZZOLI, Alberto. UE lança ofensiva contra atravessadores de migrantes. Disponível em: <http://br.rfi.fr/europa/20151007-europeus-lancam-ofensiva-contra-atravessadores-de-migrantes-no-mediterraneo>. Acesso em: 26 fev 2019.
- Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registradas num determinado período de tempo.
- Atravessadores: são pessoas que fazem o transporte de clandestinos através da África e do Oriente Médio, e depois do Mediterrâneo para a Europa.
Problematização
Orientações: Projete o mapa do deserto do Saara (Argélia) ou faça cópias (link abaixo) para os alunos. Normalmente os africanos subsaarianos contratam (pagam cerca de 1500 reais) comboios com algumas picapes que levam mais de 60 imigrantes para o norte através do Saara rumo à Líbia - uma rota conhecida de moradores do oeste africano quando pretendem chegar na Europa - muitas vezes os motoristas abandonam as pessoas no meio do deserto, ou por problemas nas picapes, ou simplesmente para ficar com o dinheiro.
Projete a imagem do deserto do Saara (Argélia) ou faça cópias (link abaixo) para os alunos. Explique que para atravessar algumas áreas do deserto pode levar alguns dias de carro e semanas caminhando. Comente que as condições climáticas enfrentadas são muito difíceis para pessoas sem recursos financeiros e equipamentos adequados. Durante o dia a temperatura pode atingir 48º C e à noite 2º C (amplitude térmica). Sem falar da chance de ser atacado por algum grupo de saqueadores no meio do deserto.
Deserto do Saara - Argélia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TaFpxpFTatcrPJH99AxkXSSBshhwMcYXqKpjGpQMAVggfEhjHrZprsgyMAu5/geo8-01und04-deserto-do-saara-argelia.pdf
Para você saber mais:
Atravessadores de clandestinos: redes mafiosas cada vez mais poderosas. Terra, 12/05/2015. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/oriente-medio/atravessadores-de-clandestinos-redes-mafiosas-cada-vez-mais-poderosas,59abc34ecbd535311a874ddc8152c373pw56RCRD.html>. Acesso em: 26 fev 2019.
CARRETERO, N. O cemitério de areia a caminho da Europa. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/29/internacional/1498757177_348388.html>. Acesso em: 27 fev 2019.
Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido no deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-50-imigrantes-africanos-podem-ter-morrido-no-deserto-do-saara-diz-oim.ghtml>.
Acesso em: 26 fev 2019.
PIZZOLI, Alberto. UE lança ofensiva contra atravessadores de migrantes. Disponível em: <http://br.rfi.fr/europa/20151007-europeus-lancam-ofensiva-contra-atravessadores-de-migrantes-no-mediterraneo>. Acesso em: 26 fev 2019.
- Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registradas num determinado período de tempo.
- Atravessadores: são pessoas que fazem o transporte de clandestinos através da África e do Oriente Médio, e depois do Mediterrâneo para a Europa.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Os alunos vão trabalhar com uma metodologia ativa chamada "construindo um muro" (CAMARGO; DAROS, 2018). Esta metodologia permite que os alunos considerem quais pontos são mais relevantes na construção de uma questão ou na resolução de um problema.
A ideia é trabalhar em equipe; desenvolver ideias, pensamentos, reflexão e tomada de decisão. Forme grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 alunos. Projete o slide 7 novamente e pergunte para os grupos o que vocês fariam. Incentive os alunos a priorizarem ideias e informações bem como discutirem e justificarem suas escolhas acerca do problema. Entregue para os grupos uma cartolina ou papel A3 e post-its. Os alunos devem escrever nos post-its suas próprias ideias (palavras ou frases) e usá-las na construção do muro (que será a cartolina ou o papel A3). Mostre um exemplo de um muro no slide 9, ou escreva no quadro.
Aconselhe os alunos a criarem um título para o muro. Os alunos devem, por meio dos post-its, decidir em grupo qual post-it possui maior ou menor relevância com o problema proposto. Os fatores mais importantes são colocados no topo e os menos importantes na base do muro.
Para você saber mais:
CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Ação Propositiva
Orientações: Os alunos vão trabalhar com uma metodologia ativa chamada "construindo um muro" (CAMARGO; DAROS, 2018). Esta metodologia permite que os alunos considerem quais pontos são mais relevantes na construção de uma questão ou na resolução de um problema.
A ideia é trabalhar em equipe; desenvolver ideias, pensamentos, reflexão e tomada de decisão. Forme grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 alunos. Projete o slide 7 novamente e pergunte para os grupos o que vocês fariam. Incentive os alunos a priorizarem ideias e informações bem como discutirem e justificarem suas escolhas acerca do problema. Entregue para os grupos uma cartolina ou papel A3 e post-its. Os alunos devem escrever nos post-its suas próprias ideias (palavras ou frases) e usá-las na construção do muro (que será a cartolina ou o papel A3). Mostre um exemplo de um muro no slide 9, ou escreva no quadro.
Aconselhe os alunos a criarem um título para o muro. Os alunos devem, por meio dos post-its, decidir em grupo qual post-it possui maior ou menor relevância com o problema proposto. Os fatores mais importantes são colocados no topo e os menos importantes na base do muro.
Para você saber mais:
CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com os muros finalizados, organize uma exposição prendendo-os com fita adesiva no mural (se a sala de aula tiver um) ou então na parede. Em seguida, o professor deve sortear alguns grupos para apresentarem os muros, estes grupos devem justificar as escolhas e decisões na construção do muro. Enquanto um grupo se justifica para os demais, os outros devem anotar e sugerir novas ideias. Não gaste mais de 08 minutos nesta etapa.
Separe uns 2 minutos para você finalizar a aula, retome o objetivo de aprendizagem e faça uma análise geral dos muros construídos pelos alunos. Mostre que de fato não é uma decisão fácil, ficar num país sem mínimas condições de sobrevivência ou se arriscar numa jornada onde terá que enfrentar um impiedoso deserto, um mar Mediterrâneo perigoso de enfrentar, atravessadores que não são confiáveis, sem saber ainda, se vão conseguir ficar na Europa, podendo ser deportados assim que chegarem em terras europeias.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
Grave um áudio e explique para os alunos que o objetivo desta aula é conhecer e explorar um fluxo migratório que milhares de africanos subsaarianos enfrentam. Nesta aula, vamos nos referir às pessoas de origem dos países: Níger, Gana, Libéria, Senegal, Gâmbia, Sudão, Mali e Camarões, mas há africanos de outras regiões que tentam fazer a travessia pelo deserto do Saara com o objetivo de atingir o mar Mediterrâneo para chegarem depois à Europa. Essa rota é pouco abordada pelos grandes meios de comunicação. Com esta aula, perceberemos que existe forte desigualdade social no continente africano, ressaltada por essas pessoas que tentam uma vida melhor arriscando-se. Crie um grupo para a turma no WhatsApp. Caso não seja possível, procure adaptar toda a aula para o e-mail. Tempo estimado desta etapa: 5 minutos.
Contextualização
Envie o mapa "Densidade demográfica", disponível aqui. Grave um áudio ou um vídeo curto explicando que a cor vermelha representa áreas com mais pessoas e a cor amarela, com menos pessoas. Pergunte aos alunos qual é a região da África de onde as pessoas mais migram? Incentive-os a enviar uma resposta por texto ou áudio curto no grupo da classe.
Muitos devem comentar a respeito da região do mediterrâneo para se chegar à Europa. Explique que antes de chegar lá, milhões precisam atravessar o deserto também. Aproveite para esclarecer o que é um deserto e envie a imagem do Saara, disponível aqui.
Peça que os alunos façam uma pesquisa e anotem localização e nome de pelo menos mais seis desertos do mundo. Eles podem escolher alguma curiosidade da região também. Eles devem enviar suas respostas por texto, no WhatsApp. Explique a importância da pesquisa e que eles não devem copiar as respostas dos amigos que aparecerem no WhatsApp. Tempo estimado para esta etapa: 25 minutos.
Problematização
Grave um áudio ou um vídeo curto, ou até mesmo envie o texto da problematização, com a seguinte situação hipotética: imagine que você viva em um país sem governo e que a guerra civil está sempre presente no seu dia a dia. Você já perdeu diversos familiares e amigos, não há empregos e há fome. Um grupo de amigos vai contratar alguns atravessadores para levá-los ao Mediterrâneo de carro e de lá vão seguir para a Europa de navio. Quando chegarem à Europa, terão que trabalhar para os atravessadores para pagar a travessia. O que você faria?
Eles devem pensar sobre essa situação. Tempo estimado para esta etapa: 5 minutos.
Ação propositiva
Os alunos irão trabalhar com uma metodologia ativa chamada "Construindo um muro". Este método permite que eles considerem quais pontos são mais relevantes na construção de uma questão ou na resolução de um problema. Veja um exemplo no slide disponível aqui. Grave um áudio e explique que eles terão que criar esse “muro” para responder ao questionamento da problematização. Eles devem colocar argumentos positivos e negativos para tentar chegar a uma solução. Tempo estimado para esta etapa: 20 minutos.
Sistematização
Os alunos devem tirar fotos de seus "muros" e enviar para o WhatsApp da classe. Analise todos os muros e envie áudios comentando as produções. Você pode fazer alguns comentários para concluir a aula, como, por exemplo, dizer que normalmente os africanos subsaarianos contratam (por cerca de 1500 reais) comboios com picapes que levam mais de 60 imigrantes para o norte, através do Saara, rumo à Líbia, uma rota conhecida de moradores do oeste africano. Muitas vezes os motoristas abandonam as pessoas no meio do deserto ou por problemas nos carros, ou simplesmente para ficar com o dinheiro. Tempo estimado para esta etapa: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com seus filhos a um episódio do “Profissão Repórter" que mostra a travessia pelo Mar Egeu para chegar à Europa, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Hugo Rocha
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender os problemas enfrentados por alguns africanos subsaarianos antes de chegar no mar Mediterrâneo para atravessar em direção à Europa
Habilidade (s) da Base: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
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