GEO7_06UND04 - Imagens utilizadas no plano
Plano de Aula
Plano de aula: O consumo nas grandes cidades
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem por objetivo as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias. Este plano, em específico, guarda o objetivo de discutir a produção e circulação de mercadorias a partir do consumo em massa motivado pelas propagandas e, por consequência, intensa acumulação de lixo gerado pelo modelo capitalista de desenvolvimento. O plano conta com discussões seguidas de atividades individuais de estudo dirigido, elaboração de gráfico e simulação de texto para matéria de jornal.
Materiais necessários:
- Quadro
- Projetor (caso não seja possível utilizar o projetor recomenda-se a utilização do quadro)
- Caderno, lápis grafite, borracha, lápis de cor, régua
Material complementar:
Imagens utilizadas no plano:
Link para os mapas:
Para você saber mais:
Em sua obra “O espaço do cidadão”, o professor Milton Santo sugere que, no Brasil, não existem cidadãos, mas sim consumidores, existindo porém, uma forte concepção de que ser cidadão é ser capaz de consumir bens e serviços. Segundo o autor, há um sufocamento da cultura e do exercício da cidadania em detrimento de padrões de consumo pautados em ideais de desenvolvimento econômico movido pelo capitalismo financeiro. Há, desta forma, uma construção do imaginário de “progresso” que se associa à aquisição de bens materiais, sendo a mídia uma grande articuladora e promotora desta ideologia do consumo como forma de satisfação individual e coletiva. O autor propõe um modelo de sociedade na qual os direitos não sejam configurados enquanto privilégios e da quebra de valores subjugados ao consumo.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ªed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. 167 p.
Panorama de resíduos sólidos no Brasil. Relatório referente a 2017. Disponível em:
<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAEzpKVaApmuCqMUdYr2CaUzhY8dUzjps8kQHs42kfmmadTAVRttgtdVyvqk/panorama-abrelpe-2017.pdf>. Acesso em: 25 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Escreva no quadro ou projete o tema da aula aos alunos. Pergunte, primeiramente, se eles sabem do que se trata a expressão “consumo em massa” e, caso nenhum dos alunos traga uma concepção em harmonia com a aula, diga que o termo “em massa” se refere a alguma coisa em grande quantidade. Desta forma, exponha que nesta aula será discutida da relação entre a produção de mercadorias e o seu consumo em grandes quantidades pelas pessoas.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a imagem da propaganda presente no slide. Caso não seja possível projetá-la, busque em revistas, jornais, internet e etc. por propagandas, seja em formato de áudio, vídeo ou imagem. É importante que a propaganda faça referência a um produto específico. Na sequência, pergunte aos alunos o que é uma propaganda. Questione qual seria o objetivo de um comercial, por exemplo. Traga os alunos para a discussão, perguntando se eles já viram alguma propaganda e quiseram ter o produto que ela apresentava. Pode ser uma propaganda em qualquer lugar: tv, outdoor, algum conhecido que falou do produto, rádio, na internet, em um banner e etc. O objetivo desta etapa do plano é mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao consumo de mercadorias partindo de seu próprio consumo para, posteriormente, ampliar a discussão para padrões de consumo gerais e sua relação com o modo de produção em uníssono às ações das propagandas.
Imagens utilizadas no plano:
Como adequar à sua realidade: Caso ache necessário, opte por propagandas que estejam mais próximas do contexto dos alunos (sejam de gêneros alimentícios, brinquedos e etc.).
Para você saber mais:
Em sua obra “O espaço do cidadão”, o professor Milton Santo sugere que, no Brasil, não existem cidadão, mas sim consumidores, existindo porém, uma forte concepção de que ser cidadão é ser capaz de consumir bens e serviços. Segundo o autor, há um sufocamento da cultura e do exercício da cidadania em detrimento de padrões de consumo pautados em ideais de desenvolvimento econômico movido pelo capitalismo financeiro. Há, desta forma, uma construção do imaginário de “progresso” que se associa à aquisição de bens materiais, sendo a mídia uma grande articuladora e promotora desta ideologia do consumo como forma de satisfação individual e coletiva. O autor propõe um modelo de sociedade na qual os direitos não sejam configurados enquanto privilégios e da quebra de valores subjugados ao consumo.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo. 7ªed. 2014. 167 p
Coca-Cola: Regras da Casa. 2018 (1min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VgP3ciARQaQ>. Acesso em: 25 fev 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o slide com a imagem da propaganda do slogan “American Way of Life” lendo, juntamente com os alunos, a tradução do cartaz. Perguntem se já ouviram sobre esse slogan alguma vez e, caso tenham ouvido, qual era o contexto. Caso nunca tenham ouvido, pergunte o que eles acham que pode significar. Discuta com os alunos, brevemente, a Crise de 1929 como uma crise de superprodução, trazendo, primeiramente, o cenário da Primeira Guerra Mundial na Europa e os EUA sendo o principal provedor de alimentos e itens para a guerra, passando, na década de 1920, por um grande crescimento econômico. Explique a superprodução americana baseada no “American way of life”, que consistia no incentivo a elevados padrões de consumo por parte da população, sobretudo por meio das propagandas e que veio também a causar a quebra da bolsa de Nova York quando a velocidade do consumo era menor do que a da produção, levando várias empresas à falência. Diga que, apesar deste período, o estilo de vida norte-americano continuou a ser propagado e influenciou diversos países, dentre eles o Brasil.
Na sequência, questione: “De onde vem e para onde vai o que consumimos?” e traga a concepção da existência de uma cadeia produtiva que conta com a extração de matérias-primas, sua transformação, comercialização e consumo (segundo slide desta etapa). Todos esses processos, no mundo globalizado, são realizados em várias escalas, ou seja, uma matéria-prima extraída no Brasil pode ser utilizada em uma indústria na China e, posteriormente, o produto pode ser vendido para a Índia. O mesmo processo pode acontecer na escala nacional, assim, uma matéria-prima extraída em um município no Rio Grande do Sul pode passar por processos industriais em Pernambuco e ser comercializado em São Paulo ou em Rondônia.
Pergunte aos alunos se eles imaginam como nossas sociedades foram se transformando até atingir padrões de consumos que temos hoje. Peça para que os alunos se atentem a todas as etapas da cadeia produtiva com foco especial ao o que ocorre após o consumo das mercadorias (tratamento de lixo). Pergunte se eles imaginam o quanto daquilo que consumimos vai para o lixo.
Traga novamente, a questão problema desta etapa e peça para que eles a respondam. Espera-se que os alunos digam que o que consumimos vêm das produções nas fábricas (que retiram seu insumos da extração de matérias-primas) e que, por fim, grande parte do que consumimos vai para o lixo.
Caso não seja possível projetar o cartaz do slogan norte-americano, é possível encontrá-lo em grande parte dos livros didáticos e/ou apostilas. Caso ainda assim não seja possível, escrava-o no quadro e prossiga a aula como sugerido. Caso não seja possível projetar as etapas da cadeia produtiva, coloque-as no quadro e prossiga a aula como sugerido.
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível, utilize dados de extração, produção e consumo do seu município e os articule com a economia nacional e/ou internacional.
Para você saber mais:
AMORIM, Eder Ramos. A história das coisas completo dublado em português (capitalismo, consumismo e meio ambiente).2013. (21min17s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Q3YqeDSfdfk>. Acesso em: 25 fev 2019.
BRASIL, Senado Federal. Rumo a 4 bilhões de toneladas por ano. Em Discussão (Infográficos). n.22, set 2014. Disponível em:
SOUZA, Rainer Gonçalves. Crise de 1929. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/crise-1929.htm>. Acesso em: 25 fev 2019.
Problematização
Orientações: Apresente o slide com a imagem da propaganda do slogan “American Way of Life” lendo, juntamente com os alunos, a tradução do cartaz. Perguntem se já ouviram sobre esse slogan alguma vez e, caso tenham ouvido, qual era o contexto. Caso nunca tenham ouvido, pergunte o que eles acham que pode significar. Discuta com os alunos, brevemente, a Crise de 1929 como uma crise de superprodução, trazendo, primeiramente, o cenário da Primeira Guerra Mundial na Europa e os EUA sendo o principal provedor de alimentos e itens para a guerra, passando, na década de 1920, por um grande crescimento econômico. Explique a superprodução americana baseada no “American way of life”, que consistia no incentivo a elevados padrões de consumo por parte da população, sobretudo por meio das propagandas e que veio também a causar a quebra da bolsa de Nova York quando a velocidade do consumo era menor do que a da produção, levando várias empresas à falência. Diga que, apesar deste período, o estilo de vida norte-americano continuou a ser propagado e influenciou diversos países, dentre eles o Brasil.
Na sequência, questione: “De onde vem e para onde vai o que consumimos?” e traga a concepção da existência de uma cadeia produtiva que conta com a extração de matérias-primas, sua transformação, comercialização e consumo (segundo slide desta etapa). Todos esses processos, no mundo globalizado, são realizados em várias escalas, ou seja, uma matéria-prima extraída no Brasil pode ser utilizada em uma indústria na China e, posteriormente, o produto pode ser vendido para a Índia. O mesmo processo pode acontecer na escala nacional, assim, uma matéria-prima extraída em um município no Rio Grande do Sul pode passar por processos industriais em Pernambuco e ser comercializado em São Paulo ou em Rondônia.
Pergunte aos alunos se eles imaginam como nossas sociedades foram se transformando até atingir padrões de consumos que temos hoje. Peça para que os alunos se atentem a todas as etapas da cadeia produtiva com foco especial ao o que ocorre após o consumo das mercadorias (tratamento de lixo). Pergunte se eles imaginam o quanto daquilo que consumimos vai para o lixo.
Traga novamente, a questão problema desta etapa e peça para que eles a respondam. Espera-se que os alunos digam que o que consumimos vêm das produções nas fábricas (que retiram seu insumos da extração de matérias-primas) e que, por fim, grande parte do que consumimos vai para o lixo.
Caso não seja possível projetar o cartaz do slogan norte-americano, é possível encontrá-lo em grande parte dos livros didáticos e/ou apostilas. Caso ainda assim não seja possível, escrava-o no quadro e prossiga a aula como sugerido. Caso não seja possível projetar as etapas da cadeia produtiva, coloque-as no quadro e prossiga a aula como sugerido.
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível, utilize dados de extração, produção e consumo do seu município e os articule com a economia nacional e/ou internacional.
Para você saber mais:
AMORIM, Eder Ramos. A história das coisas completo dublado em português (capitalismo, consumismo e meio ambiente).2013. (21min17s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Q3YqeDSfdfk>. Acesso em: 25 fev 2019.
BRASIL, Senado Federal. Rumo a 4 bilhões de toneladas por ano. Em Discussão (Infográficos). n.22, set 2014. Disponível em:
SOUZA, Rainer Gonçalves. Crise de 1929. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/crise-1929.htm>. Acesso em: 25 fev 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Peça para que os alunos observem o mapa dos países considerados desenvolvidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e identifiquem os continentes e/ou países destacados (América - especificamente América do Norte, Europa, Oceania e Japão). Na sequência, introduza a tabela elaborada pela revista Exame com os países que mais investem em propaganda no mundo. Juntamente com os alunos, relacione esses países com seus respectivos continentes, investigando se há predominância de algum continente (há uma predominância de países europeus; países como EUA e Japão também apresentem colocação significativa).
Por fim, apresente o mapa elaborado pelo Senado Federal com base em dados do Banco Mundial. Discuta com os alunos as informações contidas no infográfico em relação aos países com maior produção de lixo no mundo.
Escreva no quadro a pergunta e solicite que respondam no caderno:
- O que as informações apresentadas no mapa, tabela e infográfico têm em comum em relação ao nível de desenvolvimento, investimento em propaganda e produção de lixo?
Espera-se que os alunos possam relacionar a presença dos mesmos países nos dois mapas, tabela e gráfico. Há a predominância da América do Norte, Europa, Oceania e Japão no que se refere ao nível de desenvolvimento, em marcas que mais investem em propagandas e em produção de lixo.
Dando continuidade a esta etapa, apresente ou escreva no quadro os dados sobre a produção e coleta de lixo no Brasil. Peça para que elaborem um gráfico de colunas com as porcentagens do índice de coleta das regiões brasileiras. Sugere-se que criem um gráfico com eixo Y de 10% em 10% ou 15% em 15%. Explique que o índice de coleta se refere à porcentagem do lixo que é coletado em cada região, independente do seu destino (lixões, aterros controlados ou aterros sanitários). Explique que, apesar das porcentagens elevadas de coleta, o Brasil não apresenta índices elevados de coleta seletiva e reciclagem, com menos de 20% dos municípios apresentando coleta seletiva de lixo.
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível, utilize dados de extração, produção e consumo do seu município e os articule com a economia nacional e/ou internacional. Verifique as destinações que seu município confere ao lixo produzido, se há coleta seletiva, situação de lixões e aterros, porcentagem de bairros que possuem coleta seletiva e etc. Peça para que os próprios alunos tragam algumas dessas informações a partir de sua vivência e articule com os dados oficiais municipais.
Para você saber mais:
DEARO, GUilherme. As marcas que mais gastaram com publicidade no mundo. Revista Exame, 12 de dez de 2016. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/marketing/as-marcas-que-mais-gastaram-com-publicidade-no-mundo/>. Acesso em: 25 fev 2019.
LIZIERO, Adriano. Infográfico mostra a viagem dos lixos jogados na rua. Geografia Visual. 26 de setembro de 2011. Disponível em:
<https://geografiavisual.com.br/infografico/193>. Acesso em: 25 fev 2019.
MENDONÇA, Brenda. Entenda como o lixo jogado no mar pode viajar o mundo. Geografia Visual. 7 de maio de 2018. Disponível em:
https://geografiavisual.com.br/infografico/entenda-como-o-lixo-jogado-no-mar-pode-viajar-pelo-mundo>. Acesso em: 25 fev 2019.
RIBEIRO, Thiago. O lixo. Mundo Educação. Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm>. Acesso em: 25 fev 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para que os alunos observem o mapa dos países considerados desenvolvidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e identifiquem os continentes e/ou países destacados (América - especificamente América do Norte, Europa, Oceania e Japão). Na sequência, introduza a tabela elaborada pela revista Exame com os países que mais investem em propaganda no mundo. Juntamente com os alunos, relacione esses países com seus respectivos continentes, investigando se há predominância de algum continente (há uma predominância de países europeus; países como EUA e Japão também apresentem colocação significativa).
Por fim, apresente o mapa elaborado pelo Senado Federal com base em dados do Banco Mundial. Discuta com os alunos as informações contidas no infográfico em relação aos países com maior produção de lixo no mundo.
Escreva no quadro a pergunta e solicite que respondam no caderno:
- O que as informações apresentadas no mapa, tabela e infográfico têm em comum em relação ao nível de desenvolvimento, investimento em propaganda e produção de lixo?
Espera-se que os alunos possam relacionar a presença dos mesmos países nos dois mapas, tabela e gráfico. Há a predominância da América do Norte, Europa, Oceania e Japão no que se refere ao nível de desenvolvimento, em marcas que mais investem em propagandas e em produção de lixo.
Dando continuidade a esta etapa, apresente ou escreva no quadro os dados sobre a produção e coleta de lixo no Brasil. Peça para que elaborem um gráfico de colunas com as porcentagens do índice de coleta das regiões brasileiras. Sugere-se que criem um gráfico com eixo Y de 10% em 10% ou 15% em 15%. Explique que o índice de coleta se refere à porcentagem do lixo que é coletado em cada região, independente do seu destino (lixões, aterros controlados ou aterros sanitários). Explique que, apesar das porcentagens elevadas de coleta, o Brasil não apresenta índices elevados de coleta seletiva e reciclagem, com menos de 20% dos municípios apresentando coleta seletiva de lixo.
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível, utilize dados de extração, produção e consumo do seu município e os articule com a economia nacional e/ou internacional. Verifique as destinações que seu município confere ao lixo produzido, se há coleta seletiva, situação de lixões e aterros, porcentagem de bairros que possuem coleta seletiva e etc. Peça para que os próprios alunos tragam algumas dessas informações a partir de sua vivência e articule com os dados oficiais municipais.
Para você saber mais:
DEARO, GUilherme. As marcas que mais gastaram com publicidade no mundo. Revista Exame, 12 de dez de 2016. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/marketing/as-marcas-que-mais-gastaram-com-publicidade-no-mundo/>. Acesso em: 25 fev 2019.
LIZIERO, Adriano. Infográfico mostra a viagem dos lixos jogados na rua. Geografia Visual. 26 de setembro de 2011. Disponível em:
<https://geografiavisual.com.br/infografico/193>. Acesso em: 25 fev 2019.
MENDONÇA, Brenda. Entenda como o lixo jogado no mar pode viajar o mundo. Geografia Visual. 7 de maio de 2018. Disponível em:
https://geografiavisual.com.br/infografico/entenda-como-o-lixo-jogado-no-mar-pode-viajar-pelo-mundo>. Acesso em: 25 fev 2019.
RIBEIRO, Thiago. O lixo. Mundo Educação. Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm>. Acesso em: 25 fev 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para que os alunos observem o mapa dos países considerados desenvolvidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e identifiquem os continentes e/ou países destacados (América - especificamente América do Norte, Europa, Oceania e Japão). Na sequência, introduza a tabela elaborada pela revista Exame com os países que mais investem em propaganda no mundo. Juntamente com os alunos, relacione esses países com seus respectivos continentes, investigando se há predominância de algum continente (há uma predominância de países europeus; países como EUA e Japão também apresentem colocação significativa).
Por fim, apresente o mapa elaborado pelo Senado Federal com base em dados do Banco Mundial. Discuta com os alunos as informações contidas no infográfico em relação aos países com maior produção de lixo no mundo.
Escreva no quadro a pergunta e solicite que respondam no caderno:
- O que as informações apresentadas no mapa, tabela e infográfico têm em comum em relação ao nível de desenvolvimento, investimento em propaganda e produção de lixo?
Espera-se que os alunos possam relacionar a presença dos mesmos países nos dois mapas, tabela e gráfico. Há a predominância da América do Norte, Europa, Oceania e Japão no que se refere ao nível de desenvolvimento, em marcas que mais investem em propagandas e em produção de lixo.
Dando continuidade a esta etapa, apresente ou escreva no quadro os dados sobre a produção e coleta de lixo no Brasil. Peça para que elaborem um gráfico de colunas com as porcentagens do índice de coleta das regiões brasileiras. Sugere-se que criem um gráfico com eixo Y de 10% em 10% ou 15% em 15%. Explique que o índice de coleta se refere à porcentagem do lixo que é coletado em cada região, independente do seu destino (lixões, aterros controlados ou aterros sanitários). Explique que, apesar das porcentagens elevadas de coleta, o Brasil não apresenta índices elevados de coleta seletiva e reciclagem, com menos de 20% dos municípios apresentando coleta seletiva de lixo.
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível, utilize dados de extração, produção e consumo do seu município e os articule com a economia nacional e/ou internacional. Verifique as destinações que seu município confere ao lixo produzido, se há coleta seletiva, situação de lixões e aterros, porcentagem de bairros que possuem coleta seletiva e etc. Peça para que os próprios alunos tragam algumas dessas informações a partir de sua vivência e articule com os dados oficiais municipais.
Para você saber mais:
DEARO, GUilherme. As marcas que mais gastaram com publicidade no mundo. Revista Exame, 12 de dez de 2016. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/marketing/as-marcas-que-mais-gastaram-com-publicidade-no-mundo/>. Acesso em: 25 fev 2019.
LIZIERO, Adriano. Infográfico mostra a viagem dos lixos jogados na rua. Geografia Visual. 26 de setembro de 2011. Disponível em:
<https://geografiavisual.com.br/infografico/193>. Acesso em: 25 fev 2019.
MENDONÇA, Brenda. Entenda como o lixo jogado no mar pode viajar o mundo. Geografia Visual. 7 de maio de 2018. Disponível em:
https://geografiavisual.com.br/infografico/entenda-como-o-lixo-jogado-no-mar-pode-viajar-pelo-mundo>. Acesso em: 25 fev 2019.
RIBEIRO, Thiago. O lixo. Mundo Educação. Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm>. Acesso em: 25 fev 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Peça para que os alunos observem o mapa dos países considerados desenvolvidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e identifiquem os continentes e/ou países destacados (América - especificamente América do Norte, Europa, Oceania e Japão). Na sequência, introduza a tabela elaborada pela revista Exame com os países que mais investem em propaganda no mundo. Juntamente com os alunos, relacione esses países com seus respectivos continentes, investigando se há predominância de algum continente (há uma predominância de países europeus; países como EUA e Japão também apresentem colocação significativa).
Por fim, apresente o mapa elaborado pelo Senado Federal com base em dados do Banco Mundial. Discuta com os alunos as informações contidas no infográfico em relação aos países com maior produção de lixo no mundo.
Escreva no quadro a pergunta e solicite que respondam no caderno:
- O que as informações apresentadas no mapa, tabela e infográfico têm em comum em relação ao nível de desenvolvimento, investimento em propaganda e produção de lixo?
Espera-se que os alunos possam relacionar a presença dos mesmos países nos dois mapas, tabela e gráfico. Há a predominância da América do Norte, Europa, Oceania e Japão no que se refere ao nível de desenvolvimento, em marcas que mais investem em propagandas e em produção de lixo.
Dando continuidade a esta etapa, apresente ou escreva no quadro os dados sobre a produção e coleta de lixo no Brasil. Peça para que elaborem um gráfico de colunas com as porcentagens do índice de coleta das regiões brasileiras. Sugere-se que criem um gráfico com eixo Y de 10% em 10% ou 15% em 15%. Explique que o índice de coleta se refere à porcentagem do lixo que é coletado em cada região, independente do seu destino (lixões, aterros controlados ou aterros sanitários). Explique que, apesar das porcentagens elevadas de coleta, o Brasil não apresenta índices elevados de coleta seletiva e reciclagem, com menos de 20% dos municípios apresentando coleta seletiva de lixo.
Como adequar à sua realidade: Caso seja possível, utilize dados de extração, produção e consumo do seu município e os articule com a economia nacional e/ou internacional. Verifique as destinações que seu município confere ao lixo produzido, se há coleta seletiva, situação de lixões e aterros, porcentagem de bairros que possuem coleta seletiva e etc. Peça para que os próprios alunos tragam algumas dessas informações a partir de sua vivência e articule com os dados oficiais municipais.
Para você saber mais:
DEARO, GUilherme. As marcas que mais gastaram com publicidade no mundo. Revista Exame, 12 de dez de 2016. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/marketing/as-marcas-que-mais-gastaram-com-publicidade-no-mundo/>. Acesso em: 25 fev 2019.
LIZIERO, Adriano. Infográfico mostra a viagem dos lixos jogados na rua. Geografia Visual. 26 de setembro de 2011. Disponível em:
<https://geografiavisual.com.br/infografico/193>. Acesso em: 25 fev 2019.
MENDONÇA, Brenda. Entenda como o lixo jogado no mar pode viajar o mundo. Geografia Visual. 7 de maio de 2018. Disponível em:
https://geografiavisual.com.br/infografico/entenda-como-o-lixo-jogado-no-mar-pode-viajar-pelo-mundo>. Acesso em: 25 fev 2019.
RIBEIRO, Thiago. O lixo. Mundo Educação. Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm>. Acesso em: 25 fev 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça para que os alunos imaginem que estão escrevendo uma matéria para um jornal fictício da escola. Nesta reportagem deverão retomar as discussões levantadas durante a aula, dando destaque:
- à relação entre o consumo em massa e a atuação das propagandas
- ao histórico do “American Way Of Life” e sua relação com a sociedade atual
- à relação entre a grande produção (com exemplo dos países desenvolvidos que são altamente industrializados) de produtos para consumo e a produção de lixo
- A porcentagem de coleta no Brasil
Peça para que encerrem a matéria trazendo sua opinião sobre o tema e apontando medidas que acreditam que os países poderiam tomar para diminuir os impactos do consumo em massa no mundo.
Não há necessidade que a reportagem seja extensa (podendo apresentar um parágrafo para cada ponto, por exemplo), contato que abarque os principais pontos trabalhados em aula.
Enquanto os alunos sistematizam os conhecimentos construídos, percorra as mesas e tire possíveis dúvidas que persistiram após a aula.
Para você saber mais:
Em sua obra “O espaço do cidadão”, o professor Milton Santo sugere que, no Brasil, não existem cidadão, mas sim consumidores, existindo porém, uma forte concepção de que ser cidadão é ser capaz de consumir bens e serviços. Segundo o autor, há um sufocamento da cultura e do exercício da cidadania em detrimento de padrões de consumo pautados em ideais de desenvolvimento econômico movido pelo capitalismo financeiro. Há, desta forma, uma construção do imaginário de “progresso” que se associa à aquisição de bens materiais, sendo a mídia uma grande articuladora e promotora desta ideologia do consumo como forma de satisfação individual e coletiva. O autor propõe um modelo de sociedade na qual os direitos não sejam configurados enquanto privilégios e da quebra de valores subjugados ao consumo.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo. 7ªed. 2014. 167 p
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula tratará de analisar a relação entre a produção de mercadorias e o seu consumo em grandes quantidades pelas pessoas.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender as etapas de uma cadeia produtiva. Envie a figura que está na problematização por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Peça que a colem no caderno e criem um esquema com um produto que consomem regularmente, por exemplo, um alimento ou uma bebida. Para construir o esquema, eles vão precisar fazer as seguintes perguntas:
1) De onde veio esse produto?
2) Quais sao as matérias-primas e de onde elas vieram?
3) Como esse produto chegou até a minha casa?
4) Depois do consumo, o que restará dele e para onde irá?
Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta do plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo com o mapa e os gráficos. Peça que os alunos observem o mapa dos países considerados desenvolvidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e identifiquem os continentes e/ou países destacados. Depois, peça que observem o infográfico com os países que produzem mais lixo no mundo. Após a análise dos materiais, peça que respondam ao seguinte questionamento:
- O que as informações apresentadas têm em comum, em relação ao nível de desenvolvimento e produção de lixo?
Sistematização
Na sistematização desta aula, vamos aprofundar a relação entre desenvolvimento e produção de lixo a partir do exemplo do Brasil. Envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, os dados e a tabela do Brasil que estão no slide de ação propositiva. Peça para os estudantes refletirem sobre a questão.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistirem, junto com os estudantes, à famosa animação "A história das coisas", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Jéssica Cecim
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender as dinâmicas de produção e circulação de mercadorias e suas relações com o consumo em massa e a geração de lixo.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA