17419
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O consumo nas grandes cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre compreender as dinâmicas de produção e circulação de mercadorias e suas relações com o consumo em massa e a geração de lixo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Da Silva Rodrigues Cecim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais) e internet.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula tratará de analisar a relação entre a produção de mercadorias e o seu consumo em grandes quantidades pelas pessoas.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender as etapas de uma cadeia produtiva. Envie a figura que está na problematização por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Peça que a colem no caderno e criem um esquema com um produto que consomem regularmente, por exemplo, um alimento ou uma bebida. Para construir o esquema, eles vão precisar fazer as seguintes perguntas:
     1) De onde veio esse produto?
     2) Quais sao as matérias-primas e de onde elas vieram?
     3) Como esse produto chegou até a minha casa?
     4) Depois do consumo, o que restará dele e para onde irá?

Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta do plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo com o mapa e os gráficos. Peça que os alunos observem o mapa dos países considerados desenvolvidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e identifiquem os continentes e/ou países destacados. Depois, peça que observem o infográfico com os países que produzem mais lixo no mundo. Após a análise dos materiais, peça que respondam ao seguinte questionamento:
     - O que as informações apresentadas têm em comum, em relação ao nível de desenvolvimento e produção de lixo?

Sistematização
Na sistematização desta aula, vamos aprofundar a relação entre desenvolvimento e produção de lixo a partir do exemplo do Brasil. Envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, os dados e a tabela do Brasil que estão no slide de ação propositiva. Peça para os estudantes refletirem sobre a questão.

Convite às famílias
Convide os familiares a assistirem, junto com os estudantes, à famosa animação "A história das coisas", disponível aqui.  

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO7_06UND04

(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas