Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula tratará de analisar a relação entre a produção de mercadorias e o seu consumo em grandes quantidades pelas pessoas.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender as etapas de uma cadeia produtiva. Envie a figura que está na problematização por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Peça que a colem no caderno e criem um esquema com um produto que consomem regularmente, por exemplo, um alimento ou uma bebida. Para construir o esquema, eles vão precisar fazer as seguintes perguntas:
1) De onde veio esse produto?
2) Quais sao as matérias-primas e de onde elas vieram?
3) Como esse produto chegou até a minha casa?
4) Depois do consumo, o que restará dele e para onde irá?
Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta do plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo com o mapa e os gráficos. Peça que os alunos observem o mapa dos países considerados desenvolvidos pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e identifiquem os continentes e/ou países destacados. Depois, peça que observem o infográfico com os países que produzem mais lixo no mundo. Após a análise dos materiais, peça que respondam ao seguinte questionamento:
- O que as informações apresentadas têm em comum, em relação ao nível de desenvolvimento e produção de lixo?
Sistematização
Na sistematização desta aula, vamos aprofundar a relação entre desenvolvimento e produção de lixo a partir do exemplo do Brasil. Envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, os dados e a tabela do Brasil que estão no slide de ação propositiva. Peça para os estudantes refletirem sobre a questão.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistirem, junto com os estudantes, à famosa animação "A história das coisas", disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo
Código: GEO7_06UND04
(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes