17418
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Recursos naturais e biodiversidade na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Relacionar a exploração dos recursos naturais à perda de biodiversidade nas áreas florestais da América Latina

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Machado Leal

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_22UND04

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente.

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é relacionar a exploração dos recursos naturais à perda de biodiversidade nas áreas florestais da América Latina. Para obter mais informações consulte o Plano de Aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Inicie a aula apresentando o mapa cobertura de áreas florestais (2010), elaborado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e pergunte a eles quais são as regiões com maior cobertura de áreas florestadas no planeta. A partir da interpretação do mapa e da legenda, espera-se que a turma perceba que a América Latina tem a maior cobertura de áreas florestais, além da maior densidade de cobertura, sobretudo, na região da floresta Amazônica, a maior floresta equatorial do mundo. Tempo estimado 10 minutos.

Problematização
Grave um áudio e inicie a etapa da Problematização perguntando aos alunos sobre a importância da biodiversidade e da conservação de todas as formas de vida. A partir dos comentários dos alunos, discuta que a biodiversidade diz respeito à manutenção das diversas formas de vida existentes no planeta, incluindo a variação genética. Na sequência, apresente o mapa variação da superfície agrícola e florestal por país/território (2000-2010) e pergunte aos alunos qual a situação da América Latina nesse cenário. Explique a representação mostra a situação dos países em relação às áreas agrícolas e florestais, ou seja, quais países perderam ou ganharam áreas nessas duas formas de uso da terra. Incentive-os a participar via WhatsApp. Tempo estimado 10 minutos.

Ação propositiva
Para iniciar a Ação Propositiva, organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explique que, nesta etapa, eles irão realizar a atividade “Quebra-cabeça”. A atividade consiste na leitura de um texto, dividido em 5 partes menores. Ao final da atividade, a equipe debaterá o texto por completo. O texto disponibilizado para os alunos é composto por trechos do relatório América Latina e o Caribe: uma superpotência de biodiversidade. O relatório foi publicado pela ONU e está disponível na íntegra em “para você saber mais” do Plano de Aula. Grave um áudio e apresente as orientações e explique a dinâmica da atividade. s. Vale lembrar que as orientações para essa etapa da aula estão disponíveis nesse arquivo. Os alunos devem compartilhar suas produções com toda a turma pelo WhatsApp. Tempo estimado 50 minutos.

Sistematização
Após a realização da atividade da Ação Propositiva, utilize o momento da Sistematização para compartilhar ideias e refletir com a turma sobre as áreas florestais e a biodiversidade na América Latina. Aproveite o encerramento da aula para perguntar à turma sobre a experiência de realizar a atividade “Quebra-cabeça”. Retome os principais pontos discutidos em cada parte de texto e sugira que a turma elabore uma frase ou um pequeno parágrafo que sintetize as discussões realizadas no texto. Essa discussão final pode servir de motivação para o desenvolvimento das suas próximas aulas, ajudando a turma a desenvolver a temática proposta. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre desmatamento e perda de biodiversidade. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: LEANDRO CAMPELO


Código: GEO8_22UND04

(EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas