17414
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - As políticas locais e globais e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre As políticas locais e globais e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Monaquelly Carmo De Jesus

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagem para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fQnbbNf3vVMWA3ZxEjGVb9NNmftK4jpSJ5xHrsjpszc5VbET34fTXcUTbYDF/his9-33und02-contexto.pdf

Textos para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nrJckZFpBFFZDQHYjrHEwDKJNqNXPCzfTvQ6fSzC8Sxv8G267uJN8vnR2DtH/his9-33und02-problematizacao.pdf

Gabarito da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTPmpdezYEESpeaQtnGEXZtx5Zd3jS3aT8SFHRhXt4p4eZS6rYPCvx2YPwsT/his9-33und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/5960/1/11%20CBBD%20-%20As%20TICs%20e%20o%20processo%20de%20globaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo desta aula é que os alunos sejam capazes de identificar os diferentes usos das TICS nas políticas globais e locais. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que geralmente utilizam a internet para fins de comunicação e distribuição de informações.

Materiais necessários: Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagem para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fQnbbNf3vVMWA3ZxEjGVb9NNmftK4jpSJ5xHrsjpszc5VbET34fTXcUTbYDF/his9-33und02-contexto.pdf

Textos para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nrJckZFpBFFZDQHYjrHEwDKJNqNXPCzfTvQ6fSzC8Sxv8G267uJN8vnR2DtH/his9-33und02-problematizacao.pdf

Gabarito da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTPmpdezYEESpeaQtnGEXZtx5Zd3jS3aT8SFHRhXt4p4eZS6rYPCvx2YPwsT/his9-33und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/5960/1/11%20CBBD%20-%20As%20TICs%20e%20o%20processo%20de%20globaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Divida os alunos em grupos. Para fazer com que os alunos pensem sobre a temática, use a técnica do brainstorm. Nesta técnica, devem ser escritas todas as ideias que surjam, sem juízo de valor. Como o título do artigo aponta cinco maneiras, peça que os alunos escrevam ao menos cinco maneiras pelas quais eles creem que as tecnologias podem mudar a política. Deixe claro para os alunos que não há resposta errada ou idiota. Inclusive, como se trata do futuro, não se pode tratar nenhuma possibilidade como impossível. Dê 3 minutos para que os alunos escrevam. Em seguida, peça que os alunos digam as ideias que colocaram.

Materiais necessários:

Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagem para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fQnbbNf3vVMWA3ZxEjGVb9NNmftK4jpSJ5xHrsjpszc5VbET34fTXcUTbYDF/his9-33und02-contexto.pdf

Para você saber mais:

https://anistia.org.br/cinco-maneiras-como-tecnologia-moldara-o-futuro-da-politica-da-sociedade-e-dos-direitos-humanos/ Acesso em: 21 mar. 2019.

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891 Acesso em: 21 mar. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Divida os alunos em grupos. Para fazer com que os alunos pensem sobre a temática, use a técnica do brainstorm. Nesta técnica, devem ser escritas todas as ideias que surjam, sem juízo de valor. Como o título do artigo aponta cinco maneiras, peça que os alunos escrevam ao menos cinco maneiras pelas quais eles creem que as tecnologias podem mudar a política. Deixe claro para os alunos que não há resposta errada ou idiota. Inclusive, como se trata do futuro, não se pode tratar nenhuma possibilidade como impossível. Dê 3 minutos para que os alunos escrevam. Em seguida, peça que os alunos digam as ideias que colocaram.

Materiais necessários:

Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagem para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fQnbbNf3vVMWA3ZxEjGVb9NNmftK4jpSJ5xHrsjpszc5VbET34fTXcUTbYDF/his9-33und02-contexto.pdf

Para você saber mais:

https://anistia.org.br/cinco-maneiras-como-tecnologia-moldara-o-futuro-da-politica-da-sociedade-e-dos-direitos-humanos/ Acesso em: 21 mar. 2019.

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891 Acesso em: 21 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Informe aos alunos que cada grupo receberá um texto diferente que apresenta maneiras pelas quais as TICS têm sido usadas pelos governos no Brasil e no mundo. Cada texto estará acompanhado de perguntas para ajudar na compreensão. Estas perguntas devem ser respondidas e em seguida o grupo deve preparar uma apresentação do texto para os seus colegas. Deixe claro que esta apresentação não deve durar mais de 2 minutos. Informe que eles terão 15 minutos para se preparar. Se os alunos tiverem dificuldade para preparar a apresentação, explique que eles podem usar as questões transformando perguntas em afirmações. Por exemplo:

De que maneira as TICS se tornaram importantes para as economias nacionais?

Resposta: A competitividade das economias nacionais passou a depender do domínio das TICs que são difusoras das inovações técnicas e organizacionais.

Esta pergunta e esta resposta poderiam se transformar na seguinte apresentação:

De acordo com o nosso texto, as TICs se tornaram importantes para as economias nacionais porque a competitividade destas economias passou a depender do domínio das TICs que são difusoras das inovações técnicas e organizacionais.

Estimule os alunos a falar com suas próprias palavras, se possível, e até mesmo apresentando as dúvidas que tiveram na interpretação do texto, abrindo assim espaço para a participação dos demais alunos neste tema e proporcionando um ambiente colaborativo.

Material complementar:

Textos para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nrJckZFpBFFZDQHYjrHEwDKJNqNXPCzfTvQ6fSzC8Sxv8G267uJN8vnR2DtH/his9-33und02-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/5960/1/11%20CBBD%20-%20As%20TICs%20e%20o%20processo%20de%20globaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Com base no que foi discutido na etapa anterior, faça com os alunos, no quadro, uma tabela com os diversos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a política local e global. Todos os grupos participarão juntos na construção desta tabela. Na coluna da política global estarão as multinacionais e as economias nacionais, enquanto na coluna da política local estarão os tipos de trabalho e as esferas da administração pública.

Material complementar:

Gabarito da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTPmpdezYEESpeaQtnGEXZtx5Zd3jS3aT8SFHRhXt4p4eZS6rYPCvx2YPwsT/his9-33und02-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagem para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fQnbbNf3vVMWA3ZxEjGVb9NNmftK4jpSJ5xHrsjpszc5VbET34fTXcUTbYDF/his9-33und02-contexto.pdf

Textos para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nrJckZFpBFFZDQHYjrHEwDKJNqNXPCzfTvQ6fSzC8Sxv8G267uJN8vnR2DtH/his9-33und02-problematizacao.pdf

Gabarito da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTPmpdezYEESpeaQtnGEXZtx5Zd3jS3aT8SFHRhXt4p4eZS6rYPCvx2YPwsT/his9-33und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/5960/1/11%20CBBD%20-%20As%20TICs%20e%20o%20processo%20de%20globaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo desta aula é que os alunos sejam capazes de identificar os diferentes usos das TICS nas políticas globais e locais. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que geralmente utilizam a internet para fins de comunicação e distribuição de informações.

Materiais necessários: Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagem para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fQnbbNf3vVMWA3ZxEjGVb9NNmftK4jpSJ5xHrsjpszc5VbET34fTXcUTbYDF/his9-33und02-contexto.pdf

Textos para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nrJckZFpBFFZDQHYjrHEwDKJNqNXPCzfTvQ6fSzC8Sxv8G267uJN8vnR2DtH/his9-33und02-problematizacao.pdf

Gabarito da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTPmpdezYEESpeaQtnGEXZtx5Zd3jS3aT8SFHRhXt4p4eZS6rYPCvx2YPwsT/his9-33und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/5960/1/11%20CBBD%20-%20As%20TICs%20e%20o%20processo%20de%20globaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Divida os alunos em grupos. Para fazer com que os alunos pensem sobre a temática, use a técnica do brainstorm. Nesta técnica, devem ser escritas todas as ideias que surjam, sem juízo de valor. Como o título do artigo aponta cinco maneiras, peça que os alunos escrevam ao menos cinco maneiras pelas quais eles creem que as tecnologias podem mudar a política. Deixe claro para os alunos que não há resposta errada ou idiota. Inclusive, como se trata do futuro, não se pode tratar nenhuma possibilidade como impossível. Dê 3 minutos para que os alunos escrevam. Em seguida, peça que os alunos digam as ideias que colocaram.

Materiais necessários:

Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagem para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fQnbbNf3vVMWA3ZxEjGVb9NNmftK4jpSJ5xHrsjpszc5VbET34fTXcUTbYDF/his9-33und02-contexto.pdf

Para você saber mais:

https://anistia.org.br/cinco-maneiras-como-tecnologia-moldara-o-futuro-da-politica-da-sociedade-e-dos-direitos-humanos/ Acesso em: 21 mar. 2019.

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891 Acesso em: 21 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Divida os alunos em grupos. Para fazer com que os alunos pensem sobre a temática, use a técnica do brainstorm. Nesta técnica, devem ser escritas todas as ideias que surjam, sem juízo de valor. Como o título do artigo aponta cinco maneiras, peça que os alunos escrevam ao menos cinco maneiras pelas quais eles creem que as tecnologias podem mudar a política. Deixe claro para os alunos que não há resposta errada ou idiota. Inclusive, como se trata do futuro, não se pode tratar nenhuma possibilidade como impossível. Dê 3 minutos para que os alunos escrevam. Em seguida, peça que os alunos digam as ideias que colocaram.

Materiais necessários:

Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagem para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fQnbbNf3vVMWA3ZxEjGVb9NNmftK4jpSJ5xHrsjpszc5VbET34fTXcUTbYDF/his9-33und02-contexto.pdf

Para você saber mais:

https://anistia.org.br/cinco-maneiras-como-tecnologia-moldara-o-futuro-da-politica-da-sociedade-e-dos-direitos-humanos/ Acesso em: 21 mar. 2019.

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891 Acesso em: 21 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Informe aos alunos que cada grupo receberá um texto diferente que apresenta maneiras pelas quais as TICS têm sido usadas pelos governos no Brasil e no mundo. Cada texto estará acompanhado de perguntas para ajudar na compreensão. Estas perguntas devem ser respondidas e em seguida o grupo deve preparar uma apresentação do texto para os seus colegas. Deixe claro que esta apresentação não deve durar mais de 2 minutos. Informe que eles terão 15 minutos para se preparar. Se os alunos tiverem dificuldade para preparar a apresentação, explique que eles podem usar as questões transformando perguntas em afirmações. Por exemplo:

De que maneira as TICS se tornaram importantes para as economias nacionais?

Resposta: A competitividade das economias nacionais passou a depender do domínio das TICs que são difusoras das inovações técnicas e organizacionais.

Esta pergunta e esta resposta poderiam se transformar na seguinte apresentação:

De acordo com o nosso texto, as TICs se tornaram importantes para as economias nacionais porque a competitividade destas economias passou a depender do domínio das TICs que são difusoras das inovações técnicas e organizacionais.

Estimule os alunos a falar com suas próprias palavras, se possível, e até mesmo apresentando as dúvidas que tiveram na interpretação do texto, abrindo assim espaço para a participação dos demais alunos neste tema e proporcionando um ambiente colaborativo.

Material complementar:

Textos para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nrJckZFpBFFZDQHYjrHEwDKJNqNXPCzfTvQ6fSzC8Sxv8G267uJN8vnR2DtH/his9-33und02-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/5960/1/11%20CBBD%20-%20As%20TICs%20e%20o%20processo%20de%20globaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Com base no que foi discutido na etapa anterior, faça com os alunos, no quadro, uma tabela com os diversos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a política local e global. Todos os grupos participarão juntos na construção desta tabela. Na coluna da política global estarão as multinacionais e as economias nacionais, enquanto na coluna da política local estarão os tipos de trabalho e as esferas da administração pública.

Material complementar:

Gabarito da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTPmpdezYEESpeaQtnGEXZtx5Zd3jS3aT8SFHRhXt4p4eZS6rYPCvx2YPwsT/his9-33und02-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano