10344
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calendário Escolar

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Calendário escolar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT2_21GRM01


Recursos
Essenciais: Atividade impressa, enviada por e-mail, whatsApp ou outra ferramenta on-line; calendário anual atualizado.
Opcionais: Google Meet; Zoom; Gravação de áudio no whtasApp; Celular.

Para este plano foque nesta atividade que foi adaptada das atividades complementares e para ser realizada em casa.

Atividade adaptada
Para desenvolver esta atividade os alunos deverão ter um calendário atual.

Se você tiver em um momento síncrono com seus alunos, promova uma discussão sobre as unidades de medidas de tempo presentes no calendário. Você pode pesquisar a imagem de um calendário atual e compartilhar a sua tela com os alunos. Fale que o calendário é usado para marcar a passagem do tempo dentro de um ano. Inicie questionando sobre a utilização do calendário na família. Depois comece explorando os dias da semana, depois meses e ano. Faça as perguntas:
     - Quantos dias tem uma semana?

     - Qual a sequência dos dias da semana?

     - Qual o primeiro dia da semana?

     - Quantos meses tem um ano?

     - Qual a sequência dos meses?

     - Quais os números que correspondem aos meses do ano? Por que eles recebem esses números?

     - Que dia da semana começa cada mês?

     - Todos os meses começam no mesmo dia da semana? Por que isso acontece?

     - Quantos dias tem cada mês?

     - Quando vocês fazem aniversário?

     - Qual a data numérica do seu aniversário?

Você pode pedir a eles que acessem um calendário, no celular, ou no papel, e oriente-os a confiram enquanto você faz as perguntas. Podem surgir dúvidas como: Por que os meses não começam sempre no mesmo dia da semana? Por que alguns meses têm mais semanas completas? Por que alguns meses acabam no meio da semana? É importante que eles observem no calendário a continuidade do tempo.

Depois de ter proposto a pesquisa no calendário e de ter resolvido as dúvidas oralmente, projete sua tela com o desafio abaixo e peça para eles responderem:

LEIA E RESOLVA ESTE DESAFIO:

CAROLINA ESTÁ MUITO ANSIOSA PARA REENCONTRAR SUA QUERIDA AVÓ, QUE NÃO VÊ HÁ MUITO TEMPO. SIGA AS PISTAS E DESCUBRA ESSE DIA MUITO ESPECIAL PARA CAROLINA:
     - É UM DOS MESES 5 A 7.
     - O NOME DO MÊS TEM CINCO LETRAS.
     - O MÊS TEM 31 DIAS.
     - O DIA É A ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO MÊS.

COMO VOCÊ CONSEGUIU DESCOBRIR QUE DIA CAROLINA PODERÁ REVER SUA AVÓ?

Se você não tiver comunicação pela internet com seus alunos, imprima o desafio, inclua algumas perguntas para pesquisa no calendário e envie para eles. Oriente que façam a pesquisa utilizando um calendário atual. Peça que depois eles enviam para você a resposta do desafio e as descobertas da pesquisa. Se você tiver como formar grupo com seus alunos no WhatsApp, pode enviar o desafio e as questões por esse meio. Se desejar pode ainda gravar um áudio fazendo os questionamentos e sugerindo as pesquisas no calendário.

Discussão das soluções
Se estiver on-line com seus alunos, peça que compartilhem suas respostas. Pergunte como foi que chegaram nela. Eles podem gravar um áudio contando a estratégia utilizada. Você pode perguntar: Quais meses correspondem 5, 6 e 7? Como você descobriu o mês, se dois dos possíveis meses têm cinco letras? Qual foi a informação determinante para chegar na resposta? É esperado que os alunos tenham feito eliminações dos meses, conforme as dicas dadas, por exemplo: Se só pode ser um dos meses de 5 a 7, então é maio, junho ou julho. Se o mês tem cinco letras, descarta-se o mês de maio. Se o mês tem 31 dias, descarta-se o mês de junho. Portanto, conclui-se que é o mês de julho. A última sexta-feira do mês de julho vai depender do calendário atual. (Se for 2020, a resposta será dia 31 de julho.)

Se estiver mandando as tarefas impressas aos alunos, reúna as estratégias mais interessantes que os alunos enviaram e a resposta do desafio e encaminhe para todos junto com a devolutiva da tarefa.

Encerramento
Encerre a atividade valorizando o esforço de cada um em pesquisar as medidas de tempo no calendário. Sistematize o conceito de tempo retomando as discussões feitas a respeito do calendário. Ressalte que o calendário marca a passagem do tempo e é muito usado pelas pessoas para se organizarem em suas tarefas diárias e a longo prazo.

Convite às famílias
Escreva um pequeno texto ou envie um áudio convidando as famílias a se envolverem diretamente na pesquisa e exploração do calendário. Fale um pouco da aprendizagem envolvida e peça apoio. Sugira que pesquisem datas importantes do ano para a família, aniversários, feriados. Diga que este pode ser um momento divertido de interação entre os membros da família e pode trazer muito aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_21GRM01

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas