10344
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Calendário Escolar

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Calendário escolar.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
  • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos Específicos

  • Compreender legendas para coletar informações no calendário escolar;
  • Através da leitura das informações, compreender o intervalo de tempo;
  • Indicar o intervalo de tempo entre dois feriados.

Conceito chave

Calendário escolar.

Recursos necessários

  • Folha de atividades;
  • Calendários para comparações;
  • Caixa de papelão decorada;
  • Lápis e borracha.






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Sensibilize os alunos com uma caixa surpresa. Prepare uma caixa e coloque um calendário dentro dela. Permita que, um por um, olhem o que tem dentro da caixa sem contar aos demais. Depois que todos olharem a caixa, inicie os questionamentos sobre o calendário. Discuta com a turma e mostre o calendário escolar da sua escola para que tenham um primeiro contato. Você pode ver mais sugestões sobre o trabalho com o calendário aqui.

Propósito: Entrar em contato com o calendário.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é isso que está na caixa?
  • Para que serve?
  • Vocês já viram um calendário escolar?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Instigue os alunos apresentando a Karina. Fale sobre a sua ansiedade em relação ao início das aulas.

Propósito: Aguçar o interesse dos alunos pela atividade.

Discuta com a turma:·

  • Vocês ficam ansiosos com o início das aulas? Por que?
  • Lembram o mês em que as aulas começaram esse ano? Qual foi?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após conhecer Karina e suas preocupações, chame a atenção dos alunos para observarem a legenda e os primeiros meses do calendário escolar da sua escola. Você pode ver mais sugestões de atividades com o calendário aqui.

Propósito: Chamar a atenção da turma para entrar em contato com o calendário escolar.

Discuta com a turma: Alguém já viu um calendário escolar?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Solicitar que os alunos observem o Calendário Escolar, com cuidado, tentando compreendê-lo. Os dias da semana neste calendário aparece como letras, D de Domingo, S de Segunda e assim por diante, oriente-os para que tenham essa compreensão.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.

Discuta com a turma:·

  • Quais os meses estão presentes neste calendário escolar?
  • Para que serve uma legenda?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após conhecer Karina e suas preocupações, faça a leitura dos primeiros meses do calendário escolar para compreenderem a legenda. Em seguida, individualmente, peça que realizem a atividade. Deixe que discutam em pequenos grupos as soluções que encontraram. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de compreensão da legenda.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.

Discuta com a turma:

  • Vocês utilizaram a legenda para compreender o calendário?
  • Tiveram dificuldade? Quais?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente mais essa problemática, enquanto os alunos podem continuar em grupos para a resolução do problema. Coloque no quadro as datas que os grupos encontraram. Discuta com a turma a forma como encontraram essas informações no Calendário Escolar.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.

  • Discuta com a turma:·
    Como vocês encontraram as informações para resolver os problemas? Foi fácil?
  • Quais ícones simbolizam a Semana de Provas e a Entrega dos Boletins?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente a terceira problemática, deixem discutir em grupos e encontrar a solução. Em seguida, peça que cada grupo escolha um representante e apresente sua resposta. Verifique se houve respostas diferentes e peça para explicarem como chegaram nessa resposta.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o mês em qual Karina se encontra apoiando-se no calendário.

Discuta com a turma:·

  • O amigo de Karina nos dá uma informação importante, alguém descobriu qual é?
  • Como saber o mês que Ana se encontrava? Foi difícil encontrar essa informação?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Inicie as discussões com as respostas de Maria e José, e escolha um aluno para fazer a leitura em voz alta. Peça aos alunos que exponham sua opinião, dizendo se concordam ou não. Maria indicou que começa dia 5 de fevereiro, pois a carinha feliz simboliza o início das aulas. José identificou que dia 5 de fevereiro é feriado, portanto as aulas começaram dia 6 de fevereiro. É preciso que os alunos tenham entendido a legenda. Então, certifique-se dessa compreensão, questionando os alunos.

Propósito: Compreender a legenda.

Discuta com a turma:

  • Sua resposta se parece com alguma das informações acima?
  • Quem você acha que encontrou a resposta certa? Maria ou José?
  • Como você fez para descobrir a resposta?
  • Qual o ícone da legenda simboliza o início das aulas?
  • Como vocês iniciaram a busca das informações?
  • Que outras informações você encontrou no calendário?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente ao alunos as três respostas dadas. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, utilizando a problematização de Karina para situar-se no tempo. Pergunte se alguém se identificou com alguma das respostas.

Propósito: Analisar os acertos e erros das três opções.

Discuta com a turma:

  • Quem acertou?
  • Pedro e Paula encontraram a mesma resposta? Vocês concordam com eles?
  • Porque Cauê encontrou uma resposta diferente dos outros?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresentar para os alunos as respostas de Marcos e Raissa. Iniciar as discussões. Quando chegarem à conclusão que Marcos acertou, questione então sobre o erro de Raissa.

Propósito: Perceber no calendário as sextas-feiras do mês de abril e refletir sobre o erro.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com Marcos ou Raissa? Ou com nenhum dos dois?
  • Os dias que Marcos apontou (6, 13, 20 e 27) correspondem às sextas-feiras? E os dias da Raissa?
  • Porque Raissa acredita que sejam apenas duas sextas-feiras, os dias 6 e 20? Você concorda com ela?
  • Os dias 13 e 27 não são sextas-feiras?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente as respostas de João e Antonio para os alunos. Pergunte quem concorda com cada um. Questione os alunos que escolheram a resposta do Antonio o porquê dele ter ficado confuso entre as datas.

Propósito: Encontrar informações no calendário e discutir a soluções encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Porque você acha que Antônio ficou confuso entre o dia 13 e 27?
  • Você concorda com João? Porque?
  • A calculadora representa o dia da entrega dos boletins?
  • Qual dia começa a semana de provas? Qual o ìcone da legenda que representa o início da semana de provas?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito de tempo retomando as discussões em sala a respeito do calendário escolar, situando os alunos no espaço e tempo das atividades escolares.

Propósito: Retomar o conceito aprendido na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para encontrar as informações necessárias para responder a problematização.

Propósito: Finalizar a aula, relembrando as atividades propostas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 16 e 17)

Orientações: Nesse momento, solicitar que os alunos observem o calendário escolar e explorem a legenda.


Propósito:
Verificar se os alunos estão compreendendo as informações que contém no calendário escolar.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça aos alunos em pequenos grupos leiam a atividade e a realizem. Oriente-os a prestar atenção ao calendário escolar. Circule pela sala e verifique se os alunos estão realizando as discussões. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Valorize o caminho percorrido por cada grupo de alunos.

Propósito: Verificar se os alunos estão conseguindo retirar as informações do calendário escolar e quais estratégias utilizadas para a proposta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lívia Cardozo Amarante

Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
  • Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos Específicos

  • Compreender legendas para coletar informações no calendário escolar;
  • Através da leitura das informações, compreender o intervalo de tempo;
  • Indicar o intervalo de tempo entre dois feriados.

Conceito chave

Calendário escolar.

Recursos necessários

  • Folha de atividades;
  • Calendários para comparações;
  • Caixa de papelão decorada;
  • Lápis e borracha.





Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Sensibilize os alunos com uma caixa surpresa. Prepare uma caixa e coloque um calendário dentro dela. Permita que, um por um, olhem o que tem dentro da caixa sem contar aos demais. Depois que todos olharem a caixa, inicie os questionamentos sobre o calendário. Discuta com a turma e mostre o calendário escolar da sua escola para que tenham um primeiro contato. Você pode ver mais sugestões sobre o trabalho com o calendário aqui.

Propósito: Entrar em contato com o calendário.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é isso que está na caixa?
  • Para que serve?
  • Vocês já viram um calendário escolar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Instigue os alunos apresentando a Karina. Fale sobre a sua ansiedade em relação ao início das aulas.

Propósito: Aguçar o interesse dos alunos pela atividade.

Discuta com a turma:·

  • Vocês ficam ansiosos com o início das aulas? Por que?
  • Lembram o mês em que as aulas começaram esse ano? Qual foi?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após conhecer Karina e suas preocupações, chame a atenção dos alunos para observarem a legenda e os primeiros meses do calendário escolar da sua escola. Você pode ver mais sugestões de atividades com o calendário aqui.

Propósito: Chamar a atenção da turma para entrar em contato com o calendário escolar.

Discuta com a turma: Alguém já viu um calendário escolar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Solicitar que os alunos observem o Calendário Escolar, com cuidado, tentando compreendê-lo. Os dias da semana neste calendário aparece como letras, D de Domingo, S de Segunda e assim por diante, oriente-os para que tenham essa compreensão.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.

Discuta com a turma:·

  • Quais os meses estão presentes neste calendário escolar?
  • Para que serve uma legenda?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após conhecer Karina e suas preocupações, faça a leitura dos primeiros meses do calendário escolar para compreenderem a legenda. Em seguida, individualmente, peça que realizem a atividade. Deixe que discutam em pequenos grupos as soluções que encontraram. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de compreensão da legenda.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.

Discuta com a turma:

  • Vocês utilizaram a legenda para compreender o calendário?
  • Tiveram dificuldade? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente mais essa problemática, enquanto os alunos podem continuar em grupos para a resolução do problema. Coloque no quadro as datas que os grupos encontraram. Discuta com a turma a forma como encontraram essas informações no Calendário Escolar.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.

  • Discuta com a turma:·
    Como vocês encontraram as informações para resolver os problemas? Foi fácil?
  • Quais ícones simbolizam a Semana de Provas e a Entrega dos Boletins?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente a terceira problemática, deixem discutir em grupos e encontrar a solução. Em seguida, peça que cada grupo escolha um representante e apresente sua resposta. Verifique se houve respostas diferentes e peça para explicarem como chegaram nessa resposta.

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o mês em qual Karina se encontra apoiando-se no calendário.

Discuta com a turma:·

  • O amigo de Karina nos dá uma informação importante, alguém descobriu qual é?
  • Como saber o mês que Ana se encontrava? Foi difícil encontrar essa informação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Inicie as discussões com as respostas de Maria e José, e escolha um aluno para fazer a leitura em voz alta. Peça aos alunos que exponham sua opinião, dizendo se concordam ou não. Maria indicou que começa dia 5 de fevereiro, pois a carinha feliz simboliza o início das aulas. José identificou que dia 5 de fevereiro é feriado, portanto as aulas começaram dia 6 de fevereiro. É preciso que os alunos tenham entendido a legenda. Então, certifique-se dessa compreensão, questionando os alunos.

Propósito: Compreender a legenda.

Discuta com a turma:

  • Sua resposta se parece com alguma das informações acima?
  • Quem você acha que encontrou a resposta certa? Maria ou José?
  • Como você fez para descobrir a resposta?
  • Qual o ícone da legenda simboliza o início das aulas?
  • Como vocês iniciaram a busca das informações?
  • Que outras informações você encontrou no calendário?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente ao alunos as três respostas dadas. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, utilizando a problematização de Karina para situar-se no tempo. Pergunte se alguém se identificou com alguma das respostas.

Propósito: Analisar os acertos e erros das três opções.

Discuta com a turma:

  • Quem acertou?
  • Pedro e Paula encontraram a mesma resposta? Vocês concordam com eles?
  • Porque Cauê encontrou uma resposta diferente dos outros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresentar para os alunos as respostas de Marcos e Raissa. Iniciar as discussões. Quando chegarem à conclusão que Marcos acertou, questione então sobre o erro de Raissa.

Propósito: Perceber no calendário as sextas-feiras do mês de abril e refletir sobre o erro.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com Marcos ou Raissa? Ou com nenhum dos dois?
  • Os dias que Marcos apontou (6, 13, 20 e 27) correspondem às sextas-feiras? E os dias da Raissa?
  • Porque Raissa acredita que sejam apenas duas sextas-feiras, os dias 6 e 20? Você concorda com ela?
  • Os dias 13 e 27 não são sextas-feiras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente as respostas de João e Antonio para os alunos. Pergunte quem concorda com cada um. Questione os alunos que escolheram a resposta do Antonio o porquê dele ter ficado confuso entre as datas.

Propósito: Encontrar informações no calendário e discutir a soluções encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Porque você acha que Antônio ficou confuso entre o dia 13 e 27?
  • Você concorda com João? Porque?
  • A calculadora representa o dia da entrega dos boletins?
  • Qual dia começa a semana de provas? Qual o ìcone da legenda que representa o início da semana de provas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito de tempo retomando as discussões em sala a respeito do calendário escolar, situando os alunos no espaço e tempo das atividades escolares.

Propósito: Retomar o conceito aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para encontrar as informações necessárias para responder a problematização.

Propósito: Finalizar a aula, relembrando as atividades propostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 16 e 17)

Orientações: Nesse momento, solicitar que os alunos observem o calendário escolar e explorem a legenda.


Propósito:
Verificar se os alunos estão compreendendo as informações que contém no calendário escolar.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça aos alunos em pequenos grupos leiam a atividade e a realizem. Oriente-os a prestar atenção ao calendário escolar. Circule pela sala e verifique se os alunos estão realizando as discussões. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Valorize o caminho percorrido por cada grupo de alunos.

Propósito: Verificar se os alunos estão conseguindo retirar as informações do calendário escolar e quais estratégias utilizadas para a proposta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano