Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS)
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologias digitais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projeção ou impressão das imagens e do texto
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em 18 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo desta aula é que os alunos tenham uma visão geral do início do uso das tecnologias digitais de informação, com base em um curto histórico e na análise de propagandas lançadas naquele período (1970-1990).
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem
quando surgiu a internet. Esta pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Contexto
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem quando surgiu a internet. Esta pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Contexto
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem quando surgiu a internet. Essa pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Contexto
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem quando surgiu a internet. Essa pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Contexto
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou em grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem
quando surgiu a internet. Esta pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior
parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la?
Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso: em 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso: em 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet, quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet, quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet, quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade requer que os alunos usem e analisem o que aprenderam para transformar a ideia das propagandas. Chame a atenção para a necessidade de persuasão para conseguir convencer o público-alvo a deixar de usar tecnologia. A propaganda deve ter um título chamativo e vir acompanhada de um desenho ou um texto curto.
A intenção da atividade não é que os alunos tenham um olhar negativo para com a tecnologia, é apenas um exercício de raciocínio e criatividade.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as imagens e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- De que maneiras essas imagens se relacionam com o seu dia-a-dia? Você usa algum desses objetos?
- Essas imagens representam algumas das TICs - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Quais dos objetos representados nas imagens são de informação e quais são de comunicação? Algum objeto serve para os dois?
- Você sabe quando surgiu a internet?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam oudiscutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os dois documentos da etapa, um com as propagandas e outro com o texto sobre a 3ª Revolução Industrial, e o roteiro para a análise das fontes.
Roteiro para a análise das fontes
A primeira propaganda foi lançada nos EUA em 1977. Sobre ela, responda.
- O que ela apresenta?
- O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas?
- Por que será que tudo é branco?
- Alguma das atividades que a propaganda fala que são possíveis de fazer de casa com o Serviço de Informação CompuServe, é novidade pra vocês?
A segunda propaganda foi lançada em 1994. Sobre ela, responda.
- O que ela está vendendo?
- Por que será que seria preciso comprar um programa contendo uma enciclopédia?
Após a leitura do texto, responda.
- O que caracteriza a Terceira Revolução Industrial? Quando ela ocorreu?
- Quais as principais tecnologias que surgiram neste período?
- De que maneira as propagandas estão relacionadas à Terceira Revolução Industrial?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder às questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam uma propaganda convencendo as pessoas a deixarem de usar tecnologia ou a diminuirem o uso ou a dependência dela. Eles podem fazer as propagandas em formas de “banners publicitários” - mini-cartazes feitos em folha sulfite ou no caderno - e enviar fotos, ou construir o banner no computador ou smartphone, utilizando aplicativos ou softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Podem utilizar imagens da internet para ilustrar os banners ou fazer desenhos.
Eles também podem gravar áudios ou vídeos criando as propagandas como se fossem para Rádio ou Tv, usando filtros e efeitos de aplicativos como Instagram e TikTok para encená-las.
Os alunos/grupos podem enviar as propagandas por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. Outra alternativa pode ser propor que postem as produções nas redes sociais usando uma hashtag que criarem para divulgá-las.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas a comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Proponha que os estudantes façam uma pesquisa com os responsáveis e familiares sobre como eram as tecnologias de informação e documentação na juventude deles, quando começaram a usar internet, computador, celular etc.
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização. Políticas econômicas na América Latina.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI33 Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Palavras-chave: TICS, Terceira Revolução Industrial, internet.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA