Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projeção ou impressão das imagens e do texto
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em 18 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo desta aula é que os alunos tenham uma visão geral do início do uso das tecnologias digitais de informação, com base em um curto histórico e na análise de propagandas lançadas naquele período (1970-1990).
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem
quando surgiu a internet. Esta pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Contexto
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem quando surgiu a internet. Esta pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Contexto
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem quando surgiu a internet. Essa pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Contexto
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem quando surgiu a internet. Essa pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Contexto
Orientações: Esta etapa tem a função de introduzir o tema aos alunos, no caso, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS). Deixe que os alunos comentem livremente as imagens. Depois informe que se tratam de TICS. Peça que digam quais são as tecnologias de informação e quais são de comunicação. Espera-se que percebam que o tablet e o computador são tanto tecnologias de informação como de comunicação, já que por meio deles é possível se comunicar com outras pessoas usando a internet para acessar redes sociais. Explique que o surgimento da internet acarretou em grandes mudanças, não só na vida em sociedade, como eles comentaram, mas também em relações políticas, econômicas e ambientais. Pergunte se sabem
quando surgiu a internet. Esta pergunta será respondida na próxima atividade.
Material complementar:
Imagens para o Contexto
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior
parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la?
Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso: em 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso: em 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia, a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet, quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet, quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet, quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Mostre a primeira propaganda. Informe que foi lançada nos Estados Unidos em 1977. Antes de partir para a interpretação do texto, peça que façam comentários sobre a foto. O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas? Por que está tudo branco? Depois dos comentários, informe que o aparelho se trata de um computador antigo, e a cor branca é como se costumava imaginar que seriam as pessoas e suas casas no futuro.
Depois leia para os alunos, ou peça que algum aluno leia a tradução do texto da propaganda.
Pergunte aos alunos se alguma das atividades passíveis de ser feitas com o serviço da CompuServe é novidade para eles. Deixe que comentem. Depois informe que naquele período o serviço não estava disponível no Brasil, onde a internet só chegou em 1988, embora seu uso só tenha chegado à maior parte da população muitos anos depois, nos anos 2000.
Apresente a outra propaganda. Informe que a propaganda foi divulgada em 1994. Depois de ler o texto, pergunte se os alunos conseguem descobrir de que se trata a propaganda. Caso não consigam dizer, informe que são softwares, ou programas de computador. Peça que tentem descobrir a função de alguns dos softwares. Pergunte por que seria necessário comprar um programa contendo uma enciclopédia, por exemplo. Espera-se que os alunos percebam que naquela época não era possível acessar aquelas informações na internet, tanto por as informações não estarem disponíveis na internet quanto por a internet não estar acessível para a população brasileira e por ser ainda muito inicial.
Apresente o texto sobre a Terceira Revolução Industrial, seja copiando no quadro, seja projetando. Peça que identifiquem em que momento histórico estas inovações surgiram e que outras inovações surgiram no mesmo período. Deixe que os alunos comentem sobre o tema.
Material complementar:
Propagandas para a Problematização
Terceira Revolução Industrial
Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos as suas experiências. Como era a internet quando começou a usá-la? Peça que perguntem aos pais as experiências deles.
Para você saber mais:
<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.
<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade requer que os alunos usem e analisem o que aprenderam para transformar a ideia das propagandas. Chame a atenção para a necessidade de persuasão para conseguir convencer o público-alvo a deixar de usar tecnologia. A propaganda deve ter um título chamativo e vir acompanhada de um desenho ou um texto curto.
A intenção da atividade não é que os alunos tenham um olhar negativo para com a tecnologia, é apenas um exercício de raciocínio e criatividade.