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Plano de aula - Autodeterminação, resistência e independência do Timor-Leste

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Autodeterminação, resistência e independência do Timor-Leste

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Envie o objetivo da aula, o documento com o mapa do Timor Leste, o link para acesso à página Sobre do site oficial do Governo do Timor Leste (disponível aqui) ou captura (print) do site e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

- Você já ouviu falar no Timor Leste?
- Onde se localiza esse país?
- Que língua fala sua população?
- Qual(is) religião(ões) professam?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder e discutir. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos, orientando a discussão e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Primeiramente, encaminhe as questões para que os alunos formulem hipóteses. No texto informativo sobre o Timor Leste, é possível identificar que a data de declaração de independência do país é 28 de novembro de 1975, e que a restauração da independência aconteceu apenas em 20 de maio de 2002. Então, formule uma hipótese para explicar:

- Por que será que o Timor Leste tem duas datas diferentes de independência?
- O que será que aconteceu nesse período entre a declaração e a restauração da independência do país?

Dê um prazo para que os alunos/grupos formulem hipóteses. Eles podem enviá-las por e-mail, grupo da sala do Whatsapp, Google Sala de Aula etc.
Em seguida, envie o link para acesso à página sobre a história do Timor-Leste no site oficial do governo do país (disponível aqui), ou capturas do site, e os questionamentos.

- A partir de qual evento a Indonésia invadiu o Timor-Leste?
- Quais são as formas de resistência da população de Timor-Leste à ocupação do país pela Indonésia, apontadas pelo texto? Como acontecia esta resistência?
- Como o Timor Leste conseguiu recuperar a independência?

Em seguida, envie o documento com a definição do conceito de autodeterminação e proponha que os alunos/grupos produzam um texto, áudio ou vídeo, retomando as questões propostas no início da problematização e hipóteses. Peça para relacionarem-nas ao conceito de autodeterminação e os eventos ocorridos no Timor Leste, entre 1975 e 2002.

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam discutir e produzir textos, áudios ou vídeos.

Outra alternativa para este momento pode ser agendar uma aula síncrona, para que os alunos possam apresentar as respostas aos colegas e a você.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer mini-cartazes em papel sulfite ou folha de caderno, e enviar fotografias deles, ou fazer cartazes virtuais usando o Google Apresentações, por exemplo.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos enviem os cartazes, ou eles podem compartilhar as produções nas redes sociais, criando uma hashtag para divulgá-las com você, colegas e comunidade.

Convite às famílias
Incentive os alunos a compartilharem as produções com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem ler um relato de um brasileiro que esteve no Timor Leste durante o período de autodeterminação do país, o jornalista Leonardo Sakamoto (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_31UND02

(EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.


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