17411
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Guiné-Bissau: uma bandeira, uma luta

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Guiné-Bissau: uma bandeira, uma luta

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isis Fernanda Ferrari

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Envie o objetivo da aula, o documento com o mapa e informações sobre Guiné-Bissau, o documento com a bandeira do país e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Onde se localiza Guiné-Bissau?
- Guiné-Bissau foi colonizado por qual país europeu? Quando se tornou independente?
- Como é formada a sua população em termos de diversidade ética e de religião?
- Com base na taxa de alfabetização de adultos, na expectativa de vida e no acesso a internet, você acha que Guiné-Bissau é um país desenvolvido? Por quê?
- O que você acha que significam as cores da bandeira de Guiné-Bissau?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder e discutir. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos, orientando a discussão e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe os dois textos propostos na etapa e os questionamentos:

- Quem foi Amílcar Cabral? Por que ele é chamado de “pedagogo da revolução”?
- Qual a motivação para que Amílcar Cabral lutasse contra o domínio português e pela libertação da Guiné-Bissau?
- De acordo com frases de Amílcar Cabral, qual era o sentido ou o objetivo da luta por libertação dele?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam discutir e responder as questões. Eles podem mandar as respostas em forma de texto, áudio ou vídeo, no grupo da sala do Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.

Outra alternativa para este momento pode ser agendar uma aula síncrona, para que os alunos possam apresentar as respostas aos colegas e a você.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que cada aluno ou grupo escreva um texto jornalístico para formar um jornal da turma.

Pode criar um mural no Padlet, para que os alunos enviem as matérias, ou eles podem gravar áudios ou vídeos fazendo as matérias, para divulgar nas redes sociais com uma hashtag escolhida pela turma.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as produções com familiares e amigos através das redes sociais.

O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_31UND01

(EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas