17408
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Divisão Internacional e Territorial do Trabalho

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Analisar o papel do Brasil na Divisão Internacional e Territorial do Trabalho

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Da Silva Rodrigues Cecim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais); internet; câmera e YouTube.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Explique que nesta aula será discutido o que é a Divisão Territorial e Internacional do Trabalho e qual é o papel do Brasil nesta divisão, refletindo sobre a influência desse papel na produção da riqueza nacional em comparação ao grupo de países do qual faz parte e do qual se diferencia.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender conceitualmente o que é Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Para isso, peça que assistam, primeiramente, ao vídeo disponível aqui.
Com base na leitura, escrevam no caderno de Geografia:
     1) o entendimento do conceito de DIT;
     2) a situação atual do Brasil na DIT.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta original do plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. A proposta da atividade é a construção de um infográfico. Para isso, primeiramente, ofereça um material aos estudantes para que entendam o que é um infográfico (no material complementar, há diversas sugestões de materiais que podem ser evidenciados). Caso considere necessário, grave um áudio explicando que os infográficos são uma ferramenta que auxilia na compreensão de determinados temas a partir da junção de texto com outros elementos informativos, como mapas, gráficos, tabelas, ilustrações etc.

Depois, peça que, com base no que viram no vídeo, construam um infográfico para mostrar a atuação do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Caso considere necessário, envie mais uma fonte de leitura para embasar a construção do infográfico: PENA, Rodolfo F. Alves. Divisão Internacional do Trabalho: DIT. Brasil Escola, disponível aqui.

Incentive os alunos a se expressarem criativamente durante a confecção, reiterando que o infográfico é enriquecido na medida em que fornece elementos visuais, como desenhos, organização das informações e formas criativas de apresentar os dados.

Sistematização
Finalizado o infográfico, peça que tirem uma fotografia e enviem por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Faça uma exposição com os infográficos recebidos, organizando-os em um arquivo único de slides (PowerPoint e Google Apresentações).

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre a inserção histórica da América Latina no mundo através do cinema. Uma sugestão é o filme Diário de Motocicleta.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO7_06UND01

(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas