Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_07UND04
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, E-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula trabalha com o conceito de ilhas de calor e com a identificação de formas de amenização desse problema ambiental urbano. Como essa aula envolve uma questão bem conceitual, a apresentação da temática da aula pode ser realizada em conjunto com a contextualização a partir da gravação de um vídeo ou de um áudio. A gravação do vídeo pode ser com uso da webcam do computador, com uma câmera de celular ou tablet ou com o uso de algum aplicativo gratuito de gravação de vídeo. Uma boa opção é o BlueBerryFlashBack Expresso Recorder que pode ser baixado aqui. Outras opções podem ser encontradas neste link.
Contextualização
Como dito anteriormente, a recomendação aqui é a realização de um vídeo de aproximadamente 10 minutos para apresentar as imagens que estão nos slides, especialmente o gráfico que representa o aumento da temperatura de acordo com o uso do solo, e a segunda imagem com a comparação da zona urbana e rural. Envie o vídeo aos estudantes por e-mail, WhatsApp ou poste o vídeo em um ambiente virtual de aprendizagem que a escola utilize. Professor, caso não seja possível a realização do vídeo, uma opção é uso de vídeos disponíveis na internet. Para a sua avaliação seguem algumas sugestões:
1 - https://www.youtube.com/watch?v=S3gT-sHh3JI (1´01´´)
2 - https://www.youtube.com/watch?v=92tsdbveKlU (3´37´´)
3 - https://www.youtube.com/watch?v=0NoqwGe4HTE (5´05´´)
Ação propositiva
A ação propositiva segue a mesma proposta do plano de aula, porém com a realização da atividade individual. Para isso, adapte o enunciado da atividade (com a comanda para a atividade individual) e envie aos estudantes por alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Peça aos alunos que imprimam e colem a comanda da atividade e registrem as respostas no caderno de Geografia. Justifica-se a opção pela atividade individual dado o perfil conceitual da aula e da atividade, e a pouca interação que essa atividade promoveria entre os estudantes, levando em consideração também para essa troca a ampliação dos espaços de troca entre os estudantes nos demais planos de aula e a demanda de dedicação e organização desses espaços de debates virtuais entre estudantes, professores e familiares.
Sistematização
A sistematização dessa atividade deve seguir a orientação do plano de aula, com a elaboração de um desenho individual, a partir da seleção do estudante, de uma estratégia de solução do problema ambiental estudado. O desenho deve ser digitalizado com a ajuda dos familiares e enviado por alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Para digitalização, basta fotografar o desenho com uso da câmera fotográfica do celular ou de tablet. Professor, caso considere viável, você pode fazer uma exposição dos desenhos enviados pelos estudantes com uso de editor de slides (como PowerPoint ou similar), acrescentando uma música ou mesmo um áudio gravado por você.
Convite às famílias
Professor, sugira as famílias que conheçam o portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), disponível aqui. Especialmente para os estudantes há um interessante jogo chamado “Gaias em Jogo”, que trabalha com a temática ambiental de forma lúdica. Acesse aqui.