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Plano de aula - Quais são as esferas?

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 16/07/2018
Código: MAT1_10GEO02

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Perceber algumas características da esfera, comparando com as características do cilindro.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Perceber algumas características da esfera, comparando com as características do cilindro.

Conceito-chave

Cilindro e esfera (formas não planas).

Recursos necessários

  • Massa de modelar ou argila;
  • Objetos trazidos pelo professor previamente, como bolas, latas, rolos de papel higiênico e toalha de papel, entre outros;
  • Caneta Hidrográfica;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Cola;
  • Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Pergunte aos alunos se eles reconhecem a forma dos produtos mencionados e se identificam semelhanças entre eles. Para melhor exemplificar, o professor deve trazer para sala de aula diversos objetos com o formato de cilindro e esfera, exemplo: rolos de papel toalha e bolinhas de gude.

Propósito: Possibilitar aos alunos o contato e manuseio de objetos com as formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar nessas formas?
  • O que vocês sabem sobre elas?
  • Quais são as semelhanças e diferenças entre esses produtos?
  • Alguém pode falar outros objetos ou produtos que tenham essas formas?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realize a leitura do slide. Proponha a seguinte comparação aos alunos: Se a melancia tem a forma de esfera, então qual dos objetos manuseados também tem? Qual objeto tem a forma de um cilindro, como o rocambole?

Propósito: Introduzir o conceito que será abordado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Como vocês descreveriam uma esfera?
  • Como vocês descreveriam um cilindro?

Materiais Complementare:

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos que pensem de que forma podem produzir esferas e cilindros, usando a massinha. Em seguida, eles devem se organizar em duplas, compartilhando suas ideias acerca da tarefa que realizarão e partir para a ação; Entregue uma quantidade grande de massinha para as duplas, pode utilizar argila, se preferir; Procure não entregar a massinha em tubos (como alguns tipos já vêm na embalagem) ou amassadas em bolinhas para que a tarefa não seja facilitada; Circule pela sala durante a realização da atividade, sempre orientando os alunos de que eles devem construir as formas parecidas o máximo possível com os objetos observados.

Propósito: Possibilitar por meio da recriação das formas, a reflexão sobre suas características.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos fazer para que o cilindro e a esfera de massinha sejam bem parecidos com as formas que manuseamos?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia as questões e proponha que os alunos reflitam sobre os elementos que diferenciam as esferas dos cilindros.

Propósito: Refletir sobre as características de cilindro e esfera, respondendo a perguntas e comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Os movimentos feitos para a modelagem da esfera e do cilindro foram os mesmos?
  • O que esferas e cilindros têm em comum?
  • O que diferencia a esfera do cilindro?

Materiais Complementare:

A resolução da atividade está disponível aqui.

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Procure colocar as formas produzidas com massinha bem visíveis; Se possível, organize os cilindros de maneira que alguns fiquem na horizontal, em diferentes posições e alguns na vertical, apoiados pela base. Se algum cilindro estiver sem essa base moldada, questione aos alunos: O cilindro que vocês manusearam (rolo de papel toalha) consegue ficar apoiado em uma base plana? O que falta no cilindro feito com massinha para que isso também aconteça?

Propósito: Perceber as diferenças entre as formas, considerando a posição em que estão expostas.

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferenças entre as esferas expostas?
  • Quais são as diferenças entre os cilindros expostos?
  • Se formos desenhar uma esfera, com que se parecerá o desenho?
  • Você acha que é possível saber qual é a parte de cima e de baixo de uma esfera?
  • Qual é a forma da base do cilindro?
  • Se olharmos o lado do cilindro (que liga as duas bases), se parece mais com qual forma?
  • O que muda ao apoiar o cilindro na base plana (em pé) ou deixá-lo “deitado” na horizontal ? Se fizermos esse teste em uma rampa ou superfície inclinada. O que será que acontece?
  • E se deixarmos a esfera nessa mesma rampa. O que acontecerá?
  • É possível empilhar cilindros um sobre o outro apoiando na base? E se virarmos na horizontal os cilindros, será que conseguimos empilhar?
  • E a esfera, conseguimos empilhar uma sobre a outra?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos que após observarem, analisarem e conversarem sobre as semelhanças e diferenças entre cilindro e esfera, resgatem as conclusões que tiveram e falem as características delas. Registre em cartaz as informações que os alunos expuseram.

Propósito: Resgatar as informações obtidas durante a aula, elencando as características de cilindro e esfera.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia a conclusão para os alunos, conversando com eles sobre o fato da esfera ser redonda, não ter base plana e apresentar o mesmo formato em qualquer lado que seja vista e que o cilindro tem uma lateral curva que liga dois círculos que são bases opostas.

Propósito: Sintetizar os conceitos aprendidos durante a aula.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a folha de atividade. Realize a leitura da atividade e, solicite que eles individualmente identifiquem e assinalem as figuras que são esferas.

Propósito: Verificar se os alunos são capazes de identificar e discriminar as esferas de acordo com as características abordadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Todas as figuras têm partes redondas?
  • O que diferencia a esfera de outras figuras?

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Perceber algumas características da esfera, comparando com as características do cilindro.

Conceito-chave

Cilindro e esfera (formas não planas).

Recursos necessários

  • Massa de modelar ou argila;
  • Objetos trazidos pelo professor previamente, como bolas, latas, rolos de papel higiênico e toalha de papel, entre outros;
  • Caneta Hidrográfica;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Cola;
  • Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares.

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