Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Objetivos específicos
Perceber algumas características da esfera, comparando com as características do cilindro.
Conceito-chave
Cilindro e esfera (formas não planas).
Recursos necessários
- Massa de modelar ou argila;
- Objetos trazidos pelo professor previamente, como bolas, latas, rolos de papel higiênico e toalha de papel, entre outros;
- Caneta Hidrográfica;
- Lápis;
- Borracha;
- Cola;
- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Pergunte aos alunos se eles reconhecem a forma dos produtos mencionados e se identificam semelhanças entre eles. Para melhor exemplificar, o professor deve trazer para sala de aula diversos objetos com o formato de cilindro e esfera, exemplo: rolos de papel toalha e bolinhas de gude.
Propósito: Possibilitar aos alunos o contato e manuseio de objetos com as formas que serão trabalhadas durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já ouviram falar nessas formas?
- O que vocês sabem sobre elas?
- Quais são as semelhanças e diferenças entre esses produtos?
- Alguém pode falar outros objetos ou produtos que tenham essas formas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Realize a leitura do slide. Proponha a seguinte comparação aos alunos: Se a melancia tem a forma de esfera, então qual dos objetos manuseados também tem? Qual objeto tem a forma de um cilindro, como o rocambole?
Propósito: Introduzir o conceito que será abordado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Como vocês descreveriam uma esfera?
- Como vocês descreveriam um cilindro?
Materiais Complementare:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos que pensem de que forma podem produzir esferas e cilindros, usando a massinha. Em seguida, eles devem se organizar em duplas, compartilhando suas ideias acerca da tarefa que realizarão e partir para a ação; Entregue uma quantidade grande de massinha para as duplas, pode utilizar argila, se preferir; Procure não entregar a massinha em tubos (como alguns tipos já vêm na embalagem) ou amassadas em bolinhas para que a tarefa não seja facilitada; Circule pela sala durante a realização da atividade, sempre orientando os alunos de que eles devem construir as formas parecidas o máximo possível com os objetos observados.
Propósito: Possibilitar por meio da recriação das formas, a reflexão sobre suas características.
Discuta com a turma:
- O que precisamos fazer para que o cilindro e a esfera de massinha sejam bem parecidos com as formas que manuseamos?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia as questões e proponha que os alunos reflitam sobre os elementos que diferenciam as esferas dos cilindros.
Propósito: Refletir sobre as características de cilindro e esfera, respondendo a perguntas e comparando informações.
Discuta com a turma:
- Os movimentos feitos para a modelagem da esfera e do cilindro foram os mesmos?
- O que esferas e cilindros têm em comum?
- O que diferencia a esfera do cilindro?
Materiais Complementare:
A resolução da atividade está disponível aqui.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientação: Procure colocar as formas produzidas com massinha bem visíveis; Se possível, organize os cilindros de maneira que alguns fiquem na horizontal, em diferentes posições e alguns na vertical, apoiados pela base. Se algum cilindro estiver sem essa base moldada, questione aos alunos: O cilindro que vocês manusearam (rolo de papel toalha) consegue ficar apoiado em uma base plana? O que falta no cilindro feito com massinha para que isso também aconteça?
Propósito: Perceber as diferenças entre as formas, considerando a posição em que estão expostas.
Discuta com a turma:
- Quais são as diferenças entre as esferas expostas?
- Quais são as diferenças entre os cilindros expostos?
- Se formos desenhar uma esfera, com que se parecerá o desenho?
- Você acha que é possível saber qual é a parte de cima e de baixo de uma esfera?
- Qual é a forma da base do cilindro?
- Se olharmos o lado do cilindro (que liga as duas bases), se parece mais com qual forma?
- O que muda ao apoiar o cilindro na base plana (em pé) ou deixá-lo “deitado” na horizontal ? Se fizermos esse teste em uma rampa ou superfície inclinada. O que será que acontece?
- E se deixarmos a esfera nessa mesma rampa. O que acontecerá?
- É possível empilhar cilindros um sobre o outro apoiando na base? E se virarmos na horizontal os cilindros, será que conseguimos empilhar?
- E a esfera, conseguimos empilhar uma sobre a outra?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos que após observarem, analisarem e conversarem sobre as semelhanças e diferenças entre cilindro e esfera, resgatem as conclusões que tiveram e falem as características delas. Registre em cartaz as informações que os alunos expuseram.
Propósito: Resgatar as informações obtidas durante a aula, elencando as características de cilindro e esfera.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia a conclusão para os alunos, conversando com eles sobre o fato da esfera ser redonda, não ter base plana e apresentar o mesmo formato em qualquer lado que seja vista e que o cilindro tem uma lateral curva que liga dois círculos que são bases opostas.
Propósito: Sintetizar os conceitos aprendidos durante a aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a folha de atividade. Realize a leitura da atividade e, solicite que eles individualmente identifiquem e assinalem as figuras que são esferas.
Propósito: Verificar se os alunos são capazes de identificar e discriminar as esferas de acordo com as características abordadas durante a aula.
Discuta com a turma:
- Todas as figuras têm partes redondas?
- O que diferencia a esfera de outras figuras?
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da Atividade Complementar