Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_05UND02
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, Email ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Atividade Síncrona (Zoom, Google Meets ou outros)
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de identificar os fatores climáticos que influenciam os tipos climáticos brasileiros. Para apresentação do tema, professor, escreva uma mensagem com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica enviando o seguinte texto:
Caros alunos e Caras alunas,
Você já reparou que no Brasil existem diferentes tipos de clima? Por exemplo, sempre falamos do calor do Nordeste, do frio das serras de Santa Catarina, da chuvas diárias da Amazônia e do clima seco de Brasília, não é? Por que será? Como podemos explicar tamanha diversidade climática do Brasil? Vamos descobrir nessa aula.
Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feito de forma diferente do que está proposta no plano original. Como estarão todos em casa com acesso à internet, a sugestão é inverter a contextualização. Assim, professor, envie por alguma ferramenta de comunicação tecnológica a sugestão a seguir. Peça que os estudantes pesquisem fotografias de 4 diferentes localidades do Brasil em que a diversidade climática possa ser evidenciada. Solicite que eles montem um arquivo com as 4 fotografias e uma pequena legenda identificando o local, o tipo de clima e uma breve descrição do tipo climático. Esse arquivo deve ser enviado de volta ao professor que poderá inserir algum comentário que considera necessário para retorno ao estudante. Caso considere necessário, professor, sugira algum material a mais de apoio aos estudantes. Há diversas indicações no material complementar do plano original.
Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da originalmente proposta pelo plano de aula. A primeira adaptação é que a atividade será feita em dupla. Para a realização da atividade envie aos estudantes, professor: a) o roteiro da atividade que está disponível no plano original. Nesse roteiro peça uma atenção especial na leitura dos fatores climáticos. b) o mapa do Brasil Físico e o mapa do Brasil com a indicação dos lugares a ser pesquisado pelos estudantes. Para que a atividade possa ser realizada em dupla, indique, professor, que os familiares criem uma forma de comunicação entre os estudantes. Isso pode ser feito por whatsapp ou uma videochamada por alguma ferramenta de webconferência. A atividade e a comunicação em dupla é importante para que a atividade seja de fato reflexiva e atinja a intencionalidade pedagógica dela.
Sistematização
Para a sistematização desse roteiro adaptado, diferente da proposta original do plano, sugerimos o agendamento de um encontro síncrono com uso de uma ferramenta de videoconferência, como o Zoom ou Google Meet por exemplo. No encontro, professor, escolha uma dupla para apresentar cada um dos lugares. Se possível, ensine aos estudantes o compartilhamento de tela para que cada dupla mostre o que preencheu. Faça as observações necessárias para que a turma compreenda o que são os fatores climáticos e como eles interferem nos diferentes tipos de clima.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre a diversidade dos tipos de clima do Brasil. Uma sugestão para isso é visitar o site do Instituto Nacional de Meterologia, disponível aqui, em que são divulgadas diversas informações sobre o tempo e o clima. O link enviado, em especial, mostra as representações cartográficas de diversos elementos do clima como as precipitações, a temperatura, a nebulosidade, entre outros elementos.