Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Abordaremos neste plano de aula a atuação de alguns fatores climáticos (altitude, latitude, maritimidade e continentalidade e massas de ar) na definição dos diferentes tipos climáticos.
Materiais necessários: Atlas geográfico escolar, arquivo impresso e quadro.
Materiais complementares:
Link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDH29aM4dDXjqDunjVg58nWShY4NZPt4GFgZq3cjZxc5cYPPKE46eszeqGGr/ge06-05und02-acao-propositiva-fatores-climaticos.pdf
Link do gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dxzx9VekPpdJwtQM3eAxGr6XPBPXrSwJESguMyqAuj25Ch3bjJdrK2PMEueR/ge06-05und02-acao-propositiva-gabarito-fatores-climaticos.pdf
Link para os mapas:
Brasil político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.
Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.
Para você saber mais:
A respeito dos conceitos básicos de clima e sobre o clima do Brasil, acessar o download do livro ClimAtoloGia. Disponível em:
https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgkLAAA/climatologia-nocoes-basicas-climas-brasil, Acesso em 15 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e comente que nessa aula eles irão pensar sobre os motivos da existência de diferentes tipos climáticos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide para que a turma possa observar as imagens e comente com eles que o turismo é a atividade de conhecer lugares diferentes com diferentes finalidades, entre as quais estão: lazer, aventura e negócios. Pergunte sobre quais lugares eles gostariam de conhecer e qual seria a justificativa para essa escolha. Permita que alguns alunos exponham as suas respostas. Conclua dizendo que algumas pessoas preferem viajar para lugares quentes, outras gostam de frio.
Link da foto Alpes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alpes#/media/File:Mont_Blanc_and_Dome_du_Gouter.jpg
Link da foto Caribe: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caribe#/media/File:Isla_Saona.jpg
Link da foto so Saara: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marrocos#/media/File:Merzouga_sahara.jpg
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Diga aos alunos que quando planejamos uma viagem, devemos pesquisar quais são as características do clima do lugar de destino para sabermos o que devemos levar em nossa mala. Complemente dizendo que existem lugares turísticos com as mais diversas características climáticas, alguns quentes outros frios, alguns secos e outros chuvosos, alguns como muito vento e outros não e assim por diante. Em seguida, leia os questionamentos do slide para a classe. Permita que eles compartilhem das suas impressões das hipóteses que possuem para responder aos questionamentos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, eles terão que observar no mapa político os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.
Reserve os últimos 5 minutos do tempo para fazer a correção da tabela oralmente.
Materiais complementares
Link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDH29aM4dDXjqDunjVg58nWShY4NZPt4GFgZq3cjZxc5cYPPKE46eszeqGGr/ge06-05und02-acao-propositiva-fatores-climaticos.pdf
Link do gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dxzx9VekPpdJwtQM3eAxGr6XPBPXrSwJESguMyqAuj25Ch3bjJdrK2PMEueR/ge06-05und02-acao-propositiva-gabarito-fatores-climaticos.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, ele terão que observar no mapa político os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.
Link para os mapas:
Brasil político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, ele terão que observar nos mapas político e físico os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.
Link para os mapas:
Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite que os alunos reflitam sobre as características físicas do Brasil, tais como, relevo baixo, proximidade com a Linha do Equador, grande áreas de florestas, etc. A partir dessa reflexão os alunos deverão oralmente responder ao questionamento do slide. Permita que eles manifestem as suas conclusões e as escreva em forma de tópicos no quadro.
Concluída a análise sobre os fatores climáticos atuantes no Brasil, solicite que os alunos reflitam sobre qual desses fatores são mais atuantes no município de sua escola.