17400
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Fatores climáticos

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender a atuação dos fatores climáticos na definição dos diferentes tipos de clima.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Rezende Lisboa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Abordaremos neste plano de aula a atuação de alguns fatores climáticos (altitude, latitude, maritimidade e continentalidade e massas de ar) na definição dos diferentes tipos climáticos.

Materiais necessários: Atlas geográfico escolar, arquivo impresso e quadro.

Materiais complementares:

Link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDH29aM4dDXjqDunjVg58nWShY4NZPt4GFgZq3cjZxc5cYPPKE46eszeqGGr/ge06-05und02-acao-propositiva-fatores-climaticos.pdf

Link do gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dxzx9VekPpdJwtQM3eAxGr6XPBPXrSwJESguMyqAuj25Ch3bjJdrK2PMEueR/ge06-05und02-acao-propositiva-gabarito-fatores-climaticos.pdf

Link para os mapas:

Brasil político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.

Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.

Para você saber mais:

A respeito dos conceitos básicos de clima e sobre o clima do Brasil, acessar o download do livro ClimAtoloGia. Disponível em:

https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgkLAAA/climatologia-nocoes-basicas-climas-brasil, Acesso em 15 de março de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e comente que nessa aula eles irão pensar sobre os motivos da existência de diferentes tipos climáticos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide para que a turma possa observar as imagens e comente com eles que o turismo é a atividade de conhecer lugares diferentes com diferentes finalidades, entre as quais estão: lazer, aventura e negócios. Pergunte sobre quais lugares eles gostariam de conhecer e qual seria a justificativa para essa escolha. Permita que alguns alunos exponham as suas respostas. Conclua dizendo que algumas pessoas preferem viajar para lugares quentes, outras gostam de frio.

Link da foto Alpes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alpes#/media/File:Mont_Blanc_and_Dome_du_Gouter.jpg

Link da foto Caribe: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caribe#/media/File:Isla_Saona.jpg

Link da foto so Saara: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marrocos#/media/File:Merzouga_sahara.jpg

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Diga aos alunos que quando planejamos uma viagem, devemos pesquisar quais são as características do clima do lugar de destino para sabermos o que devemos levar em nossa mala. Complemente dizendo que existem lugares turísticos com as mais diversas características climáticas, alguns quentes outros frios, alguns secos e outros chuvosos, alguns como muito vento e outros não e assim por diante. Em seguida, leia os questionamentos do slide para a classe. Permita que eles compartilhem das suas impressões das hipóteses que possuem para responder aos questionamentos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, eles terão que observar no mapa político os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.

Reserve os últimos 5 minutos do tempo para fazer a correção da tabela oralmente.

Materiais complementares

Link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDH29aM4dDXjqDunjVg58nWShY4NZPt4GFgZq3cjZxc5cYPPKE46eszeqGGr/ge06-05und02-acao-propositiva-fatores-climaticos.pdf

Link do gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dxzx9VekPpdJwtQM3eAxGr6XPBPXrSwJESguMyqAuj25Ch3bjJdrK2PMEueR/ge06-05und02-acao-propositiva-gabarito-fatores-climaticos.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, ele terão que observar no mapa político os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.

Link para os mapas:

Brasil político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, ele terão que observar nos mapas político e físico os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.

Link para os mapas:

Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite que os alunos reflitam sobre as características físicas do Brasil, tais como, relevo baixo, proximidade com a Linha do Equador, grande áreas de florestas, etc. A partir dessa reflexão os alunos deverão oralmente responder ao questionamento do slide. Permita que eles manifestem as suas conclusões e as escreva em forma de tópicos no quadro.

Concluída a análise sobre os fatores climáticos atuantes no Brasil, solicite que os alunos reflitam sobre qual desses fatores são mais atuantes no município de sua escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Abordaremos neste plano de aula a atuação de alguns fatores climáticos (altitude, latitude, maritimidade e continentalidade e massas de ar) na definição dos diferentes tipos climáticos.

Materiais necessários: Atlas geográfico escolar, arquivo impresso e quadro.

Materiais complementares:

Link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDH29aM4dDXjqDunjVg58nWShY4NZPt4GFgZq3cjZxc5cYPPKE46eszeqGGr/ge06-05und02-acao-propositiva-fatores-climaticos.pdf

Link do gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dxzx9VekPpdJwtQM3eAxGr6XPBPXrSwJESguMyqAuj25Ch3bjJdrK2PMEueR/ge06-05und02-acao-propositiva-gabarito-fatores-climaticos.pdf

Link para os mapas:

Brasil político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.

Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.

Para você saber mais:

A respeito dos conceitos básicos de clima e sobre o clima do Brasil, acessar o download do livro ClimAtoloGia. Disponível em:

https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgkLAAA/climatologia-nocoes-basicas-climas-brasil, Acesso em 15 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e comente que nessa aula eles irão pensar sobre os motivos da existência de diferentes tipos climáticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide para que a turma possa observar as imagens e comente com eles que o turismo é a atividade de conhecer lugares diferentes com diferentes finalidades, entre as quais estão: lazer, aventura e negócios. Pergunte sobre quais lugares eles gostariam de conhecer e qual seria a justificativa para essa escolha. Permita que alguns alunos exponham as suas respostas. Conclua dizendo que algumas pessoas preferem viajar para lugares quentes, outras gostam de frio.

Link da foto Alpes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alpes#/media/File:Mont_Blanc_and_Dome_du_Gouter.jpg

Link da foto Caribe: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caribe#/media/File:Isla_Saona.jpg

Link da foto so Saara: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marrocos#/media/File:Merzouga_sahara.jpg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Diga aos alunos que quando planejamos uma viagem, devemos pesquisar quais são as características do clima do lugar de destino para sabermos o que devemos levar em nossa mala. Complemente dizendo que existem lugares turísticos com as mais diversas características climáticas, alguns quentes outros frios, alguns secos e outros chuvosos, alguns como muito vento e outros não e assim por diante. Em seguida, leia os questionamentos do slide para a classe. Permita que eles compartilhem das suas impressões das hipóteses que possuem para responder aos questionamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, eles terão que observar no mapa político os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.

Reserve os últimos 5 minutos do tempo para fazer a correção da tabela oralmente.

Materiais complementares

Link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDH29aM4dDXjqDunjVg58nWShY4NZPt4GFgZq3cjZxc5cYPPKE46eszeqGGr/ge06-05und02-acao-propositiva-fatores-climaticos.pdf

Link do gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dxzx9VekPpdJwtQM3eAxGr6XPBPXrSwJESguMyqAuj25Ch3bjJdrK2PMEueR/ge06-05und02-acao-propositiva-gabarito-fatores-climaticos.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, ele terão que observar no mapa político os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.

Link para os mapas:

Brasil político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, ele terão que observar nos mapas político e físico os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.

Link para os mapas:

Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite que os alunos reflitam sobre as características físicas do Brasil, tais como, relevo baixo, proximidade com a Linha do Equador, grande áreas de florestas, etc. A partir dessa reflexão os alunos deverão oralmente responder ao questionamento do slide. Permita que eles manifestem as suas conclusões e as escreva em forma de tópicos no quadro.

Concluída a análise sobre os fatores climáticos atuantes no Brasil, solicite que os alunos reflitam sobre qual desses fatores são mais atuantes no município de sua escola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano