Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_05UND01
Ferramentas sugeridas
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet
- Atividade Síncrona (Zoom, Google Meets ou outros)
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de identificar a ocorrência de diferentes tipos de vegetação no mundo, usando, para isso, um mapa físico do globo. Para a apresentação do tema, professor, você pode enviar as fotografias que estão na contextualização do plano original, junto com o texto de apresentação do tema da aula.
Contextualização
A reflexão sobre os diferentes tipos de vegetação que estão representadas nas 3 fotografias enviadas para a apresentação pode ser o ponto de partida dessa aula. Assim, ao enviar o tema e as fotografias, já apresente a contextualização, solicitando que os alunos descrevam os tipos vegetais presentes nas fotografias. Lembre a eles, professor, que descrever significa destacar as características do objeto. No nosso caso, como se trata de vegetação, o que deve ser observado é: o porte da árvore (grande, média ou rasteira), a cor e tamanho das folhas e o tipo de caule. Peça que isso seja feito no caderno de Geografia em forma de quadro.
Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da proposta originalmente feita pelo plano de aula. A primeira adaptação a ser feita é que a atividade será realizada individualmente. Para a realização da atividade, oriente os estudantes a usarem o mapa Mundo Físico do Atlas Geográfico. Caso não tenham, pode ser usado o Atlas do IBGE, disponível aqui. Solicite que imprimam o roteiro de atividades (disponível no link do plano de aula). Com os dois materiais em mãos, a proposta é comparar as informações da ficha (com o nome e características dos diferentes tipos vegetais) com o planisfério físico, indicando dois lugares no globo onde essas vegetações poderão ser encontradas. A sinalização dos lugares deverá ser feita com caneta hidrocor sobre o mapa.
Sistematização
Para a sistematização desse roteiro adaptado, diferente da proposta original do plano, sugerimos o agendamento de um encontro síncrono com uso de uma ferramenta de videoconferência, como o Zoom ou Google Meet, por exemplo, em que cada estudante apresentará as conclusões que chegou para a turma e para o professor. Dessa forma, será possível dar um feedback diretamente a cada estudante, indicando as questões que precisam ser revistas. Aproveite o encontro síncrono, professor, para, ao final, retomar a contextualização dessa aula e indicar que as 3 fotografias enviadas inicialmente representam os 3 portes de vegetação: as vegetações arbóreas, as arbustivas e as herbáceas.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os tipos vegetais do mundo. Um boa atividade em família é construir um painel de fotografias com diferentes tipos vegetais indicando a localização no globo de cada uma delas.