17399
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As diferentes vegetações

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender que cada ambiente favorece o desenvolvimento de determinado tipo de vegetação.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Rezende Lisboa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível identificar a existência de diferentes tipos de vegetação, bem como relacionados aos padrões climáticos, aos tipos de solos e ao relevo.

Materiais necessários: Amostras de plantas que podem ser usadas para fins medicinais (hortelã, camomila, mastruz, etc.) Atlas Geográfico Escolar, cópia do planisfério físico, cópia do arquivo com as características das principais vegetações da Terra, cópia da tabela de sistematização.

Link dos documentos:

Principais vegetações da Terra: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWq6Pq3gyFsgACbdydFdn97UfK6J7mHusYfdHpKaK44bjxgjjMdgNNYdBMcF/geo6-05und01-acao-propositiva-principais-vegetacoes-mundiais.pdf

Tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SunuKQJFquGUWqC9Ffuuf66QDjQE2eqkqBsFhjWtjsjrkqzxhHFHDRDqhMXG/geo6-05und01-sistematizacao-tabela.pdf

Gabarito da tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3RPEcsVzRyExMNTbzC3RKaakWXz3jzakTS8A9fcFZDAXrMzDVKJbFVKhzmv/geo6-05und01-sistematizacao-gabarito-da-tabela.pdf

Link das imagens:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vegeta%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Fall_on_the_Yukon_Flats_NWR.jpg, acesso em 30/04/2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto#/media/File:Baja_California_Desert.jpg, acesso em 30/04/2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto#/media/File:Outback.JPG, acesso em 30/04/2019.

Link para os mapas:

Planisfério Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Para você saber mais:

A respeito da da atuação do clima na definição da vegetação, acessar o artigo “Clima e vegetação”. Disponível em:

https://www.researchgate.net/profile/Valerio_Pillar/publication/267959203_Clima_e_vegetacao/links/5aa46f53a6fdccd544baa636/Clima-e-vegetacao.pdf, Acesso em 15 de março de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula e solicite que os alunos façam a leitura. Comente que no decorrer dessa aula eles observarão mapas físicos e tentarão descobrir a localização de determinados tipos de vegetação. Acrescente que, para conclusão, será elaborado uma tabela comparativa baseada nas observações realizadas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o slide e questione os alunos sobre as imagens apresentadas, pergunte o que eles conseguem observar, se eles já viram paisagens como essas, se elas são semelhantes e quais são as diferenças que podem ser observadas. Deixe que eles analisem as imagens livremente e permita que alguns exponham suas ideias em voz alta.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e comente com os alunos que podemos encontrar variados tipos de vegetação em nosso planeta. Pergunte sobre como é a vegetação do município onde está situada a escola. Peça para que a descrevam. Depois amplie a análise questionando sobre outros tipos de vegetação que eles já puderam observar em outros locais mais distantes. Escolha dois ou três alunos para que dividam suas experiências pessoais com a turma. Estabeleça comparações entre as descrições apresentadas por eles. Depois disso, leia o questionamento do slide.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Com a sala dividida em grupos de 4 pessoas, distribua uma cópia do planisfério físico e uma cópia do documento disponível no link a seguir. Comente com eles que as plantas de determinado local formam o que chamamos de vegetação. Oriente que eles estão recebendo uma ficha com o nome de algumas vegetações (plantas) e as características dos lugares onde elas poderão ser encontradas. Os grupos deverão comparar as informações da ficha com o planisfério físico e indicar dois lugares no globo onde essas vegetações poderão ser encontradas. A sinalização dos lugares deverá ser feita com caneta hidrocor sobre o mapa.

Material complementar

Link para o documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWq6Pq3gyFsgACbdydFdn97UfK6J7mHusYfdHpKaK44bjxgjjMdgNNYdBMcF/geo6-05und01-acao-propositiva-principais-vegetacoes-mundiais.pdf

Link para o mapa: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar, instrua-os a encontrem no Atlas Geográfico Escolar o mapa de climas do mundo e compararem os locais identificados como possíveis de possuírem as vegetações da ação propositiva. Solicite que os alunos criem uma tabela relacionando o tipo de clima com o tipo de vegetação correspondente, como o modelo do link a seguir.

Depois de concluída a tabela, solicite que os alunos respondam oralmente a questão do slide.

Material complementar

Link para o modelo de tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SunuKQJFquGUWqC9Ffuuf66QDjQE2eqkqBsFhjWtjsjrkqzxhHFHDRDqhMXG/geo6-05und01-sistematizacao-tabela.pdf

Link para o gabarito da tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3RPEcsVzRyExMNTbzC3RKaakWXz3jzakTS8A9fcFZDAXrMzDVKJbFVKhzmv/geo6-05und01-sistematizacao-gabarito-da-tabela.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível identificar a existência de diferentes tipos de vegetação, bem como relacionados aos padrões climáticos, aos tipos de solos e ao relevo.

Materiais necessários: Amostras de plantas que podem ser usadas para fins medicinais (hortelã, camomila, mastruz, etc.) Atlas Geográfico Escolar, cópia do planisfério físico, cópia do arquivo com as características das principais vegetações da Terra, cópia da tabela de sistematização.

Link dos documentos:

Principais vegetações da Terra: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWq6Pq3gyFsgACbdydFdn97UfK6J7mHusYfdHpKaK44bjxgjjMdgNNYdBMcF/geo6-05und01-acao-propositiva-principais-vegetacoes-mundiais.pdf

Tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SunuKQJFquGUWqC9Ffuuf66QDjQE2eqkqBsFhjWtjsjrkqzxhHFHDRDqhMXG/geo6-05und01-sistematizacao-tabela.pdf

Gabarito da tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3RPEcsVzRyExMNTbzC3RKaakWXz3jzakTS8A9fcFZDAXrMzDVKJbFVKhzmv/geo6-05und01-sistematizacao-gabarito-da-tabela.pdf

Link das imagens:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vegeta%C3%A7%C3%A3o#/media/File:Fall_on_the_Yukon_Flats_NWR.jpg, acesso em 30/04/2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto#/media/File:Baja_California_Desert.jpg, acesso em 30/04/2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto#/media/File:Outback.JPG, acesso em 30/04/2019.

Link para os mapas:

Planisfério Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Para você saber mais:

A respeito da da atuação do clima na definição da vegetação, acessar o artigo “Clima e vegetação”. Disponível em:

https://www.researchgate.net/profile/Valerio_Pillar/publication/267959203_Clima_e_vegetacao/links/5aa46f53a6fdccd544baa636/Clima-e-vegetacao.pdf, Acesso em 15 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula e solicite que os alunos façam a leitura. Comente que no decorrer dessa aula eles observarão mapas físicos e tentarão descobrir a localização de determinados tipos de vegetação. Acrescente que, para conclusão, será elaborado uma tabela comparativa baseada nas observações realizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o slide e questione os alunos sobre as imagens apresentadas, pergunte o que eles conseguem observar, se eles já viram paisagens como essas, se elas são semelhantes e quais são as diferenças que podem ser observadas. Deixe que eles analisem as imagens livremente e permita que alguns exponham suas ideias em voz alta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e comente com os alunos que podemos encontrar variados tipos de vegetação em nosso planeta. Pergunte sobre como é a vegetação do município onde está situada a escola. Peça para que a descrevam. Depois amplie a análise questionando sobre outros tipos de vegetação que eles já puderam observar em outros locais mais distantes. Escolha dois ou três alunos para que dividam suas experiências pessoais com a turma. Estabeleça comparações entre as descrições apresentadas por eles. Depois disso, leia o questionamento do slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Com a sala dividida em grupos de 4 pessoas, distribua uma cópia do planisfério físico e uma cópia do documento disponível no link a seguir. Comente com eles que as plantas de determinado local formam o que chamamos de vegetação. Oriente que eles estão recebendo uma ficha com o nome de algumas vegetações (plantas) e as características dos lugares onde elas poderão ser encontradas. Os grupos deverão comparar as informações da ficha com o planisfério físico e indicar dois lugares no globo onde essas vegetações poderão ser encontradas. A sinalização dos lugares deverá ser feita com caneta hidrocor sobre o mapa.

Material complementar

Link para o documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uWq6Pq3gyFsgACbdydFdn97UfK6J7mHusYfdHpKaK44bjxgjjMdgNNYdBMcF/geo6-05und01-acao-propositiva-principais-vegetacoes-mundiais.pdf

Link para o mapa: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar, instrua-os a encontrem no Atlas Geográfico Escolar o mapa de climas do mundo e compararem os locais identificados como possíveis de possuírem as vegetações da ação propositiva. Solicite que os alunos criem uma tabela relacionando o tipo de clima com o tipo de vegetação correspondente, como o modelo do link a seguir.

Depois de concluída a tabela, solicite que os alunos respondam oralmente a questão do slide.

Material complementar

Link para o modelo de tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SunuKQJFquGUWqC9Ffuuf66QDjQE2eqkqBsFhjWtjsjrkqzxhHFHDRDqhMXG/geo6-05und01-sistematizacao-tabela.pdf

Link para o gabarito da tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3RPEcsVzRyExMNTbzC3RKaakWXz3jzakTS8A9fcFZDAXrMzDVKJbFVKhzmv/geo6-05und01-sistematizacao-gabarito-da-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano