17398
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Bacias Hidrográficas

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender o conceito de bacia hidrográfica e conhecer seus elementos formadores.

Plano 09 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão o conceito de bacia hidrográfica a partir da compreensão de que os rios fazem parte de um sistema complexo conhecido como rede hidrográfica que compreende o conjunto do rio e seus afluentes formados pela bacia hidrográfica, em que devemos considerar o relevo que orientam os cursos d'água, a área de captação e escoamento da água para os oceanos.

Para tanto, assistiremos ao vídeo “Comitê de Bacia Hidrográfica: O que é e o que faz?” http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e por fim produziremos uma pequena maquete que representará uma bacia hidrográfica considerando seus aspectos morfológicos.

Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Datashow, tampa plástica (como exemplo tampa de pote de sorvete) e massinha de modelar nas cores azul, marrom e verde (as cores podem ter tonalidades mais claras ou escuras, mas é importante que sejam cores de elementos da natureza), papel ofício cortado em forma retangular para fazer pequenas etiquetas e palitos de dentes . Você pode solicitar previamente o material necessário para fazer a maquete aos alunos ou à escola.

Para você saber mais:

Divisões Hidrográficas do Brasil, disponível em:

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/panorama-das-aguas/copy_of_divisoes-hidrograficas, acesso em: 25 de Fevereiro de 2019.

Rios e bacias do Brasil formam uma das maiores redes fluviais do mundo. Disponível em:

http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2009/10/rios-e-bacias-do-brasil-formam-uma-das-maiores-redes-fluviais-do-mundo, acesso: em 25 de Fevereiro de 2019.

A bacia Hidrográfica, disponível em:

http://www.planejamento.mppr.mp.br/arquivos/File/bacias_hidrograficas/planejamento_manejo_e_gestao_unidade_1.pdf, acesso em: 25 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água, compreenda o sistema de absorção e percolação da água para formação das águas subterrâneas e a importância do relevo e vegetação para a preservação dos rios.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Converse com a turma que nesta aula eles aprenderão sobre o que é e como se formam as bacias hidrográficas. Conte que eles estudarão sobre a rede hidrográfica e conhecerão os elementos físicos que influenciam na formação das bacias hidrográficas. Comente que eles assistirão ao vídeo” Comitê de Bacia Hidrográfica: O que é e o que faz?” “http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Por fim, indique aos alunos que eles produzirão uma pequena maquete para representar uma bacia hidrográfica e seus principais elementos físicos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem acima e pergunte se há alguma semelhança entre a folha de couve e a formação de um rio e seus afluentes. Se possível leve a folha de couve para a sala de aula e explique que ela, neste momento, pode ser compreendida como um modelo mais simples de representação da bacia hidrográfica. Explore a imagem e pergunte aos alunos, que se a folha de couve fosse a nossa representação de bacia hidrográfica, onde seria o rio principal, seus afluentes e o curso d água. Lembre os alunos que a água respeita a lei da gravidade, e portanto ela sempre corre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos de baixa altitude. Além disso, a água também segue as formas do relevo, que são considerados os divisores de água, pois delimitam a área da bacia. Aproveite para explicar que as nascentes do rio principal são onde nasce o rio e seus afluentes. Nas bacias hidrográficas também notamos a margem direita e a margem esquerda do rio principal que forma o vale. A foz do rio principal é onde o rio deságua (desemboca). Pergunte aos alunos qual parte da couve podemos considerar a foz do rio e qual seria a sua nascente. Explique que faz parte da bacia hidrográfica toda a água superficial e subterrânea em direção ao leito de um curso d’água. Aproveite este momento para relembrar o ciclo da água com seus alunos e também a formação das águas subterrâneas responsável por manter o equilíbrio hídrico dos rios e lagos.

Como adequar à sua realidade: A título de curiosidade leve para aula o nome do principal rio que banha a cidade e seus afluentes.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Antes de iniciarem a assistir o vídeo “Comitê de bacias hidrográficas: o que é e o que faz?”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica, pergunte aos alunos: “como se formam os caminhos da água numa bacia hidrográfica?” Deixe-os refletirem e conversarem alguns minutos e, então, inicie o vídeo orientando-os a prestarem atenção para, então, novamente, voltarem à questão. Como a intenção é que os alunos possam visualizar a formação da bacia hidrográfica seria interessante passar o vídeo a partir de 1’35” até 2’24” e promover um pequeno debate. Pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: O que é uma bacia hidrográfica? Quais elementos físicos presentes na formação da bacia hidrográfica? Se achar interessante, você pode passar o vídeo completo e aprofundar as questões sobre a importância social, econômica e ambiental da bacia hidrográfica. Caso na escola não haja uma boa rede de internet, é importante baixar o vídeo antecipadamente.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua o material necessário para a produção das maquetes. Neste momento os alunos produzirão uma pequena maquete de bacia hidrográfica. Se sua turma for acima de 20 alunos, você pode sugerir que esta atividade seja desenvolvida em duplas. Nesta maquete eles deverão considerar o relevo, o rio principal, seus afluentes, o curso do rio até a foz, a vegetação e a água subterrânea. Eles poderão misturar as massinhas e mudar sua tonalidade de acordo com a sua criatividade, e caso você tenha passado o vídeo completo ou até mesmo debatido sobre a importância social, econômica e ambiental das bacias hidrográficas, pode sugerir que os alunos contemplem essa abordagem na maquete.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Distribua para a turma o papel ofício previamente cortado na forma retangular e os palitos de dentes e peça para que eles escrevam os elementos presentes nas maquetes e colem nos palitos de dentes, formando assim pequenas tags. Organize a turma em semicírculo e coloque as maquetes em destaque sobre a mesa, próximo ao aluno ou dupla que confeccionou a maquete. Peça para que um aluno ou dupla inicie uma apresentação para a turma do seu trabalho e coloque as tags que indiquem cada elemento físico de acordo com a sua representação, por exemplo: tag escrito rio principal, montanha, foz, mar, aquífero. Neste momento será interessante que os demais alunos da turma contribuam e complementem a explicação de maneira informal como numa roda de conversa. Aproveite para estimulá-los a pensar sobre os elementos (relevo, água subterrânea, vegetação e ação antrópica) que foram considerados na confecção das maquetes e sobre sua relevância na rede hidrográfica.

Desdobramentos para as aulas seguintes: Após as maquetes prontas, escolha uma área de livre circulação na escola para que o material seja exposto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão o conceito de bacia hidrográfica a partir da compreensão de que os rios fazem parte de um sistema complexo conhecido como rede hidrográfica que compreende o conjunto do rio e seus afluentes formados pela bacia hidrográfica, em que devemos considerar o relevo que orientam os cursos d'água, a área de captação e escoamento da água para os oceanos.

Para tanto, assistiremos ao vídeo “Comitê de Bacia Hidrográfica: O que é e o que faz?” http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e por fim produziremos uma pequena maquete que representará uma bacia hidrográfica considerando seus aspectos morfológicos.

Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Datashow, tampa plástica (como exemplo tampa de pote de sorvete) e massinha de modelar nas cores azul, marrom e verde (as cores podem ter tonalidades mais claras ou escuras, mas é importante que sejam cores de elementos da natureza), papel ofício cortado em forma retangular para fazer pequenas etiquetas e palitos de dentes . Você pode solicitar previamente o material necessário para fazer a maquete aos alunos ou à escola.

Para você saber mais:

Divisões Hidrográficas do Brasil, disponível em:

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/panorama-das-aguas/copy_of_divisoes-hidrograficas, acesso em: 25 de Fevereiro de 2019.

Rios e bacias do Brasil formam uma das maiores redes fluviais do mundo. Disponível em:

http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2009/10/rios-e-bacias-do-brasil-formam-uma-das-maiores-redes-fluviais-do-mundo, acesso: em 25 de Fevereiro de 2019.

A bacia Hidrográfica, disponível em:

http://www.planejamento.mppr.mp.br/arquivos/File/bacias_hidrograficas/planejamento_manejo_e_gestao_unidade_1.pdf, acesso em: 25 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água, compreenda o sistema de absorção e percolação da água para formação das águas subterrâneas e a importância do relevo e vegetação para a preservação dos rios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Converse com a turma que nesta aula eles aprenderão sobre o que é e como se formam as bacias hidrográficas. Conte que eles estudarão sobre a rede hidrográfica e conhecerão os elementos físicos que influenciam na formação das bacias hidrográficas. Comente que eles assistirão ao vídeo” Comitê de Bacia Hidrográfica: O que é e o que faz?” “http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Por fim, indique aos alunos que eles produzirão uma pequena maquete para representar uma bacia hidrográfica e seus principais elementos físicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem acima e pergunte se há alguma semelhança entre a folha de couve e a formação de um rio e seus afluentes. Se possível leve a folha de couve para a sala de aula e explique que ela, neste momento, pode ser compreendida como um modelo mais simples de representação da bacia hidrográfica. Explore a imagem e pergunte aos alunos, que se a folha de couve fosse a nossa representação de bacia hidrográfica, onde seria o rio principal, seus afluentes e o curso d água. Lembre os alunos que a água respeita a lei da gravidade, e portanto ela sempre corre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos de baixa altitude. Além disso, a água também segue as formas do relevo, que são considerados os divisores de água, pois delimitam a área da bacia. Aproveite para explicar que as nascentes do rio principal são onde nasce o rio e seus afluentes. Nas bacias hidrográficas também notamos a margem direita e a margem esquerda do rio principal que forma o vale. A foz do rio principal é onde o rio deságua (desemboca). Pergunte aos alunos qual parte da couve podemos considerar a foz do rio e qual seria a sua nascente. Explique que faz parte da bacia hidrográfica toda a água superficial e subterrânea em direção ao leito de um curso d’água. Aproveite este momento para relembrar o ciclo da água com seus alunos e também a formação das águas subterrâneas responsável por manter o equilíbrio hídrico dos rios e lagos.

Como adequar à sua realidade: A título de curiosidade leve para aula o nome do principal rio que banha a cidade e seus afluentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Antes de iniciarem a assistir o vídeo “Comitê de bacias hidrográficas: o que é e o que faz?”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica, pergunte aos alunos: “como se formam os caminhos da água numa bacia hidrográfica?” Deixe-os refletirem e conversarem alguns minutos e, então, inicie o vídeo orientando-os a prestarem atenção para, então, novamente, voltarem à questão. Como a intenção é que os alunos possam visualizar a formação da bacia hidrográfica seria interessante passar o vídeo a partir de 1’35” até 2’24” e promover um pequeno debate. Pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: O que é uma bacia hidrográfica? Quais elementos físicos presentes na formação da bacia hidrográfica? Se achar interessante, você pode passar o vídeo completo e aprofundar as questões sobre a importância social, econômica e ambiental da bacia hidrográfica. Caso na escola não haja uma boa rede de internet, é importante baixar o vídeo antecipadamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua o material necessário para a produção das maquetes. Neste momento os alunos produzirão uma pequena maquete de bacia hidrográfica. Se sua turma for acima de 20 alunos, você pode sugerir que esta atividade seja desenvolvida em duplas. Nesta maquete eles deverão considerar o relevo, o rio principal, seus afluentes, o curso do rio até a foz, a vegetação e a água subterrânea. Eles poderão misturar as massinhas e mudar sua tonalidade de acordo com a sua criatividade, e caso você tenha passado o vídeo completo ou até mesmo debatido sobre a importância social, econômica e ambiental das bacias hidrográficas, pode sugerir que os alunos contemplem essa abordagem na maquete.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Distribua para a turma o papel ofício previamente cortado na forma retangular e os palitos de dentes e peça para que eles escrevam os elementos presentes nas maquetes e colem nos palitos de dentes, formando assim pequenas tags. Organize a turma em semicírculo e coloque as maquetes em destaque sobre a mesa, próximo ao aluno ou dupla que confeccionou a maquete. Peça para que um aluno ou dupla inicie uma apresentação para a turma do seu trabalho e coloque as tags que indiquem cada elemento físico de acordo com a sua representação, por exemplo: tag escrito rio principal, montanha, foz, mar, aquífero. Neste momento será interessante que os demais alunos da turma contribuam e complementem a explicação de maneira informal como numa roda de conversa. Aproveite para estimulá-los a pensar sobre os elementos (relevo, água subterrânea, vegetação e ação antrópica) que foram considerados na confecção das maquetes e sobre sua relevância na rede hidrográfica.

Desdobramentos para as aulas seguintes: Após as maquetes prontas, escolha uma área de livre circulação na escola para que o material seja exposto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano