Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_04UND09
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam o conceito de bacia hidrográfica e conhecer seus elementos formadores. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com a turma que nesta aula eles aprenderão sobre o que é e como se formam as bacias hidrográficas. Conte que eles estudarão sobre a rede hidrográfica e conhecerão os elementos físicos que influenciam na formação das bacias hidrográficas. Comente que eles assistirão ao vídeo” Comitê de Bacia Hidrográfica: O que é e o que faz?” “http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Por fim, indique aos alunos que eles produzirão uma pequena maquete para representar uma bacia hidrográfica e seus principais elementos físicos.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Pergunte se há alguma semelhança entre a folha de couve e a formação de um rio e seus afluentes. Se possível use a folha de couve na gravação do vídeo, explique que ela, neste momento, pode ser compreendida como um modelo mais simples de representação da bacia hidrográfica. Explore a imagem e pergunte aos alunos, que se a folha de couve fosse a nossa representação de bacia hidrográfica, onde seria o rio principal, seus afluentes e o curso d’água.
Para aprofundar a gravação do vídeo, use as informações que constam no plano original.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, envie também o vídeo “Comitê de bacias hidrográficas: o que é e o que faz?”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica, pergunte aos alunos: “como se formam os caminhos da água numa bacia hidrográfica?”
Peça para responderem no grupo de WhatsApp da turma.
Ação propositiva (cinco dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Neste momento os alunos produzirão uma pequena maquete de bacia hidrográfica. Nesta maquete eles deverão considerar o relevo, o rio principal, seus afluentes, o curso do rio até a foz, a vegetação e a água subterrânea. Eles poderão misturar as massinhas e mudar sua tonalidade de acordo com a sua criatividade, e caso você tenha passado o vídeo completo ou até mesmo debatido sobre a importância social, econômica e ambiental das bacias hidrográficas, pode sugerir que os alunos contemplem essa abordagem na maquete.
A maquete deve ser feita com auxilio da família.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Oriente que eles enviem fotos, vídeos, registros da produção das maquetes.
Aproveite para estimulá-los a pensar sobre os elementos (relevo, água subterrânea, vegetação e ação antrópica) que foram considerados na confecção das maquetes e sobre sua relevância na rede hidrográfica.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem na produção das maquetes, e ainda assim, fica a sugestão de um vídeo de como produzir uma maquete.
E a sugestão de materiais para leitura.
- Maquete Bacia Hidrográfica- https://www.youtube.com/watch?v=y5Jmrer1Czs. Acesso em 30/06/2020
- Divisões Hidrográficas do Brasil, disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/panorama-das-aguas/copy_of_divisoes-hidrograficas, Acesso em 30/06/2020
- Rios e bacias do Brasil formam uma das maiores redes fluviais do mundo. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2009/10/rios-e-bacias-do-brasil-formam-uma-das-maiores-redes-fluviais-do-mundo, Acesso em 30/06/2020
- A bacia Hidrográfica, disponível em: http://www.planejamento.mppr.mp.br/arquivos/File/bacias_hidrograficas/planejamento_manejo_e_gestao_unidade_1.pdf, Acesso em 30/06/2020
- VÍDEO 1 - O QUE SÃO BACIAS HIDROGRÁFICAS?- https://www.youtube.com/watch?v=OtUuK6nELGg. Acesso em 04/07/2020.