17397
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Aquífero: a água embaixo do solo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender como a água se infiltra no solo e a formação dos aquíferos.

Plano 08 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão sobre a infiltração da água no solo, a formação dos aquíferos e sua importância no abastecimento dos rios e a relevância do uso sustentável do solo para a manutenção desse sistema. Para tanto, assistiremos ao vídeo Águas subterrâneas, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e por fim produziremos uma pequena história em quadrinhos sobre o tema proposto na aula. Para isso, será interessante levar uma histórinha em quadrinhos pronta ou algumas revistinhas em quadrinhos para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, lápis, borracha, régua, canetas coloridas hidrocor, lápis de cor e revistas em quadrinhos que sirvam de inspiração para a realização da Ação Propositiva.

Material complementar:

Nesta aula assistiremos ao vídeo “Águas subterrâneas disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo:

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Imagem Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yE2MkpDppzAFxmtA4DffRtfYAzXQ74McG7cXgSsW9TH963GqnuNSs94fDqfg/geo06-04und08-contextualizacao-imagem.pdf

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4RJWZZU2JyAuckRHtdYgv2n88yrfV39Kek33uTBhtyEyNXYW54nsJKfpMESZ/geo06-04und08-problematizacao-imagem.pdf

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y6fJHVWYQ6jjQbaut6mtMJ6gFuzYEERQwr9pSNuyzuYetQx6txTyUKdgk9n/geo06-04und08-acao-propositiva-imagem.pdf

Para você saber mais:

Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Águas subterrâneas, o que são?

Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Lauro de Oliveira Silva Junior.; Lúcio Carramillo Caetano. Aquíferos.

Disponível em:

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. Pesquisas comprovam a importância da vegetação na produção de água. Disponível em:

https://www.ambiente.sp.gov.br/2015/08/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua-com-qualidade/. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água, seus estados físicos e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mencione que nesta aula os alunos estudarão sobre “rios subterrâneos”, as águas que se acumulam e se movimentam devido à permeabilidade embaixo do solo. Conte que eles aprenderão sobre a formação dessas águas, sua relação com o abastecimento dos rios e também sobre a importância da vegetação para a sua preservação. Comunique que eles assistirão ao vídeo “Águas subterrâneas”disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos , para facilitar a percepção sobre a percolação da água no solo, formação dos aquíferos e abastecimento das águas superfíciais. A última etapa da aula será a confecção de uma pequena história em quadrinho sobre o assunto abordado.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem acima e pergunte a turma o que geralmente encontramos ao cavar o solo em camadas profundas. É possível que os alunos respondam que é a água, então aproveite para perguntar como se acumula a água e revisar o ciclo hidrológico com a turma utilizando a ilustração acima. Explique que a água subterrânea, conhecida como aquífero é como um reservatório natural capaz de armazenar água. Os aquíferos absorvem e acumulam a água da chuva que se infiltra no solo permeável e posteriormente essa água se movimenta fornecendo o abastecimento dos rios e lagos, principalmente na época da seca. Os aquíferos contribuem para que boa parte dos rios seja perenes, portanto eles mantém o equilíbrio hídrico dos rios e lagos que vemos na superfície.

Material complementar

Imagem Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yE2MkpDppzAFxmtA4DffRtfYAzXQ74McG7cXgSsW9TH963GqnuNSs94fDqfg/geo06-04und08-contextualizacao-imagem.pdf

Como adequar à sua realidade: Em algumas regiões brasileiras ainda é muito comum o uso de poços artesianos para o abastecimento de água por residências. Se este for o caso de sua cidade, aproveite para utilizá-lo como exemplo e também, caso seja possível, faça uma correlação entre a poluição do solo e a qualidade da água.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Assista com a turma o vídeo “Águas subterrâneas”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos e promova um pequeno debate. Pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: Qual a importância do aquífero? Será que o uso do solo pode interferir na sua absorção da água? De acordo com o vídeo, qual a importância do uso consciente do solo para a manutenção da qualidade da água no aquífero? A poluição do solo e o uso do aquífero pode interferir no volume e qualidade da água que abastecem nossos rios e lagos? Caso na escola não haja uma boa rede de internet, seria interessante o professor baixar o vídeo antecipadamente.

No vídeo, que se apresenta bem didático e adequado à faixa etária que queremos nesse plano, apresenta o que é um aquífero, sua dinâmica interna das águas, alimentação dos rios, tipos de aquíferos, uso econômico dos aquíferos na cidade e no campo (abastecimento através de poços, por exemplo) e impactos ambientais.

Material complementar

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4RJWZZU2JyAuckRHtdYgv2n88yrfV39Kek33uTBhtyEyNXYW54nsJKfpMESZ/geo06-04und08-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

CETESP. Águas Subterrâneas.

Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/ Acesso em 08 de Maio de 2019.

CGEE. Qualidade da água Subterrânea.

Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/a2b_doc_final_agua_subterr_1184.pdf/49642517-e831-4ef7-bccd-5c6d3834a3a0?version=1.0. Acesso em: 08 de Maio de 2019.

Kauffmann. Marcia. O. et.al.águas subterrâneas e sustentabilidade: contribuição da legislação para o controle de impactos urbanos nos aquíferos.

Disponível em: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewFile/23300/15392. Acesso em: 08 de Maio de 2019.

Embrapa. Aquíferos precisam de proteção constante.

Disponível em: https://www.embrapa.br/meio-ambiente/busca-de-noticias/-/noticia/37762581/aquiferos-precisam-de-protecao-constante. Acesso em 08 de MAio de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas e explique que neste momento eles farão uma pequena história em quadrinhos sobre o tema da aula. A ideia é por fim juntar todas as produções dos alunos num pequeno gibi, com o título Aquífero: a água embaixo do solo, e distribuir para os outros alunos da escola. História em quadrinhos é um gênero muito popular entre crianças e adolescentes e podemos conceituar como uma forma de expressão artística e literária que utiliza desenhos e textos para representar uma história.

Para a produção da história em quadrinhos peça para que cada grupo tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, lápis, régua, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.

Para começar a atividade, peça para que a turma faça duas linhas na folha de papel A4, uma linha na horizontal e outra na vertical, dessa forma eles limitarão o espaço de sua história em quatro partes. Diga à eles que toda história em quadrinhos precisa de um título que seja objetivo para o leitor ter uma noção sobre o que se trata a história.

Como toda história é necessário que tenha início, meio e fim, e o conteúdo deve estar relacionado diretamente ao tema da aula. Entretanto, é importante variar o conteúdo de cada história. Podemos citar como exemplo de conteúdos para as histórias: O ciclo da água, os rios, a importância da água, exemplos de uso econômico dos aquíferos, a poluição dos aquíferos. Dessa forma, ao juntar histórias em quadrinhos das duplas para a montagem do gibi o trabalho será mais criativo e diversificado. Use a ilustração do slide para exemplificar.

É interessante levar para a sala de aula algumas histórias em quadrinhos prontas ou algumas revistinhas em quadrinhos, como a da Turma da Mônica que é muito popular, para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula.

Material complementar

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y6fJHVWYQ6jjQbaut6mtMJ6gFuzYEERQwr9pSNuyzuYetQx6txTyUKdgk9n/geo06-04und08-acao-propositiva-imagem.pdf

Para você saber mais:

Pedro Dias Mangoline Neves.; Felipe Gomes Rubira. Histórias em quadrinhos na geografia escolar.

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/26546/pdf. Acesso em 26 de Fevereiro de 2019.

Priscila Nogueira Matos., Lucia da Cruz de Almeida. Histórias em quadrinhos como recurso interdisciplinar do tema meio ambiente: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/18965-Texto%20do%20artigo-100420-1-10-20130422.pdf

http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente_backup/article/view/14581. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após as histórias em quadrinhos prontas, peça para que as duplas se organizem (a cada quatro duplas) para junção de suas histórias e confecção da capa do gibi com o tema da aula. Dessa forma cada grupo terá pronto uma revistinha em quadrinhos pronta e personalizada.

Desdobramentos para as aulas seguintes: Exponha as histórias em quadrinhos no mural em forma de varal de ideias em um espaço da escola de grande circulação de pessoas. Também é possível organizar os gibis da turma e distribuir entre os grupos para compartilhamento dos trabalhos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão sobre a infiltração da água no solo, a formação dos aquíferos e sua importância no abastecimento dos rios e a relevância do uso sustentável do solo para a manutenção desse sistema. Para tanto, assistiremos ao vídeo Águas subterrâneas, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e por fim produziremos uma pequena história em quadrinhos sobre o tema proposto na aula. Para isso, será interessante levar uma histórinha em quadrinhos pronta ou algumas revistinhas em quadrinhos para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, lápis, borracha, régua, canetas coloridas hidrocor, lápis de cor e revistas em quadrinhos que sirvam de inspiração para a realização da Ação Propositiva.

Material complementar:

Nesta aula assistiremos ao vídeo “Águas subterrâneas disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo:

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Imagem Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yE2MkpDppzAFxmtA4DffRtfYAzXQ74McG7cXgSsW9TH963GqnuNSs94fDqfg/geo06-04und08-contextualizacao-imagem.pdf

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4RJWZZU2JyAuckRHtdYgv2n88yrfV39Kek33uTBhtyEyNXYW54nsJKfpMESZ/geo06-04und08-problematizacao-imagem.pdf

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y6fJHVWYQ6jjQbaut6mtMJ6gFuzYEERQwr9pSNuyzuYetQx6txTyUKdgk9n/geo06-04und08-acao-propositiva-imagem.pdf

Para você saber mais:

Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Águas subterrâneas, o que são?

Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Lauro de Oliveira Silva Junior.; Lúcio Carramillo Caetano. Aquíferos.

Disponível em:

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. Pesquisas comprovam a importância da vegetação na produção de água. Disponível em:

https://www.ambiente.sp.gov.br/2015/08/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua-com-qualidade/. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água, seus estados físicos e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mencione que nesta aula os alunos estudarão sobre “rios subterrâneos”, as águas que se acumulam e se movimentam devido à permeabilidade embaixo do solo. Conte que eles aprenderão sobre a formação dessas águas, sua relação com o abastecimento dos rios e também sobre a importância da vegetação para a sua preservação. Comunique que eles assistirão ao vídeo “Águas subterrâneas”disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos , para facilitar a percepção sobre a percolação da água no solo, formação dos aquíferos e abastecimento das águas superfíciais. A última etapa da aula será a confecção de uma pequena história em quadrinho sobre o assunto abordado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem acima e pergunte a turma o que geralmente encontramos ao cavar o solo em camadas profundas. É possível que os alunos respondam que é a água, então aproveite para perguntar como se acumula a água e revisar o ciclo hidrológico com a turma utilizando a ilustração acima. Explique que a água subterrânea, conhecida como aquífero é como um reservatório natural capaz de armazenar água. Os aquíferos absorvem e acumulam a água da chuva que se infiltra no solo permeável e posteriormente essa água se movimenta fornecendo o abastecimento dos rios e lagos, principalmente na época da seca. Os aquíferos contribuem para que boa parte dos rios seja perenes, portanto eles mantém o equilíbrio hídrico dos rios e lagos que vemos na superfície.

Material complementar

Imagem Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yE2MkpDppzAFxmtA4DffRtfYAzXQ74McG7cXgSsW9TH963GqnuNSs94fDqfg/geo06-04und08-contextualizacao-imagem.pdf

Como adequar à sua realidade: Em algumas regiões brasileiras ainda é muito comum o uso de poços artesianos para o abastecimento de água por residências. Se este for o caso de sua cidade, aproveite para utilizá-lo como exemplo e também, caso seja possível, faça uma correlação entre a poluição do solo e a qualidade da água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Assista com a turma o vídeo “Águas subterrâneas”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos e promova um pequeno debate. Pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: Qual a importância do aquífero? Será que o uso do solo pode interferir na sua absorção da água? De acordo com o vídeo, qual a importância do uso consciente do solo para a manutenção da qualidade da água no aquífero? A poluição do solo e o uso do aquífero pode interferir no volume e qualidade da água que abastecem nossos rios e lagos? Caso na escola não haja uma boa rede de internet, seria interessante o professor baixar o vídeo antecipadamente.

No vídeo, que se apresenta bem didático e adequado à faixa etária que queremos nesse plano, apresenta o que é um aquífero, sua dinâmica interna das águas, alimentação dos rios, tipos de aquíferos, uso econômico dos aquíferos na cidade e no campo (abastecimento através de poços, por exemplo) e impactos ambientais.

Material complementar

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4RJWZZU2JyAuckRHtdYgv2n88yrfV39Kek33uTBhtyEyNXYW54nsJKfpMESZ/geo06-04und08-problematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

CETESP. Águas Subterrâneas.

Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/ Acesso em 08 de Maio de 2019.

CGEE. Qualidade da água Subterrânea.

Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/a2b_doc_final_agua_subterr_1184.pdf/49642517-e831-4ef7-bccd-5c6d3834a3a0?version=1.0. Acesso em: 08 de Maio de 2019.

Kauffmann. Marcia. O. et.al.águas subterrâneas e sustentabilidade: contribuição da legislação para o controle de impactos urbanos nos aquíferos.

Disponível em: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewFile/23300/15392. Acesso em: 08 de Maio de 2019.

Embrapa. Aquíferos precisam de proteção constante.

Disponível em: https://www.embrapa.br/meio-ambiente/busca-de-noticias/-/noticia/37762581/aquiferos-precisam-de-protecao-constante. Acesso em 08 de MAio de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas e explique que neste momento eles farão uma pequena história em quadrinhos sobre o tema da aula. A ideia é por fim juntar todas as produções dos alunos num pequeno gibi, com o título Aquífero: a água embaixo do solo, e distribuir para os outros alunos da escola. História em quadrinhos é um gênero muito popular entre crianças e adolescentes e podemos conceituar como uma forma de expressão artística e literária que utiliza desenhos e textos para representar uma história.

Para a produção da história em quadrinhos peça para que cada grupo tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, lápis, régua, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.

Para começar a atividade, peça para que a turma faça duas linhas na folha de papel A4, uma linha na horizontal e outra na vertical, dessa forma eles limitarão o espaço de sua história em quatro partes. Diga à eles que toda história em quadrinhos precisa de um título que seja objetivo para o leitor ter uma noção sobre o que se trata a história.

Como toda história é necessário que tenha início, meio e fim, e o conteúdo deve estar relacionado diretamente ao tema da aula. Entretanto, é importante variar o conteúdo de cada história. Podemos citar como exemplo de conteúdos para as histórias: O ciclo da água, os rios, a importância da água, exemplos de uso econômico dos aquíferos, a poluição dos aquíferos. Dessa forma, ao juntar histórias em quadrinhos das duplas para a montagem do gibi o trabalho será mais criativo e diversificado. Use a ilustração do slide para exemplificar.

É interessante levar para a sala de aula algumas histórias em quadrinhos prontas ou algumas revistinhas em quadrinhos, como a da Turma da Mônica que é muito popular, para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula.

Material complementar

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y6fJHVWYQ6jjQbaut6mtMJ6gFuzYEERQwr9pSNuyzuYetQx6txTyUKdgk9n/geo06-04und08-acao-propositiva-imagem.pdf

Para você saber mais:

Pedro Dias Mangoline Neves.; Felipe Gomes Rubira. Histórias em quadrinhos na geografia escolar.

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/26546/pdf. Acesso em 26 de Fevereiro de 2019.

Priscila Nogueira Matos., Lucia da Cruz de Almeida. Histórias em quadrinhos como recurso interdisciplinar do tema meio ambiente: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/18965-Texto%20do%20artigo-100420-1-10-20130422.pdf

http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente_backup/article/view/14581. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após as histórias em quadrinhos prontas, peça para que as duplas se organizem (a cada quatro duplas) para junção de suas histórias e confecção da capa do gibi com o tema da aula. Dessa forma cada grupo terá pronto uma revistinha em quadrinhos pronta e personalizada.

Desdobramentos para as aulas seguintes: Exponha as histórias em quadrinhos no mural em forma de varal de ideias em um espaço da escola de grande circulação de pessoas. Também é possível organizar os gibis da turma e distribuir entre os grupos para compartilhamento dos trabalhos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano