17395
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Censura e repressão na ditadura chilena de Pinochet (1973-1990)

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Censura e repressão na ditadura chilena de Pinochet (1973-1990)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. Encaminhe o objetivo da aula, o documento com os dois trechos das reportagens, o glossário e os questionamentos propostos na etapa.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- As reportagens tratam de qual assunto? De quando elas são?
- Você acredita que a censura pode ameaçar a liberdade de uma população? De que forma?
- A censura pode prejudicar a manutenção da democracia de uma nação? Como?

Dê um prazo para que os alunos possam refletir e responder os questionamentos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala. Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos, intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações sobre a ditadura civil-militar chilena que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o texto proposto na etapa e os questionamentos.

- De que maneira a ditadura chilena se utilizou da censura e da repressão?
- Quais as justificativas alegadas pelo governo para exercer o controle sobre todas as atividades da população?
- O que significam subversão e insurgência?
- Quais órgãos repressivos foram utilizadas pelo governo?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e você consiga contextualizar as fontes e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados, individualmente ou a sala toda junta. Eles podem produzir pequenos vídeos para o Youtube ou para redes sociais, como o Facebook, Instagram, TikTok etc. Podem usar a criatividade com os filtros e efeitos destes aplicativos e postar os vídeos nas redes sociais, criando uma hashtag para divulgá-los.

Você também pode propor que os alunos produzam textos jornalísticos ou mini-cartazes falando sobre censura e democracia. Eles podem enviar os textos ou cartazes no grupo da sala no Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as produções com os familiares.

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a ditadura chilena na matéria do R7 (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_29UND02

(EF09HI29) Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas