17392
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - Resistência estudantil durante a ditadura civil-militar

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Resistência estudantil durante a ditadura civil-militar

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pablo Jeovane Santos Farias

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Movimento estudantil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yrGa69ZHwFrPxUsPTer2BMj2DVfCGkG9tYcUK5rXJdk6KcHTe46ecyyRkztB/his9-20und03-movimento-estudantil.pdf

Estudantes nas ruas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vv2ZuRCfeVtY9NbfyVkE7vnhtxpVM6MqVpHgESrSUgnMY35v3Pgp6gP7u3JV/his9-20und03-estudantes-nas-ruas.pdf

Congresso em Ibiúna

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2M4tduha4TmT8z4gJn5uPdbNS8mTuXQHhWxW4RP5K6wzBFZJKzbNJbPaKshB/his9-20und03-congresso-em-ibiuna.pdf

Carta aberta à população

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KDC2nSnpwrBAfdEeHaydbqUg8dfm4htFpqJaTwc673URkzR6YPGFKpY2fEr8/his9-20und03-carta-aberta-a-populacao.pdf

Para você saber mais:

UNE Memória - http://une.org.br/memoria/ Acesso em: 2/3/2019

Missa para Vanuchi vira ato de protesto - http://memorialdademocracia.com.br/card/por-vannucchi-missa-e-protesto-na-catedral#card-134 Acesso em: 4/3/2019

Movimento estudantil 1967-1979 - http://memorialdademocracia.com.br/card/movimento-estudantil Acesso em: 12/3/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para o professor:

Desde o início da ditadura civil-militar, os estudantes formaram forte oposição. Em passeatas, congressos e atos públicos, articularam-se com diversos setores da sociedade. Foram lutas que visavam a defesa de direitos, mas sobretudo a conscientização do povo brasileiro.

Em diversos momentos tiveram que atuar na clandestinidade, sendo muitas vezes reprimidos pela polícia. Os estudantes eram vistos como ameaça ao regime ditatorial, obrigando alguns a se exilar. Mas o movimento estudantil soube se reorganizar e reinventar, tendo um importante papel político no cenário nacional. A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi um dos principais agentes de oposição, convocando e articulando diversas vezes a busca e garantia de direitos humanos, políticos e educacionais.

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (analisar a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar). Por isso faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.

Organize a sala em trios. Diga para a turma que você vai propor uma divisão. O seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade.

Projete ou imprima os documentos abaixo:

Movimento estudantil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yrGa69ZHwFrPxUsPTer2BMj2DVfCGkG9tYcUK5rXJdk6KcHTe46ecyyRkztB/his9-20und03-movimento-estudantil.pdf

Estudantes nas ruas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vv2ZuRCfeVtY9NbfyVkE7vnhtxpVM6MqVpHgESrSUgnMY35v3Pgp6gP7u3JV/his9-20und03-estudantes-nas-ruas.pdf

Direcione as perguntas abaixo aos alunos. Peça que anotem suas respostas no caderno. Caminhe pela sala enquanto respondem, e, após, peça que os trios apresentem suas anotações. Utilizar as questões propostas para contextualizar a aula.

Respostas esperadas:

-Por que tantas pessoas compareceram a passeata dos cem mil?

“Porque estavam inconformados com o autoritarismo e a repressão, queriam o povo no poder.”

-Pelo que estavam lutando?

“Lutavam por um mundo melhor e mais justo, para tornar realidade seus sonhos revolucionários, defendiam a liberdade e os direitos humanos.”

-De que forma atuavam?

“Através de manifestações, passeatas e atos públicos, debates, congressos e jornais clandestinos.”

Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.

Para você saber mais:

UNE renasce reivindicando democracia - http://memorialdademocracia.com.br/card/une-renasce-reivindicando-democracia Acesso em: 12/3/2019.

Regime joga UNE e UEEs na ilegalidade - http://memorialdademocracia.com.br/card/regime-joga-une-e-uees-na-ilegalidade Acesso em: 12/3/2019.

Renasce o movimento estudantil - http://memorialdademocracia.com.br/card/estudantes-voltam-as-ruas-para-protestar Acesso em: 12/3/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Este tempo sugerido deverá ser dividido para este slide e o próximo.

Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo. Sem desfazer os trios, peça para a classe para analisar o documento a seguir:

Congresso em Ibiúna

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2M4tduha4TmT8z4gJn5uPdbNS8mTuXQHhWxW4RP5K6wzBFZJKzbNJbPaKshB/his9-20und03-congresso-em-ibiuna.pdf

Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma.

A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:

-No contexto da ditadura civil-militar, qual o motivo da UNE realizar seu 30° Congresso no interior paulista?

“O motivo seria não sofrer repressão, de não ser perseguido, de exercer suas liberdades democráticas.”

-Por que os líderes dos movimentos estudantis foram presos?

“Por estarem realizando algo que era proibido pela ditadura; pois os estudantes faziam oposição à ditadura civil-militar.”

-Por que, segundo o documento, os estudantes não ofereceram violência durante a prisão, mesmo eles sendo em maior número?

“Porque estavam lutando por seus direitos, através de ideias, do diálogo. Não da violência.”

Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.

Para você saber mais:

União Nacional dos Estudantes - http://une.org.br/ Acesso em: 5/3/2019.

Trecho do filme Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil - https://www.youtube.com/watch?list=PLBT9aZtV_m77jKbWHImyff-4s5B5CBzR6&v=i8pGE-HFDx8 Acesso: 12/3/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Este tempo sugerido deverá ser dividido para este slide e o anterior.

Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo.

Sem desfazer os trios, peça para a classe para analisar o documento a seguir:

Carta aberta à população

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KDC2nSnpwrBAfdEeHaydbqUg8dfm4htFpqJaTwc673URkzR6YPGFKpY2fEr8/his9-20und03-carta-aberta-a-populacao.pdf

Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma.

A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:

-Por que a carta foi a melhor maneira de chegar à população?

“Porque a melhor maneira de chegarem a população é através de sindicatos e entidades livres, de organizações independentes.”

-Que causas os estudantes estão reivindicando?

“A exploração econômica, o arrocho salarial, o alto custo de vida, as péssimas condições de trabalho, mortes, prisões.”

-Qual o significado de liberdade para os estudantes, segundo a carta?

“Livre é não se submeter às leis impostas pelas autoridades que não querem aceitar eleições livres e diretas, que impedem nossa liberdade de organização e manifestação.”

-O que é subversivo?

“Durante a ditadura civil-militar, era subversivo aquele que era contra a ordem estabelecida pelos responsáveis da ditadura civil-militar, contra os atos institucionais (AI), contra a Lei de Segurança Nacional.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.

Para você saber mais:

O apito da panela de pressão - https://www.youtube.com/watch?v=DuGZABQ0L5c Acesso em: 5/3/2019.

Soa o apito - http://memorialdademocracia.com.br/card/soa-o-apito-da-panela-de-pressao#card-172 Acesso em: 12/3/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, solicitar que os alunos criem cartazes que divulguem a atuação da UNE. É esperado que os alunos demonstrem que aprenderam o objetivo da aula. Para tanto, os alunos podem e devem utilizar os documentos desta aula.

-O que é esperado que os alunos criem?

“Cartazes que divulguem como a UNE atuou durante a ditadura civil-militar. Estes cartazes podem conter frases, desenhos; bem como atos de resistência, protesto e luta por direitos.

Como adequar à sua realidade:

Peça que os alunos apresentem o material produzido e colem em mural.

Para você saber mais:

Mataram um estudante, podia ser seu filho - http://memorialdademocracia.com.br/card/mataram-um-estudante-podia-ser-seu-filho Acesso em: 12/3/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI20, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Movimento estudantil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yrGa69ZHwFrPxUsPTer2BMj2DVfCGkG9tYcUK5rXJdk6KcHTe46ecyyRkztB/his9-20und03-movimento-estudantil.pdf

Estudantes nas ruas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vv2ZuRCfeVtY9NbfyVkE7vnhtxpVM6MqVpHgESrSUgnMY35v3Pgp6gP7u3JV/his9-20und03-estudantes-nas-ruas.pdf

Congresso em Ibiúna

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2M4tduha4TmT8z4gJn5uPdbNS8mTuXQHhWxW4RP5K6wzBFZJKzbNJbPaKshB/his9-20und03-congresso-em-ibiuna.pdf

Carta aberta à população

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KDC2nSnpwrBAfdEeHaydbqUg8dfm4htFpqJaTwc673URkzR6YPGFKpY2fEr8/his9-20und03-carta-aberta-a-populacao.pdf

Para você saber mais:

UNE Memória - http://une.org.br/memoria/ Acesso em: 2/3/2019

Missa para Vanuchi vira ato de protesto - http://memorialdademocracia.com.br/card/por-vannucchi-missa-e-protesto-na-catedral#card-134 Acesso em: 4/3/2019

Movimento estudantil 1967-1979 - http://memorialdademocracia.com.br/card/movimento-estudantil Acesso em: 12/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para o professor:

Desde o início da ditadura civil-militar, os estudantes formaram forte oposição. Em passeatas, congressos e atos públicos, articularam-se com diversos setores da sociedade. Foram lutas que visavam a defesa de direitos, mas sobretudo a conscientização do povo brasileiro.

Em diversos momentos tiveram que atuar na clandestinidade, sendo muitas vezes reprimidos pela polícia. Os estudantes eram vistos como ameaça ao regime ditatorial, obrigando alguns a se exilar. Mas o movimento estudantil soube se reorganizar e reinventar, tendo um importante papel político no cenário nacional. A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi um dos principais agentes de oposição, convocando e articulando diversas vezes a busca e garantia de direitos humanos, políticos e educacionais.

Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (analisar a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar). Por isso faça as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo.

Organize a sala em trios. Diga para a turma que você vai propor uma divisão. O seu critério deve ser deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade.

Projete ou imprima os documentos abaixo:

Movimento estudantil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yrGa69ZHwFrPxUsPTer2BMj2DVfCGkG9tYcUK5rXJdk6KcHTe46ecyyRkztB/his9-20und03-movimento-estudantil.pdf

Estudantes nas ruas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vv2ZuRCfeVtY9NbfyVkE7vnhtxpVM6MqVpHgESrSUgnMY35v3Pgp6gP7u3JV/his9-20und03-estudantes-nas-ruas.pdf

Direcione as perguntas abaixo aos alunos. Peça que anotem suas respostas no caderno. Caminhe pela sala enquanto respondem, e, após, peça que os trios apresentem suas anotações. Utilizar as questões propostas para contextualizar a aula.

Respostas esperadas:

-Por que tantas pessoas compareceram a passeata dos cem mil?

“Porque estavam inconformados com o autoritarismo e a repressão, queriam o povo no poder.”

-Pelo que estavam lutando?

“Lutavam por um mundo melhor e mais justo, para tornar realidade seus sonhos revolucionários, defendiam a liberdade e os direitos humanos.”

-De que forma atuavam?

“Através de manifestações, passeatas e atos públicos, debates, congressos e jornais clandestinos.”

Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.

Para você saber mais:

UNE renasce reivindicando democracia - http://memorialdademocracia.com.br/card/une-renasce-reivindicando-democracia Acesso em: 12/3/2019.

Regime joga UNE e UEEs na ilegalidade - http://memorialdademocracia.com.br/card/regime-joga-une-e-uees-na-ilegalidade Acesso em: 12/3/2019.

Renasce o movimento estudantil - http://memorialdademocracia.com.br/card/estudantes-voltam-as-ruas-para-protestar Acesso em: 12/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Este tempo sugerido deverá ser dividido para este slide e o próximo.

Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo. Sem desfazer os trios, peça para a classe para analisar o documento a seguir:

Congresso em Ibiúna

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2M4tduha4TmT8z4gJn5uPdbNS8mTuXQHhWxW4RP5K6wzBFZJKzbNJbPaKshB/his9-20und03-congresso-em-ibiuna.pdf

Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma.

A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:

-No contexto da ditadura civil-militar, qual o motivo da UNE realizar seu 30° Congresso no interior paulista?

“O motivo seria não sofrer repressão, de não ser perseguido, de exercer suas liberdades democráticas.”

-Por que os líderes dos movimentos estudantis foram presos?

“Por estarem realizando algo que era proibido pela ditadura; pois os estudantes faziam oposição à ditadura civil-militar.”

-Por que, segundo o documento, os estudantes não ofereceram violência durante a prisão, mesmo eles sendo em maior número?

“Porque estavam lutando por seus direitos, através de ideias, do diálogo. Não da violência.”

Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.

Para você saber mais:

União Nacional dos Estudantes - http://une.org.br/ Acesso em: 5/3/2019.

Trecho do filme Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil - https://www.youtube.com/watch?list=PLBT9aZtV_m77jKbWHImyff-4s5B5CBzR6&v=i8pGE-HFDx8 Acesso: 12/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Este tempo sugerido deverá ser dividido para este slide e o anterior.

Orientações: Projete ou imprima o documento abaixo.

Sem desfazer os trios, peça para a classe para analisar o documento a seguir:

Carta aberta à população

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KDC2nSnpwrBAfdEeHaydbqUg8dfm4htFpqJaTwc673URkzR6YPGFKpY2fEr8/his9-20und03-carta-aberta-a-populacao.pdf

Direcione as perguntas abaixo. Solicite aos estudantes que registrem as respostas em seus cadernos. Peça que alguns alunos leiam suas respostas para a turma.

A expectativa é que o aluno selecionado responda para a classe:

-Por que a carta foi a melhor maneira de chegar à população?

“Porque a melhor maneira de chegarem a população é através de sindicatos e entidades livres, de organizações independentes.”

-Que causas os estudantes estão reivindicando?

“A exploração econômica, o arrocho salarial, o alto custo de vida, as péssimas condições de trabalho, mortes, prisões.”

-Qual o significado de liberdade para os estudantes, segundo a carta?

“Livre é não se submeter às leis impostas pelas autoridades que não querem aceitar eleições livres e diretas, que impedem nossa liberdade de organização e manifestação.”

-O que é subversivo?

“Durante a ditadura civil-militar, era subversivo aquele que era contra a ordem estabelecida pelos responsáveis da ditadura civil-militar, contra os atos institucionais (AI), contra a Lei de Segurança Nacional.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, acrescente aqui orientações específicas para o professor adaptar o plano à região dele. Este item não é obrigatório em todas as etapas.

Para você saber mais:

O apito da panela de pressão - https://www.youtube.com/watch?v=DuGZABQ0L5c Acesso em: 5/3/2019.

Soa o apito - http://memorialdademocracia.com.br/card/soa-o-apito-da-panela-de-pressao#card-172 Acesso em: 12/3/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Nos mesmos grupos das etapas anteriores, solicitar que os alunos criem cartazes que divulguem a atuação da UNE. É esperado que os alunos demonstrem que aprenderam o objetivo da aula. Para tanto, os alunos podem e devem utilizar os documentos desta aula.

-O que é esperado que os alunos criem?

“Cartazes que divulguem como a UNE atuou durante a ditadura civil-militar. Estes cartazes podem conter frases, desenhos; bem como atos de resistência, protesto e luta por direitos.

Como adequar à sua realidade:

Peça que os alunos apresentem o material produzido e colem em mural.

Para você saber mais:

Mataram um estudante, podia ser seu filho - http://memorialdademocracia.com.br/card/mataram-um-estudante-podia-ser-seu-filho Acesso em: 12/3/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 do 9º ano :

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano