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Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Grécia antiga e domínios territoriais

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Grécia antiga e domínios territoriais

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Maria Lopes Moura

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens, mapa, texto, uma folha de papel 40kg, pincel, durex e quadro.

Material complementar:

Mapa - Grécia Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Conjunto de imagens - Grécia Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf

Mapa-múndi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Trecho sobre a Hélade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ndk7vKmC4Xw3ksbHuYjpNSxMFa6xbxm27guk3yuyNc6HTN4FA9KepN4mVmTp/his6-10und01-trecho-sobre-a-helade.pdf

O território grego era chamado de Hélade. Ele não constituía uma unidade política, mas sim cultural.

Modelo de mapa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3GUzdJWFaPbJ2Dpe9nDfpXPeC5S3egpnqJMgvXB3zPA5cNtMwHJWmZ2ShC9n/his6-10und01-modelo-de-mapa.pdf

Para você saber mais:

FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15

Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno. São Paulo, ano V, n 58.

RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia Antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de março de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender a extensão territorial da Grécia Antiga. Nesta etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa-múndi em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a Antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde com a atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde com a atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Apresente para os alunos o texto sobre a Hélade. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ndk7vKmC4Xw3ksbHuYjpNSxMFa6xbxm27guk3yuyNc6HTN4FA9KepN4mVmTp/his6-10und01-trecho-sobre-a-helade.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura do texto. Não é necessário desfazer os trios. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando suas respostas no caderno.

  • O que determinava na Grécia Antiga alguém ser identificado como grego?

  • Com base na sua compreensão sobre o território da Grécia Antiga e a Hélade podemos afirmar que a Grécia era unificada, ou seja, estava localizada em um único território?

A expectativa é que afirmem que o que definia alguém ser grego eram aspectos culturais, ou seja, a língua, religião e costumes.

É esperado que na segunda pergunta cheguem à conclusão que a Grécia Antiga não possuía unidade territorial, o que existia era uma identificação cultural comum.

Caso não cheguem às respostas esperadas, direcione-os realizando as perguntas abaixo:

  • Os gregos possuíam unidade territorial? O que era a Hélade?

Para você saber mais: A Hélade não representava uma unidade política, mas cultural. Os gregos entendiam-se como parte de uma mesma cultura. Logo, a língua, a religião e os costumes os definiam como único povo, independente do espaço territorial que ocupassem. Segue algumas indicações que oferecem um entendimento maior a respeito da temática.

FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15

Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno.
São Paulo, ano V, n. 58.

RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente para os alunos o texto sobre a Hélade. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ndk7vKmC4Xw3ksbHuYjpNSxMFa6xbxm27guk3yuyNc6HTN4FA9KepN4mVmTp/his6-10und01-trecho-sobre-a-helade.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura do texto. Não é necessário desfazer os trios. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando suas respostas no caderno.

  • O que determinava na Grécia Antiga alguém ser identificado como grego?

  • Com base na sua compreensão sobre o território da Grécia Antiga e a Hélade podemos afirmar que a Grécia era unificada, ou seja, estava localizada em um único território?

A expectativa é que afirmem que o que definia alguém ser grego eram aspectos culturais, ou seja, língua, religião e costumes.

É esperado que na segunda pergunta cheguem à conclusão que a Grécia Antiga não possuía unidade territorial, o que existia era uma identificação cultural comum.

Caso não cheguem às respostas esperadas, direcione-os realizando as perguntas abaixo:

  • Os gregos possuíam unidade territorial? O que era a Hélade?

Para você saber mais: A Hélade não representava uma unidade política, mas cultural. Os gregos entendiam-se como parte de uma mesma cultura. Logo, a língua , a religião e os costumes os definiam como único povo, independente do espaço territorial que ocupassem. Segue algumas indicações que oferecem um entendimento maior a respeito da temática.

FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15

Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno.
São Paulo, ano V, n. 58.

RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de mar de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Não é necessário desfazer os trios. A turma irá construir um mapa informativo.

Apresente para os alunos um mapa da Grécia Antiga desenhado em uma folha de papel 40kg. Você pode levar o mapa pronto ou pedir, antecipadamente, para que algum aluno desenhe. Fixe o mapa no quadro.

Atenção: O mapa não pode conter os nomes das cidades, ele deve apenas limitar as dimensões territoriais, ou seja, ele estará sem informações. Modelo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3GUzdJWFaPbJ2Dpe9nDfpXPeC5S3egpnqJMgvXB3zPA5cNtMwHJWmZ2ShC9n/his6-10und01-modelo-de-mapa.pdf

Retome o mapa da Grécia Antiga apresentado na Contextualização deste plano de aula e o exponha novamente para os alunos. Solicite que escolham uma cidade Grega. Peça para que pesquisem na internet ou biblioteca da escola as características culturais, políticas, econômicas ou sociais da cidade escolhida. Em seguida, eles devem anotar em post-its as características.

Cada trio deverá escrever o nome da cidade que escolheu no mapa desenhado na folha de papel 40kg e fixar o post-it elaborado na mesma direção da localização geográfica da cidade.

Ao término peça para que um aluno leia o mapa. O mapa poderá ficar de exposição no mural da sala.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens, mapa, texto, uma folha de papel 40kg, pincel, durex e quadro.

Material complementar:

Mapa - Grécia Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Conjunto de imagens - Grécia Antiga

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf

Mapa-múndi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Trecho sobre a Hélade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ndk7vKmC4Xw3ksbHuYjpNSxMFa6xbxm27guk3yuyNc6HTN4FA9KepN4mVmTp/his6-10und01-trecho-sobre-a-helade.pdf

O território grego era chamado de Hélade. Ele não constituía uma unidade política, mas sim cultural.

Modelo de mapa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3GUzdJWFaPbJ2Dpe9nDfpXPeC5S3egpnqJMgvXB3zPA5cNtMwHJWmZ2ShC9n/his6-10und01-modelo-de-mapa.pdf

Para você saber mais:

FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15

Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno. São Paulo, ano V, n 58.

RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia Antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender a extensão territorial da Grécia Antiga. Nesta etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa-múndi em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a Antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde com a atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde com a atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala em trios. Em seguida, apresente o mapa da Grécia Antiga e peça para que algum aluno faça a leitura para a turma.
Mapa disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yf26e36pX84RSJ5C5aVA636CVftjnvUr7GDQsDCmy4JBh3KZG5tHCABZzRfS/his6-10und01-mapa-grecia-antiga.pdf

Se você estiver fazendo uso do projetor apresente o slide com o mapa. Você também pode optar por entregar cópias do mapa ou disponibilizar o link do mapa: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_Colonization_Archaic_Period-es.svg para que por meio do celular ou notebook os alunos o encontrem. Se sua escola dispor do mapa em espécie, você pode apresentá-lo diretamente para a classe.

Após a leitura do mapa, apresente o conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga. Imagens disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/maUKGgSxUhdsgJt5ZpHSXZqQZNTFMPMBDf57ThksB54R3xg3B9ufFhPeFncA/his6-10und01-conjunto-de-imagens.pdf. Elas podem ser impressas, projetadas ou mesmo visualizadas nos seguintes links: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_the_Acropolis_Athens_(pixinn.net).jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cyrene8.jpg,

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:9.03_Curetes_Street_in_Ephesus.JPG

Peça para que os alunos observem atentamente o mapa e as imagens. Em seguida, eles devem registrar no caderno em quais continentes encontram-se as cidades gregas observadas nas imagens. Durante este momento, caminhe pela sala e auxilie os grupos que solicitarem sua presença. Esclareça dúvidas eventuais, no entanto, tome cuidado para não antecipar respostas.

Espera-se que identifiquem os continentes europeu, asiático e africano. Caso eles tenham dificuldades para identificar os continentes você pode apresentar um planisfério e permitir que os alunos comparem os mapas para identificar os continentes.

Ao término desta etapa, apresente o mapa da Europa disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3dKKuuzxtpHMMUYn6HfW53GcdXq9QuvPRuUcuwURYdXE56cEJEJnvJkrFg42/his6-10und01-mapa-mundi.pdf

Ele pode ser impresso ou projetado. Caso sua escola disponha de um mapa europeu em espécie, você pode apresentá-lo para a turma. Solicite que localizem a Grécia atual e pergunte:

Comparando a Grécia atual com a Antiga a que conclusões é possível chegar a respeito do território?

É esperado que eles compreendam que a Grécia Antiga não corresponde à atual, pois a antiga era marcada por um extenso território que geograficamente não constituía um só espaço.

Caso eles não cheguem à resposta esperada, pergunte: Quais as diferenças entre a Grécia Antiga e a atual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Apresente para os alunos o texto sobre a Hélade. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ndk7vKmC4Xw3ksbHuYjpNSxMFa6xbxm27guk3yuyNc6HTN4FA9KepN4mVmTp/his6-10und01-trecho-sobre-a-helade.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura do texto. Não é necessário desfazer os trios. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando suas respostas no caderno.

  • O que determinava na Grécia Antiga alguém ser identificado como grego?

  • Com base na sua compreensão sobre o território da Grécia Antiga e a Hélade podemos afirmar que a Grécia era unificada, ou seja, estava localizada em um único território?

A expectativa é que afirmem que o que definia alguém ser grego eram aspectos culturais, ou seja, a língua, religião e costumes.

É esperado que na segunda pergunta cheguem à conclusão que a Grécia Antiga não possuía unidade territorial, o que existia era uma identificação cultural comum.

Caso não cheguem às respostas esperadas, direcione-os realizando as perguntas abaixo:

  • Os gregos possuíam unidade territorial? O que era a Hélade?

Para você saber mais: A Hélade não representava uma unidade política, mas cultural. Os gregos entendiam-se como parte de uma mesma cultura. Logo, a língua, a religião e os costumes os definiam como único povo, independente do espaço territorial que ocupassem. Segue algumas indicações que oferecem um entendimento maior a respeito da temática.

FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15

Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno.
São Paulo, ano V, n. 58.

RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente para os alunos o texto sobre a Hélade. Ele pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro. Texto disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ndk7vKmC4Xw3ksbHuYjpNSxMFa6xbxm27guk3yuyNc6HTN4FA9KepN4mVmTp/his6-10und01-trecho-sobre-a-helade.pdf

Selecione um aluno para fazer a leitura do texto. Não é necessário desfazer os trios. Em seguida, os trios devem discutir e responder o questionamento proposto, registrando suas respostas no caderno.

  • O que determinava na Grécia Antiga alguém ser identificado como grego?

  • Com base na sua compreensão sobre o território da Grécia Antiga e a Hélade podemos afirmar que a Grécia era unificada, ou seja, estava localizada em um único território?

A expectativa é que afirmem que o que definia alguém ser grego eram aspectos culturais, ou seja, língua, religião e costumes.

É esperado que na segunda pergunta cheguem à conclusão que a Grécia Antiga não possuía unidade territorial, o que existia era uma identificação cultural comum.

Caso não cheguem às respostas esperadas, direcione-os realizando as perguntas abaixo:

  • Os gregos possuíam unidade territorial? O que era a Hélade?

Para você saber mais: A Hélade não representava uma unidade política, mas cultural. Os gregos entendiam-se como parte de uma mesma cultura. Logo, a língua , a religião e os costumes os definiam como único povo, independente do espaço territorial que ocupassem. Segue algumas indicações que oferecem um entendimento maior a respeito da temática.

FERREIRA, José Ribeiro. Génese e consolidação da ideia de europa. Disponível em :https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/h%C3%A9lade_pan_helenismo_e_identidade_hel%C3%A9nica . Acesso em: 12 de março de 2019. p. 15

Revista História Viva. Dossiê sobre o nascimento da democracia: O governo do “povo” de Atenas que inspirou os valores e a política do mundo moderno.
São Paulo, ano V, n. 58.

RODRIGUES, Pedro Eurico. Grécia antiga. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/. Acesso em: 24 de mar de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Não é necessário desfazer os trios. A turma irá construir um mapa informativo.

Apresente para os alunos um mapa da Grécia Antiga desenhado em uma folha de papel 40kg. Você pode levar o mapa pronto ou pedir, antecipadamente, para que algum aluno desenhe. Fixe o mapa no quadro.

Atenção: O mapa não pode conter os nomes das cidades, ele deve apenas limitar as dimensões territoriais, ou seja, ele estará sem informações. Modelo disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3GUzdJWFaPbJ2Dpe9nDfpXPeC5S3egpnqJMgvXB3zPA5cNtMwHJWmZ2ShC9n/his6-10und01-modelo-de-mapa.pdf

Retome o mapa da Grécia Antiga apresentado na Contextualização deste plano de aula e o exponha novamente para os alunos. Solicite que escolham uma cidade Grega. Peça para que pesquisem na internet ou biblioteca da escola as características culturais, políticas, econômicas ou sociais da cidade escolhida. Em seguida, eles devem anotar em post-its as características.

Cada trio deverá escrever o nome da cidade que escolheu no mapa desenhado na folha de papel 40kg e fixar o post-it elaborado na mesma direção da localização geográfica da cidade.

Ao término peça para que um aluno leia o mapa. O mapa poderá ficar de exposição no mural da sala.

Slide Plano Aula

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