Preços de recicláveis
Plano de Aula
Plano de aula: História do reaproveitamento e da reciclagem dos materiais ao longo do tempo
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador, texto impresso.
Material complementar:
- Preço de recicláveis, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p3wgzPjYF6qdby39t3cpsaPjErKdW93MbUTnJYJ6HSUNMa3uHGPe74CvzxXZ/his5-09und04-precos-de-reciclaveis.pdf
- Vantagens da reciclagem, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wnKyCVzXvPxH5kA8bfU9zhhetzER2zAW2QP94U2EWEhDaGdXaj7BTa4QBMsn/his5-09und04-vantagens-da-reciclagem.pdf
Para você saber mais:
- Reciclagem - quando os materiais recicláveis são transformados em matéria-prima para a produção de outros materiais.
- Reaproveitamento - quando os materiais recicláveis são usados de forma diferente sem necessariamente haver transformação em matéria-prima.
- Descubra a quantidade de lixo produzido por uma pessoa diariamente no Brasil. Pensamento Verde. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/descubra-quantidade-de-lixo-produzido-por-uma-pessoa-diariamente-no-brasil/. Acesso em: 31 de março de 2019.
- Galerias pluviais - são dutos podem escoam a água das chuvas nas cidades.
- QUARTIM, Elisa. Enchentes X Embalagens e resíduos urbanos. Embalagem Sustentável. Disponível em: http://embalagemsustentavel.com.br/2011/08/17/enchentes-x-embalagens/. Acesso em 29 de março de 2019.
- Lixo. p. 116. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/8%20-%20mcs_lixo.pdf. Acesso em 01 de abril de 2019.
- SILVA, Delfina Sampaio de Oliveira. Lixões do Brasil. Revista Educação Ambiental. DIsponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=472. Acesso em 01 de abril de 2019.
- FERNANDES, Dinalva.Seu lixo vale ouro! Veja como ganhar dinheiro com garrafas, celular velho e até óleo usado. R7. Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/fotos/seu-lixo-vale-ouro-veja-como-ganhar-dinheiro-com-garrafas-celular-velho-e-ate-oleo-usado-19082015#!/foto/1. Acesso em 06 de abril de 2019.
- A origem e a história da reciclagem no mundo. Ecoconsciência. DIsponível em: http://ecologiaeconsciencia.blogspot.com/2009/06/origem-e-historia-da-reciclagem-no.html. Acesso em 06 de abril de 2019.
- História e evolução da reciclagem de lixo no Brasil. Disponível em: https://www.educacao.cc/ambiental/historia-e-evolucao-da-reciclagem-de-lixo-no-brasil/. Acesso em 06 de abril de 2019.
- Veja 6 formas de fazer a reutilização do lixo de papel. Framaq. Disponível em: https://www.fragmaq.com.br/blog/veja-6-formas-de-fazer-reutilizacao-do-lixo-de-papel/. Acesso em 06 de abril de 2019.
- "Vantagens da reciclagem" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 07/04/2019 às 22:10. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem2.php.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos e faça a leitura com eles do objetivo da aula. Traga discussões de como o lixo começou a ser gerado no decorrer da evolução das sociedades humanas e ainda como o acúmulo do lixo tem contribuído para a contaminação do meio ambiente.
Para você saber mais:
- Reciclagem - quando o materiais recicláveis são transformados em matéria-prima para a produção de outros materiais.
- Reaproveitamento - quando os materiais recicláveis são usados de forma diferente sem necessariamente haver transformação em matéria-prima.
- Descubra a quantidade de lixo produzido por uma pessoa diariamente no Brasil. Pensamento Verde. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/descubra-quantidade-de-lixo-produzido-por-uma-pessoa-diariamente-no-brasil/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete as imagens para os alunos e deixe que reflitam por um breve momento sobre elas.
- Imagem 1: Lixo na calçada da rua Taquari, em São Paulo. Segundo a fonte da imagem, esse lixo é colocado nesse lugar por moradores de um condomínio de alto padrão da região. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cbnsp/6333060344. Acesso em 29 de março de 2019.
- Imagem 2: rua alagada e cheia de lixo. Disponível em: http://embalagemsustentavel.com.br/2011/08/17/enchentes-x-embalagens/. Acesso em 29 de março de 2019.
Levanta os seguintes questionamentos:
- A rua é o local ideal para o descarte do lixo?
- Por que ainda existem pessoas que amontoam lixo nas ruas?
- Por que as ruas ficam tomadas pela água se há galerias pluviais?
- Seria possível resolver a questão do descarte correto do lixo?
- Em nossa cidade como o lixo é descartado?
Deixe os alunos pensarem sobre essa questão do descarte de rejeitos, trazendo para a discussão como isso é feito em casa, na escola, na casa de familiares, e em outros lugares de convivência do aluno.
Para você saber mais:
- Galerias pluviais - são dutos por onde escoam a água das chuvas nas cidades.
- QUARTIM, Elisa. Enchentes X Embalagens e resíduos urbanos. Embalagem Sustentável. Disponível em: http://embalagemsustentavel.com.br/2011/08/17/enchentes-x-embalagens/. Acesso em 29 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos e peça que eles façam a leitura dos tópicos. Observe que essa etapa é para a ideia de que a reciclagem não é algo novo. No decorrer da história da industrialização as pessoas reutilizavam embalagens e buscava usos alternativos para aquilo que não era mais útil e que essa ideia foi sendo deixada de lado quando a facilidade de aquisição de bens de consumo se tornou mais fácil.
A conscientização sobre a reciclagem é algo que voltou à discussão da sociedade a partir do momento que o acúmulo do lixo se tornou um problema ambiental.
Durante a leitura, trabalhe a questão em forma de uma espiral do tempo, onde os acontecimentos da revolução industrial contribuem diretamente para o aumento do consumo e por consequência do lixo produzido, alinhando ainda onde se descartam os restos do consumo humano.
Para você saber mais:
- A origem e a história da reciclagem no mundo. Ecoconsciência. DIsponível em: http://ecologiaeconsciencia.blogspot.com/2009/06/origem-e-historia-da-reciclagem-no.html. Acesso em 06 de abril de 2019.
- História e evolução da reciclagem de lixo no Brasil. Disponível em: https://www.educacao.cc/ambiental/historia-e-evolucao-da-reciclagem-de-lixo-no-brasil/. Acesso em 06 de abril de 2019.
Problematização - continuação
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide e imprima os textos complementares sobre visões da reciclagem.
Preço de recicláveis, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p3wgzPjYF6qdby39t3cpsaPjErKdW93MbUTnJYJ6HSUNMa3uHGPe74CvzxXZ/his5-09und04-precos-de-reciclaveis.pdf
Vantagens da reciclagem, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wnKyCVzXvPxH5kA8bfU9zhhetzER2zAW2QP94U2EWEhDaGdXaj7BTa4QBMsn/his5-09und04-vantagens-da-reciclagem.pdf
Durante a discussão dos textos levante a ideia das vantagens da reciclagem tanto para o meio ambiente como para a vida da sociedade.
Os dados dos textos também devem ser incorporados a espiral do tempo. Lembrando que essa espiral deve ser produzida em conjunto com os alunos.
Para você saber mais:
- Lixo. p. 116. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/8%20-%20mcs_lixo.pdf. Acesso em 01 de abril de 2019.
- SILVA, Delfina Sampaio de Oliveira. Lixões do Brasil. Revista Educação Ambiental. DIsponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=472. Acesso em 01 de abril de 2019.
- FERNANDES, Dinalva.Seu lixo vale ouro! Veja como ganhar dinheiro com garrafas, celular velho e até óleo usado. R7. Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/fotos/seu-lixo-vale-ouro-veja-como-ganhar-dinheiro-com-garrafas-celular-velho-e-ate-oleo-usado-19082015#!/foto/1. Acesso em 06 de abril de 2019.
- "Vantagens da reciclagem" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 07/04/2019 às 22:10. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem2.php.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Divida a turma em 6 grupos. Projete o slide e nesse momento os alunos irão pensar em práticas sustentáveis para o uso do papel que é jogado fora na escola, como aparas de atividades, ou aquelas impressões que ficaram erradas. Cada grupo irá pesquisar mais sobre como reutilizar o papel dentro do que foi definido.
- bloquinhos de anotação
- anéis para guardanapo
- compostagem
- etiquetas resistentes
- limpeza de vidros
- artesanato
Dentro desses temas cada grupo irá criar uma proposta de como implementar essas atividades dentro do cotidiano da escola para reduzir de vez o desperdício de papel.
A partir desses temas os alunos podem produzir materiais ou peças artesanais que podem ser vendidas para a comunidade escolar e assim gerar renda para outras necessidades da própria escola.
Para você saber mais:
- Veja 6 formas de fazer a reutilização do lixo de papel. Framaq. Disponível em: https://www.fragmaq.com.br/blog/veja-6-formas-de-fazer-reutilizacao-do-lixo-de-papel/. Acesso em 06 de abril de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a preocupação com a reciclagem é histórica e que reflitam sobre a necessidade e importância de colocar em prática os 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) na sociedade.
Agende uma videoconferência e, antes de mostrar o slide ou fazer os questionamentos propostos no Objetivo, abra uma discussão com a turma sobre qual o destino que eles dão às embalagens que descartam. Em seguida, dê continuidade às orientações.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Cite que, nos dias atuais, muitos pensam e buscam ações para praticar os 5 Rs.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada de forma assíncrona (em grupo ou individual). Envie para os alunos o material e as orientações sobre a tarefa a ser executada.
Você pode indicar aos alunos que façam a atividade com os recursos que possuem ou os digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.
Diga aos alunos para gravarem o passo a passo da confecção das peças artesanais. Explique que as propostas criadas, de como implementar as atividades de reciclagem e reutilização do papel, comporão um livreto que será deixado na biblioteca da escola para futuras consultas.
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos e conversem um pouco sobre o que aprenderam com esse tema. Neste momento, seja mediador e norteador do debate para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando os alunos a pensar em soluções e na montagem da peça artesanal.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: Lixo; Resíduos sólidos; Enchentes; Reciclagem.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA