17384
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - A comercialização de pessoas em diferentes tempos e espaços

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A comercialização de pessoas em diferentes tempos e espaços

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sara Villas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer as práticas de tráfico humano ao longo do tempo, salientando a desigualdade, racismo e discriminação que este processo causou junto aos grupos humanos. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que se encontram no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise de todo material a ser estudado. Envie o link da música antecipadamente para que os alunos a ouçam e, no momento da videoconferência, o debate possa fluir.

Caso ache interessante, indique os links dos raps:
Pedagoginga (disponível aqui), de Thiago Elñinho. Uma música mais atual, mas que trata sobre o mesmo tema: este artista faz um trabalho de empoderamento do povo preto nas escolas pelo Brasil.
Racismo é burrice (disponível aqui), de Gabriel o Pensador.

Problematização
Siga as orientações definidas, informando aos alunos que a atividade será de buscar compreender os impactos da escravização e comercialização de pessoas na sociedade. Envie todo o material (links, documentos, orientações) para os alunos.
Encaminhe os link (disponível aqui), para ilustrar mais as explanações feitas nesta etapa.

Sistematização
Siga as orientações definidas, mas já a inicie com a leitura do texto “Leilão de escravos é flagrado na Líbia”. Envie todo o material (links, documentos, orientações) para os alunos. Promova um debate onde os alunos possam expor as próprias ideias e as possíveis respostas para o questionamento feito.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família assista ao vídeo “Os africanos: Raízes do Brasil” (disponível aqui), para viabilizar um entendimento maior sobre o tema estudado.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_06UND02

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas