17376
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Investimentos chineses na África

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender os interesses dos investimentos chineses no continente africano e mensurar as consequências desse processo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_06UND01

Ferramentas sugeridas
     - WhatsApp
     - Acesso à internet

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender os interesses dos investimentos chineses no continente africano e mensurar as consequências desse processo. É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em trios ou grupos com quatro alunos, será usada o recurso da sala de aula invertida. Oriente-os a realizar uma pesquisa prévia em casa sobre os investimentos chineses na África (no Plano de Aula há mais informações). Você pode solicitar uma divisão dos grupos para a pesquisa e leitura dos textos recomendados e outras fontes que encontrarem e acharem adequados. Eles podem fazer uma síntese em casa a respeito do assunto, anotando quais fatores favorecem os investimentos chineses nos países africanos, que países têm maior investimento e as consequências desses nos países. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie este arquivo (disponível aqui) para os alunos, nele há dicas para a pesquisa a ser realizada antes da aula: gráficos, imagens e materias da Ação Propositiva que serão utilizadas neste plano. Grave um áudio e explique que o gráfico demonstra que a variação foi de cerca de 1 bilhão de dólares em 2000 para quase 40 bilhões de dólares em 2016. Isso demonstra o grande volume de capital chinês que entra nos países africanos. Se quiser, chame atenção para os anos de 2010 e 2018, que houve queda dos investimentos dada a crise financeira mundial. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Com base nas reportagens lidas em casa (disponível no link da Contextualização), pergunte para os alunos: "Quais os interesses desses investimentos no continente? Em que projetos a China Investe na África?". Incentive-os a participarem via WhatsApp. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique os detalhes. Peça que leiam a citação (disponível no link da Contextualização). Após a leitura da citação, eles devem refletir e montar um quadro acerca das consequências, tanto positivas quanto negativas, desses investimentos chineses na África. Há um exemplo do quadro que também sugere colocar os países que foram citados como principais alvos desses investimentos (disponível no link da Contextualização). Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Para finalizar, os alunos devem apresentar suas conclusões e seus quadros no WhatsApp da classe. Incentive-os a debater os quadros. Como cada reportagem aborda o assunto de forma diferente, haverá diversas consequências levantadas, tanto positivas quanto negativas, depende em que enfoque ou aspectos são abordados. Ao final do debate, eles devem concluir a complexidade e as diversas nuances e contradições de se observar uma mesma questão sobre pontos de vistas diferentes. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre investimentos chineses na África, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_06UND01

(EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas