GEO8_07UND03 - QUIZ 1 (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Formação do BRICS e os impactos geoeconômicos para os Estados Unidos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Uma folha sulfite por dupla, lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Quiz 1 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXrgFS6u8sPH2xG3n2mrk2dAskbrD9QknWQ4WC8y2K8ZTjh2hBzkHUzPf3zM/geo8-07und03-quiz-1-acao-propositiva.pdf
Quiz 2 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8k3AvXKWa2yAPmqhmSF9p5AQQMW8d55sKdcSKUcfVT4xesqbV6WucshMVjG/geo8-07und03-quiz-2-acao-propositiva.pdf
Caso tenha acesso a internet vale a pena apresentar o infográfico interativo sobre a formação dos BRICS.
Disponível em:
Para você saber mais:
O que são os BRICS? Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166>. Acesse 29 nov 2018.
Existem sites e aplicativos de celular que é possível criar Quiz on line.
Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/mp/quiz/>. Acesso em: 02 dez 2018.
Disponível em: <https://www.onlinequizcreator.com/pt/>. Acesso em: 02 dez 2018.
Disponível em: <https://www.goconqr.com/pt-BR/quiz-online/>. Acesso em: 02 dez 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos países, bem como sua localização geográfica. Aproveite para explicar que BRICS é um acrônimo, ou seja, formado pelas iniciais dos países que o compõem: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.
Esses países se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias. Comente que nesta aula eles irão analisar os impactos econômicos da formação dos BRICS para os Estados Unidos.
Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de comparar os fluxos comerciais dos países, analisando os impactos econômicos para os Estados Unidos. A ação propositiva será criar criar um Quiz que desafie os conhecimentos a respeito do tema. Na sistematização, os alunos trocarão o Quiz entre eles com objetivo de responder as questões criadas.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça que formem times com 04 ou 05 alunos. Projete o slide ou escreva no quadro. Pergunte o que eles sabem sobre os “BRICS”. Lembre de explicar que o conjunto dos países não são um bloco econômico e sim um acrônimo criado em 2001 pelo economista Jim O'Neill, sobre o crescimento econômico desse países.
É importante destacar os objetivos dos BRICS:
- Criação de um banco de reservas emergenciais para eventuais socorros econômicos;
- Fortalecer as economias dos países;
- Estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico.
Entregue uma folha sulfite para os times e peça que observem os números apresentados em porcentagens e construa um gráfico de barras, que apresente o número em porcentagem que representa o restante mundial para cada item apresentado: PIB, população, superfície, comércio mundial, crescimento mundial.
Oriente que o material produzido nesta etapa será necessário para ação propositiva.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva os dados no quadro. Peça que comparem os fluxos comerciais de exportação e importação, entre os países integrantes dos BRICS.
Em seguida, solicite que os times somem as importações e exportações dos BRICS e compare-os com os dos Estados Unidos.
Por que a formação dos BRICS podem trazer impactos econômicos para os Estados Unidos? É esperado que os alunos respondam que pelos cálculos, os BRICS irão ultrapassar os valores de importação e exportação em comparação com os Estados Unidos. Essa é uma boa oportunidade para explicar os motivos que levaram o presidente Donald Trump a ameaçar uma guerra comercial, principalmente com a China.
Os times podem concluir que a formação dos BRICS foi positiva, pois juntos, apresentam um mercado competitivo e com um grande fluxo comercial que ultrapassa ao dos Estados Unidos.
Além de anotarem os dados numéricos dos fluxos comerciais os times devem responder a pergunta da problematização:
- A formação dos BRICS trouxeram impactos econômicos para os Estados Unidos?
Aqui é esperado que os times compreendam que a formação dos BRICS trouxeram desafios econômicos e comerciais para os Estados Unidos. Por exemplo, as medidas protecionista adotadas pelos Estados Unidos visam proteger e valorizar o mercado interno, bem como sua economia evitando perda de divisas, desemprego frente ao desafio dos BRICS.
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Em times, oriente a leitura silenciosa. Em seguida, explique que as manchetes trazem informações atuais sobre as relações comerciais entre Estados Unidos e os BRICS.
Na primeira, evidencia o posicionamento dos BRICS em relação ao comércio internacional aberto, bem como o fortalecimento da OMC (Organização Mundial do Comércio), se posicionando contrário às medidas protecionistas adotadas pelo presidente Donald Trump.
STAUFFER, C.; GARRISON, C. Brics criticam protecionismo durante G20 em meio à disputa entre China e EUA. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/economia/brics-criticam-protecionismo-durante-g20-em-meio-disputa-entre-china-eua-23272838.html>. Acesso em: 02 dez 2018.
Na segunda, apresenta o posicionamento dos países emergentes diante das medidas unilaterais adotadas pelo presidente Donald Trump nos Estados Unidos que coloca em risco o desenvolvimento do mercado dos países emergentes.
Os Brics se unem contra guerra comercial de Trump. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/07/26/interna_internacional,976001/os-brics-se-unem-contra-guerra-comercial-de-trump.shtml>. Acesso em: 02 dez 2018.
Ação propositiva
Orientações: Após as explicações do slide anterior, projete ou escreva no quadro as questões a serem respondidas sobre as manchetes. Peça que anotem a resposta no caderno.
É esperado que os alunos respondam, por exemplo na questão sobre os BRICS serem considerados uma ameaça aos Estados Unidos que NÃO, pois embora juntas, as nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca 40% da população total do planeta. Não garante aos Estados Unidos uma ameaça, pois o país possui a maior economia do mundo, totalizando um PIB de US$ 14,20 trilhão. O país exerce um papel fundamental na economia mundial, uma vez que o mesmo é o maior parceiro econômico da maioria dos países, ou seja, é o maior comprador do mundo.
Em relação à segunda questão, pode-se apontar como estratégias para beneficiar a economia americana o lema “a América em primeiro lugar”, promovido pelo presidente Donald Trump, que consiste em cada decisão em matéria de comércio, impostos, imigração ou relações internacionais será tomada de forma a beneficiar os trabalhadores e as famílias norte-americanas.
A proposta do número 3 é reunir todo material produzido nas etapas anteriores, para criar um QUIZ que possa testar o conhecimento a respeito dos BRICS e Estados Unidos.
Vamos lembrar como se elabora um QUIZ. Explique para a turma que se trata de um jogo de perguntas com opções de múltipla escolha, cujo o propósito é avaliar os conhecimentos sobre o tema apresentado na aula.
Imprima os modelos do Quiz. Entregue as folhas aos times. Oriente que nesta etapa deverão elaborar 03 questões com perguntas ou respostas com os dados dos fluxos comerciais entre os BRICS e os Estados Unidos.
No segundo modelo, os times deverão elaborar mais 03 questões que apresente os BRICS em números.
Você pode utilizar o modelo disponível no link abaixo:
Cuide para que todos os times finalizem a atividade conforme sugerida na orientação.
Circule pela sala e acompanhe o trabalho.
Para você saber mais:
Para se aprofundar sobre como utilizar o Quiz no plano de aula, recomendo a leitura do artigo:
LOPES, Inara S.A.R.; SILVA, José Vinícius L.; SILVA, Rodrigo S. Quiz em metodologias ativas: suporte no ensino aprendizagem. In: V Congresso Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7810_17092018214720.pdf>. Acesso 01 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou entregue os modelos para a turma
Chame atenção dos alunos para o modelo apresentado. Nele temos a primeira e a quinta pergunta formulada com as 03 opções para serem criadas pelos alunos. O segundo e o quarto apresentam as opções a serem respondidas, porém faltam formular as perguntas. Já o terceiro e o sexto demandam o desafio de criar perguntas com 03 opções de respostas. Vale lembrar que as perguntas e as respostas deverão estar de acordo com o tema, utilizar o material e as anotações realizadas durante a aula.
Após elaborar o QUIZ e anotar as respostas correta, os times deverão trocar os modelos formulados para que possam testar seus conhecimentos.
Lembre ao time que deverão anotar o gabarito das questões em folha separada para depois poder corrigir.
Ao término da atividade, oriente para que cada time corrija o Quiz que elaborou.
Se houver tempo, peça que os alunos que compartilhem as questões que encontraram dificuldades em responder.
Aproveite esse momento para identificar possíveis questões mal formuladas ou com erros conceituais.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e site para criação de quiz
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula eles irão analisar os impactos econômicos da formação dos BRICS para os Estados Unidos. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Nesta aula, o protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie um áudio e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a sigla BRICS. Deixe que comentem pelo WhatsApp; é um bom momento para entender o conhecimento prévio deles. Após ouvi-los, forneça as seguintes informações dos BRICS: aproximadamente 53% da população mundial; 24% da superfície da Terra; aproximadamente 13% do comércio mundial; aproximadamente 50% para o crescimento da população mundial. Lembre de explicar que o conjunto dos países não são um bloco econômico, e sim um acrônimo criado em 2001 pelo economista Jim O'Neill em relação ao crescimento econômico desse países. É importante destacar os objetivos dos BRICS: criar um banco de reservas emergenciais para eventuais socorros econômicos; fortalecer as economias dos países; estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico. Tempo estimado de 15 minutos.
Problematização
Professor, envie aos alunos o link disponível aqui, com dados econômicos e comerciais. Solicite que analisem a tabela. Peça que comparem os fluxos comerciais de exportação e importação entre os países integrantes dos BRICS. Pergunte ao alunos: “Por que a formação dos BRICS podem trazer impactos econômicos para os Estados Unidos?”. Incentive-os a participarem via WhatsApp. Comente que as medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos visam proteger e valorizar o mercado interno, bem como sua economia, evitando perda de divisas e desemprego. Se julgar necessário, solicite que os alunos façam uma breve pesquisa para obterem mais informações sobre os BRICS. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Explique que a turma será dividida em times de 4 ou 5 alunos, com a finalidade de comparar os fluxos comerciais dos países, analisando os impactos econômicos para os Estados Unidos. A ação propositiva será criar um quiz que desafie os conhecimentos a respeito do tema. A sugestão para a criação do quiz é usar ferramentas online como, por exemplo, o SurveyMonkey, disponível aqui, ou o OnlineQuizCreator, disponível aqui, bem simples de se utilizar. Outra opção é fazê-lo com papel e caneta.
Envie as duas reportagens aos alunos. A primeira evidencia o posicionamento dos BRICS em relação ao comércio internacional aberto, bem como o fortalecimento da OMC (Organização Mundial do Comércio), posicionando-se contrária às medidas protecionistas adotadas pelo presidente Donald Trump (STAUFFER, C.; GARRISON, C. Brics criticam protecionismo durante G20 em meio à disputa entre China e EUA; disponível aqui). A segunda apresenta o posicionamento dos países emergentes diante das medidas unilaterais adotadas pelo presidente Donald Trump nos Estados Unidos, que colocam em risco o desenvolvimento do mercado dos países emergentes (Os Brics se unem contra guerra comercial de Trump; disponível aqui). Agora, os alunos devem criar um quiz que possa testar o conhecimento a respeito dos BRICS e Estados Unidos. Explique para a turma que se trata de um jogo de perguntas e respostas, com opções de múltipla escolha, cujo propósito é avaliar os conhecimentos sobre o tema apresentado na aula. Cada grupo deve criar pelo menos 4 perguntas objetivas (múltipla escolha) com respostas. Tempo estimado de 40 minutos.
Sistematização
Solicite que os grupos enviem o quiz apenas ao professor. Envie aos grupos os quizes sem a resposta e solicite que os respondam. Suas respostas devem ser compartilhadas no WhatsApp da turma. Aproveite para discutir com turma os quizes produzidos e retomar os pontos necessários. Por fim, comente que o protagonismo dos países é importante na disputa geopolítica entre os BRICS e os EUA. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre os BRICS disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate/discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Examinar a formação do BRICS comparando os fluxos comerciais dos países que compõem o acrônimo, bem como analisar os impactos geoeconômicos para os EUA.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA