17372
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Formação do BRICS e os impactos geoeconômicos para os Estados Unidos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Examinar a formação do BRICS comparando os fluxos comerciais dos países que compõem o acrônimo, bem como analisar os impactos geoeconômicos para os EUA.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e site para criação de quiz

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula eles irão analisar os impactos econômicos da formação dos BRICS para os Estados Unidos. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Nesta aula, o protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie um áudio e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a sigla BRICS. Deixe que comentem pelo WhatsApp; é um bom momento para entender o conhecimento prévio deles. Após ouvi-los, forneça as seguintes informações dos BRICS: aproximadamente 53% da população mundial; 24% da superfície da Terra; aproximadamente 13% do comércio mundial; aproximadamente 50% para o crescimento da população mundial. Lembre de explicar que o conjunto dos países não são um bloco econômico, e sim um acrônimo criado em 2001 pelo economista Jim O'Neill em relação ao crescimento econômico desse países. É importante destacar os objetivos dos BRICS: criar um banco de reservas emergenciais para eventuais socorros econômicos; fortalecer as economias dos países; estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico. Tempo estimado de 15 minutos.

Problematização
Professor, envie aos alunos o link disponível aqui, com dados econômicos e comerciais. Solicite que analisem a tabela. Peça que comparem os fluxos comerciais de exportação e importação entre os países integrantes dos BRICS. Pergunte ao alunos: “Por que a formação dos BRICS podem trazer impactos econômicos para os Estados Unidos?”. Incentive-os a participarem via WhatsApp. Comente que as medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos visam proteger e valorizar o mercado interno, bem como sua economia, evitando perda de divisas e desemprego. Se julgar necessário, solicite que os alunos façam uma breve pesquisa para obterem mais informações sobre os BRICS. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Explique que a turma será dividida em times de 4 ou 5 alunos, com a finalidade de comparar os fluxos comerciais dos países, analisando os impactos econômicos para os Estados Unidos. A ação propositiva será criar um quiz que desafie os conhecimentos a respeito do tema. A sugestão para a criação do quiz é usar ferramentas online como, por exemplo, o SurveyMonkey, disponível aqui, ou o OnlineQuizCreator, disponível aqui, bem simples de se utilizar. Outra opção é fazê-lo com papel e caneta.

Envie as duas reportagens aos alunos. A primeira evidencia o posicionamento dos BRICS em relação ao comércio internacional aberto, bem como o fortalecimento da OMC (Organização Mundial do Comércio), posicionando-se contrária às medidas protecionistas adotadas pelo presidente Donald Trump (STAUFFER, C.; GARRISON, C. Brics criticam protecionismo durante G20 em meio à disputa entre China e EUA; disponível aqui). A segunda apresenta o posicionamento dos países emergentes diante das medidas unilaterais adotadas pelo presidente Donald Trump nos Estados Unidos, que colocam em risco o desenvolvimento do mercado dos países emergentes (Os Brics se unem contra guerra comercial de Trump; disponível aqui). Agora, os alunos devem criar um quiz que possa testar o conhecimento a respeito dos BRICS e Estados Unidos. Explique para a turma que se trata de um jogo de perguntas e respostas, com opções de múltipla escolha, cujo propósito é avaliar os conhecimentos sobre o tema apresentado na aula. Cada grupo deve criar pelo menos 4 perguntas objetivas (múltipla escolha) com respostas. Tempo estimado de 40 minutos.

Sistematização
Solicite que os grupos enviem o quiz apenas ao professor. Envie aos grupos os quizes sem a resposta e solicite que os respondam. Suas respostas devem ser compartilhadas no WhatsApp da turma. Aproveite para discutir com turma os quizes produzidos e retomar os pontos necessários. Por fim, comente que o protagonismo dos países é importante na disputa geopolítica entre os BRICS e os EUA. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre os BRICS disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate/discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_07UND03

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas