17372
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Formação do BRICS e os impactos geoeconômicos para os Estados Unidos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Examinar a formação do BRICS comparando os fluxos comerciais dos países que compõem o acrônimo, bem como analisar os impactos geoeconômicos para os EUA.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por dupla, lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Quiz 1 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXrgFS6u8sPH2xG3n2mrk2dAskbrD9QknWQ4WC8y2K8ZTjh2hBzkHUzPf3zM/geo8-07und03-quiz-1-acao-propositiva.pdf

Quiz 2 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8k3AvXKWa2yAPmqhmSF9p5AQQMW8d55sKdcSKUcfVT4xesqbV6WucshMVjG/geo8-07und03-quiz-2-acao-propositiva.pdf

Caso tenha acesso a internet vale a pena apresentar o infográfico interativo sobre a formação dos BRICS.

Disponível em: . Acesso em: 29 nov 2018.

Para você saber mais:

O que são os BRICS? Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166>. Acesse 29 nov 2018.

Existem sites e aplicativos de celular que é possível criar Quiz on line.

Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/mp/quiz/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Disponível em: <https://www.onlinequizcreator.com/pt/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Disponível em: <https://www.goconqr.com/pt-BR/quiz-online/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos países, bem como sua localização geográfica. Aproveite para explicar que BRICS é um acrônimo, ou seja, formado pelas iniciais dos países que o compõem: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

Esses países se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias. Comente que nesta aula eles irão analisar os impactos econômicos da formação dos BRICS para os Estados Unidos.

Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de comparar os fluxos comerciais dos países, analisando os impactos econômicos para os Estados Unidos. A ação propositiva será criar criar um Quiz que desafie os conhecimentos a respeito do tema. Na sistematização, os alunos trocarão o Quiz entre eles com objetivo de responder as questões criadas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que formem times com 04 ou 05 alunos. Projete o slide ou escreva no quadro. Pergunte o que eles sabem sobre os “BRICS”. Lembre de explicar que o conjunto dos países não são um bloco econômico e sim um acrônimo criado em 2001 pelo economista Jim O'Neill, sobre o crescimento econômico desse países.

É importante destacar os objetivos dos BRICS:

  • Criação de um banco de reservas emergenciais para eventuais socorros econômicos;
  • Fortalecer as economias dos países;
  • Estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico.

Entregue uma folha sulfite para os times e peça que observem os números apresentados em porcentagens e construa um gráfico de barras, que apresente o número em porcentagem que representa o restante mundial para cada item apresentado: PIB, população, superfície, comércio mundial, crescimento mundial.

Oriente que o material produzido nesta etapa será necessário para ação propositiva.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva os dados no quadro. Peça que comparem os fluxos comerciais de exportação e importação, entre os países integrantes dos BRICS.

Em seguida, solicite que os times somem as importações e exportações dos BRICS e compare-os com os dos Estados Unidos.

Por que a formação dos BRICS podem trazer impactos econômicos para os Estados Unidos? É esperado que os alunos respondam que pelos cálculos, os BRICS irão ultrapassar os valores de importação e exportação em comparação com os Estados Unidos. Essa é uma boa oportunidade para explicar os motivos que levaram o presidente Donald Trump a ameaçar uma guerra comercial, principalmente com a China.

Os times podem concluir que a formação dos BRICS foi positiva, pois juntos, apresentam um mercado competitivo e com um grande fluxo comercial que ultrapassa ao dos Estados Unidos.

Além de anotarem os dados numéricos dos fluxos comerciais os times devem responder a pergunta da problematização:

  • A formação dos BRICS trouxeram impactos econômicos para os Estados Unidos?

Aqui é esperado que os times compreendam que a formação dos BRICS trouxeram desafios econômicos e comerciais para os Estados Unidos. Por exemplo, as medidas protecionista adotadas pelos Estados Unidos visam proteger e valorizar o mercado interno, bem como sua economia evitando perda de divisas, desemprego frente ao desafio dos BRICS.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Em times, oriente a leitura silenciosa. Em seguida, explique que as manchetes trazem informações atuais sobre as relações comerciais entre Estados Unidos e os BRICS.

Na primeira, evidencia o posicionamento dos BRICS em relação ao comércio internacional aberto, bem como o fortalecimento da OMC (Organização Mundial do Comércio), se posicionando contrário às medidas protecionistas adotadas pelo presidente Donald Trump.

STAUFFER, C.; GARRISON, C. Brics criticam protecionismo durante G20 em meio à disputa entre China e EUA. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/economia/brics-criticam-protecionismo-durante-g20-em-meio-disputa-entre-china-eua-23272838.html>. Acesso em: 02 dez 2018.

Na segunda, apresenta o posicionamento dos países emergentes diante das medidas unilaterais adotadas pelo presidente Donald Trump nos Estados Unidos que coloca em risco o desenvolvimento do mercado dos países emergentes.

Os Brics se unem contra guerra comercial de Trump. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/07/26/interna_internacional,976001/os-brics-se-unem-contra-guerra-comercial-de-trump.shtml>. Acesso em: 02 dez 2018.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após as explicações do slide anterior, projete ou escreva no quadro as questões a serem respondidas sobre as manchetes. Peça que anotem a resposta no caderno.

É esperado que os alunos respondam, por exemplo na questão sobre os BRICS serem considerados uma ameaça aos Estados Unidos que NÃO, pois embora juntas, as nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca 40% da população total do planeta. Não garante aos Estados Unidos uma ameaça, pois o país possui a maior economia do mundo, totalizando um PIB de US$ 14,20 trilhão. O país exerce um papel fundamental na economia mundial, uma vez que o mesmo é o maior parceiro econômico da maioria dos países, ou seja, é o maior comprador do mundo.

Em relação à segunda questão, pode-se apontar como estratégias para beneficiar a economia americana o lema “a América em primeiro lugar”, promovido pelo presidente Donald Trump, que consiste em cada decisão em matéria de comércio, impostos, imigração ou relações internacionais será tomada de forma a beneficiar os trabalhadores e as famílias norte-americanas.

A proposta do número 3 é reunir todo material produzido nas etapas anteriores, para criar um QUIZ que possa testar o conhecimento a respeito dos BRICS e Estados Unidos.

Vamos lembrar como se elabora um QUIZ. Explique para a turma que se trata de um jogo de perguntas com opções de múltipla escolha, cujo o propósito é avaliar os conhecimentos sobre o tema apresentado na aula.

Imprima os modelos do Quiz. Entregue as folhas aos times. Oriente que nesta etapa deverão elaborar 03 questões com perguntas ou respostas com os dados dos fluxos comerciais entre os BRICS e os Estados Unidos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXrgFS6u8sPH2xG3n2mrk2dAskbrD9QknWQ4WC8y2K8ZTjh2hBzkHUzPf3zM/geo8-07und03-quiz-1-acao-propositiva.pdf

No segundo modelo, os times deverão elaborar mais 03 questões que apresente os BRICS em números.

Você pode utilizar o modelo disponível no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8k3AvXKWa2yAPmqhmSF9p5AQQMW8d55sKdcSKUcfVT4xesqbV6WucshMVjG/geo8-07und03-quiz-2-acao-propositiva.pdf

Cuide para que todos os times finalizem a atividade conforme sugerida na orientação.

Circule pela sala e acompanhe o trabalho.

Para você saber mais:

Para se aprofundar sobre como utilizar o Quiz no plano de aula, recomendo a leitura do artigo:

LOPES, Inara S.A.R.; SILVA, José Vinícius L.; SILVA, Rodrigo S. Quiz em metodologias ativas: suporte no ensino aprendizagem. In: V Congresso Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7810_17092018214720.pdf>. Acesso 01 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou entregue os modelos para a turma

Chame atenção dos alunos para o modelo apresentado. Nele temos a primeira e a quinta pergunta formulada com as 03 opções para serem criadas pelos alunos. O segundo e o quarto apresentam as opções a serem respondidas, porém faltam formular as perguntas. Já o terceiro e o sexto demandam o desafio de criar perguntas com 03 opções de respostas. Vale lembrar que as perguntas e as respostas deverão estar de acordo com o tema, utilizar o material e as anotações realizadas durante a aula.

Após elaborar o QUIZ e anotar as respostas correta, os times deverão trocar os modelos formulados para que possam testar seus conhecimentos.

Lembre ao time que deverão anotar o gabarito das questões em folha separada para depois poder corrigir.

Ao término da atividade, oriente para que cada time corrija o Quiz que elaborou.

Se houver tempo, peça que os alunos que compartilhem as questões que encontraram dificuldades em responder.

Aproveite esse momento para identificar possíveis questões mal formuladas ou com erros conceituais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por dupla, lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Quiz 1 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXrgFS6u8sPH2xG3n2mrk2dAskbrD9QknWQ4WC8y2K8ZTjh2hBzkHUzPf3zM/geo8-07und03-quiz-1-acao-propositiva.pdf

Quiz 2 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8k3AvXKWa2yAPmqhmSF9p5AQQMW8d55sKdcSKUcfVT4xesqbV6WucshMVjG/geo8-07und03-quiz-2-acao-propositiva.pdf

Caso tenha acesso a internet vale a pena apresentar o infográfico interativo sobre a formação dos BRICS.

Disponível em: . Acesso em: 29 nov 2018.

Para você saber mais:

O que são os BRICS? Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166>. Acesse 29 nov 2018.

Existem sites e aplicativos de celular que é possível criar Quiz on line.

Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/mp/quiz/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Disponível em: <https://www.onlinequizcreator.com/pt/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Disponível em: <https://www.goconqr.com/pt-BR/quiz-online/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos países, bem como sua localização geográfica. Aproveite para explicar que BRICS é um acrônimo, ou seja, formado pelas iniciais dos países que o compõem: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

Esses países se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias. Comente que nesta aula eles irão analisar os impactos econômicos da formação dos BRICS para os Estados Unidos.

Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de comparar os fluxos comerciais dos países, analisando os impactos econômicos para os Estados Unidos. A ação propositiva será criar criar um Quiz que desafie os conhecimentos a respeito do tema. Na sistematização, os alunos trocarão o Quiz entre eles com objetivo de responder as questões criadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que formem times com 04 ou 05 alunos. Projete o slide ou escreva no quadro. Pergunte o que eles sabem sobre os “BRICS”. Lembre de explicar que o conjunto dos países não são um bloco econômico e sim um acrônimo criado em 2001 pelo economista Jim O'Neill, sobre o crescimento econômico desse países.

É importante destacar os objetivos dos BRICS:

  • Criação de um banco de reservas emergenciais para eventuais socorros econômicos;
  • Fortalecer as economias dos países;
  • Estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico.

Entregue uma folha sulfite para os times e peça que observem os números apresentados em porcentagens e construa um gráfico de barras, que apresente o número em porcentagem que representa o restante mundial para cada item apresentado: PIB, população, superfície, comércio mundial, crescimento mundial.

Oriente que o material produzido nesta etapa será necessário para ação propositiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva os dados no quadro. Peça que comparem os fluxos comerciais de exportação e importação, entre os países integrantes dos BRICS.

Em seguida, solicite que os times somem as importações e exportações dos BRICS e compare-os com os dos Estados Unidos.

Por que a formação dos BRICS podem trazer impactos econômicos para os Estados Unidos? É esperado que os alunos respondam que pelos cálculos, os BRICS irão ultrapassar os valores de importação e exportação em comparação com os Estados Unidos. Essa é uma boa oportunidade para explicar os motivos que levaram o presidente Donald Trump a ameaçar uma guerra comercial, principalmente com a China.

Os times podem concluir que a formação dos BRICS foi positiva, pois juntos, apresentam um mercado competitivo e com um grande fluxo comercial que ultrapassa ao dos Estados Unidos.

Além de anotarem os dados numéricos dos fluxos comerciais os times devem responder a pergunta da problematização:

  • A formação dos BRICS trouxeram impactos econômicos para os Estados Unidos?

Aqui é esperado que os times compreendam que a formação dos BRICS trouxeram desafios econômicos e comerciais para os Estados Unidos. Por exemplo, as medidas protecionista adotadas pelos Estados Unidos visam proteger e valorizar o mercado interno, bem como sua economia evitando perda de divisas, desemprego frente ao desafio dos BRICS.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Em times, oriente a leitura silenciosa. Em seguida, explique que as manchetes trazem informações atuais sobre as relações comerciais entre Estados Unidos e os BRICS.

Na primeira, evidencia o posicionamento dos BRICS em relação ao comércio internacional aberto, bem como o fortalecimento da OMC (Organização Mundial do Comércio), se posicionando contrário às medidas protecionistas adotadas pelo presidente Donald Trump.

STAUFFER, C.; GARRISON, C. Brics criticam protecionismo durante G20 em meio à disputa entre China e EUA. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/economia/brics-criticam-protecionismo-durante-g20-em-meio-disputa-entre-china-eua-23272838.html>. Acesso em: 02 dez 2018.

Na segunda, apresenta o posicionamento dos países emergentes diante das medidas unilaterais adotadas pelo presidente Donald Trump nos Estados Unidos que coloca em risco o desenvolvimento do mercado dos países emergentes.

Os Brics se unem contra guerra comercial de Trump. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/07/26/interna_internacional,976001/os-brics-se-unem-contra-guerra-comercial-de-trump.shtml>. Acesso em: 02 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Após as explicações do slide anterior, projete ou escreva no quadro as questões a serem respondidas sobre as manchetes. Peça que anotem a resposta no caderno.

É esperado que os alunos respondam, por exemplo na questão sobre os BRICS serem considerados uma ameaça aos Estados Unidos que NÃO, pois embora juntas, as nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca 40% da população total do planeta. Não garante aos Estados Unidos uma ameaça, pois o país possui a maior economia do mundo, totalizando um PIB de US$ 14,20 trilhão. O país exerce um papel fundamental na economia mundial, uma vez que o mesmo é o maior parceiro econômico da maioria dos países, ou seja, é o maior comprador do mundo.

Em relação à segunda questão, pode-se apontar como estratégias para beneficiar a economia americana o lema “a América em primeiro lugar”, promovido pelo presidente Donald Trump, que consiste em cada decisão em matéria de comércio, impostos, imigração ou relações internacionais será tomada de forma a beneficiar os trabalhadores e as famílias norte-americanas.

A proposta do número 3 é reunir todo material produzido nas etapas anteriores, para criar um QUIZ que possa testar o conhecimento a respeito dos BRICS e Estados Unidos.

Vamos lembrar como se elabora um QUIZ. Explique para a turma que se trata de um jogo de perguntas com opções de múltipla escolha, cujo o propósito é avaliar os conhecimentos sobre o tema apresentado na aula.

Imprima os modelos do Quiz. Entregue as folhas aos times. Oriente que nesta etapa deverão elaborar 03 questões com perguntas ou respostas com os dados dos fluxos comerciais entre os BRICS e os Estados Unidos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXrgFS6u8sPH2xG3n2mrk2dAskbrD9QknWQ4WC8y2K8ZTjh2hBzkHUzPf3zM/geo8-07und03-quiz-1-acao-propositiva.pdf

No segundo modelo, os times deverão elaborar mais 03 questões que apresente os BRICS em números.

Você pode utilizar o modelo disponível no link abaixo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8k3AvXKWa2yAPmqhmSF9p5AQQMW8d55sKdcSKUcfVT4xesqbV6WucshMVjG/geo8-07und03-quiz-2-acao-propositiva.pdf

Cuide para que todos os times finalizem a atividade conforme sugerida na orientação.

Circule pela sala e acompanhe o trabalho.

Para você saber mais:

Para se aprofundar sobre como utilizar o Quiz no plano de aula, recomendo a leitura do artigo:

LOPES, Inara S.A.R.; SILVA, José Vinícius L.; SILVA, Rodrigo S. Quiz em metodologias ativas: suporte no ensino aprendizagem. In: V Congresso Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID7810_17092018214720.pdf>. Acesso 01 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou entregue os modelos para a turma

Chame atenção dos alunos para o modelo apresentado. Nele temos a primeira e a quinta pergunta formulada com as 03 opções para serem criadas pelos alunos. O segundo e o quarto apresentam as opções a serem respondidas, porém faltam formular as perguntas. Já o terceiro e o sexto demandam o desafio de criar perguntas com 03 opções de respostas. Vale lembrar que as perguntas e as respostas deverão estar de acordo com o tema, utilizar o material e as anotações realizadas durante a aula.

Após elaborar o QUIZ e anotar as respostas correta, os times deverão trocar os modelos formulados para que possam testar seus conhecimentos.

Lembre ao time que deverão anotar o gabarito das questões em folha separada para depois poder corrigir.

Ao término da atividade, oriente para que cada time corrija o Quiz que elaborou.

Se houver tempo, peça que os alunos que compartilhem as questões que encontraram dificuldades em responder.

Aproveite esse momento para identificar possíveis questões mal formuladas ou com erros conceituais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano