17368
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - As ONGs e os Movimentos Sociais

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender o papel das ONGs (Organizações Não Governamentais) nos movimentos sociais brasileiros

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula (5 minutos)
Comente que o objetivo desta aula é compreender o papel das Organizações Não Governamentais (ONGs) e dos movimentos sociais brasileiros. Eles irão entender como ONGs nascem a partir de necessidades da sociedade civil frente à ineficiência do Estado em desenvolver políticas públicas para o bem comum. Os movimentos sociais se apresentam paralelamente, com muitos interesses semelhantes e frentes de ações em diversas áreas, tais como meio ambiente, moradia, educação, saúde etc., e complementam as ações das ONGs. A aula será organizada para ser realizada por WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o uso do e-mail. O valor da cidadania estará presente.

Contextualização (10 minutos)
Envie à turma a imagem disponível aqui. Os conhecimentos dos alunos são adquiridos em diversas situações educacionais fora da escola, e levantar esses saberes pode facilitar a condução da aula. Diante disso, solicite que analisem a imagem e pergunte: o que vocês observam? O que as pessoas estão fazendo com essas bolinhas? Vocês já viram crianças com essas bolinhas nos espaços que vocês percorrem em nossa ou em outras cidades? Incentive-os a participar via WhatsApp.

Problematização (15 minutos)
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Utilize as duas imagens para ampliar a temática. Peça que as comparem, associando-as a ONGs e movimentos sociais. Pergunte: se as ONGs e os movimentos sociais se complementam, quais são as diferenças em suas estratégias de ação? Peça que escrevam no caderno. Isso servirá para a próxima etapa de aula.

Ação propositiva (50 minutos)
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. A ideia agora é pensar na construção de uma ONG/movimento social da turma a partir do que foi abordado até então. Divida a sala em quatro grupos. Dois serão ONGs e outros dois serão movimentos sociais. Proponha os seguintes critérios para a atividade:
- Serão criadas duas ONGs e dois movimentos sociais que se relacionem em suas temáticas;
- Dê um nome e escolha um tema para a causa;
- Elenque objetivos, ações e como elas ocorrerão;
- Defina os prováveis meios de investimento.

Verifique se os temas elencados pelos alunos da ONG batem com o do movimento social. É importante destacar para a turma que os grupos que formarão as ONGs exercerão uma atividade mais indireta (parceria técnica) e que os movimentos sociais terão que definir ações diretas, como manifestações, ocupações, vigílias etc.

Use a tabela disponibilizada acima para ajudar os grupos na organização da atividade. Incentive-os a fazer encontros síncronos via Google Meet. Marque uma data para a entrega das atividades.

Sistematização (20 minutos)
Este é o momento dos grupos conversarem sobre suas propostas. Sugira que debatam-nas rapidamente (enviando áudios pelo WhatsApp) e verifiquem se as ONGs planejadas estão cumprindo seu papel de parceria técnica com os movimentos sociais. Incentive-os a acreditarem em suas ideias para que, num futuro não tão distante, possam participar das ações necessárias na sociedade. Explique que esta é uma forma de exercerem a cidadania.

Convite às famílias
Convide os familiares para assistirem ao vídeo sobre os movimentos sociais disponível aqui. A seguir, eles podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_10UND02

(EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas