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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - As ONGs e os Movimentos Sociais

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender o papel das ONGs (Organizações Não Governamentais) nos movimentos sociais brasileiros

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano permitirão desenvolver tal habilidade relacionando a atuação das ONGs aos movimentos sociais, desde sua disseminação na década de 1950, principalmente relacionadas aos movimentos de base da igreja católica. Tendo um caráter de suprir ou complementar as funções do Estado, as ONGs têm em seu seio histórico a luta por direitos civis, de caráter contestatório e de ação direta na sociedade e na política, assim como os movimentos sociais que, ao longo da história, com a disseminação das políticas neoliberais de Estado mínimo, estimula a organização da sociedade civil.

Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia das imagens dos slides, tabela da ação propositiva.

Material complementar:

Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9FRJhfvu4AAp54TkDHqWZ9y8mf7FNR5yC9unwMH7dYtuTte7TDkcjhrpmYG7/geo8-10und02-contextualizacao.pdf

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CuTdzqrZySJZQjEbtXaRAgkYvzwTPA7xYGnKptADjuC62grth42MnmQtysdr/geo8-10und02-problematizacao.pdf

Tabela da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMgywyBXdXYpz4pgkHXe6QmUn469q2bwyFEQpABysTZ5uthZdBUBaCNPsU8K/geo8-10und02-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

FARIA, Caroline. ONGs (Organizações Não-Governamentais). InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/ongs-organizacoes-nao-governamentais/>. Acesso em: 07 mar 2019.

LENZI, Tié. O que são movimentos sociais? Toda Política. Disponível em: <https://www.todapolitica.com/movimentos-sociais/>. Acesso em: 07 mar 2019.

Organização Não Governamental. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_n%C3%A3o_governamental>. Acesso em: 07 mar 2019.

ONG - “Uma ONG define-se por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham.” Herbert José de Sousa, o Betinho.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a relação entre as ONGs e os movimentos sociais brasileiros. Como as ONGs nascem a partir de necessidades da sociedade civil frente a ineficiência do Estado em desenvolver políticas públicas para o bem comum da sociedade, os movimentos sociais se apresentam paralelamente a isso, com muitos interesses semelhantes, além das frentes de ações nas diversas áreas de atuação, tais como meio ambiente, moradia, educação, saúde, etc. que se complementam as ações das ONGs.

Deixe claro que nessa aula será analisado essa relação, com um viés para a deficiência do Estado em atender aos anseios da maioria da população, necessitando uma organização civil, seja em formato de ONG ou de movimento social.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha ONGs e/ou movimentos sociais atuando em sua cidade/região, pesquise previamente suas funções e suas relações para trabalhar ao longo da aula com seus alunos.

Para você saber mais:

FARIA, Caroline. ONGs (Organizações Não-Governamentais). InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/ongs-organizacoes-nao-governamentais/>. Acesso em: 07 mar 2019.

LENZI, Tié. O que são movimentos sociais? Toda Política. Disponível em: <https://www.todapolitica.com/movimentos-sociais/>. Acesso em: 07 mar 2019.

Organização Não Governamental. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_n%C3%A3o_governamental>. Acesso em: 07 mar 2019.

ONG - “Uma ONG define-se por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham.” Herbert José de Sousa, o Betinho.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os conhecimentos dos alunos são adquiridos em diversas situações educacionais fora da escola. Levantar tais experiências cognitivas pode facilitar a condução da aula com o tema proposto. Diante disso, projete a imagem ou a imprima e proponha uma leitura:

  • O que vocês observam na imagem?
  • Visto que a imagem representa pessoas (crianças), o que elas estão fazendo com essas bolinhas?
  • Você já viu crianças com essas bolinhas nos espaços que vocês percorrem em nossa ou em outras cidades?

É esperado que os alunos saibam que são crianças em condições de vulnerabilidade social, fazendo malabarismo em sinais de trânsito para ganhar um dinheiro. Mas o importante aqui é destacar que a situação que elas vivem está condicionada a fragilidades de políticas públicas voltadas para as crianças e para os mais pobres. Nesse momento atente-os que tal ineficiência gera muita comoção em parte da sociedade, que muitas vezes é colocado como solução o voto em representantes que mudem isso. Mas outra parcela da população se indigna e age de uma outra forma: se organizando civilmente em ONGs e/ou movimentos sociais. A ideia é que o aluno construa conexões entre uma situação de vulnerabilidade social e a necessidade de se resolver tais questões, associando a organização civil para esse fim.

Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9FRJhfvu4AAp54TkDHqWZ9y8mf7FNR5yC9unwMH7dYtuTte7TDkcjhrpmYG7/geo8-10und02-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você tenha alunos que fazem tal trabalho avalie a utilização da imagem. Consulte o aluno e explique como será seu posicionamento, evitando possíveis bullyings e constrangimento por parte dos colegas. Caso haja ONGs ou movimentos sociais que trabalham com crianças em sua cidade/região, explore isso com os alunos.

Para você saber mais:

ANTUNES, Camila. A rede do bem: ONGs que dedicam tempo e carinho a adolescentes pobres de São Paulo. Revista Veja, 06/12/2016. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/a-rede-do-bem-ongs-que-dedicam-tempo-carinho-adolescentes-pobres-de-sao-paulo/>. Acesso em 07 mar 2019.

GASPAR, Alberto. Estudo retrata como vivem crianças e jovens no Centro de SP; quase metade dos adolescentes tem atraso escolar. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/estudo-retrata-como-vivem-criancas-e-jovens-no-centro-de-sp-quase-metade-dos-adolescentes-tem-atraso-escolar.ghtml>. Acesso em: 07 mar 2019.

Movimentos sociais apresentam sugestões para proteção à criança. Jusbrasil. Disponível em: <https://al-mg.jusbrasil.com.br/noticias/980488/movimentos-sociais-apresentam-sugestoes-para-protecao-a-crianca>. Acesso em: 07 mar 2019.

PORCIDONIO, Gilberto. Os meninos e meninas do Rio. Projeto Colabora. Disponível em: <https://projetocolabora.com.br/cidades/os-meninos-e-meninas-do-rio/>. Acesso em: 07 mar 2019.

RICHARD, Ivan. ECA: movimentos sociais destacam avanços em direitos e proteção. Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-07/eca-movimentos-sociais-destacam-avancos-em-direitos-e-protecao> Acesso em 07 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Sensibilizando os alunos quanto aos seus conhecimentos sobre o papel do Estado e da sociedade civil, utilize as duas imagens para ampliar a temática. Peça que comparem as duas imagens associando-as às ONGs e aos movimentos sociais. Lance a pergunta exposta no slide e peça que escrevam no caderno. Isso servirá para a próxima etapa de aula.

É esperado que eles associem a imagem do homem com o computador com trabalho e a outra imagem a uma manifestação. Aproveite o ensejo para explicar que toda causa social precisa de uma temática, de um planejamento de ações e de um investimento. E que, na maioria das vezes, as ONGs desenvolvem o planejamento e ações de uma forma indireta, como parceria técnica, necessitando da sociedade civil para atingir objetivos comuns dentro de uma dada temática. Por exemplo: uma ONG que trabalha com movimentos de moradia planeja as ações, analisa legislações para conquistar os direitos a uma habitação digna, necessitando dos movimentos sociais de moradia como parceiros para que isso ocorra.

Então, muitas vezes, os movimentos sociais estão na ação direta (ocupando os imóveis, por exemplo) e as ONGs fazem outros papéis institucionais, como por exemplo ir atrás de financiamento para a causa. Então, na imagem com a pessoas no computador poderia ser representado o planejamento de uma causa pela ONG, com a parceria dos movimentos sociais representada na outra imagem.

É importante destacar que isso não é uma regra, mas é bastante comum. Caso um aluno conteste, coloque essa premissa. De uma certa forma, as ONGs são parceiras dos movimentos sociais nas questões técnicas (decretos, leis, políticas públicas, etc), dando apoio sistemático para os movimentos sociais estejam direcionados a suas causas, conquistando-as.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CuTdzqrZySJZQjEbtXaRAgkYvzwTPA7xYGnKptADjuC62grth42MnmQtysdr/geo8-10und02-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

SIMÕES, Ana Cláudia. As ONGs e os movimentos sociais. Gazeta online. Disponível em: <https://blogs.gazetaonline.com.br/socialemfoco/257/as-ongs-e-os-movimentos-sociais/>. Acesso em: 07 fev 2019.

As ONGs não nascem para substituir movimentos sociais; nascem para fortalecê-los: entrevista com Raimundo Augusto de Oliveira. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/506676-as-ongs-nao-nascem-para-substituir-movimentos-sociais-nascem-para-fortalece-los-entrevista-especial-com-raimundo-augusto-de-oliveira>. Acesso em: 07 fev 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Chegou o momento de vivenciar o que realmente pode se fazer criando uma ONG e um movimento social que interaja com ela. A ideia central é pensar na construção de uma ONG/movimento social da turma a partir do que foi abordado até então em aula. Sendo assim, divida a sala em quatro grupos, sendo dois grupos que serão uma ONG e outros dois que serão movimentos sociais. Diante disso, proponha os seguintes critérios para a atividade:

  • Serão criadas duas ONGs e dois Movimentos Sociais que se relacionem em suas temáticas;
  • Dê um nome e escolhe um tema para a causa;
  • Elenque seus objetivos, suas ações e de como elas ocorrerão;
  • Defina os prováveis meios de investimento para as ONGs/Movimentos Sociais;
  • Verifique se os temas elencados pelos alunos da ONG bata com o do movimento social.

É importante destacar para a turma que os grupos que formarão as ONGs exercerão uma atividade mais indireta (parceria técnica) e que os movimentos sociais terão que definir ações mais diretas (manifestações, ocupações, vigílias as instituições governamentais, etc). No hiperlink disponível nessa etapa encontra-se uma tabela que poderá ajudar os grupos na organização da atividade. Caso não consiga projetar a tabela, imprima-a ou mesmo copie no quadro ou em papel kraft.

Passe de grupo em grupo se disponibilizando a ajudar. Garanta que os grupos estejam trabalhando e discutindo a atividade. Verifique se os temas dos grupos batem. É importante que a temática das ONGs sejam paralelas às temáticas dos movimentos sociais. Garanta que isso ocorra na mediação com os grupos. Ao final da atividade, peça que falem brevemente sobre os passos seguidos, elencando o que foi legal e o que foi difícil executar na proposta. Caso ache muito complexa a atividade com este tempo, oriente os alunos a indicarem apenas uma ação e um objetivo. O fundamental é a reflexão sobre a temática.

Tabela de planejamento para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMgywyBXdXYpz4pgkHXe6QmUn469q2bwyFEQpABysTZ5uthZdBUBaCNPsU8K/geo8-10und02-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha ONGs e Movimentos Sociais atuantes em sua cidade/região, utilize-os como exemplo para ajudar os alunos nas atividades. É importante que os temas não sejam totalmente parecidos caso os movimentos existam em sua localidade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Esse é o momento dos grupos conversarem sobre suas propostas. Sugira que conversem rapidamente sobre as propostas (ler em voz alta as tabelas feitas) e verificar se as ONGs planejadas estão cumprindo seu papel de parceria técnica com os movimentos sociais. Incentive-os a acreditar em suas ideias que, num futuro não tão distante, eles possam participar das ações necessárias na sociedade, tanto em parceria com o Estado ou mesmo cumprindo sua função que muitas vezes não acontece.

Complemente a aula dizendo que as ONGs, assim como os movimentos sociais, são essenciais na garantia e conquista de direitos da população que, muitas vezes, constar somente na Constituição Federal como direito básico não está adiantando, visto a redução do Estado como representante da população, especialmente a de camadas sociais mais vulneráveis. E que os movimentos sociais e as ONGs se complementam nas causas pretendidas, preenchendo um vácuo de problemas sociais que muitas vezes queremos ajudar a completá-lo mas que, muitas vezes, não sabemos como participar ou agir perante nossa comunidade.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano permitirão desenvolver tal habilidade relacionando a atuação das ONGs aos movimentos sociais, desde sua disseminação na década de 1950, principalmente relacionadas aos movimentos de base da igreja católica. Tendo um caráter de suprir ou complementar as funções do Estado, as ONGs têm em seu seio histórico a luta por direitos civis, de caráter contestatório e de ação direta na sociedade e na política, assim como os movimentos sociais que, ao longo da história, com a disseminação das políticas neoliberais de Estado mínimo, estimula a organização da sociedade civil.

Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia das imagens dos slides, tabela da ação propositiva.

Material complementar:

Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9FRJhfvu4AAp54TkDHqWZ9y8mf7FNR5yC9unwMH7dYtuTte7TDkcjhrpmYG7/geo8-10und02-contextualizacao.pdf

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CuTdzqrZySJZQjEbtXaRAgkYvzwTPA7xYGnKptADjuC62grth42MnmQtysdr/geo8-10und02-problematizacao.pdf

Tabela da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMgywyBXdXYpz4pgkHXe6QmUn469q2bwyFEQpABysTZ5uthZdBUBaCNPsU8K/geo8-10und02-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

FARIA, Caroline. ONGs (Organizações Não-Governamentais). InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/ongs-organizacoes-nao-governamentais/>. Acesso em: 07 mar 2019.

LENZI, Tié. O que são movimentos sociais? Toda Política. Disponível em: <https://www.todapolitica.com/movimentos-sociais/>. Acesso em: 07 mar 2019.

Organização Não Governamental. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_n%C3%A3o_governamental>. Acesso em: 07 mar 2019.

ONG - “Uma ONG define-se por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham.” Herbert José de Sousa, o Betinho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir a relação entre as ONGs e os movimentos sociais brasileiros. Como as ONGs nascem a partir de necessidades da sociedade civil frente a ineficiência do Estado em desenvolver políticas públicas para o bem comum da sociedade, os movimentos sociais se apresentam paralelamente a isso, com muitos interesses semelhantes, além das frentes de ações nas diversas áreas de atuação, tais como meio ambiente, moradia, educação, saúde, etc. que se complementam as ações das ONGs.

Deixe claro que nessa aula será analisado essa relação, com um viés para a deficiência do Estado em atender aos anseios da maioria da população, necessitando uma organização civil, seja em formato de ONG ou de movimento social.

Como adequar à sua realidade: Caso tenha ONGs e/ou movimentos sociais atuando em sua cidade/região, pesquise previamente suas funções e suas relações para trabalhar ao longo da aula com seus alunos.

Para você saber mais:

FARIA, Caroline. ONGs (Organizações Não-Governamentais). InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/ongs-organizacoes-nao-governamentais/>. Acesso em: 07 mar 2019.

LENZI, Tié. O que são movimentos sociais? Toda Política. Disponível em: <https://www.todapolitica.com/movimentos-sociais/>. Acesso em: 07 mar 2019.

Organização Não Governamental. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_n%C3%A3o_governamental>. Acesso em: 07 mar 2019.

ONG - “Uma ONG define-se por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham.” Herbert José de Sousa, o Betinho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os conhecimentos dos alunos são adquiridos em diversas situações educacionais fora da escola. Levantar tais experiências cognitivas pode facilitar a condução da aula com o tema proposto. Diante disso, projete a imagem ou a imprima e proponha uma leitura:

  • O que vocês observam na imagem?
  • Visto que a imagem representa pessoas (crianças), o que elas estão fazendo com essas bolinhas?
  • Você já viu crianças com essas bolinhas nos espaços que vocês percorrem em nossa ou em outras cidades?

É esperado que os alunos saibam que são crianças em condições de vulnerabilidade social, fazendo malabarismo em sinais de trânsito para ganhar um dinheiro. Mas o importante aqui é destacar que a situação que elas vivem está condicionada a fragilidades de políticas públicas voltadas para as crianças e para os mais pobres. Nesse momento atente-os que tal ineficiência gera muita comoção em parte da sociedade, que muitas vezes é colocado como solução o voto em representantes que mudem isso. Mas outra parcela da população se indigna e age de uma outra forma: se organizando civilmente em ONGs e/ou movimentos sociais. A ideia é que o aluno construa conexões entre uma situação de vulnerabilidade social e a necessidade de se resolver tais questões, associando a organização civil para esse fim.

Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9FRJhfvu4AAp54TkDHqWZ9y8mf7FNR5yC9unwMH7dYtuTte7TDkcjhrpmYG7/geo8-10und02-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso você tenha alunos que fazem tal trabalho avalie a utilização da imagem. Consulte o aluno e explique como será seu posicionamento, evitando possíveis bullyings e constrangimento por parte dos colegas. Caso haja ONGs ou movimentos sociais que trabalham com crianças em sua cidade/região, explore isso com os alunos.

Para você saber mais:

ANTUNES, Camila. A rede do bem: ONGs que dedicam tempo e carinho a adolescentes pobres de São Paulo. Revista Veja, 06/12/2016. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/a-rede-do-bem-ongs-que-dedicam-tempo-carinho-adolescentes-pobres-de-sao-paulo/>. Acesso em 07 mar 2019.

GASPAR, Alberto. Estudo retrata como vivem crianças e jovens no Centro de SP; quase metade dos adolescentes tem atraso escolar. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/estudo-retrata-como-vivem-criancas-e-jovens-no-centro-de-sp-quase-metade-dos-adolescentes-tem-atraso-escolar.ghtml>. Acesso em: 07 mar 2019.

Movimentos sociais apresentam sugestões para proteção à criança. Jusbrasil. Disponível em: <https://al-mg.jusbrasil.com.br/noticias/980488/movimentos-sociais-apresentam-sugestoes-para-protecao-a-crianca>. Acesso em: 07 mar 2019.

PORCIDONIO, Gilberto. Os meninos e meninas do Rio. Projeto Colabora. Disponível em: <https://projetocolabora.com.br/cidades/os-meninos-e-meninas-do-rio/>. Acesso em: 07 mar 2019.

RICHARD, Ivan. ECA: movimentos sociais destacam avanços em direitos e proteção. Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-07/eca-movimentos-sociais-destacam-avancos-em-direitos-e-protecao> Acesso em 07 mar. 2019.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Sensibilizando os alunos quanto aos seus conhecimentos sobre o papel do Estado e da sociedade civil, utilize as duas imagens para ampliar a temática. Peça que comparem as duas imagens associando-as às ONGs e aos movimentos sociais. Lance a pergunta exposta no slide e peça que escrevam no caderno. Isso servirá para a próxima etapa de aula.

É esperado que eles associem a imagem do homem com o computador com trabalho e a outra imagem a uma manifestação. Aproveite o ensejo para explicar que toda causa social precisa de uma temática, de um planejamento de ações e de um investimento. E que, na maioria das vezes, as ONGs desenvolvem o planejamento e ações de uma forma indireta, como parceria técnica, necessitando da sociedade civil para atingir objetivos comuns dentro de uma dada temática. Por exemplo: uma ONG que trabalha com movimentos de moradia planeja as ações, analisa legislações para conquistar os direitos a uma habitação digna, necessitando dos movimentos sociais de moradia como parceiros para que isso ocorra.

Então, muitas vezes, os movimentos sociais estão na ação direta (ocupando os imóveis, por exemplo) e as ONGs fazem outros papéis institucionais, como por exemplo ir atrás de financiamento para a causa. Então, na imagem com a pessoas no computador poderia ser representado o planejamento de uma causa pela ONG, com a parceria dos movimentos sociais representada na outra imagem.

É importante destacar que isso não é uma regra, mas é bastante comum. Caso um aluno conteste, coloque essa premissa. De uma certa forma, as ONGs são parceiras dos movimentos sociais nas questões técnicas (decretos, leis, políticas públicas, etc), dando apoio sistemático para os movimentos sociais estejam direcionados a suas causas, conquistando-as.

Imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CuTdzqrZySJZQjEbtXaRAgkYvzwTPA7xYGnKptADjuC62grth42MnmQtysdr/geo8-10und02-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

SIMÕES, Ana Cláudia. As ONGs e os movimentos sociais. Gazeta online. Disponível em: <https://blogs.gazetaonline.com.br/socialemfoco/257/as-ongs-e-os-movimentos-sociais/>. Acesso em: 07 fev 2019.

As ONGs não nascem para substituir movimentos sociais; nascem para fortalecê-los: entrevista com Raimundo Augusto de Oliveira. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/506676-as-ongs-nao-nascem-para-substituir-movimentos-sociais-nascem-para-fortalece-los-entrevista-especial-com-raimundo-augusto-de-oliveira>. Acesso em: 07 fev 2019.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Chegou o momento de vivenciar o que realmente pode se fazer criando uma ONG e um movimento social que interaja com ela. A ideia central é pensar na construção de uma ONG/movimento social da turma a partir do que foi abordado até então em aula. Sendo assim, divida a sala em quatro grupos, sendo dois grupos que serão uma ONG e outros dois que serão movimentos sociais. Diante disso, proponha os seguintes critérios para a atividade:

  • Serão criadas duas ONGs e dois Movimentos Sociais que se relacionem em suas temáticas;
  • Dê um nome e escolhe um tema para a causa;
  • Elenque seus objetivos, suas ações e de como elas ocorrerão;
  • Defina os prováveis meios de investimento para as ONGs/Movimentos Sociais;
  • Verifique se os temas elencados pelos alunos da ONG bata com o do movimento social.

É importante destacar para a turma que os grupos que formarão as ONGs exercerão uma atividade mais indireta (parceria técnica) e que os movimentos sociais terão que definir ações mais diretas (manifestações, ocupações, vigílias as instituições governamentais, etc). No hiperlink disponível nessa etapa encontra-se uma tabela que poderá ajudar os grupos na organização da atividade. Caso não consiga projetar a tabela, imprima-a ou mesmo copie no quadro ou em papel kraft.

Passe de grupo em grupo se disponibilizando a ajudar. Garanta que os grupos estejam trabalhando e discutindo a atividade. Verifique se os temas dos grupos batem. É importante que a temática das ONGs sejam paralelas às temáticas dos movimentos sociais. Garanta que isso ocorra na mediação com os grupos. Ao final da atividade, peça que falem brevemente sobre os passos seguidos, elencando o que foi legal e o que foi difícil executar na proposta. Caso ache muito complexa a atividade com este tempo, oriente os alunos a indicarem apenas uma ação e um objetivo. O fundamental é a reflexão sobre a temática.

Tabela de planejamento para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMgywyBXdXYpz4pgkHXe6QmUn469q2bwyFEQpABysTZ5uthZdBUBaCNPsU8K/geo8-10und02-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha ONGs e Movimentos Sociais atuantes em sua cidade/região, utilize-os como exemplo para ajudar os alunos nas atividades. É importante que os temas não sejam totalmente parecidos caso os movimentos existam em sua localidade.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Esse é o momento dos grupos conversarem sobre suas propostas. Sugira que conversem rapidamente sobre as propostas (ler em voz alta as tabelas feitas) e verificar se as ONGs planejadas estão cumprindo seu papel de parceria técnica com os movimentos sociais. Incentive-os a acreditar em suas ideias que, num futuro não tão distante, eles possam participar das ações necessárias na sociedade, tanto em parceria com o Estado ou mesmo cumprindo sua função que muitas vezes não acontece.

Complemente a aula dizendo que as ONGs, assim como os movimentos sociais, são essenciais na garantia e conquista de direitos da população que, muitas vezes, constar somente na Constituição Federal como direito básico não está adiantando, visto a redução do Estado como representante da população, especialmente a de camadas sociais mais vulneráveis. E que os movimentos sociais e as ONGs se complementam nas causas pretendidas, preenchendo um vácuo de problemas sociais que muitas vezes queremos ajudar a completá-lo mas que, muitas vezes, não sabemos como participar ou agir perante nossa comunidade.

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