17367
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Clima e Tempo Atmosférico

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre diferenciar clima de tempo atmosférico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Ferramentas de comunicação tecnológica que permita que a atividade seja síncrona (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)

- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)

- Internet

Valor trabalhado

O respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula

Este plano de aula tem como proposta diferenciar os conceitos de tempo e clima. Como o plano original propõe uma atividade prática de observação do tempo atmosférico, a recomendação é usar a metodologia da sala de aula invertida. Para isso, envie antecipadamente a ficha de observação do tempo por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, solicitando que os alunos observem o tempo por cinco dias, sob supervisão de um adulto, e façam as devidas anotações no formulário.

Contextualização

Com a proposta da sala de aula invertida, os alunos já terão em mãos as fichas de observação do tempo preenchidas. Assim, o interessante é trabalhar a contextualização com alguma ferramenta síncrona de bate-papo (como o chat do ambiente virtual ou o WhatsApp).

Agende o encontro com antecedência para garantir a presença de todos. Faça as perguntas que estão no slide de contextualização e mostre, conforme a resposta dada por eles, que as condições do tempo atmosférico variam muito rapidamente. Instigue-os a perceberem a diferença entre tempo e clima. Isso pode ser feito, por exemplo, enviando uma descrição da temperatura e da precipitação da localidade da escola e questionando-os se esses elementos se fizeram presentes em todos os dias de observação do tempo local.

Ação propositiva

A ação propositiva segue a proposta pelo plano de aula original. Aqui, porém, será realizada individualmente e de forma assíncrona.

Envie as frases aos alunos e peça para eles organizarem de forma esquemática, como um mapa conceitual ou um esquema, as diferenças entre tempo e clima. Oriente os familiares a ajudarem nessa etapa e também a fotografarem o trabalho para envio por e-mail. Dê um feedback individual indicando, conforme o caso, pontos de atenção.

Sistematização

A sistematização dessa aula pode ser feita individualmente e no caderno de Geografia da atividade 2 da sistematização do plano original. Peça que eles registrem frases descrevendo o tempo na localidade e apontando características do clima. Essas frases evidenciarão a diferença entre tempo e clima.

Convite às famílias

Convide os familiares para pesquisar junto aos alunos sites de previsão do tempo como o CPTEC/INPE https://www.cptec.inpe.br e a classificação do clima no Brasil no Atlas do IBGE, disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_clima.pdf, acesso em: 31/05/2020.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_03UND01

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas