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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Comparando informações: Qual é a diferença?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2°ano do Fundamental sobre Comparação entre quantidades através de situações-problema.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

- Comparar quantidades reconhecendo a diferença quantitativa entre elas.

- Utilizar estratégias pessoais para encontrar a diferença entre as quantidades.

Conceito-chave

Comparação entre quantidades através de situações-problema.

Recursos necessários

- Material para elaborar o jogo da comparação: cartolina, 16 envelopes ou sulfite para confecção deles, pincéis atômicos;

- Atividades impressas.








Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos

Discuta com a turma:

  • Quem sabe me dizer o que é comparar?
  • O que a palavra diferença lembra?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Entregue para cada aluno 10 materiais manipuláveis (botão, tampinha, cubinho do Material Dourado ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos). Sugestão: usar cubinhos do Material Dourado.Deixe os alunos realizarem individualmente o aquecimento. Faça os questionamentos deste slide.

Propósito: Comparar e encontrar a diferença entre as quantidades.

Discuta com a turma:

  • Quantos cubinhos vocês receberam?
  • Separem 4 cubinhos de um lado da carteira e 3 de outro lado da carteira e comparem os dois grupos. Há a mesma quantidade nos dois grupos? Qual a diferença entre as quantidades? Espera-se que os alunos concluam que 4 tem 1 mais que 3, ou que digam 1.
  • Separem 5 cubinhos de um lado da carteira e 2 de outro lado da carteira e comparem os dois grupos. Há a mesma quantidade nos dois grupos? Qual a diferença entre as quantidades? Espera-se que os alunos concluam que 5 tem 3 a mais que 2, ou que digam 3.

Se achar necessário pode continuar com os questionamentos para que eles compreendam a ideia de comparar e percebam a diferença entre as quantidades no sentido quantitativo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Previamente elabore um cartaz de acordo com o modelo no slide. Dentro de cada envelope ficará os numerais com 2 algarismos. Sugiro: (99, 75, 31, 41, 88, 66, 76, 53, 98, 11, 20, 30, 73, 65, 78, 50). Mas, dependendo da turma pode ser adaptável para 3 algarismos. Forme duplas ou trios e após, fixe o cartaz no quadro. No caderno ou em uma folha, será feita a estratégia pessoal de cada aluno.Serão 8 rodadas. A cada rodada vão dois alunos até o cartaz e cada um abre o envelope de acordo com o comando do professor.

1ª rodada: abrir os envelopes 2A e 1D.

2ª rodada: abrir os envelopes 4C e 2B.

3ª rodada: abrir os envelopes 3B e 1C.

4ª rodada: abrir os envelopes 4A e 3D.

5ª rodada: abrir os envelopes 4B e 1A.

6ª rodada: abrir os envelopes 1B e 4D.

7ª rodada: abrir os envelopes 3A e 2D.

8ª rodada: abrir os envelopes 2C e 3C.

A cada rodada após aberto os 2 envelopes, os alunos dirão para a turma os números que tiraram,depois retornam às carteiras para calcularem a diferença entre os números retirados. Por exemplo 88 e 31. Então as duplas ou trios, primeiramente terão um tempo para fazerem individualmente a comparação entre os dois números e após, com estratégia pessoal descobrirão a diferença entre esses numerais. Depois, a dupla ou trio conversa entre eles sobre as possíveis resoluções.

Propósito: Encontrar a diferença entre duas quantidades.

Discuta com a turma:

  • Os números são iguais?
  • Qual é o maior?
  • E o menor?
  • Quanto um é maior do que o outro?
  • Como podemos fazer para descobrir?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Permita que todas as duplas ou trios tenham a oportunidade de expor as estratégias usadas para comparação entre os numerais, de todas as rodadas. Garanta que se esgotem todas as alternativas usadas pelos seus alunos. Há várias possibilidades de resultados e estratégias utilizadas. Você encontrará no link para a resolução da atividade, três possíveis estratégias, porém, deve primeiramente considerar aquelas usadas pelos seus alunos. As que apresentarem erros, devem ser discutidas e confrontadas com as demais, para encontrarem coletivamente o motivo de terem chegado a resultados diferentes.

Propósito: Mostrar as diferentes maneiras para encontrar a diferença entre quantidades.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os dois primeiros números retirados do envelope?
  • Como fizeram para encontrar?
  • Alguém usou uma estratégia diferente dessa apresentada?
  • E da 2ª rodada? E da 3ª? Continuar assim até explorar todas as rodadas.
  • Quando queremos encontrar a diferença de uma quantidade e outra, que tipo de operação podemos fazer?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de comparar e encontrar a diferença como significado da subtração. Faça perguntas orais como: Qual a diferença entre 10 e 15? Reforce que não é visual (que são diferentes ou que um é maior que o outro) e sim, na quantidade que existe entre eles, ou seja, do 10 até o 15 ou 15 até o 10.Conclua que o resultado pode ser obtido a partir de estratégias pessoais, ou seja, não precisa ser somente com o cálculo convencional. Reforce que conversar com os colegas sobre as estratégias auxilia na compreensão e na resolução.

Propósito: Garantir que os alunos ao ler uma situação-problema identifiquem que a partir da comparação descobrimos a diferença entre as quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para calcular a diferença entre os números que foram tirados nas rodadas?
  • Que tipo de operação foi feita?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Conclua reforçando o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades.

Propósito: Consolidar com a turma o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação.

Propósito: Verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês ajudaram Mariana encontrar a diferença entre as duas fichas?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos

Discuta com a turma:

  • Quem sabe me dizer o que é comparar?
  • O que a palavra diferença lembra?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

    Mentor: Carina do Espírito Santo

    Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

    Objetivos específicos

    - Comparar quantidades reconhecendo a diferença quantitativa entre elas.

    - Utilizar estratégias pessoais para encontrar a diferença entre as quantidades.

    Conceito-chave

    Comparação entre quantidades através de situações-problema.

    Recursos necessários

    - Material para elaborar o jogo da comparação: cartolina, 16 envelopes ou sulfite para confecção deles, pincéis atômicos;

    - Atividades impressas.







Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Entregue para cada aluno 10 materiais manipuláveis (botão, tampinha, cubinho do Material Dourado ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos). Sugestão: usar cubinhos do Material Dourado.Deixe os alunos realizarem individualmente o aquecimento. Faça os questionamentos deste slide.

Propósito: Comparar e encontrar a diferença entre as quantidades.

Discuta com a turma:

  • Quantos cubinhos vocês receberam?
  • Separem 4 cubinhos de um lado da carteira e 3 de outro lado da carteira e comparem os dois grupos. Há a mesma quantidade nos dois grupos? Qual a diferença entre as quantidades? Espera-se que os alunos concluam que 4 tem 1 mais que 3, ou que digam 1.
  • Separem 5 cubinhos de um lado da carteira e 2 de outro lado da carteira e comparem os dois grupos. Há a mesma quantidade nos dois grupos? Qual a diferença entre as quantidades? Espera-se que os alunos concluam que 5 tem 3 a mais que 2, ou que digam 3.

Se achar necessário pode continuar com os questionamentos para que eles compreendam a ideia de comparar e percebam a diferença entre as quantidades no sentido quantitativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Previamente elabore um cartaz de acordo com o modelo no slide. Dentro de cada envelope ficará os numerais com 2 algarismos. Sugiro: (99, 75, 31, 41, 88, 66, 76, 53, 98, 11, 20, 30, 73, 65, 78, 50). Mas, dependendo da turma pode ser adaptável para 3 algarismos. Forme duplas ou trios e após, fixe o cartaz no quadro. No caderno ou em uma folha, será feita a estratégia pessoal de cada aluno.Serão 8 rodadas. A cada rodada vão dois alunos até o cartaz e cada um abre o envelope de acordo com o comando do professor.

1ª rodada: abrir os envelopes 2A e 1D.

2ª rodada: abrir os envelopes 4C e 2B.

3ª rodada: abrir os envelopes 3B e 1C.

4ª rodada: abrir os envelopes 4A e 3D.

5ª rodada: abrir os envelopes 4B e 1A.

6ª rodada: abrir os envelopes 1B e 4D.

7ª rodada: abrir os envelopes 3A e 2D.

8ª rodada: abrir os envelopes 2C e 3C.

A cada rodada após aberto os 2 envelopes, os alunos dirão para a turma os números que tiraram,depois retornam às carteiras para calcularem a diferença entre os números retirados. Por exemplo 88 e 31. Então as duplas ou trios, primeiramente terão um tempo para fazerem individualmente a comparação entre os dois números e após, com estratégia pessoal descobrirão a diferença entre esses numerais. Depois, a dupla ou trio conversa entre eles sobre as possíveis resoluções.

Propósito: Encontrar a diferença entre duas quantidades.

Discuta com a turma:

  • Os números são iguais?
  • Qual é o maior?
  • E o menor?
  • Quanto um é maior do que o outro?
  • Como podemos fazer para descobrir?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Permita que todas as duplas ou trios tenham a oportunidade de expor as estratégias usadas para comparação entre os numerais, de todas as rodadas. Garanta que se esgotem todas as alternativas usadas pelos seus alunos. Há várias possibilidades de resultados e estratégias utilizadas. Você encontrará no link para a resolução da atividade, três possíveis estratégias, porém, deve primeiramente considerar aquelas usadas pelos seus alunos. As que apresentarem erros, devem ser discutidas e confrontadas com as demais, para encontrarem coletivamente o motivo de terem chegado a resultados diferentes.

Propósito: Mostrar as diferentes maneiras para encontrar a diferença entre quantidades.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os dois primeiros números retirados do envelope?
  • Como fizeram para encontrar?
  • Alguém usou uma estratégia diferente dessa apresentada?
  • E da 2ª rodada? E da 3ª? Continuar assim até explorar todas as rodadas.
  • Quando queremos encontrar a diferença de uma quantidade e outra, que tipo de operação podemos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de comparar e encontrar a diferença como significado da subtração. Faça perguntas orais como: Qual a diferença entre 10 e 15? Reforce que não é visual (que são diferentes ou que um é maior que o outro) e sim, na quantidade que existe entre eles, ou seja, do 10 até o 15 ou 15 até o 10.Conclua que o resultado pode ser obtido a partir de estratégias pessoais, ou seja, não precisa ser somente com o cálculo convencional. Reforce que conversar com os colegas sobre as estratégias auxilia na compreensão e na resolução.

Propósito: Garantir que os alunos ao ler uma situação-problema identifiquem que a partir da comparação descobrimos a diferença entre as quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para calcular a diferença entre os números que foram tirados nas rodadas?
  • Que tipo de operação foi feita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Conclua reforçando o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades.

Propósito: Consolidar com a turma o significado de comparar e encontrar a diferença entre duas quantidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação.

Propósito: Verificar a aprendizagem sobre diferença na comparação.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês ajudaram Mariana encontrar a diferença entre as duas fichas?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

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Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

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