17365
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Explorando o continente africano

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Reconhecer fenômenos econômicos e sociais na África a partir de anamorfoses geográficas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Machado Leal

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Desigualdade social

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer fenômenos econômicos e sociais na África a partir de anamorfoses geográficas. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui (imagem 1), aqui (imagem 2), aqui (imagem 3) e aqui (imagem 4). Grave um áudio e explique que as imagens apresentadas nos slides mostram algumas situações e paisagens da África que evidenciam os contrastes do continente. Ao apresentá-las aos alunos, peça que descrevam o que observam, apontando aspectos econômicos e sociais do continente que podem ser evidenciados nas imagens. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Grave um áudio e explique que, a partir desse momento, os alunos irão analisar como alguns fenômenos econômicos e sociais se manifestam no território africano. Para tanto, inicie a etapa da problematização reproduzindo o início do vídeo "Democracia: liberdade política e social na África", disponível aqui, que faz parte da série Nova África, publicada pela TV Brasil – Agência EBC. Sugerimos a reprodução da introdução do vídeo (até 1 minuto e 25 segundos), em que se apresentam novas perspectivas do continente para o século XXI. Após o vídeo, envie aos alunos o mapa disponível aqui e a seguinte pergunta: "O que sabemos sobre o continente africano?". Incentive-os a discutir o vídeo com base na problematização. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Envie aos alunos a comanda de atividades disponível aqui. Grave um áudio e explique os detalhes. Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, e comente que eles irão verificar como alguns fenômenos econômicos e sociais são evidenciados no continente africano. Para tanto, os grupos irão interpretar e analisar anamorfoses geográficas que representam tais fenômenos. Eles irão precisar de um mapa-múndia, disponível aqui, e das anamorfoses: epidemia, disponível aqui; mortalidade infantil, disponível aqui; petróleo, disponível aqui; PIB, disponível aqui, e população muçulmana, disponível aqui. A ideia é que os alunos identifiquem quais são os fenômenos representados pelas anamorfoses. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Solicite que os alunos compartilhem suas respostas com toda a turma pelo WhatsApp. Aproveite o encerramento da aula para perguntar à turma sobre a experiência de realizar a atividade e analisar as anamorfoses para identificar características do continente africano e compreender como alguns fenômenos sociais e econômicos se manifestam naquele território. Você também pode finalizar a aula discutindo com a turma se esse tipo de representação é de fácil compreensão, uma vez que há uma distorção dos contornos territoriais para evidenciar uma informação quantitativa. Para finalizar, peça que a turma, em conjunto, elabore uma frase que sistematize aquilo que eles aprenderam sobre os fenômenos sociais e econômicos estudados. Para tanto, peça que imaginem que são editores de um site de notícias e precisam fazer uma publicação sobre o continente africano. De forma colaborativa, a turma precisa elaborar uma frase que será a manchete dessa publicação, sistematizando aquilo que aprenderam na aula. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo disponível aqui, sobre a África. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_19UND04

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 8º ano:

8º ano / Geografia / Formas de representação e pensamento espacial

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas