17364
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Impactos Culturais da Imigração na Paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre perceber a dinâmica da produção do espaço e suas configurações na paisagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Catarina Donzelli Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: e-mail; WhatsApp; celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom; Google Docs e YouTube.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes percebam a dinâmica da produção do espaço e suas configurações na paisagem. Fica a sugestão de ferramentas tecnológicas para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original por meio de uma foto. O plano ocorrerá na maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique que verão fotografias, uma pintura, mapas do Brasil e textos para interpretar as características culturais das paisagens do Brasil deixadas pelos povos imigrantes e nativos. Comente que, ao final da aula, eles irão fazer uma colagem num mapa ampliado, recortando figuras em jornais e revistas, para apresentar aspectos culturais das paisagens pelo país.

Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes e uma videoaula contextualizando-os. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Envie as imagens dos quatro slides da etapa de contextualização. Explique que deverão observar os tipos de construção e tentar responder às seguintes questões:
     - Quais são os tipos de materiais usados nas paredes, tetos, calçadas e muros?
     - As imagens representam uma vida urbana ou rural?

Instigue-os a perguntar sobre esses aspectos e outros que notarem ou acharem inusitados ou importantes.

Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e envie o slide do plano original. Neste momento, os alunos devem ser questionados a respeito dos usos das paisagens observadas anteriormente. É importante que percebam que algumas construções tinham como finalidade moradia, por exemplo, e atualmente funcionam como comércio. A mesma reflexão deve ser feita em relação à paisagem do lugar onde vivem os alunos. Oriente que anotem seus registros no caderno.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias e encaminhe aos alunos o mapa do slide seguinte, sobre a imigração no Brasil distribuída nos estados.
Os alunos deverão selecionar as imagens pesquisadas nos materiais trazidos e organizá-las por estados, de acordo com o que está apresentado no mapa disponível aqui.

Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Nesta etapa, os alunos irão elaborar um painel, tendo como base o mapa mudo do Brasil, disponível aqui,  e inserir no mapa imagens representativas das diferentes culturas e das paisagens construídas a partir da diversidade cultural brasileira.

Diga que eles deverão:
- Identificar e selecionar figuras em que aparecem traços culturais de povos mencionados durante a aula, ou que o aluno já conheça e tenha identificado;
- Recortar as imagens;
- Verificar a localização da instalação desses povos no mapa do slide 11 (Brasil - Imigração);
- Colar as imagens, de acordo com a localização escolhida, no mapa mudo ampliado.

Convite às famílias
Encaminhe as sugestões de leitura abaixo, divida a turma em grupos e solicite que escolham pelo menos um texto para leitura em família e fichamento em seus cadernos de registro.
     - Casa do Butantã - disponível aqui;
     - Sobre técnicas de construção da arquitetura colonial - disponível aqui;
     - Sobre cidades coloniais - disponível aqui;
     - Sobre a cultura quilombola - disponível aqui;
     - Comunidades quilombolas - disponível aqui;
     - Sobre imigração alemã - disponível aqui;
     - Sobre imigração japonesa - disponível aqui;
     - Casa do Japão em Curitiba - Paraná - disponível aqui;
     - Bairro da Liberdade - São Paulo - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Judith Nuria Maida e Renata Capovilla


Código: GEO6_01UND03

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas