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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Direito à cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar o direito à cidade e sua relação com moradores de rua.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, papel ofício A4 ou cartolina/papel madeira, lápis e/ou pincéis para colorir.

Para você saber mais:

O direito à cidade: o que significa e como funciona

https://direitosbrasil.com/direito-cidade-como-funciona/

Vamos falar sobre direito à cidade?

https://www.youtube.com/watch?v=Rz3SD_5QVkY

Contextos prévios: É necessário que os alunos conheçam o que é cidade.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Pergunte se eles conhecem o que é o direito à cidade, se sabem o que são moradores de rua e se na localidade ou cidade onde eles moram há pessoas vivendo nestas condições. Explique que a sua aula irá falar sobre a importância do direito à cidade e sobre como isso reflete na vida das pessoas que moram na rua ou não.

Para você saber mais:

Direito à cidade: David Harvey

https://www.youtube.com/watch?v=x-joF1eks_s

O direito à cidade

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-direito-a-cidade/

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça aos alunos e alunas que observem a imagem e façam suas leituras acerca do que veem. Pergunte a eles: O que vocês veem na imagem do slide? É uma cidade da zona urbana ou da zona rural? Essa cidade parece oferecer igualdade para todos? Todo mundo vive no mesmo lugar? Mas todo mundo vive com as mesmas condições? Existem diferenças entre os modos de vidas das pessoas? O que essa família está fazendo na rua? Quem mora nos grandes prédios?

Faça comentários sobre o que significa o direito à cidade, conversando com os alunos que isso implica no direito de toda pessoa ter direito e acesso a todos os espaços públicos de igual para igual, assim como é importante também falar sobre a importância de as pessoas terem acesso a um ambiente digno nas cidades e aos benefícios e serviços públicos. Leia o material no tópico “Para você saber mais” para que você possa se apropriar melhor do conteúdo e tirar possíveis dúvidas tanto suas quanto das crianças.

Realize questionamentos que levem as crianças a entenderem como o direito a cidade é negado no Brasil, uma vez que o país é tomado por uma grande quantidade de pessoas que vivem em condições sub-humanas.

Para você saber mais:

Presença maior de moradores de rua mobiliza bairros nobre de São Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/presenca-maior-de-moradores-de-rua-mobiliza-bairros-nobres-de-sao-paulo.shtml

O que é o direito à cidade?

http://rioonwatch.org.br/?p=7921

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, leia para os alunos o seguinte pequeno caso de estudo: “No início do ano, numa das capitais do Brasil, a Prefeitura Municipal decidiu encaminhar as pessoas que viviam na rua para as suas cidades natais. Ou seja, todos os moradores de ruas seriam obrigados a voltarem para as cidades de onde vieram. Quando começou a realizar este trabalho, logo, um dos moradores das ruas do centro da cidade, disse que não gostaria de voltar para sua terra natal”.

Diante desta situação, questione aos alunos: Você acha esta uma boa medida a ser tomada pelos órgãos públicos? As pessoas têm direito de escolher onde morar? Acompanhe as respostas da turma e faça as mediações necessárias.

Para você saber mais:

Agora é lei: morador de rua deve ser atendido pelo SUS

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/08/27/agora-e-lei-morador-de-rua-deve-ser-atendido-pelo-sus

Vila Sambaqui

https://terradedireitos.org.br/casos-emblematicos/vila-sambaqui/13991

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Inicie esta etapa pedindo aos alunos e alunas que observem e interpretem as imagens do slide. Primeiro, eles deverão ler o texto da imagem superior e, em seguida, fazer a leitura da imagem inferior. Após isso, faça a seguinte pergunta para eles: Analisando o trecho do texto e a imagem, que observações você faz a respeito do direito à cidade, uma vez que algumas pessoas, por exemplo, não têm onde morar? O direito à cidade acontece para os moradores de rua? Porque? O que pode ser feito para melhorar a situação de pessoas que moram na rua?

Peça aos alunos que se organizem em grupos de quatro pessoas e registrem suas ideias em forma de texto. Não é necessário que os textos sejam longos, basta apenas um parágrafo por equipe.

Para você saber mais:

Direito à cidade

https://cidadeseducadoras.org.br/glossario/direito-a-cidade/

Direito à cidade

https://fase.org.br/pt/o-que-fazemos/direito-a-cidade/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, as duplas deverão apresentar seus argumentos sobre a realidade dos moradores de rua, uma vez que são negados a eles direitos como o direito à cidade. As equipes deverão criar um desenho que represente as suas ideias. O desenho pode ser feito em papel ofício A4 ou cartolina/papel madeira. As apresentações serão no formato oral. Acompanhe as apresentações das equipes e faça as intervenções necessárias. Não esqueça de pedir para que cada equipe comente e justifique suas respostas.

Para você saber mais:

50 anos de “o direito à cidade” e como o conceito ganha novos contornos

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/20/50-anos-de-%E2%80%98O-Direito-%C3%A0-Cidade%E2%80%99.-E-como-o-conceito-ganha-novos-contornos

Direito à cidade

https://terradedireitos.org.br/acoes/direito-a-cidade/5

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, papel ofício A4 ou cartolina/papel madeira, lápis e/ou pincéis para colorir.

Para você saber mais:

O direito à cidade: o que significa e como funciona

https://direitosbrasil.com/direito-cidade-como-funciona/

Vamos falar sobre direito à cidade?

https://www.youtube.com/watch?v=Rz3SD_5QVkY

Contextos prévios: É necessário que os alunos conheçam o que é cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Pergunte se eles conhecem o que é o direito à cidade, se sabem o que são moradores de rua e se na localidade ou cidade onde eles moram há pessoas vivendo nestas condições. Explique que a sua aula irá falar sobre a importância do direito à cidade e sobre como isso reflete na vida das pessoas que moram na rua ou não.

Para você saber mais:

Direito à cidade: David Harvey

https://www.youtube.com/watch?v=x-joF1eks_s

O direito à cidade

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-direito-a-cidade/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça aos alunos e alunas que observem a imagem e façam suas leituras acerca do que veem. Pergunte a eles: O que vocês veem na imagem do slide? É uma cidade da zona urbana ou da zona rural? Essa cidade parece oferecer igualdade para todos? Todo mundo vive no mesmo lugar? Mas todo mundo vive com as mesmas condições? Existem diferenças entre os modos de vidas das pessoas? O que essa família está fazendo na rua? Quem mora nos grandes prédios?

Faça comentários sobre o que significa o direito à cidade, conversando com os alunos que isso implica no direito de toda pessoa ter direito e acesso a todos os espaços públicos de igual para igual, assim como é importante também falar sobre a importância de as pessoas terem acesso a um ambiente digno nas cidades e aos benefícios e serviços públicos. Leia o material no tópico “Para você saber mais” para que você possa se apropriar melhor do conteúdo e tirar possíveis dúvidas tanto suas quanto das crianças.

Realize questionamentos que levem as crianças a entenderem como o direito a cidade é negado no Brasil, uma vez que o país é tomado por uma grande quantidade de pessoas que vivem em condições sub-humanas.

Para você saber mais:

Presença maior de moradores de rua mobiliza bairros nobre de São Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/presenca-maior-de-moradores-de-rua-mobiliza-bairros-nobres-de-sao-paulo.shtml

O que é o direito à cidade?

http://rioonwatch.org.br/?p=7921

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, leia para os alunos o seguinte pequeno caso de estudo: “No início do ano, numa das capitais do Brasil, a Prefeitura Municipal decidiu encaminhar as pessoas que viviam na rua para as suas cidades natais. Ou seja, todos os moradores de ruas seriam obrigados a voltarem para as cidades de onde vieram. Quando começou a realizar este trabalho, logo, um dos moradores das ruas do centro da cidade, disse que não gostaria de voltar para sua terra natal”.

Diante desta situação, questione aos alunos: Você acha esta uma boa medida a ser tomada pelos órgãos públicos? As pessoas têm direito de escolher onde morar? Acompanhe as respostas da turma e faça as mediações necessárias.

Para você saber mais:

Agora é lei: morador de rua deve ser atendido pelo SUS

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/08/27/agora-e-lei-morador-de-rua-deve-ser-atendido-pelo-sus

Vila Sambaqui

https://terradedireitos.org.br/casos-emblematicos/vila-sambaqui/13991

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Inicie esta etapa pedindo aos alunos e alunas que observem e interpretem as imagens do slide. Primeiro, eles deverão ler o texto da imagem superior e, em seguida, fazer a leitura da imagem inferior. Após isso, faça a seguinte pergunta para eles: Analisando o trecho do texto e a imagem, que observações você faz a respeito do direito à cidade, uma vez que algumas pessoas, por exemplo, não têm onde morar? O direito à cidade acontece para os moradores de rua? Porque? O que pode ser feito para melhorar a situação de pessoas que moram na rua?

Peça aos alunos que se organizem em grupos de quatro pessoas e registrem suas ideias em forma de texto. Não é necessário que os textos sejam longos, basta apenas um parágrafo por equipe.

Para você saber mais:

Direito à cidade

https://cidadeseducadoras.org.br/glossario/direito-a-cidade/

Direito à cidade

https://fase.org.br/pt/o-que-fazemos/direito-a-cidade/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, as duplas deverão apresentar seus argumentos sobre a realidade dos moradores de rua, uma vez que são negados a eles direitos como o direito à cidade. As equipes deverão criar um desenho que represente as suas ideias. O desenho pode ser feito em papel ofício A4 ou cartolina/papel madeira. As apresentações serão no formato oral. Acompanhe as apresentações das equipes e faça as intervenções necessárias. Não esqueça de pedir para que cada equipe comente e justifique suas respostas.

Para você saber mais:

50 anos de “o direito à cidade” e como o conceito ganha novos contornos

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/20/50-anos-de-%E2%80%98O-Direito-%C3%A0-Cidade%E2%80%99.-E-como-o-conceito-ganha-novos-contornos

Direito à cidade

https://terradedireitos.org.br/acoes/direito-a-cidade/5

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