17361
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Descarte de material eletrônico

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar formas de descarte de materiais eletrônicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos a imagem disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização e a matéria completa, evidenciada no slide, que consta no plano original. Peça aos alunos para identificarem o título da matéria, fonte, data da publicação e do que trata o texto.
Em seguida, apresente a pergunta prevista: “O que é um descarte irregular de material eletrônico?”. Peça para registrarem suas respostas no caderno.

Problematização
Encaminhe aos alunos:
     1. o vídeo: Lixo eletrônico – qual o melhor destino para ele? – disponível aqui;
     2. o slide da problematização.

Em seguida, peça para fazerem o registro da resposta à pergunta.

Ação propositiva
Encaminhe o slide da ação propositiva e peça para fazerem o registro da investigação proposta por meio de um mapa mental.
A ideia é que os alunos possam contar com o auxílio dos familiares.

O mapa mental pode ser feito no papel ou no Word, e deve tratar do descarte de material eletrônico, indicando as consequências do descarte incorreto e do correto, bem como trazer a recomendação de possíveis lugares para se fazer isso no local/município onde moram.

Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
     - Mapa mental: um método criativo de estudo – disponível aqui;
     - Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes – disponível aqui.

Sistematização
Nesta etapa, encaminhe a atividade da sistematização prevista no plano original e peça que a realizem individualmente.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
     - Lixo eletrônico - disponível aqui;
     - Especialista alerta para os riscos do descarte incorreto do lixo eletrônico - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_11UND10

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas