17361
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Descarte de material eletrônico

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar formas de descarte de materiais eletrônicos

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento com acesso à internet, caderno, lápis, atividade da sistematização.

Material complementar:

Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8c44awCPn43drK7NrxxBSFJDp54GVPTQ5EvnucXnGMN9fK7fWqmXQQYKTrjd/geo5-11und10-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml acesso em 1 de março de 2019

https://www.oficinadanet.com.br/post/13742-como-descartar-lixo-eletronico acesso em 1 de março de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leve os alunos ao laboratório de informática ou algum local onde terão acesso a internet, para poderem realizar a pesquisa da ação propositiva. Peça que o alunos levem o caderno e o estojo. Forme trios, assim os alunos vão trocar ideias durante a pesquisa.

Como adequar à sua realidade: Se não houver um local com disponibilidade de acesso à internet, leve para a sala de aula materiais impressos sobre o tema (sites, notícias, panfletos, etc). Você pode utilizar os site do “Para você saber mais”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Após a leitura pergunte: “O que é um descarte irregular de material eletrônico?”. Espere por respostas.

A matéria completa está disponível em: https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/para-evitar-descarte-irregular-municipio-implanta-coleta-de-materiais-eletronicos.

Como adequar à sua realidade: Se houver notícias da sua região sobre este tipo de ação, use-a para fazer a contextualização da aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta e espere por algumas respostas. Pergunte: “Será que é uma preocupação apenas por causa de contaminação do meio ambiente?”. As perguntas são para instigar os alunos a fazerem a pesquisa da ação propositiva.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Oriente os alunos para pesquisarem na internet as consequências do descarte incorreto de material eletrônico. Peça para os alunos anotarem três consequência do descarte irregular de materiais eletrônicos. Peça aos alunos para anotarem, também, uma forma correta de se fazer o descarte de material eletrônico. Peça aos alunos para pesquisarem se na região em que vivem e/ou na sua cidade existe alguma iniciativa como a da notícia da contextualização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos trios para falarem uma consequência do descarte irregular de material eletrônico pesquisado por eles. Pergunte se na pesquisa eles encontraram algum local de descarte específico de material eletrônico. Distribua a atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8c44awCPn43drK7NrxxBSFJDp54GVPTQ5EvnucXnGMN9fK7fWqmXQQYKTrjd/geo5-11und10-atividade-da-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento com acesso à internet, caderno, lápis, atividade da sistematização.

Material complementar:

Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8c44awCPn43drK7NrxxBSFJDp54GVPTQ5EvnucXnGMN9fK7fWqmXQQYKTrjd/geo5-11und10-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml acesso em 1 de março de 2019

https://www.oficinadanet.com.br/post/13742-como-descartar-lixo-eletronico acesso em 1 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leve os alunos ao laboratório de informática ou algum local onde terão acesso a internet, para poderem realizar a pesquisa da ação propositiva. Peça que o alunos levem o caderno e o estojo. Forme trios, assim os alunos vão trocar ideias durante a pesquisa.

Como adequar à sua realidade: Se não houver um local com disponibilidade de acesso à internet, leve para a sala de aula materiais impressos sobre o tema (sites, notícias, panfletos, etc). Você pode utilizar os site do “Para você saber mais”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Após a leitura pergunte: “O que é um descarte irregular de material eletrônico?”. Espere por respostas.

A matéria completa está disponível em: https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/para-evitar-descarte-irregular-municipio-implanta-coleta-de-materiais-eletronicos.

Como adequar à sua realidade: Se houver notícias da sua região sobre este tipo de ação, use-a para fazer a contextualização da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta e espere por algumas respostas. Pergunte: “Será que é uma preocupação apenas por causa de contaminação do meio ambiente?”. As perguntas são para instigar os alunos a fazerem a pesquisa da ação propositiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Oriente os alunos para pesquisarem na internet as consequências do descarte incorreto de material eletrônico. Peça para os alunos anotarem três consequência do descarte irregular de materiais eletrônicos. Peça aos alunos para anotarem, também, uma forma correta de se fazer o descarte de material eletrônico. Peça aos alunos para pesquisarem se na região em que vivem e/ou na sua cidade existe alguma iniciativa como a da notícia da contextualização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos trios para falarem uma consequência do descarte irregular de material eletrônico pesquisado por eles. Pergunte se na pesquisa eles encontraram algum local de descarte específico de material eletrônico. Distribua a atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8c44awCPn43drK7NrxxBSFJDp54GVPTQ5EvnucXnGMN9fK7fWqmXQQYKTrjd/geo5-11und10-atividade-da-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano