Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento com acesso à internet, caderno, lápis, atividade da sistematização.
Material complementar:
Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8c44awCPn43drK7NrxxBSFJDp54GVPTQ5EvnucXnGMN9fK7fWqmXQQYKTrjd/geo5-11und10-atividade-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml acesso em 1 de março de 2019
https://www.oficinadanet.com.br/post/13742-como-descartar-lixo-eletronico acesso em 1 de março de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leve os alunos ao laboratório de informática ou algum local onde terão acesso a internet, para poderem realizar a pesquisa da ação propositiva. Peça que o alunos levem o caderno e o estojo. Forme trios, assim os alunos vão trocar ideias durante a pesquisa.
Como adequar à sua realidade: Se não houver um local com disponibilidade de acesso à internet, leve para a sala de aula materiais impressos sobre o tema (sites, notícias, panfletos, etc). Você pode utilizar os site do “Para você saber mais”.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos. Após a leitura pergunte: “O que é um descarte irregular de material eletrônico?”. Espere por respostas.
A matéria completa está disponível em: https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/para-evitar-descarte-irregular-municipio-implanta-coleta-de-materiais-eletronicos.
Como adequar à sua realidade: Se houver notícias da sua região sobre este tipo de ação, use-a para fazer a contextualização da aula.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a pergunta e espere por algumas respostas. Pergunte: “Será que é uma preocupação apenas por causa de contaminação do meio ambiente?”. As perguntas são para instigar os alunos a fazerem a pesquisa da ação propositiva.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Oriente os alunos para pesquisarem na internet as consequências do descarte incorreto de material eletrônico. Peça para os alunos anotarem três consequência do descarte irregular de materiais eletrônicos. Peça aos alunos para anotarem, também, uma forma correta de se fazer o descarte de material eletrônico. Peça aos alunos para pesquisarem se na região em que vivem e/ou na sua cidade existe alguma iniciativa como a da notícia da contextualização.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos trios para falarem uma consequência do descarte irregular de material eletrônico pesquisado por eles. Pergunte se na pesquisa eles encontraram algum local de descarte específico de material eletrônico. Distribua a atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8c44awCPn43drK7NrxxBSFJDp54GVPTQ5EvnucXnGMN9fK7fWqmXQQYKTrjd/geo5-11und10-atividade-da-sistematizacao.pdf