17360
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - O lixo que não é lixo

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer formas de diminuir a quantidade de lixo descartado usando o exemplo dos catadores de resíduos sólidos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e tabela.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos o seguinte vídeo, previsto no plano original:
     - Resíduos sólidos, disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o slide e o texto da contextualização do plano original.
Peça para registrarem as respostas aos questionamentos.

Problematização
Encaminhe aos alunos o slide do plano original e a pergunta prevista. Em seguida, encaminhe o seguinte vídeo:
     - Catadores de lixo enfrentam dificuldades com aumento do lixo na quarentena, disponível aqui.

Peça para os alunos registrarem o que os catadores podem fazer neste momento de quarentena.

Ação propositiva
Peça aos alunos que discutam com seus familiares a respeito de qual seria a forma certa de descarte dos materiais e como poderiam implantar a quarentena lixo zero, como mencionado no vídeo.
Isso pode ser registrado em uma tabela, como no exemplo a seguir:

Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Sistematização
Peça agora que registrem o que aprenderam sobre os resíduos sólidos na residência deles que podem ser reaproveitados.

 

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
     - Catadores criam projeto para trabalhar na quarentena, disponível aqui;
     - Catadores tratam 90% do lixo reciclável, disponível aqui.
     - Casa minimalista: como reduzir a produção de lixo em casa?, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_11UND03

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas