17360
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - O lixo que não é lixo

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer formas de diminuir a quantidade de lixo descartado usando o exemplo dos catadores de resíduos sólidos.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los. O objetivo do plano é pensar em formas de diminuir a quantidade de lixo que vai ser descartado em lixões e aterros sanitários para otimizar o uso estes lugares de descarte e minimizar os impactos ambientais gerados neles, usando o exemplo da atividade dos catadores de resíduos sólidos.

Materiais necessários: Atividade do plano disponível no link abaixo, lápis de cor, caixa grande, embalagens em geral (resíduos sólidos) e imagem de alimentos (frutas e verduras por exemplo).

Material complementar:

Texto da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7uJD6tgM3gmTCfduRnw4ZaZwHVptV7cYQjECs2Trk3shfCfFexpQ7SMxMHFn/geo5-11und03-texto-da-contextualizacao.pdf

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=115&v=MiuIckYJfQY

Para você saber mais:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ acesso em 5 de dezembro de 2018

http://www.lixo.com.br/content/view/144/251/ acesso em 16/12/2018

http://www.mncr.org.br/ acesso em 5 de dezembro de 2018

Contextos prévios: Espera-se que os alunos saibam o que é lixo e as diferenças entre lixão e aterro sanitário já tenham sido trabalhadas com os alunos, destacando os problemas ambientais gerados por cada um.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos, espere por algumas respostas. Peça por exemplos de coisas que jogamos fora que não são lixo, no caso dos alunos darem respostas curtas. Se os alunos responderem que sim pergunte: “Se eu tenho um sapato que não quero mais e o jogo fora, ele é lixo mesmo que outra pessoa possa usar?”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue o texto disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7uJD6tgM3gmTCfduRnw4ZaZwHVptV7cYQjECs2Trk3shfCfFexpQ7SMxMHFn/geo5-11und03-texto-da-contextualizacao.pdf, peça aos alunos para lerem o texto. Se achar necessário crie um glossário com o significado das palavras que achar que os alunos terão dificuldade para entender. Após a leitura do texto pergunte: “Sobre o que é o texto?” e “O que ele fala sobre os catadores de resíduos sólidos?”, isso irá ajudar os alunos a entender o texto.

Fonte da imagem: wikimedia common. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Waste_picking#/media/File:Jakarta_slumlife12.JPG. Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Como adequar à sua realidade:

Se houver associações de catadores de resíduos sólidos na cidade você deve falar um pouco sobre ela, pesquise se existe um site ou páginas em redes sociais com informações.

No site abaixo existem áreas com notícias específicas de cada região do Brasil é interessante você pesquisar sobre a sua região para citar informações aos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos e peça que eles respondam oralmente. Incentive os alunos mesmo que por meio de exemplos. Então faça a pergunta “Os locais de descarte são inesgotáveis?”, espere as respostas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Esta atividade visa simular o descarte de resíduos no aterro sanitário ou lixão da cidade comparando o tempo sem a atividade de catadores de resíduos sólidos e com a atividades deles. Fazer grupos de no máximo 10 alunos.

Antes da aula: Providencie uma caixa grande, 60x40x30 aproximadamente. Escreva na caixa local de descarte, dê preferência ao local de descarte existente na cidade ou para onde o resíduo sólido do bairro vai. Providencie o número de caixas equivalente ao número de grupos. Peça aos alunos para trazerem de casa embalagem usadas por eles. (Garrafas pet, copos de plástico, latas, embalagens de suco ou leite, etc) e imagens de alimentos (frutas, verduras e outros alimentos orgânicos). Lembre-se de pedir embalagens limpas e não amassadas.

Na Aula: Junte os alunos ao redor da caixa, explique que a caixa representa o local de descarte dos resíduos sólidos gerados por vocês (se inclua como geradora de lixo). Diga: “Agora vamos descartar nossos lixos” Deixe-os colocar as embalagens e as imagens, que trouxeram, na caixa. Peça que prestem atenção no tempo que levou para encher a caixa ou acabar o lixo levado por eles. Também destaque o volume de lixo gerado.

Peça que retirem seus resíduos sólidos da caixa. Selecione alguns alunos, com grupos de 10 selecione 4 alunos, para fazerem o papel de catadores de resíduos sólidos. Então enquanto os outros colocam os lixos na caixa, eles, catadores de resíduos sólidos, devem retirar os resíduos sólidos da caixa. Lembre-os que os alimentos não são resíduo sólido. Deixe-os colocar as embalagens e imagens que trouxeram na caixa, novamente. Peça que prestem atenção no tempo que levou para encher a caixa, de novo.

Para analisar a atividade pergunte: “Qual dos momentos levou mais tempo para encher a caixa?”, “Então a função dos catadores de resíduos sólidos é importante? Por que?”

Peça aos alunos para, no caderno, responderem a questão da problematização “ Qual a importância do catador de resíduos sólidos para reduzir a quantidade de lixo que é descartado?”.

Fonte da imagem: banco de imagens da Nova Escola. Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Peça aos alunos para pegarem os resíduos trazidos por eles e colocarem sobre a mesa do professor, os resíduos que eles consideram que podem ser usados por outras pessoas. Dentro da caixa usada na atividade anterior eles devem colocar os lixos que não poderiam ser usados por outras pessoas. Enquanto eles fazem esta separação, se ocorrer alguma diferença de opinião, peça para que os outros alunos também opinem sobre o item. Explique aos alunos que a atividade dos catadores de resíduos é uma atitude que influencia diretamente o meio ambiente pois com menos lixo sendo descartado, menos matéria prima deve ser retirada da natureza. A máxima utilização dos locais de descarte, lixões e aterros sanitários, também afeta o meio ambiente, pois diminui a quantidade de locais inóspitos.

Materiais complementares:

Se for possível exiba este vídeo https://www.youtube.com/watch?time_continue=115&v=MiuIckYJfQY “Nessa animação você entenderá todo o ciclo dos resíduos sólidos que descartamos e aprenderá como reduzir o seu impacto ambiental por meio de iniciativas que existem no Brasil e precisam ser divulgadas e replicadas.”

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los. O objetivo do plano é pensar em formas de diminuir a quantidade de lixo que vai ser descartado em lixões e aterros sanitários para otimizar o uso estes lugares de descarte e minimizar os impactos ambientais gerados neles, usando o exemplo da atividade dos catadores de resíduos sólidos.

Materiais necessários: Atividade do plano disponível no link abaixo, lápis de cor, caixa grande, embalagens em geral (resíduos sólidos) e imagem de alimentos (frutas e verduras por exemplo).

Material complementar:

Texto da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7uJD6tgM3gmTCfduRnw4ZaZwHVptV7cYQjECs2Trk3shfCfFexpQ7SMxMHFn/geo5-11und03-texto-da-contextualizacao.pdf

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=115&v=MiuIckYJfQY

Para você saber mais:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ acesso em 5 de dezembro de 2018

http://www.lixo.com.br/content/view/144/251/ acesso em 16/12/2018

http://www.mncr.org.br/ acesso em 5 de dezembro de 2018

Contextos prévios: Espera-se que os alunos saibam o que é lixo e as diferenças entre lixão e aterro sanitário já tenham sido trabalhadas com os alunos, destacando os problemas ambientais gerados por cada um.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos, espere por algumas respostas. Peça por exemplos de coisas que jogamos fora que não são lixo, no caso dos alunos darem respostas curtas. Se os alunos responderem que sim pergunte: “Se eu tenho um sapato que não quero mais e o jogo fora, ele é lixo mesmo que outra pessoa possa usar?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue o texto disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7uJD6tgM3gmTCfduRnw4ZaZwHVptV7cYQjECs2Trk3shfCfFexpQ7SMxMHFn/geo5-11und03-texto-da-contextualizacao.pdf, peça aos alunos para lerem o texto. Se achar necessário crie um glossário com o significado das palavras que achar que os alunos terão dificuldade para entender. Após a leitura do texto pergunte: “Sobre o que é o texto?” e “O que ele fala sobre os catadores de resíduos sólidos?”, isso irá ajudar os alunos a entender o texto.

Fonte da imagem: wikimedia common. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Waste_picking#/media/File:Jakarta_slumlife12.JPG. Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Como adequar à sua realidade:

Se houver associações de catadores de resíduos sólidos na cidade você deve falar um pouco sobre ela, pesquise se existe um site ou páginas em redes sociais com informações.

No site abaixo existem áreas com notícias específicas de cada região do Brasil é interessante você pesquisar sobre a sua região para citar informações aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos e peça que eles respondam oralmente. Incentive os alunos mesmo que por meio de exemplos. Então faça a pergunta “Os locais de descarte são inesgotáveis?”, espere as respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Esta atividade visa simular o descarte de resíduos no aterro sanitário ou lixão da cidade comparando o tempo sem a atividade de catadores de resíduos sólidos e com a atividades deles. Fazer grupos de no máximo 10 alunos.

Antes da aula: Providencie uma caixa grande, 60x40x30 aproximadamente. Escreva na caixa local de descarte, dê preferência ao local de descarte existente na cidade ou para onde o resíduo sólido do bairro vai. Providencie o número de caixas equivalente ao número de grupos. Peça aos alunos para trazerem de casa embalagem usadas por eles. (Garrafas pet, copos de plástico, latas, embalagens de suco ou leite, etc) e imagens de alimentos (frutas, verduras e outros alimentos orgânicos). Lembre-se de pedir embalagens limpas e não amassadas.

Na Aula: Junte os alunos ao redor da caixa, explique que a caixa representa o local de descarte dos resíduos sólidos gerados por vocês (se inclua como geradora de lixo). Diga: “Agora vamos descartar nossos lixos” Deixe-os colocar as embalagens e as imagens, que trouxeram, na caixa. Peça que prestem atenção no tempo que levou para encher a caixa ou acabar o lixo levado por eles. Também destaque o volume de lixo gerado.

Peça que retirem seus resíduos sólidos da caixa. Selecione alguns alunos, com grupos de 10 selecione 4 alunos, para fazerem o papel de catadores de resíduos sólidos. Então enquanto os outros colocam os lixos na caixa, eles, catadores de resíduos sólidos, devem retirar os resíduos sólidos da caixa. Lembre-os que os alimentos não são resíduo sólido. Deixe-os colocar as embalagens e imagens que trouxeram na caixa, novamente. Peça que prestem atenção no tempo que levou para encher a caixa, de novo.

Para analisar a atividade pergunte: “Qual dos momentos levou mais tempo para encher a caixa?”, “Então a função dos catadores de resíduos sólidos é importante? Por que?”

Peça aos alunos para, no caderno, responderem a questão da problematização “ Qual a importância do catador de resíduos sólidos para reduzir a quantidade de lixo que é descartado?”.

Fonte da imagem: banco de imagens da Nova Escola. Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Peça aos alunos para pegarem os resíduos trazidos por eles e colocarem sobre a mesa do professor, os resíduos que eles consideram que podem ser usados por outras pessoas. Dentro da caixa usada na atividade anterior eles devem colocar os lixos que não poderiam ser usados por outras pessoas. Enquanto eles fazem esta separação, se ocorrer alguma diferença de opinião, peça para que os outros alunos também opinem sobre o item. Explique aos alunos que a atividade dos catadores de resíduos é uma atitude que influencia diretamente o meio ambiente pois com menos lixo sendo descartado, menos matéria prima deve ser retirada da natureza. A máxima utilização dos locais de descarte, lixões e aterros sanitários, também afeta o meio ambiente, pois diminui a quantidade de locais inóspitos.

Materiais complementares:

Se for possível exiba este vídeo https://www.youtube.com/watch?time_continue=115&v=MiuIckYJfQY “Nessa animação você entenderá todo o ciclo dos resíduos sólidos que descartamos e aprenderá como reduzir o seu impacto ambiental por meio de iniciativas que existem no Brasil e precisam ser divulgadas e replicadas.”

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano