17358
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Comparando o lazer entre cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer que a oferta de serviços de lazer pode exercer a função de conexão entre moradores de diferentes cidades.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O presente plano discutirá a comparação entre cidades, no tocante às opções de lazer oferecidas por elas e a consequente mobilidade interurbana de seus habitantes, na procura por opções não oferecidas em seu município.

Link para os mapas:

Mapa da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJwFcCc2FM4mht5FJcAAw7Edkq6URvYwGCU7VYHcx8pqywPhhGV3gzdMa69G/geo5-09und05-sistematizacao-mapa.pdf

Para você saber mais: https://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/sete-milhoes-de-pessoas-se-deslocam-entre-cidades-por-dia-prova-de-que-as-fronteiras-municipais-perderam-sentido/, acessado em 06 de março de 2019 - texto que aborda os deslocamentos intermunicipais de pessoas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Antecipe para a turma que a aula abordará o oferecimento de opções de lazer por diferentes cidades e suas consequências.

Para você saber mais:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-lazer-producao-espaco-urbano.htm, acessado em 28 de abril de 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e entrega o texto. Peça que leiam a opinião do morador da cidade de Bauru sobre as opções de lazer na cidade. Em seguida, inicia-se a discussão sobre quais são as opções de lazer em sua cidade.

Como adequar à sua realidade: O professor pode utilizar textos próprios que reflitam a precariedade de serviços na cidade onde a escola está situada.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva a questão no quadro. Peça que os grupos discutam a solução e, depois, a exponham para a turma. Espera-se que surjam respostas considerando a possibilidade do morador ter que procurar os serviços faltantes em outras cidades, que o ofereçam.

Como adequar à sua realidade: O professor pode adaptar a questão relacionando-a com precariedades na oferta de serviços no próprio município onde está situado a escola.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os alunos, em grupos, saem pela escola, sob a supervisão do professor, buscando entrevistar um adulto a respeito dos serviços oferecidos em sua cidade (ou outra cidade que ele conheça), além da atitude por ele tomada, quando o serviço não é oferecido. Ao retornarem para a sala, o professor pede que cada grupo exponha o conteúdo de cada entrevista. Assim, sugere-se que o professor registre no quadro as cidades citadas pelos entrevistados e suas opções de lazer. É importante que o docente discuta as soluções apontadas pelos entrevistados para as situações em que a cidade não oferece algumas opções de lazer.

É importante que o docente discuta com a turma a necessidade de diversos serviços, que faz com que as pessoas se desloquem entre cidades, em sua busca.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor entrega a representação cartográfica sobre as opções de lazer da cidade de Batatais (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJwFcCc2FM4mht5FJcAAw7Edkq6URvYwGCU7VYHcx8pqywPhhGV3gzdMa69G/geo5-09und05-sistematizacao-mapa.pdf), que também se encontra no próximo slide.

Solicita, então, que os grupos circulem, na imagem recebida, as opções de lazer existentes em Batatais, que também existem na cidade de residência do aluno. Em seguida, questiona os grupos sobre as opções que existem em sua cidade, mas não existem em Batatais; é preciso auxílio do docente, pois os alunos, provavelmente, não conhecem todas as opções de lazer da cidade onde vivem.

Em seguida, questione os estudantes sobre como eles procederiam no caso de querer usufruir de opções de lazer não presentes em seu município. Nesse momento, novamente, é importante que o professor enfatize o deslocamento de pessoas entre cidades, visando à busca de opções de lazer não existentes onde residam.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: O professor entrega a representação cartográfica sobre as opções de lazer da cidade de Batatais (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJwFcCc2FM4mht5FJcAAw7Edkq6URvYwGCU7VYHcx8pqywPhhGV3gzdMa69G/geo5-09und05-sistematizacao-mapa.pdf), que também se encontra no próximo slide.

Solicita, então, que os grupos circulem, na imagem recebida, as opções de lazer existentes em Batatais, que também existem na cidade de residência do aluno. Em seguida, questiona os grupos sobre as opções que existem em sua cidade, mas não existem em Batatais; é preciso auxílio do docente, pois os alunos, provavelmente, não conhecem todas as opções de lazer da cidade onde vivem.

Em seguida, questione os estudantes sobre como eles procederiam no caso de querer usufruir de opções de lazer não presentes em seu município. Nesse momento, novamente, é importante que o professor enfatize o deslocamento de pessoas entre cidades, visando à busca de opções de lazer não existentes onde residam.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O presente plano discutirá a comparação entre cidades, no tocante às opções de lazer oferecidas por elas e a consequente mobilidade interurbana de seus habitantes, na procura por opções não oferecidas em seu município.

Link para os mapas:

Mapa da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJwFcCc2FM4mht5FJcAAw7Edkq6URvYwGCU7VYHcx8pqywPhhGV3gzdMa69G/geo5-09und05-sistematizacao-mapa.pdf

Para você saber mais: https://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/sete-milhoes-de-pessoas-se-deslocam-entre-cidades-por-dia-prova-de-que-as-fronteiras-municipais-perderam-sentido/, acessado em 06 de março de 2019 - texto que aborda os deslocamentos intermunicipais de pessoas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Antecipe para a turma que a aula abordará o oferecimento de opções de lazer por diferentes cidades e suas consequências.

Para você saber mais:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-lazer-producao-espaco-urbano.htm, acessado em 28 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Divida a sala em grupos e entrega o texto. Peça que leiam a opinião do morador da cidade de Bauru sobre as opções de lazer na cidade. Em seguida, inicia-se a discussão sobre quais são as opções de lazer em sua cidade.

Como adequar à sua realidade: O professor pode utilizar textos próprios que reflitam a precariedade de serviços na cidade onde a escola está situada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva a questão no quadro. Peça que os grupos discutam a solução e, depois, a exponham para a turma. Espera-se que surjam respostas considerando a possibilidade do morador ter que procurar os serviços faltantes em outras cidades, que o ofereçam.

Como adequar à sua realidade: O professor pode adaptar a questão relacionando-a com precariedades na oferta de serviços no próprio município onde está situado a escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Os alunos, em grupos, saem pela escola, sob a supervisão do professor, buscando entrevistar um adulto a respeito dos serviços oferecidos em sua cidade (ou outra cidade que ele conheça), além da atitude por ele tomada, quando o serviço não é oferecido. Ao retornarem para a sala, o professor pede que cada grupo exponha o conteúdo de cada entrevista. Assim, sugere-se que o professor registre no quadro as cidades citadas pelos entrevistados e suas opções de lazer. É importante que o docente discuta as soluções apontadas pelos entrevistados para as situações em que a cidade não oferece algumas opções de lazer.

É importante que o docente discuta com a turma a necessidade de diversos serviços, que faz com que as pessoas se desloquem entre cidades, em sua busca.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor entrega a representação cartográfica sobre as opções de lazer da cidade de Batatais (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJwFcCc2FM4mht5FJcAAw7Edkq6URvYwGCU7VYHcx8pqywPhhGV3gzdMa69G/geo5-09und05-sistematizacao-mapa.pdf), que também se encontra no próximo slide.

Solicita, então, que os grupos circulem, na imagem recebida, as opções de lazer existentes em Batatais, que também existem na cidade de residência do aluno. Em seguida, questiona os grupos sobre as opções que existem em sua cidade, mas não existem em Batatais; é preciso auxílio do docente, pois os alunos, provavelmente, não conhecem todas as opções de lazer da cidade onde vivem.

Em seguida, questione os estudantes sobre como eles procederiam no caso de querer usufruir de opções de lazer não presentes em seu município. Nesse momento, novamente, é importante que o professor enfatize o deslocamento de pessoas entre cidades, visando à busca de opções de lazer não existentes onde residam.

Slide Plano Aula

Orientações: O professor entrega a representação cartográfica sobre as opções de lazer da cidade de Batatais (disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aJwFcCc2FM4mht5FJcAAw7Edkq6URvYwGCU7VYHcx8pqywPhhGV3gzdMa69G/geo5-09und05-sistematizacao-mapa.pdf), que também se encontra no próximo slide.

Solicita, então, que os grupos circulem, na imagem recebida, as opções de lazer existentes em Batatais, que também existem na cidade de residência do aluno. Em seguida, questiona os grupos sobre as opções que existem em sua cidade, mas não existem em Batatais; é preciso auxílio do docente, pois os alunos, provavelmente, não conhecem todas as opções de lazer da cidade onde vivem.

Em seguida, questione os estudantes sobre como eles procederiam no caso de querer usufruir de opções de lazer não presentes em seu município. Nesse momento, novamente, é importante que o professor enfatize o deslocamento de pessoas entre cidades, visando à busca de opções de lazer não existentes onde residam.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano