Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Apresente aos alunos o objetivo da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades. Pode-se fazer perguntas do tipo: O que você já ouviu falar sobre Mediatriz de um segmento? E lugar geométrico?
Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Leia a charada com os alunos e deixe que eles falem do que se trata. A ideia é que eles cheguem à conclusão de que estamos falando da pipa ou da armação de uma pipa. Aproveite que a maior parte dos alunos já viram ou brincaram com pipa e faça algumas perguntas ligando-os aos conhecimentos que serão desenvolvidos durante a aula.
Propósito: Motivar e envolver o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.
Discuta com a turma:
A pipa tem alguma relação com a Matemática? Qual?
Atividade principal - (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido:15 min - (Slides 4 e 5)
Orientação: Distribua as varetas e as linhas aos alunos. Pode também pedir que os alunos tragam o material de casa. Evite utilizar instrumentos cortantes para cortar as varetas em sala de aula. Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. Faça anotações relevantes para fazer discussões com os alunos, a partir das soluções dadas.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de mediatriz de um segmento como Lugar Geométrico, por meio de uma atividade lúdica.
Discuta com a turma:
Vocês compreenderam o que a atividade está pedindo para fazer? Tem alguma palavra desconhecida à vocês?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal - (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido:15 min - (Slides 4 e 5)
Orientação: Distribua as varetas e as linhas aos alunos. Pode também pedir que os alunos tragam o material de casa. Evite utilizar instrumentos cortantes para cortar as varetas em sala de aula. Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. Faça anotações relevantes para fazer discussões com os alunos, a partir das soluções dadas.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de mediatriz de um segmento como Lugar Geométrico, por meio de uma atividade lúdica.
Discuta com a turma:
Vocês compreenderam o que a atividade está pedindo para fazer? Tem alguma palavra desconhecida à vocês?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 12 min
Orientação: Num primeiro momento discuta com os alunos as armações feitas com as varetas e na sequência explore as construções feitas com compasso e régua. Faça as discussões conduzindo-os à compreensão do conceito. Reforce que a mediatriz do segmento é o Lugar Geométrico de todos os pontos que são equidistantes às extremidades do segmento.
Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:
O que você compreendeu sobre mediatriz? E sobre Lugar Geométrico?
Encerramento da aula
Tempo sugerido: 8 min
Orientação: Faça uma síntese das atividades realizadas na aula para que os alunos os alunos percebam que o conceito proposto no objetivo foi desenvolvido. Esta síntese pode ser construída em conjunto com os alunos.
Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 8 min
Orientação: Peça que os alunos façam a leitura da atividade, verifique todos compreenderam a comanda da atividade. Circule pela sala de aula e faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade.
Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.
Discuta com a turma:
Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?
Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do raio X