10337
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Pipas e Mediatriz de um segmento como lugar geométrico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Utilizar o conceito de mediatriz de um segmento na resolução de problemas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de mediatriz de um segmento na resolução de problemas

Conceito-chave

Mediatriz e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa;
  • Varetas de pipa
  • linha ou barbante

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente aos alunos o objetivo da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades. Pode-se fazer perguntas do tipo: O que você já ouviu falar sobre Mediatriz de um segmento? E lugar geométrico?

Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Leia a charada com os alunos e deixe que eles falem do que se trata. A ideia é que eles cheguem à conclusão de que estamos falando da pipa ou da armação de uma pipa. Aproveite que a maior parte dos alunos já viram ou brincaram com pipa e faça algumas perguntas ligando-os aos conhecimentos que serão desenvolvidos durante a aula.

Propósito: Motivar e envolver o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.

Discuta com a turma:

A pipa tem alguma relação com a Matemática? Qual?

Atividade principal - (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min - (Slides 4 e 5)

Orientação: Distribua as varetas e as linhas aos alunos. Pode também pedir que os alunos tragam o material de casa. Evite utilizar instrumentos cortantes para cortar as varetas em sala de aula. Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. Faça anotações relevantes para fazer discussões com os alunos, a partir das soluções dadas.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de mediatriz de um segmento como Lugar Geométrico, por meio de uma atividade lúdica.

Discuta com a turma:

Vocês compreenderam o que a atividade está pedindo para fazer? Tem alguma palavra desconhecida à vocês?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal - (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min - (Slides 4 e 5)

Orientação: Distribua as varetas e as linhas aos alunos. Pode também pedir que os alunos tragam o material de casa. Evite utilizar instrumentos cortantes para cortar as varetas em sala de aula. Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. Faça anotações relevantes para fazer discussões com os alunos, a partir das soluções dadas.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de mediatriz de um segmento como Lugar Geométrico, por meio de uma atividade lúdica.

Discuta com a turma:

Vocês compreenderam o que a atividade está pedindo para fazer? Tem alguma palavra desconhecida à vocês?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientação: Num primeiro momento discuta com os alunos as armações feitas com as varetas e na sequência explore as construções feitas com compasso e régua. Faça as discussões conduzindo-os à compreensão do conceito. Reforce que a mediatriz do segmento é o Lugar Geométrico de todos os pontos que são equidistantes às extremidades do segmento.

Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

O que você compreendeu sobre mediatriz? E sobre Lugar Geométrico?

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Faça uma síntese das atividades realizadas na aula para que os alunos os alunos percebam que o conceito proposto no objetivo foi desenvolvido. Esta síntese pode ser construída em conjunto com os alunos.

Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça que os alunos façam a leitura da atividade, verifique todos compreenderam a comanda da atividade. Circule pela sala de aula e faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente aos alunos o objetivo da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades. Pode-se fazer perguntas do tipo: O que você já ouviu falar sobre Mediatriz de um segmento? E lugar geométrico?

Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de mediatriz de um segmento na resolução de problemas

Conceito-chave

Mediatriz e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa;
  • Varetas de pipa
  • linha ou barbante
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Leia a charada com os alunos e deixe que eles falem do que se trata. A ideia é que eles cheguem à conclusão de que estamos falando da pipa ou da armação de uma pipa. Aproveite que a maior parte dos alunos já viram ou brincaram com pipa e faça algumas perguntas ligando-os aos conhecimentos que serão desenvolvidos durante a aula.

Propósito: Motivar e envolver o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.

Discuta com a turma:

A pipa tem alguma relação com a Matemática? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min - (Slides 4 e 5)

Orientação: Distribua as varetas e as linhas aos alunos. Pode também pedir que os alunos tragam o material de casa. Evite utilizar instrumentos cortantes para cortar as varetas em sala de aula. Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. Faça anotações relevantes para fazer discussões com os alunos, a partir das soluções dadas.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de mediatriz de um segmento como Lugar Geométrico, por meio de uma atividade lúdica.

Discuta com a turma:

Vocês compreenderam o que a atividade está pedindo para fazer? Tem alguma palavra desconhecida à vocês?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min - (Slides 4 e 5)

Orientação: Distribua as varetas e as linhas aos alunos. Pode também pedir que os alunos tragam o material de casa. Evite utilizar instrumentos cortantes para cortar as varetas em sala de aula. Entregue a folha de atividade para cada aluno, certifique -se de que todos estão com material necessário para a aula, peça que eles leiam com atenção antes de começar a fazer. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. Faça anotações relevantes para fazer discussões com os alunos, a partir das soluções dadas.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de mediatriz de um segmento como Lugar Geométrico, por meio de uma atividade lúdica.

Discuta com a turma:

Vocês compreenderam o que a atividade está pedindo para fazer? Tem alguma palavra desconhecida à vocês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientação: Num primeiro momento discuta com os alunos as armações feitas com as varetas e na sequência explore as construções feitas com compasso e régua. Faça as discussões conduzindo-os à compreensão do conceito. Reforce que a mediatriz do segmento é o Lugar Geométrico de todos os pontos que são equidistantes às extremidades do segmento.

Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

O que você compreendeu sobre mediatriz? E sobre Lugar Geométrico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Faça uma síntese das atividades realizadas na aula para que os alunos os alunos percebam que o conceito proposto no objetivo foi desenvolvido. Esta síntese pode ser construída em conjunto com os alunos.

Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça que os alunos façam a leitura da atividade, verifique todos compreenderam a comanda da atividade. Circule pela sala de aula e faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano